A importancia da açao social na eduação seguno weber

Qual a importância do Serviço Social na área educacional?

Amaro (1997) reflete que Educadores e Assistentes Sociais compartilham desafios semelhantes, e tem na escola como ponto de encontro para enfrentá-los. Tem-se a necessidade de fazer algo em torno dos problemas sociais que repercutem e implicam de forma negativa no desempenho do aluno e leva o educador pedagógico a recorrer ao Assistente Social.

Quais são as contribuições do Serviço Social na área educacional?

Sua contribuição se concretiza no sentido de subsidiar, auxiliar a escola, e seus demais profissionais, no enfrentamento de questões que integram a pauta da formação e do fazer profissional do Assistente Social, sobre as quais, muitas vezes a escola não sabe como intervir.

Qual a importância da inserção do Serviço Social na Escola?

Ambos, tanto a escola como o Serviço Social, trabalham diretamente com a educação, com a consciência, com a oportunidade de possibilitar as pessoas que se tornem conscientes e sujeitas de sua própria história.

Qual a importância do assistente social no contexto escolar?

A pesquisa revelou que é fundamental que os assistentes sociais estejam sempre em parceria com a família para desenvolver a vida escolar e social dos alunos a fim de torná-los cidadãos. O Serviço Social e Política Educacional, tema desenvolvido nesse trabalho aborda a importância do assistente social no contexto escolar.


Qual a importância da ação social para Weber?

A ação social, segundo o sociólogo alemão Max Weber, remete a um tipo de conduta do indivíduo que reflete sentido tanto para ele quanto para aqueles que são afetados. Esse conceito também é definido como as formas de interação e simbolismo, pois uma ação apenas acontece quando entramos em contato uns com os outros.


Qual a importância de Max Weber para a educação?

A Educação é, segundo Weber, o instrumento que propicia ao homem a preparação necessária para o exercício de atividades funcionais adequadas às exigência das mudanças ocasionadas pela racionalização que o homem irá se deparar socialmente.


Qual era o conceito de educação para Weber?

Sobre o conceito de educação em Weber, pode-se elogiar o fato desse autor perceber o processo de burocratização e especialização desenfreados decorrentes do processo de racionalização do capitalismo. A educação nada mais é do que um sistema de treinamento que forma e introduz indivíduos no mercado de trabalho.


Quais os tipos de ideias de educação de Max Weber?

Para Weber, existem três tipos fundamentais de educação: a) o tipo carismático, b) o tipo tradicional, e c) o tipo burocrático. Weber apresenta a finalidade de cada um tipo de educação. O tipo de educação carismática visa “despertar o carisma”, ou seja, “qualidades heróicas ou dons mágicos” (Weber, 1971: 482).


Qual foi a principal contribuição de Weber para a sociologia quanto aos métodos?

Max Weber e a Sociologia Assim, suas contribuições foram em direção à análise multicausal dos fenômenos sociais. Em seus estudos, Weber destaca fatores culturais e materiais no surgimento das instituições modernas. Também analisa o consequente processo de racionalização e desencantamento do mundo que as acompanham.


Qual o pensamento de Karl Marx sobre a educação?

Marx entendia que a Educação deveria ser ao mesmo tempo intelectual, física e técnica. Essa concepção, chamada de onilateral (múltipla), difere da visão de Educação integral porque esta tem uma conotação moral e afetiva que, para Marx, não deveria ser trabalhada pela escola, mas por outros adultos.


RESUMO

Este trabalho de pesquisa procura trazer uma reflexão sobre o papel social da escola e a importância de se ter uma equipe pedagógica consciente e envolvida com esta questão, diagnosticando as dificuldades existentes no processo educacional e buscando modificá-las socialmente, tendo como instrumento mediador desta mudança a educação.


1. Introdução

A construção deste trabalho de pesquisa, cujo tema é “O papel social da escola”, surgiu a partir da necessidade de questionar os profissionais da educação quanto à responsabilidade social que a escola tem como entidade formal, e levá-la a refletir sobre a importância do papel social que a mesma exerce como agente influenciadora na sociedade a que pertence.


2. ESCOLA E SOCIEDADE: Um intercâmbio indispensável

Segundo Paulo Freire (2001), “o Brasil foi “inventado” de cabeça para baixo, autoritariamente. Precisamos reinventá-lo em outros termos”. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”. (LDB, Art. 3º, XI).


3. ESCOLA E FAMÍLIA: uma união que dá certo

Na Lei de Diretrizes e Bases (LDB, Art. 12, VI), os estabelecimentos de ensino, respeitando as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola. Ao longo do tempo, aconteceram grandes mudanças no mecanismo da socialização.


4. EDUCADOR E POLÍTICA: O caminho mais curto para se fazer educação social

Consta nas leis de diretrizes e bases (LDB Art. 13, VI) que os docentes incumbir-se-ão de colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. “O papel do pedagogo é um papel político” (GADOTTI, 2001). O dicionário MICHAELIS (2000) define política como arte ou vocação de guiar ou influenciar.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Percebeu-se, com a realização deste trabalho de investigação, que a grande maioria das escolas públicas da atualidade têm se comportado de forma passiva diante da ausência das famílias como parceiras na educação do discente. Esta afirmação baseia-se na estatística apresentada como resultado da pesquisa realizada no município de Itaparica.


A relação entre instituições de ensino e sustentabilidade

Para Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável e um dos principais especialistas em sustentabilidade empresarial, a sustentabilidade pode ser entendida como “um novo jeito de pensar e fazer negócios, com ética, integridade, transparência, respeito ao outro e à diversidade e cuidado com o meio ambiente”.


Política de sustentabilidade

A melhor forma de garantir que uma instituição de ensino promova ações que impactem positivamente a comunidade local é adotar uma política de sustentabilidade. Uma política de sustentabilidade é um documento que orienta as ações de uma empresa ou instituição para que ela seja mais sustentável.


Universidades e o impacto social da educação

Se antigamente as universidades eram acessíveis apenas para uma pequena parcela mais privilegiada da população, atualmente elas têm atingido um maior número de pessoas. De acordo com relatório da UNESCO, publicado em 2017, o número de universitários mais que dobrou no mundo entre 2000 e 2014, atingindo cerca de 207 milhões de estudantes.


A responsabilidade social das universidades

Além disso, as instituições de ensino recebem investimentos públicos e privados e impactam as cidades onde são construídas as suas unidades.


Os pilares de uma instituição de ensino

Uma universidade é formada por três pilares de sustentação: ensino, pesquisa e extensão. Enquanto o ensino relaciona-se com a formação profissional e educação dos alunos, a pesquisa consiste na contribuição para a ciência, por meio da construção de novos conhecimentos e descobertas.


Como gerar impacto positivo na comunidade

O impacto social da educação, através das instituições de ensino, pode ocorrer de forma positiva através de ações que envolvam tanto a extensão universitária, quanto o ensino e a pesquisa, inclusive, de forma simultânea. Esses três pilares que sustentam a universidade são dinâmicos e atuam em conjunto.


RESUMO

Este trabalho, de ordem bibliográfica, buscou identificar a importância do serviço social na área da educação.


3 SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO

A história do Serviço Social na educação está exposta nesse capítulo abordando o surgimento desses profissionais em cumprimento com as políticas educacionais, suas contribuições na área educacional, bem como abordar o papel do assistente social dentro da escola.


Quem foi Max Weber?

Max Weber nasceu em 21 de abril de 1864, na Alemanha. Foi contemporâneo de Karl Marx e Émile Durkheim, sendo considerados, os três, os grandes fundadores da Sociologia. Weber faleceu em 1920, como uma consequência de uma pandemia de gripe que se alastrou em 1918.


Max Weber e a teoria da ação social

O trabalho intelectual de Weber é influenciado por Kant e, sobretudo, por Nietzsche. Assim, Weber introduz uma Sociologia compreensiva, como uma forma de entender quais são as motivações, as vontades, desejos e os sentidos relativos às ações sociais.


Max Weber e a racionalização do mundo social

O processo de racionalização do mundo moderno se dá, conforme Weber, pelo crescente desenvolvimento científico e tecnológico que permite à humanidade o domínio da natureza. Com isso, as causas dos fenômenos naturais anteriormente atribuídas a seres transcendentes vão desaparecendo, fazendo com que ocorra um desencantamento do mundo.


Principais obras de Max Weber

Para Weber, a realidade social é complexa, multifacetada e desordenada. Assim, ela nunca pode ser reduzida a um conceito prévio e definido. Os conceitos tentam apenas captar uma parte, uma faceta dessa realidade que é por natureza complicada de ser entendida.


5 frases de Max Weber

Weber evitou formular definições e conceitos prévios ou definitivos. Sua preocupação, afinal, é com a realidade social complexa e sempre difícil de apreender completamente. Parte dessas suas ideias podem ser expressas em algumas de suas frases.


Entenda mais sobre o pensamento de Max Weber

As teorias de Weber são bastante extensas e complexas. Para complementar o seu estudo e aprofundar sobre as ideias weberianas, sugerimos alguns vídeos listados abaixo.


O que é status social?

O status social, como conceito sociológico, é uma posição ocupada por cada indivíduo na gama de relações da estrutura social em que ele vive. Essa posição pode ser elevada, mediana, desprestigiada.


Max Weber e o status social

Max Weber foi um grande estudioso da estratificação social. A palavra estratificação deriva de estrato, que, por sua vez, quer dizer camada.


Tipos de status social

Status social atribuído: independe da vontade de seu possuidor, é conferido a ele por circunstâncias alheias à sua vontade, como a família em que nasce, se é homem ou mulher, irmão mais velho ou mais novo.


Diferenças entre status social e papel social

Como já vimos, o status social determina nossa posição dentro de uma sociedade.

Leave a Comment