A fluxetina mecanismo de açao

image

Full
Answer

Qual é o mecanismo de ação da fluoxetina?

Mecanismo de ação. O mecanismo de ação da fluoxetina é o mesmo de todos os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor, ou seja, é uma substância envolvida na comunicação entre os neurônios. A serotonina age sobre a regulação do humor, das emoções, do sono e do apetite.

Qual a função do cloridrato de fluoxetina?

Ademais, a fluoxetina tem como função aumentar a serotonina do cérebro, ajudando a controlar os sintomas da depressão, ao paciente sentir-se melhor. Além disso, a fluoxetina é bem absorvida após administração oral e atinge a concentração máxima dentro de 6 a 8 horas. Qual é a indicação?

Quais são os sintomas da interrupção do tratamento com fluoxetina?

O cloridrato de fluoxetina pode interferir na capacidade de julgamento, pensamento e ação. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Qual a interacção entre a nifedipina e a fluoxetina?

– Fluoxetina Interacções: Fluoxetina: Não foi ainda realizado um estudo clínico destinado a investigar o potencial de uma interacção medicamentosa entre a nifedipina e a fluoxetina. Foi demonstrado que a fluoxetina inibe in vitro o metabolismo da nifedipina mediado pelo citocromo P450 3A4.

image


Qual é o mecanismo de ação da fluoxetina?

O mecanismo de ação da fluoxetina é o mesmo de todos os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor, ou seja, é uma substância envolvida na comunicação entre os neurônios. A serotonina age sobre a regulação do humor, das emoções, do sono e do apetite.


Onde a fluoxetina é absorvida?

A fluoxetina é rapidamente absorvida no trato gastrintestinal, apresentando concentração plasmática máxima entre 6 e 8 horas após administração. Alimentos parecem não afetar a biodisponibilidade da fluoxetina, mas podem retardar sua absorção. É metabolizada no fígado, sendo a norfluoxetina o seu metabólito mais ativo.


Qual é o mecanismo de ação dos antidepressivos?

O mecanismo de ação comum aos antidepressivos tricíclicos em nível pré-sináptico é o bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmente norepinefrina (NE) e serotonina (5-HT), em menor proporção dopamina (DA). Aminas terciárias inibem preferencialmente a recaptura de 5-HT e secundárias a de NE (tabela 3).


Onde a fluoxetina é metabolizada?

Metabolismo e excreção: A fluoxetina é extensivamente metabolizada no fígado à norfluoxetina e em outros metabólitos não identificados, que são excretados na urina. A meia-vida de eliminação da fluoxetina é de 4 a 6 dias e a de seu metabólito ativo é de 4 a 16 dias.


O que a fluoxetina inibe?

A fluoxetina é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina, que age inibindo a absorção de serotonina pelos neurônios, que quando tem os níveis baixos pode causar depressão, síndrome do pânico, ansiedade ou sintomas obsessivo-compulsivos.


Quem toma fluoxetina faz muito xixi?

Pode sim. Não é um efeito colateral comum mas consta entre os possíveis efeitos colaterais da fluoxetina, ocorrendo entre 1 a 10% das pessoas que fazem uso da medicação.


O que é o mecanismo de ação do medicamento?

Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um “alvo” molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.


Qual é o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos?

O mecanismo de ação se dá pelo aumento da transmissão de GABA (ácido gama-aminobutírico) que é o principal neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central (SNC), interagindo com receptores BZDs exclusivos no cérebro, através da facilitação da abertura de canais de cloreto, o que provoca a hiperpolarização da …


Qual o mecanismo de ação dos ansiolíticos?

Esses medicamentos atuam na neurotransmissão no Sistema Nervoso Central (SNC), que é o sistema de sinais químicos que o cérebro utiliza para regular suas próprias funções. Os ansiolíticos potencializam a ação o neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico). Isso resulta em um efeito inibitório sobre o SNC.


Estou tomando fluoxetina e não estou emagrecendo?

Caso seu comportamento alimentar esteja adequado, a ausência da perda de peso pode ser decorrente de um metabolismo mais baixo. Estratégias para aumento deste gasto energético devem ser avaliadas caso a sua proposta atual seja perda de peso.


Quais os riscos de tomar fluoxetina?

O objetivo do tratamento é melhorar o humor, o que potencialmente tem efeito positivo para a vida sexual. Contudo, alguns pacientes que fazem uso prolongado da fluoxetina relatam prejuízos como redução do desejo, da capacidade de ereção e dor nela, além de problemas com a ejaculação.


Quanto tempo dura o efeito da fluoxetina no corpo?

Olá. A meia vida de eliminação da Fluoxetina, quando usada por curto tempo, é de 1 a 3 dias. Quando usada continuamente esse tempo passa para 4 a 6 dias.


¿Cómo se metaboliza la fluoxetina?

De todos los inhibidores selectivos de la recaptación de serotonina, la fluoxetina es el que se elimina más lentamente. La semi-vida de elininación de la fluoxetina es de 2-3 días, y la de su principal metabolito, de 7 a 9 días. Existen grandes variaciones interindividuales en lo que se refiere a la eliminación de este fármaco, debido probablemente a las diferentes velocidades de metabolización entre los diferentes sujetos. Aproximadamente el 60% de una dosis se elimina en los 35 días siguientes en la orina, mientras que en las heces se excreta alrededor del 12%.


¿Qué es la fluoxetina y para qué sirve?

La fluoxetina es un fármaco antidepresivo que pertenece a la familia de los inhibidores selectivos de la recaptación de serotonina. Este fármaco difiere tanto química como farmacológicamente de otros fármacos antidepresivos como los inhibidores de la monoamina oxidasa (IMAOs) o los antidepresivos tricíclicos.


¿Qué son los inhibidores selectivos de la recaptación de la serotonina?

Los inhibidores selectivos de la recaptación de la serotonina tienen menos efectos sedantes, anticolinérgicos y cardiovasculares que los antidepresivos tricíclicos por no ser ligandos para los receptores a la histamina, acetilcolina y norepinefrina. Tampoco tienen ningún efecto inhibidor sobre la monoaminooxidasa.


¿Cómo se distribuye la fluoxetina?

La fluoxetina se une en gran medida a las proteínas del plasma, sobre todo a la glicoproteína a -1, y se distribuye ampliamente por todo el organismo. Cruza fácilmente la barrera hematoencefálica y, muy probablemente, la placentaria. También se excreta en la leche materna.


¿Cuál es la dosis de fluoxetina?

Adultos: se han utilizado dosis entre 20—80 mg/día. Las dosis efectivas en la mayor parte de los estudios fueron de 40 mg/día. La fluoxetina es efectiva en muchos estrés traumáticos incluídos los del combate. No deben excederse las dosis de 80 mg/día divididas en dos tomas.


¿Cuántos mg de ácido fólico se pueden tomar al día?

Adultos: 80 mg/día para las formas galénicas convencionales. Raras son las ocasiones en que se requieren 100 mg/día


¿Qué enzimas inhibe la fluoxetina?

De todos los inhibidores selectivos de la recaptación de la serotonina, la fluoxetina es, quizas, el que inhibe en mayor grado la mayoría de las enzimas lisosomales hepáticas.


¿Qué efectos secundarios tiene la fluoxetina?

Fluoxetina puede producir sedación, mareos. Por consiguiente, se debe indicar a los pacientes que si experimentan sedación o mareos, deben evitar la realización de tareas potencialmente peligrosas, como conducir o utilizar máquinas.


¿Cómo acceder a la posología de un medicamento?

Para acceder a la información de Indicaciones terapéuticas y posología en Vademecum.es debes conectarte con tu email y clave o registrarte.


¿Quando a fluoxetina provoca alteração no peso?

Sim, a fluoxetina pode provocar alterações no peso, seja para mais ou para menos. Ambos casos costumam estar ligados ao controle da depressão e da ansiedade. A maioria dos pacientes depressivos ou com pânico perdem o apetite e emagrecem. Conforme o medicamento exerce seus efeitos, a depressão e a ansiedade vão sendo controladas e o apetite retorna. Por isso, o paciente ganha peso. O oposto também pode ser real. O consumo exagerado de alimentos pode ser um sintoma de doença psiquiátrica, que passa a ser controlado conforme a fluoxetina passa a agir.


¿ Qual a indicação da fluoxetina?

Sendo um antidepressivo, é mais do que óbvio que a principal indicação da fluoxetina é para o tratamento da depressão. Contudo, esta não é única. A fluoxetina também é eficaz no tratamento de outros distúrbios de origem psiquiátrica, como, por exemplo:


¿ Como a fluoxetina puede causar a pérdida de peso?

Em alguns pacientes, a fluoxetina pode provocar perda de apetite como efeito colateral. Nestes casos, ela pode levar à perda de peso.


¿ Quanto ácido clorhídrico puedo tomar al día?

A dose efetiva costuma ser de 20 mg por dia, porém, para minimizar os efeitos colaterais, o seu médico pode iniciar o tratamento com uma dose de apenas 10 mg diários, autorizando o aumento para 20 mg após uma semana. Essa prática costuma ser comum quando o paciente é idoso.


Propiedades

Es una droga antidepresiva, no relacionada químicamente con los tricíclicos, tetracíclicos o con otros antidepresivos de uso corriente, de los que difiere no sólo por su estructura química, sino también por su novedoso mecanismo de acción.


Dosificación

La dosis usual inicial es de 20mg/día administrados por la mañana. Debe considerarse su incremento si después de varias semanas de tratamiento no se observa mejoría clínica. Las dosis superiores (hasta 80mg/día) deben ser administradas en dos tomas, por la mañana y durante el almuerzo.


Reacciones adversas

Náuseas, diarrea, boca seca. Erupciones cutáneas, reacciones anafilactoides. Reacciones maníacas o psicóticas en sujetos predispuestos. Pérdida de peso. Elevación de las transaminasas y leucopenia asintomática o ambas.


Precauciones y advertencias

Advertir a los operadores de máquinas y conductores de vehículos sobre el riesgo de somnolencia. En los diabéticos puede ser necesario el ajuste de las dosis de insulina o de hipoglucemiantes orales.


Interacciones

La gran afinidad de la fluoxetina por las proteínas plasmáticas y su importante metabolismo hepático hacen pensar que las interacciones con otras drogas se producen por desplazamiento o por competición enzimática. En dosis terapéuticas no inhibe el metabolismo del etanol ni interactúa con él lo suficiente como para potenciar sus efectos centrales.


Propriedades

Usada como cloridrato, é uma droga antidepressiva, não-relacionada quimicamente com os tricíclicos, tetracíclicos ou com outros antidepressivos de uso corrente, dos quais difere não só por sua estrutura química, como também por seu mecanismo de ação.


Posologia

A dose usual inicial é de 20 mg/dia, administrados pela manhã. Deve ser considerado um aumento, se após várias semanas de tratamento não for observada melhora clínica. As doses superiores (até 80 mg/dia) devem ser administradas em 2 doses, pela manhã e durante o almoço.


Reações adversas

Náuseas, diarreia, boca seca. Erupções cutâneas, reações anafilactoides. Reações maníacas ou psicóticas em indivíduos predispostos. Perda de peso. Aumento das transaminases e leucopenia assintomática, ou ambas.


Precauções

Avisar os operadores de máquinas e os condutores de veículos sobre o risco de sonolência. Nos diabéticos pode ser necessário o ajuste da dose de insulina ou de hipoglicemiantes orais.


Interações

A grande afinidade de fluoxetina pelas proteínas plasmáticas e seu importante metabolismo hepático levam-nos a pensar que as interações com outras drogas são produzidas por deslocamento ou por competição enzimática. Em doses terapêuticas, não inibe o metabolismo do etanol nem interatua com ele o suficiente para potencializar seus efeitos centrais.


Qual o efeito?

O cloridrato de fluoxetina é um inibidor seletivo da recaptação do neurotransmissor serotonina (substância sedativa e calmante que participa da comunicação das células do cérebro). Assim, havendo desequilíbrio na quantidade de serotonina, a depressão pode ocorrer ou se acentuar.


Qual é a indicação?

A fluoxetina é indicada para o tratamento não apenas da depressão associada ou não com ansiedade, como também da bulimia nervosa (transtorno alimentar), do transtorno obsessivo-compulsivo ( TOC) e do transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), incluindo tensão pré-menstrual ( TPM ), irritabilidade e disforia (mudança repentina e passageira de ânimo como sentimentos de tristeza, pena e angústia)..


Quais os efeitos colaterais da fluoxetina?

As reações comuns, que ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes, são: ansiedade, diarreia, sonolência, fraqueza geral, dor de cabeça, hiperidrose (excesso de suor), insônia, náusea (enjoo), nervosismo, bocejo.


Qual o melhor horário para tomar?

Em resumo, como grande parte dos pacientes se sentem mais ativas e dispostas com a fluoxetina, o ideal é tomar o medicamento pela manhã, após o café. Desse modo, raramente, os pacientes sentem sonolência ao tomar a fluoxetina.


Fluoxetina emagrece?

Em alguns casos, sim. Em princípio, pode-se utilizar a fluoxetina em algumas situações para pacientes que precisam perder peso. Aliás, estudos apontam benefícios em indivíduos com compulsão alimentar e nos que ganharam peso usando antipsicóticos.


Posso comprar fluoxetina sem receita?

Não! Deve-se comprar a fluoxetina com o receituário médico branco especial – ou seja, de uso controlado. Aliás, usa-se este documento em medicamentos como antibióticos, antirretrovirais, anabolizantes e alguns imunossupressores (como a fluoxetina). Inclusive, possui duas vias: uma para o paciente, outra para a farmácia.


¿Quais os efectos da aerótida?

Distúrbios gastrintestinais [incluindo diarréia, náusea, vômito, dificuldade de deglutição (disfagia), indigestão (dispepsia), alteração do paladar], hepatite idiossincrática muito rara.


¿ Quanto medicamento para o trastorno obsessivo compulsivo?

Transtorno Obsessivo-Compulsivo: A dose de 20 mg/dia a 60 mg/dia é a dose recomendada.


¿Quantas vezes no día puedo tomar acetaminophen?

Doses acima de 20 mg/dia devem ser administradas em duas vezes, de manhã e à noite.

image


Contraindicaciones Fluoxetina


Advertencias Y Precauciones Fluoxetina


Interacciones Fluoxetina


Embarazo Fluoxetina


Lactancia Fluoxetina


Efectos sobre La Capacidad de Conducir Fluoxetina


Reacciones Adversas Fluoxetina

  • Disminución del apetito; insomnio, ansiedad, nerviosismo, inquietud, tensión, disminución de la libido, trastornos del sueño, sueños anormales; alteración de la atención, mareos, disgeusia, letargo, somnolencia, temblor; visión borrosa; palpitaciones; rubor; bostezos; vómitos, dispepsia, sequedad de boca; erupción, urticaria, prurito, hiperhidrosis…

See more on vademecum.es

Leave a Comment