A gazeta açai chagas

image


Qual o vetor do Chagas?

A doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, ser vivo unicelular que parasita o coração, esôfago e intestinos, e pode levar a morte de pessoas e animais. Ele é encontrado nas fezes de insetos conhecidos popularmente como barbeiros (triatomíneos).


Qual a forma de prevenção da Chagas?

A prevenção da Doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão. Uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da utilização de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada.


Qual a doença que o açaí transmite?

A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).


Como ocorre a contaminação da Chagas?

Transmissão: a transmissão se dá pelas fezes que o “barbeiro” deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Geralmente, a picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do tripanossomo pelo local da picada. O T.


O que é profilaxia de exemplos?

Profilaxia é o termo utilizado para denominar as medidas utilizadas na prevenção ou atenuação de doenças. Hábitos corriqueiros de higiene, como lavar as mãos e refrigerar os alimentos, são algumas das profilaxias mais comuns. Esses atos são consideradas profilaxias pois atuam na eliminação dos micro-organismos.


O que é medida profilática?

As principais medidas profiláticas, medidas tomadas para evitar a disseminação e contaminação, são muito semelhantes e baseiam-se, principalmente em tratamento da água, medidas de saneamento básico, educação sanitária, identificação e tratamento dos doentes assintomáticos, principalmente daqueles que são manipuladores …


Como saber se o açaí tem Chagas?

Na fase aguda, seja por picada ou ingestão de alimentos contaminados, o protozoário instiga sintomas como febre, lesões na pele, mal-estar e talvez falta de ar. “Às vezes, parece uma doença viral”, compara Silvestre.


Como eliminar o barbeiro do açaí?

Entre os procedimentos recomendados está o tratamento por choque térmico dos frutos de açaí, para eliminar o protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas, e que pode ser encontrado no inseto conhecido como barbeiro.


Qual a relação entre a doença de Chagas e o consumo do açaí?

Cerca de 70% dos casos agudos de doença de chagas no Brasil já são transmitidos desta maneira, por alimentos como açaí e caldo de cana.


Como o barbeiro se infecta com o Trypanosoma?

Nas fezes do barbeiro estão as formas infectivas do parasito, conhecido como Trypanossoma cruzi. Pelo contato das mãos com as fezes do barbeiro ao coçar o local da picada ou levar a mão à boca ou aos olhos, o parasito penetra na corrente sanguínea da pessoa.


Como a doença de Chagas é transmitida por alimentos?

Tem-se a ocorrência da transmissão da doença de chagas por meio da deposição de fezes dos triatomíneos infectados em alimentos ou através do esmagamento do mesmo durante o processamento do alimento. As principais fontes de contaminação alimentar são açaí, suco de frutas e caldo de cana.

Leave a Comment