A gente toma ou come açai

image

Qual é a diferença entre Ai e aí?

As duas formas – ai e aí – existem na Gramática Portuguesa, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, serem usadas em diferentes situações. Ai é uma interjeição que significa o expressar de dor física ou sentimental. Ai, não conseguem fugir!

Quais são os exemplos de Ai?

Exemplos com ai. A noiva caiu no altar mas não soltou um único ai! Todos ficaram destroçados com a notícia, mas não se ouviu nenhum ai. Ai, que dor nas costas! Tenho de ir ao médico urgentemente! Ai, que engraçado! Não me lembrava de rir tanto! Ai de mim que ainda tenho fé na humanidade….

Qual a diferença entre “a gente” e “nós”?

A verdade é que os falantes consagraram, principalmente na fala, a locução pronominal “ a gente ”, que tem o mesmo valor semântico do pronome pessoal do caso reto “nós”. Sendo assim, seria difícil conter o uso da expressão que está presente até mesmo na linguagem literária, imortalizada em verso e prosa.

Qual é a diferença entre há gente e tem gente?

● Há gente: Há gente = tem gente, ou seja, “existem pessoas”. Portanto, a expressão deve ser empregada somente nesse contexto. Observe o exemplo em uma frase da escritora Lya Luft: “Há gente que, em vez de destruir, constrói; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, reúne e agrega.”

image


A gente usada como sinônimo

Com isso mente, percebe-se que podem ser utilizados como sinônimos. Entretanto, é necessário prestar atenção no que diz respeito à conjugação do verbo.


Forma errada de usar a gente

O que acontece muito é usar “a gente vamos”, “ a gente aprendemos”, uma vez que como o falante ou escritor tende a usar as palavras como sinônimos, acabam esquecendo da concordância verbal, sendo descuidado com o uso adequado das expressões.

image

Leave a Comment