A fruta açaí partido ao meio

Quais são os tipos de fruta?

1 Babaco. 2 Babaçu. 3 Bacaba. 4 Bacuri. 5 Bacupari. 6 Banana. 7 Baru. 8 Bergamota. Mais itens…

Quais são as frutas ácidas?

As frutas ácidas são aquelas ricas em ácido cítrico, que é o responsável pelo sabor meio amargo e picante dessas frutas, que podem ser divididas em dois grupos: Abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, marmelo, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva.

Qual é a fruta que os judeus comeram?

Etrog, fruta cítrica. Segundo o talmud (livro sagrado dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo) a fruta que Adão e Eva comeram era o Etrog, uma espécie de fruta cítrica doce e aromática. É uma fruta especial, pois a árvore na qual brota tem o mesmo sabor que seu fruto.

Qual a fruta que Adão e Eva comeram?

Segundo o talmud (livro sagrado dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo) a fruta que Adão e Eva comeram era o Etrog, uma espécie de fruta cítrica doce e aromática. É uma fruta especial, pois a árvore na qual brota tem o mesmo sabor que seu fruto.


Qual é a fruta mais perigosa do mundo?

DurianDurian, também conhecida como durião ou duriango, é um dos alimentos mais polêmicos do mundo. Amada por uns e odiada por outros, esta fruta exótica semelhante à jaca pode ser servida crua ou cozida.


Qual é a fruta que engorda mais?

Assim como o açaí, o coco é uma das frutas mais calóricas do nosso dia a dia. Devido ao seu alto teor de gorduras, uma porção de 100 gramas tem 266 calorias, o que pode se tornar um obstáculo quando o seu objetivo é perder peso.


Qual é a fruta mais rica em vitamina C?

Vitamina C: conheça 5 frutas com maior teor desse nutriente para imunidadeAcerola. Rica em fitoativos anti-inflamatórios, a acerola possui cerca de 23 vezes mais vitamina C do que a laranja, com 1677 mg contra 65mg.Camu-camu. … Kiwi. … Goiaba. … Lichia.


Qual é a melhor hora para comer frutas?

Para se ter uma idéia, a digestão do suco é ainda mais rápida. “Após 20 minutos da sua ingestão, a pessoa pode voltar a se alimentar sem passar qualquer desconforto”, constata Asinelli. A melhor opção é sempre comer frutas no café-da-manhã e em períodos intermediários do dia – entre as principais refeições.


O que engorda muito?

Salsichas, salsichões e outros embutidos são altamente calóricos, principalmente quando servidos com acompanhamentos gordos, como batatas, ou com molhos exagerados. O ideal é comer porções pequenas, limitar a quantidade de bebida e alternar sempre as alcoólicas com as não-alcóolicas.


Qual a fruta que ajuda a emagrecer?

Uma boa estratégia para emagrecer e perder barriga é comer frutas que ajudam a emagrecer, como morango, pera e melancia. Essas frutas contém menos calorias que o corpo precisa gastar na sua digestão e também contém fibras e outras propriedades que ajudam o corpo a emagrecer.


Quais os alimentos que contêm mais vitamina C?

Alimentos ricos em vitamina CBrócolis – 122 mg;Couve – 108 mg se estiver crua e 46mg se estiver cozida;Pimentão amarelo – 127 mg;Caju – 200 mg;Goiaba – 228 mg;Mamão – 61 mg;Manga – 43 mg;Acerola – 1.800 mg;More items…•


O que tem mais vitamina C laranja ou limão?

No quesito Vitamina C, os dois são ricos, sendo que a laranja é mais doce e também mais calórica, enquanto o limão é mais ácido.


Tem mais vitamina C?

Para se obter uma boa quantidade de vitamina C, o ideal é consumir os alimentos frescos ou em sucos….Lista de alimentos ricos em vitamina C.Alimentos ricos em vitamina CQuantidade de vitamina CAcerola941,1 mgPimentão amarelo cru201,4 mgSuco de laranja natural73,3 mgCaju219,3 mg17 more rows


É bom comer fruta à noite?

Podes efetivamente comer fruta a qualquer hora do dia sem medo de engordar. O único problema é que durante a noite reduz-se o gasto calórico. Por essa mesma razão, a frutose (açúcar) e os carboidratos não são muito bem-vindos a essas horas.


Quantas frutas por dia para emagrecer?

A porção recomendada é de 2 a 3 frutas diferentes por dia, sendo importante incluí-las em uma dieta hipocalórica que deve ser acompanhada por atividade física regular. Isso permite aumentar o metabolismo e usar as reservas de gordura acumuladas no corpo, favorecendo a perda de peso.


Qual fruta pode comer depois do almoço?

Muitas pessoas sentem uma necessidade quase que inevitável de finalizar as grandes refeições com um sabor adocicado, e para estes casos, frutas como melancia, manga, figo, banana entre outras são opções viáveis e muito recomendadas.


Frutas de A a Z

Conheça melhor as características das frutas de A a Z, valores nutricionais e medicinais e tire um ótimo proveito dessa fonte natural de saúde; muitas frutas possuem propriedades curativas e podem ser uma maneira econômica de eliminar alguns incômodos passageiros. Conheça as propriedades de algumas frutas.


Abacate

Nome Científico: Persea americana.
Nomes Populares: Abacate, Abacado, Abacateiro, Loiro- abacate, Louro- abacate, Pêra- abacate.
É composto por betacaroteno, vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio.
Conhecido por ser rico em energia, em gordura, fósforo e vitaminas dos complexos A e B, a fruta é indicada, principalmente, na alimentação de crianças, por ajudar na formação de ossos e dentes.


Abacaxi

Nome científico: Ananas comosus L. Merril
Família: Bromeliaceae
Nomes populares: Abacaxi, ananás
Nome em inglês: Pineapple
Origem: Continente Americano (Brasil e Paraguai)


Ameixa

Nomes científicos: Prunus salicina (ameixeira japonesa), P. doméstica (ameixeira europeia), P. insititia (ameixeira europeia), P. cerasifera (ameixeira mirabolão)
Família: Rosáceas
Nome comum: ameixa, ameixeira, ameixa-vermelha, ameixa-amarela, ameixa-japonesa.


Amora

Nome científico: Morus alba L.
Família: Moráceas
Sinonímia popular: Amoreira (variedades negra e branca)
Sinonímia científica: Morus nigra L.
Parte usada: Folhas, frutos, raízes, cascas
Propriedades terapêuticas Laxativa, sedativa, expectorante, refrescante, emoliente, calmante, diurética, antidiabético, anti-inflamatória, tônica


Araçá

Nome científico: Psidium araca Raddi.
Árvore pequena, tipo arbusto de até 8 metros, tronco com casca lisa, acastanhada a cinza, que se desprende em placas finas.
Folhas simples, alternas, coriáceas e glabras, pequenas, medem de 5 a 10 cm de comprimento por 3 a 6 cm de largura, avermelhadas quando jovens.
As flores são hermafroditas, pequenas, brancas esverdeadas.
É uma fruta pequena, tipo baga, arredondada, de cor amarelada, predominando o alaranjado e o amarelo-claro.


Araticum

Nome Científico: Annona coriácea
Família: Annonaceae
Nomes populares: araticum, marolo, araticum liso, araticum-dos-lisos, marolinha, araticum do campo, araticum-dos-grandes, cabeça-de-negro.
O Araticum ( Annona Crassiflora) é um fruto de casca grossa, oval e arredondado, e que por fora possui uma coloração marrom-clara.


Função

A função primordial dos frutos é a proteção da semente em desenvolvimento, e é a principal razão atribuída pelos estudiosos ao fechamento dos carpelos nas primeiras Angiospermas.


Confusão conceitual: “Frutos”, “Frutas” e “Legumes”

Fruta não é uma termologia botânica como muitos pensam. Fruta é o nome vulgar dado aos frutos e pseudofrutos comestíveis de sabor adocicado. Em contraponto, muitos entendem que os frutos não têm aspecto adocicado, o que não é verdade. Toda fruta é um fruto ou um pseudofruto.


Pseudofrutos

Originam-se do ovário e de outra parte da flor, assim, “não são frutos verdadeiros”. São classificados em simples, múltiplos e compostos/infrutescências :


Lista de frutas ácidas

As frutas ácidas são aquelas ricas em ácido cítrico, que é o responsável pelo sabor meio amargo e picante dessas frutas, que podem ser divididas em dois grupos:


Frutas ácidas na gastrite e no refluxo

As frutas ácidas devem ser evitadas em casos de úlceras e crises de gastrite, pois o ácido pode causar aumento da dor quando o estômago já está inflamado. O mesmo vale para casos de refluxo em que há feridas ou inflamação no esôfago e na garganta, pois a dor aparece quando ácido da fruta entra em contato com a ferida.


Frutas ácidas na gravidez

As frutas ácidas na gravidez podem ajudar a diminuir os enjoos uma vez que o ácido das frutas vai estimulam a formação dos ácidos digestivos, favorecendo o esvaziamento gástrico.


Nomes vernáculos

  1. Proto-Nawiki[4]: *manakʰa-i
  2. Proto-Maku Oriental[5]: *bãdãk’
  3. Proto-Chapacura[6]: *ʔiɾam
  4. Kwazá[7]: wiriɁu

See more on pt.wikipedia.org


Etimologia

  • O termo “açaí” é oriundo do tupi yasa’i, “fruta que chora” “terra”, em alusão ao suco desprendido pelo seu fruto.[1]

See more on pt.wikipedia.org


Origem Popular

  • De acordo com o folclore brasileiro, existia uma tribo indígena muito numerosa na Amazônia. Época que os alimentos estavam escassos, sendo difícil conseguir comida a todos. Então, o caciqueItaki tomou uma decisão cruel. Resolveu que, a partir daquele dia, todas as crianças recém-nascidas seriam sacrificadas, evitando o aumento populacional desta tribo. Um dia a filh…

See more on pt.wikipedia.org


Descrição

  • É uma espécie monocotiledônea nativa da várzea da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, Peru e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins), assim como de Trinidad e Tobago e das bacias hidrográficas da Colômbia e Equador que desembocam no Oceano Pacífico.[9] O açaí é …

See more on pt.wikipedia.org


Usos

  • O açaí é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constitui o palmito. Assim, pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é colhido por trabalhadores que sobem nas palmeiras com auxílio de um trançado de folhas amarrado aos pés – a peconha. Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina p…

See more on pt.wikipedia.org


Informação nutricional

  • O açaí é rico em gordura, onde grande parte são monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%),[38] que são benéficas e também estão presentes no abacate e azeite, auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL, melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração e previnem, até mesmo obesidade, problemas de …

See more on pt.wikipedia.org


Ver também

Leave a Comment