A historia modo de preparo origem do açai

image


Qual é a origem do açaí?

O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica.


Quando surgiu a lenda do açaí?

Conta a Lenda que há muito tempo atrás, quando ainda não existia a cidade de Belém, vivia neste local uma tribo indígena muito grande. Como os alimentos eram insuficientes, tornava-se muito difícil conseguir comida para todos os índios da tribo. Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel.


Quando surgiu o açaí no Brasil?

O açaí é um alimento muito importante na dieta do nortista brasileiro, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia, é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, tendo sido introduzido no resto do mercado nacional durante os anos 1980 e 1990.


Quem inventou o sorvete de açaí?

As receitas vieram em sua bagagem, mas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um certo Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici (1519-1589), introduziu a requintada sobremesa na corte francesa.


O que significa açaí na língua indígena?

AÇAÍ – Do tupi ia-cai, fruta que chora. 1. Fruto do açaizeiro, palmeira típica do Pará e Amazonas, que se disseminou por toda a região, alcançando o Maranhão e as Guianas.


Qual é o nome da árvore do açaí?

Euterpe oleraceaeaçaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.


Como o açaí conquistou o mundo?

Em 2000, uma dupla de surfistas americanos que visitava o Brasil ficou particularmente interessada na frutinha roxa. Eles começaram a levar a polpa congelada para os Estados Unidos e vendê-la nas praias de Los Angeles. Foi a primeira incursão internacional do açaí.


Por que o açaí é tão caro?

O litro pode ser encontrado por até R$ 25. De acordo com o doutor João Freitas, especialista em sistemas agroflorestais e no cultivo do açaí, um dos motivos do alto preço do produto é a falta do apanhador, o homem que faz a coleta do fruto no açaizeiro. “Outro ponto importante é o período de chuva.


Tem açaí fora do Brasil?

Além dos Estados Unidos e Japão, o açaí também conseguiu encantar os australianos e europeus. De acordo com a reportagem de 2019, do portal G1, a Austrália, seguida da Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Portugal, compõem a lista dos 10 países que mais recebem as exportações do nosso açaí no mundo.


Quem foi que inventou o sorvete?

As mais antigas referências sobre as origens do sorvete incluem uma história sobre sua invenção entre os persas, imperador romano Nero (37-68), que teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturá-lo com frutas, e outra do imperador chinês King Tang (618-697), que teria um método de combinar leite com água do …


Tem açaí nos Estados Unidos?

Estados Unidos é o principal destino de exportação de açaí do Pará No top 10 dos países que mais receberam açaí em 2018, os Estados Unidos estão na liderança e são responsáveis por quase 40% do consumo total, com mais de mil toneladas, algo em torno de US$ 2,7 milhões.


Qual é o verdadeiro açaí?

“O açaí que a maioria está acostumada a comer, por desconhecimento ou por falta de acesso, é colhido, dali vai para usinas de beneficiamento para ser pasteurizado. Quando isso é feito, a cor dele muda. Ele não tem mais aquele escuro brilhoso, e ganha uns tons cinzentos.”


Evolução

Quando o homem deixou de ser nômade para se dedicar à agricultura, deu um importante passo para sua evolução. Isso aconteceu quando ele descobriu que alguns grãos que cresciam soltos pela natureza podiam ser plantados e cultivados.


Pão Valioso

No Egito, o pão era o alimento básico. Os pães preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos. Durante séculos, os celeiros eram de propriedade dos governantes, que mantinham domínio dos cereais e do pão.


Pão é nutrição

Hoje em dia o valor do pão está em ser um alimento barato, nutritivo e muito saudável. O pão, hoje, está presente na mesa de todas as classes sociais, e são muitos os tipos de pães, desde os mais baratos e populares até os mais sofisticados.


Pão bíblico

A história de Jesus Cristo está cheia de situações relacionadas ao pão. Jesus nasceu em “Belém”, que significa “Casa do pão”. Um de seus milagres mais conhecidos é a multiplicação dos pães quando, com apenas 7 pedaços de pão, alimentou uma multidão de mais de 4 mil pessoas que o aguardavam.


Pão, política e religião

Desde sempre o pão esteve ligado ao poder e à política. A vida administrativa no antigo Egito girava em torno do pão, que também foi o ponto de partida da legislação religiosa e social dos judeus.


O Padeiro

Na Idade Média, o padeiro exercia um certo poder, pois, nas cidades que começavam a surgir, a profissão de padeiro era uma das mais protegidas e prestigiadas. Ser padeiro, naquela época, era um processo difícil, que exigia anos de aprendizagem e disposição.


Padroeira dos padeiros

Conta-se que, no ano de 1333, em Portugal, houve uma fome terrível da qual nem os ricos eram poupados. Reinava, então, D. Diniz, casado com D.Isabel, uma rainha cheia de virtudes.


Origem da sopa

Entre a pré-história e a vida moderna, a sopa protagonizou etapas do desenvolvimento humano, assim como do mundo. Nesse sentido, registros bíblicos narram que os hebreus, no Egito, costumavam preparar a sopa como um alimento base do cotidiano.


Modernização da sopa

Para além da Antiguidade, a sopa esteve presente na Idade Média e alcançou a alta culinária francesa. Eventualmente, esse processo fez com que o prato chegasse às mesas de cada vez mais pessoas, tornando-se popular como é hoje em dia.


Benefícios

Ao contrário do que se pensa, sopa é janta sim, mas tudo depende da receita e do preparo. No geral, as sopas são comidas nutritivas, pois misturam vegetais, proteínas, carboidratos e fibras na maior parte das receitas.


Como a Pepsi surgiu?

A origem da Pepsi se deve a uma bebida chamada Brad’s Drink, criada em 1893 pelo farmacêutico Caleb Bradham, que vivia na pequena cidade de New Bern, situada na Carolina do Norte (EUA).


Vai uma Pepsi aí?

Quem é que nunca ficou com sede específica de um refri geladinho, não é? A boa notícia é que o portfólio de bebidas da B.blend conta com a Pepsi em cápsula. Assim, é possível matar sua vontade com muita praticidade.


Leia também: você sabe o que é refrigerante de cola?

Agora que você já conferiu a história da Pepsi no Brasil e no mundo, aproveite e leia também o conteúdo no qual explicamos o que é a “cola” presente em alguns tipos de refrigerantes.


História do gim: como tudo começou

A princípio, a fórmula do gim surgiu na Holanda, por volta do século XVII. Entretanto, seu criador era o médico Francisco de la Boie e estava a busca de um medicamento para tratar problemas renais. No geral, todos o conheciam pelo nome Sylvius, e era um grande pesquisador.


Curiosidades sobre a bebida

Apesar dos problemas citados anteriormente, estima-se que sua fama retornou à Europa a partir dos anos 2000, porque a gastronomia de ponta passou a utilizar dessa bebida nas refeições. Além disso, alguns chefes renomados passaram a consumir o gim tônica como forma de encerrar o dia.


Seu Nome

No Alcorão, o único nome dado a Abraão é “Ibrahim” e “Ibraham”, todos compartilhando a raiz original b-r-h-m. Embora na Bíblia Abraão seja conhecido a princípio como Abrão e seja dito que Deus mudou seu nome para Abraão, o Alcorão mantém silêncio sobre esse assunto, sem afirmá-lo ou negá-lo.


Sua Terra Natal

Estima-se que Abraão nasceu 2.166 anos antes de Jesus na cidade mesopotâmia [3] de Ur [4] ou nos seus arredores, 322 km a sudeste da atual Bagdá [5] . Seu pai era ‘Aazar’, ‘Terá’ ou ‘Terakh’ na Bíblia, um idólatra, que descendia de Sem, o filho de Noé.


A Religião da Mesopotâmia

Descobertas arqueológicas da época de Abraão traçam um retrato vívido da vida religiosa da Mesopotâmia. Seus habitantes eram politeístas que acreditavam em um panteão, no qual cada deus tinha uma esfera de influência. O grande templo dedicado ao deus lua acadiano [10], Sin, era o centro principal de Ur.


Conhecimento de Deus

Embora os estudiosos judaico-cristãos difiram em relação a quando Abraão veio a conhecer Deus, se na idade de três, dez ou quarenta e oito [11] , o Alcorão não menciona a idade exata na qual Abraão recebeu sua primeira revelação.


Abraão e Seu Pai

Como aqueles ao seu redor, o pai de Abraão, Azar (Terá ou Terakh na Bíblia), era um idólatra. A tradição [1] bíblica fala dele como sendo um escultor de ídolos [2] e por essa razão o primeiro chamado de Abraão foi direcionado para ele. Dirigiu-se a ele com lógica clara e bom senso, do ponto de vista de um homem jovem e sábio.


Abraão e Seu Povo

Depois de incessantes tentativas de chamar seu pai para deixar de adorar falsos ídolos, Abraão se voltou para seu povo buscando adverti-lo, dirigindo-se a eles com a mesma lógica simples.


Disputa com um Rei

Enquanto os tradicionalistas judaico-cristãos afirmam claramente que Abraão foi sentenciado ao fogo pelo reio, Nimrod, o Alcorão não elucida esse assunto.


Quem foi Abraão?

Abraão foi filho de Terá, e sua família era natural da cidade de Ur dos Caldeus, localizada na Mesopotâmia. Após a morte do irmão de Abraão, a família saiu de Ur em direção à terra de Canaã. Eles foram até Harã, e habitaram ali (Gênesis 11:31). Tanto Ur quanto Harã, eram cidades pagãs e centros de adoração ao deus da lua.


A história de Abraão é marcada pelas promessas de Deus

Inicialmente Abraão se chamava “Abrão”, que significa “pai exaltado” ou “grande pai”. Em Gênesis 17 o nome do então Abrão, é mudado para Abraão, dando maior ênfase à ideia de exaltação, significando “pai de muitos” ou “pai de uma multidão”. Abraão tinha noventa e nove anos quando teve seu nome mudado por Deus.


Abraão paga o dízimo a Melquisedeque

Ló, sua família e seus bens, foram tomados após uma guerra na região em que ele morava. Uma pessoa que escapou conseguiu avisar Abrão do que havia acontecido. Então Abrão, juntamente com trezentos e dezoito criados, recuperou Ló e sua família das mãos dos mesopotâmios.


Abraão e Abimeleque

Da mesma forma como aconteceu no Egito, ao peregrinar em Gerar, Abraão escondeu que Sara era sua esposa temendo por sua vida. Então Abimeleque, rei de Gerar, veio e tomou a Sara. Porém Deus impediu que Abimeleque tocasse em Sara e, em sonhos, o Senhor o advertiu que Sara tinha marido.


Abraão e Ismael

Deus anunciou que Abraão teria uma grande descendência ainda no capítulo 15 de Gênesis. Mas Sara, vendo que não era capaz de conceber um filho de Abraão, ofereceu sua serva Agar a Abraão. Então de Abraão Agar concebeu a Ismael. Esse costume de uma serva conceber um filho do seu senhor era uma prática comum da época.


Abraão, Isaque e o sacrifício

Isaque foi o filho da promessa que nasceu quando Abraão já tinha cem anos. O nome Isaque significa “rir” ou “riso”. Isaque se tornou o centro de toda esperança de Abraão em relação às promessas que Deus havia feito, porém Deus pediu Isaque em sacrifício a Abraão.


Os outros filhos de Abraão e sua morte

Abraão tomou outra mulher para si chamada Quetura, talvez após a morte de Sara. Os estudiosos discutem se Quetura realmente foi uma segunda esposa ou apenas uma segunda concubina. O que podemos afirmar é que com Quetura ele teve mais seis filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá (Gênesis 25:2).

image


Descrição geral

O açaí (nome científico: Euterpe oleracea) é uma palmeira muito comum na região da Amazônia que produz um fruto bacáceo de cor roxa, muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas. A palmeira do açaí é por vezes confundida, no estado do Pará, com a palmeira juçara, que embora seja outro tipo de palmeira, que dá palmito de excelente qualidade.


Nomes vernáculos

• Proto-Nawiki : *manakʰa-i
• Proto-Maku Oriental : *bãdãk’
• Proto-Chapacura : *ʔiɾam
• Kwazá : wiriɁu
• Proto-Tuparí : *gwit+’i


Etimologia

O termo “açaí” é oriundo do tupi yasa’i, “fruta que chora” “terra”, em alusão ao suco desprendido pelo seu fruto.


Origem popular

De acordo com o folclore brasileiro, existia uma tribo indígena muito numerosa na Amazônia. Época que os alimentos estavam escassos, sendo difícil conseguir comida a todos. Então, o cacique Itaki tomou uma decisão cruel. Resolveu que, a partir daquele dia, todas as crianças recém-nascidas seriam sacrificadas, evitando o aumento populacional desta tribo.
Um dia a filha do cacique, chamada Iaçá (Yasa’i), gerou uma menina que também teve que ser s…


Descrição

É uma espécie monocotiledônea nativa da várzea da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, Peru e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins), assim como de Trinidad e Tobago e das bacias hidrográficas da Colômbia e Equador que desembocam no Oceano Pacífico.


Usos

O açaí é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constitui o palmito. Assim, pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é colhido por trabalhadores que sobem nas palmeiras com auxílio de um trançado de folhas amarrado aos pés – a peconha.
Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina …


Informação nutricional

O açaí é rico em gordura, onde grande parte são monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%), que são benéficas e também estão presentes no abacate e azeite, auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL, melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração e previnem, até mesmo obesidade, problemas de memória e fraqueza física). A antocianina, pigmento que tinge os dentes com a cor arroxeada, possui grande capaci…


Ver também

• Bacaba
• Óleo de açaí
• Feira do Açaí
• Mercado Ver-o-Peso
• Portal da botânica

Leave a Comment