A inportancia do planejamento para a açao docente

image

Esse trabalho com o tema Planejamento: a importância do plano de trabalho docente na prática pedagógica visa desenvolver uma reflexão e uma ação conscientizadora da importância do planejamento. Estamos vivendo um momento histórico conhecido como “globalização” inseridos em uma “aldeia” global, dinâmica, tumultuada, repleta de informações e não de conhecimento, com uma velocidade surpreendente no campo da tecnologia.Não houve na história da humanidade um período como o que se vê agora. São desafios que nos levam a pensar e nos preocupar com o amanhã. Como se encontra a educação nesse novo contexto? Como será o futuro? Não se pode falar em tecnologias high tech sem mencionar a educação e nesse sentido é que vemos o quanto é importante o ato de planejar. Tem se observado que uma das dificuldades dos docentes diante dessa dinâmica globalizada é a elaboração e execução do seu plano de trabalho. Embora tendo boas intenções e ideias atraentes acabam recorrendo ao que já está posto nos materiais adotados como apoio, não havendo uma preocupação para a dinamização e atualização das realidades de uma sociedade globalizada. Procuramos buscar caminhos, partindo do pressuposto que se houver conhecimento e clareza na concepção e execução do plano de trabalho docente, as dificuldades com essa realidade serão amenizadas. Nosso trabalho de pesquisa foi desenvolvido com atividades de leitura, seminários e discussões, pesquisando vários autores que tratam do mesmo assunto.

Full
Answer

Por que o docente não realiza o planejamento?

Quando o docente não realiza o planejamento ele fica “perdido”, no que já foi trabalhado, e também em suas práticas diárias em sala de aula, o plano é fundamental para perceber o caminho percorrido e aonde se quer chegar, Mengolla e Sant’ana (2001, p.

Qual é o processo de planejamento da ação docente?

O processo de planejamento da ação docente é o plano didático. Em geral, o plano didático assume a forma de um documento escrito, pois é o registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes.

Qual a importância do planejamento para a docência?

O planejamento é um instrumento de fundamental importância para o exercício da docência, com a elaboração do plano é possível selecionar os objetivos com a turma, e efetivar eles nos procedimentos realizados durante as aulas.

Qual a importância do planejamento da Ação Educativa?

7) falam sobre um caso comum que acontece em algumas escolas, “infelizmente, apesar do planejamento da ação educativa ser de suma importância, existem professores que são negligentes na sua prática educativa, improvisando suas atividades”.

image


Qual a importância do planejamento na ação docente?

Vale ressaltar a importância do planejamento não só para atender uma exigência da legislação, mas como instrumento que possibilita ao professor prever ações de ensino voltadas para a realidade dos estudantes, tornando a ação de ensinar mais prazerosa e o aprendizado mais eficaz.


Qual o principal objetivo do planejamento docente?

O planejamento, no contexto escolar, é uma tarefa do docente que inclui tanto a previsão de atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.


Como o planejamento pode impactar a ação docente?

Quando há um planejamento de atividades pré-estabelecido, o docente tem mais condições de organizar suas aulas. Além de pensar no conteúdo a ser ensinado, o professor também tem mais facilidade para separar materiais necessários e reservar espaços da escola, por exemplo.


Qual o papel do planejamento para o a professor a?

O professor, ao planejar suas aulas, antecipa de forma coerente e organizada todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem, para que o trabalho a ser realizado se encaixe em uma seqüência, uma linha de raciocínio, em que o professor tem a real consciência do que ensina e quais os objetivos que espera atingir, para …


Quais são os objetivos de um planejamento escolar?

A finalidade de um planejamento escolar é definir o que será ensinado e por quais motivos, seguindo, claro, as normas municipais e estaduais, além das diretrizes da BNCC e o Projeto Político Pedagógico da instituição. Além disso, a escola tem o livre arbítrio para acrescentar seus próprios projetos e conteúdos.


Qual é o papel do planejamento?

Segundo Chiavenato (2004), o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas, além de quais objetivos serão alcançados, visando dar condições para que a empresa se organize a partir de determinadas análises a respeito da realidade atual e futura que se …


Como o planejamento pode ajudar no trabalho?

O planejamento e a organização das atividades do trabalho em equipe podem facilitar na execução das tarefas, reduzir o estresse e aumentar a produtividade. Contar com uma equipe eficaz pode ser a melhor forma de resolver problemas e concluir tarefas.


O que é um plano de ação docente?

O processo de planejamento da ação docente é o plano didático. Em geral, o plano didático assume a forma de um documento escrito, pois é o registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes.


Qual é a importância de um bom planejamento?

Um bom planejamento reduz o tempo com o acompanhamento e ações corretivas, pois previne riscos desnecessários e faz com que a execução seja mais assertiva. Ou seja, quando você planeja você não perde tempo, você investe tempo para ter um retorno no futuro.


Em que deve Orientar-se o planejamento do professor?

Defende-se que o planejamento requer participação e parte do pressuposto de que é preciso que os atores sociais envolvidos tenham consciência da sua necessidade e, com base nessa compreensão, articulem ideias para transformar a realidade na qual estão inseridos.


RESUMO

O planejamento é um instrumento de fundamental importância para o exercício da docência, com a elaboração do plano é possível selecionar os objetivos com a turma, e efetivar eles nos procedimentos realizados durante as aulas.


1. INTRODUÇÃO

O planejamento é uma ferramenta indispensável para o sucesso do trabalho do professor, a partir dessa ação é que ele pode registrar os objetivos a serem alcançados e os insucessos da sua turma, o plano propicia uma reflexão sobre a prática, já que cada ação irá gerar um resultado, que será analisado posteriormente.


2. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EM SALA DE AULA

O planejamento é importante para o sucesso das ações realizadas pelo professor em sala de aula, é por meio do planejamento que podemos perceber quais são as necessidades cotidianas dos alunos, o docente precisa realizar essa reflexão diária e registrar o que foi trabalhado, pois dessa maneira é possível acompanhar o desenvolvimento das atividades que foram trabalhadas..


3. AS ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

A função da coordenação pedagógica é muito abrangente, ela está diretamente ligada ao pedagógico, que é posto em prática pelo professor, o seu trabalho ajuda os docentes nas práticas desenvolvidas em sala de aula.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

O plano é uma ferramenta indispensável para qualquer professor que tem compromisso com a sua função, os docentes que acreditam que o planejamento é uma função burocrática, não conhecem a verdadeira finalidade do planejamento.

image

Leave a Comment