A importância de fazer uma açao no dia das mulheres

Por que o Dia Internacional da mulheres é comemorado no dia 8 de março?

Aperte o play! Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides. O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é uma data muito importante do calendário mundial. É um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história.

Qual a importância do Dia Internacional da mulheres?

O Dia da Mulher deve ser usado para ressaltar a importância da denúncia e para educar os homens desde novos para que eles não cometam tais crimes. Outra corrente de luta social bastante relevante no Brasil é contra o racismo. Se as mulheres já sofrem diferentes tipos de preconceitos e estigmas, quando falamos das negras o problema se multiplica.

Por que comemorar o dia da mulheres?

Essa é uma forma de reforçar muito o significado de comemorar o Dia da Mulher, pois resgata o valor que temos, é o mínimo que podemos fazer por todas aquelas mulheres que foram ou que ainda são oprimidas e punidas simplesmente pelos preconceitos de gênero e sexualidade. Imagine o que poderíamos ter sido?

Como celebrar o dia da Mulheres na empresa?

Dê voz para as mulheres da sua empresa. Promova encontros e discussões sobre assuntos relevantes para suas funcionárias. Os temas podem ser os mais diversos: saúde, inovação, carreira, escolhas profissionais, maternidade ou liderança.


A origem do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em vários países no dia 8 de março. Apesar de, no Brasil, muitas pessoas acreditarem que a data está relacionada a um incêndio em uma fábrica de tecidos nos Estados Unidos, a verdadeira história é outra, um pouco diferente, como veremos a seguir.


A importância dessa data

Se você pensa que o Dia Internacional da Mulher é aquele dia do ano reservado para dar flores e chocolates para agradar as mulheres da sua vida, está muito enganado. Existem sim algumas ações legais para fazer nessa data.


As lutas das mulheres atuais

No início do século XX, a luta das mulheres eram por direitos que hoje são básico, como uma jornada de trabalho justa, direito a escolher seus representantes na política e de se elegerem para representar outras mulheres. Hoje, essas batalhas já foram vencidas, mas outras ainda precisam ser guerreadas, como as abaixo.


1- Sandra Costa e Janete Vaz (Laboratório Sabin)

Fundado no Distrito Federal na década de 1980, o Laboratório Sabin é a prova de que mulheres unidas podem revolucionar o mundo! As bioquímicas Sandra Costa e Janete Vaz são amigas e se tornaram sócias do que é hoje um dos maiores laboratórios em Medicina Diagnóstica do país.


2- Cláudia Sender (Latam)

Ainda existem áreas no mercado de trabalho em que a participação das mulheres é menor que em outras. A Engenharia Química e a Aviação são duas destas áreas.


3- Luislinda Valois (Ministra de Direitos Humanos e primeira mulher negra a ser nomeada juíza)

A história de Luislinda é marcada pela superação de muitos desafios. De origem humilde – sua mãe era lavadeira e seu pai, condutor de bonde – e desacreditada por seus professores na infância, Luislinda se tornou a primeira mulher negra brasileira a ser nomeada juíza, em 1984 e em 2011, se tornou desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia.


Lutas por direitos e liberdade

O Dia Internacional da Mulher é importante no nosso calendário, pois ele nos lembra de que muitas mulheres sofrem vários danos ao longo da vida apenas por serem mulheres, seja pela desigualdade diária imposta diante dos homens ou por outros fatores como os abusos físicos e psicológicos.


Sororidade feminina

Você já ouviu falar em sororidade feminina? A sororidade está aqui para fortalecer os laços e a união entre nós mulheres, seja pelo apoio, acolhimento, aceitação ou reconhecimento. Ela veio para incentivar a relação fraterna e empática entre mulheres, estreitando os laços e acabando com os preconceitos ou pré-julgamentos.


Escolha algo que tenha paixão para empreender

Quanto mais amamos o que fazemos, as chances de sucesso e resultados aumentam. Quando nos dedicamos a uma atividade que nos agrada nos mantemos motivados mesmo diante de adversidades.


Pesquise o mercado e o setor

Investir em áreas que já conhecemos e gostamos multiplicam as chances de sucesso. Mesmo assim é importante pesquisar o setor, o mercado antes de começar o empreendimento.


Tenha foco

Concentre-se nas atividades que são importantes e que podem render mais clientes e resultados. Evite fazer muitas coisas simultaneamente, focando nas mais importantes e que geram resultados. É melhor ser ótimo em poucas coisas do que mediano em muitas.


Defina metas e planeje ações

Estipule metas a curto, médio e longo prazo e faça um plano de ações para atingir o objetivo. Coloque no papel o ponto em que está (ponto A) e o lugar que deseja chegar (ponto B). Faça também uma lista do que precisa fazer para alcançar os objetivos planejados.


Tenha positivismo

O otimismo e o positivismo são fundamentais para a criação de realidades e resultados favoráveis, pois tudo começa pela nossa mente. Comprometa-se com o resultado e acredite sempre que para todo problema há uma solução.


Desenvolva sua capacidade de liderança

Aprimore sua habilidade de observar, ouvir na essência, inspirar e gerir seus colaboradores e o negócio para obter resultados e sucesso cada vez maiores.


Crie o hábito de comemorar

Reconheça e comemore todas as conquistas do dia-a-dia junto com sua equipe, mesmo as conquistas menores. Desta maneira manterá motivação necessária para seguir em frente.


Mural ou painel do Dia da Mulher

Para fazer os murais ou painéis do Dia da Mulher, você pode usar diversos materiais. Se você tiver habilidade pode fazer um belo mural com um desenho bem feminino, ou então fazer utilizando EVA, papéis coloridos e figuras e palavras impressas no computador.


Lembrancinhas do Dia da Mulher – 8 de março

As lembrancinhas do dia da mulher podem ser feitas de diversos materiais, os principais são o EVA e os papéis coloridos. Você pode fazer as lembrancinhas com seus alunos para suas mães ou responsáveis ou ainda oferecer às mulheres da escola como forma de reconhecimento aos seus trabalhos prestados.


Poesias e Mensagens para o Dia da Mulher – 8 de Março

Você pode utilizar as poesias abaixo para fazer cartazes, colagens ou colocá-las como mensagens nas lembrancinhas do dia da mulher. Claro que você também pode pedir para que os alunos decorem uma mensagem ou poesia mais curta para uma apresentação escolar, tanto no dia da mulher como no dia das mães.


Como surgiu o Dia da Mulher

O Dia da Mulher surgiu na Rússia e teve como objetivo protestar contra as péssimas condições de trabalho nas fábricas, junto à isso, o protesto também era contra a entrada do país na Primeira Guerra Mundial.


1. Quebre paradigmas

Crenças limitantes e tóxicas, que só servem para colocar as mulheres em situações de inferioridade precisam ser quebradas. Enxergar as coisas de uma perspectiva diferente, leva tempo e muitas vezes é bem difícil. Quem te disse que você não deve fazer isso ou aquilo?


2. Incentive outras mulheres

Não somos inimigas! Outra mulher não representa uma ameaça para você pelo seu sexo simplesmente, não funciona assim. Não é preciso diminuir uma mulher para elogiar outra ou a si mesma. Não confunda as coisas, não se submeta a ideia de inferiorizar uma mulher simplesmente por ser mulher.


3. Lute pelos direitos

O pensamento pode ser “As mulheres já votam, já trabalham e já estudam”. Então, Nathália, por que esse “lute pelos direitos”? A coletividade feminina importa, por mais que você, enquanto singular, talvez sinta que está tudo certo, tenha certeza, não está.


4. Defenda quem você é

Quando eu digo “defenda quem você é”, estou falando de ser mulher. Essa é uma forma de reforçar muito o significado de comemorar o Dia da Mulher, pois resgata o valor que temos, é o mínimo que podemos fazer por todas aquelas mulheres que foram ou que ainda são oprimidas e punidas simplesmente pelos preconceitos de gênero e sexualidade.


5. Se informe e compartilhe

Precisamos de diálogo, não só uma com as outras, mas com todos que sejam possíveis de serem atingidos. A violência do poder quebra o diálogo, gera autoritarismo, impõe padrões limitantes e alimenta a dor. Não é isso que deve ser cultivado.


Dia Internacional Da Mulher: Qual É A Origem Da Data?

  • Diversos países celebram o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. Uma história bastante difundida a respeito dessa data é aquela sobre um incêndio em uma fábrica de tecidos dos Estados Unidos. Embora essa história seja popular, não é a verdadeira origem da escolha do dia. Em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, aconteceu a primeira manifestaç…

See more on ibccoaching.com.br


O Primeiro 8 de Março

  • Foi a partir do ano de 1911 que as manifestações começaram a acontecer anualmente em datas diferentes, entre os meses de fevereiro e março. Cada país tinha uma data para essas manifestações. Em 8 de março de 1917, ocorreu uma passeata de um grupo de operárias que protestavam contra a Primeira Guerra Mundial e a fome. Houve dura repreensão a essa manifes…

See more on ibccoaching.com.br


Dia Internacional Da Mulher: por Que É importante?

  • O Dia Internacional da Mulher carrega em si um forte significado, pois representa a luta das mulheres para conquistar seus direitos. A seguir vamos explicar por que essa data é tão relevante.

See more on ibccoaching.com.br


Participação Feminina No Mercado de Trabalho

  • É fundamental falar sobre a participação feminina no mercado de trabalho, pois ainda há muito o que ser conquistado. Se, no passado, as mulheres lutavam por melhores condições no ambiente laboral, hoje lutam por igualdade salarial. Historicamente, elas sofrem com remunerações abaixo dos salários pagos para os homens que atuam na mesma função. Ainda que o tema esteja em …

See more on ibccoaching.com.br

Leave a Comment