A influencia do esporte como açao social

image

Full
Answer

Qual é a importância social do Esporte?

O esporte pensado na perspectiva da educação integral se torna uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades e competências de crianças e jovens. Para debater o assunto, nos dias 9 e 10 de agosto, o I Congresso de Educação Esportiva: O Esporte e seu potencial transformador promove a oficina “Importância social do esporte”.

Por que o esporte é um fenômeno social?

Como qualquer outro elemento, o esporte enquanto fenômeno social vem se desenvolvendo gradativamente e pode-se observar que este possui um campo bastante abrangente visto que é um fenômeno universal. Neste sentido, o esporte “ […] tornou-se expressão hegemônica no âmbito da cultura corporal de movimento”.

Qual é o papel do esporte na sociedade?

O esporte como fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre outros. A prática deste envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.

Qual o papel do esporte na inclusão social?

Outro papel de inclusão social através do esporte é a questão da integração das pessoas portadoras de deficiência física.

image


Como o esporte influencia a sociedade?

A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.


Como o esporte influencia no comportamento social do indivíduo?

Sendo este considerado um instrumento de aprendizagem onde através das práticas esportivas os praticantes desenvolvem suas capacidades sociais, aspectos cognitivos, apresentam maior comunicação, fazem novas amizades e interagem com outras crianças.


Qual a importância do esporte para a inclusão social?

O esporte tem sido uma importante ferramenta quando o assunto é inclusão social. Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.


Como o esporte influencia as pessoas?

A prática regular de esportes e atividades físicas gera diversos benefícios ao corpo e à mente das pessoas em seu dia-a-dia, podendo funcionar como uma válvula de escape do estresse da rotina do trabalho e dos afazeres domésticos e prevenindo o envelhecimento na idade adulta, e evitando o sedentarismo e a obesidade, …


Qual é a importância do esporte na vida das pessoas?

São diversos os benefícios físicos e mentais: nosso ânimo melhora, temos mais disposição, há liberação de hormônios importantes para o organismo, e ajuda na parte estética, ou seja, troca a gordura por massa magra”, explica Nathali Oliani, nutróloga e médica do esporte.


Como o esporte pode ter um poder de inclusão social no Brasil?

As regras, as habilidades sociais e a superação dos próprios limites trabalhados durante os exercícios são qualidades que acabam fazendo parte da personalidade de quem o pratica. Isso auxilia na inclusão social com o fortalecimento da autoestima e na formação de um indivíduo mais consciente de si.


Como o esporte pode ser uma ferramenta de inclusão social?

Cria valores, desenvolve habilidades sociais, tira crianças das ruas e as leva para a escola em atividades saudáveis e que podem abrir novas possibilidades nas vidas dessas pessoas.


Qual é a função social do esporte?

O esporte como fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre outros. A prática deste envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.


Como o esporte influencia a cultura de um povo?

O esporte é a representação simbólica do homem em movimento, de suas pulsões, medos, angustias e desejos. O esporte é cultura humana, pois é estruturado como forma de linguagem que possibilita a comunicação e interação de diferentes pessoas, sociedades ou nações.


Como o esporte influencia de maneira positiva ou negativa na vida das pessoas?

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a atividade esportiva tem um vínculo direto com a saúde mental, e as consequências positivas são numerosas e concretas: redução do risco do consumo de drogas, tabaco e álcool, aumento da capacidade de resiliência, mudanças nos hábitos alimentares, aumento da qualidade do …


Como o esporte une os povos?

Por meio da atividade física é possível explorar respeito, amizade, excelência, disciplina, coragem, igualdade, determinação e inspiração, e até falar sobre o bullying, drogas, nutrição ou meio ambiente.

Leave a Comment