A lenda do açai de codajas

Lenda do açaí Segundo a lenda, havia uma aldeia indígena bastante populosa na Amazônia, mais especificamente na região onde hoje está localizada a cidade de Belém (PA). Devido ao grande número de pessoas, a oferta de alimentos era escassa e a cada dia se tornava mais difícil obter comida para todos.

Full
Answer


Quem foi o fundador de codajas?

Em 26 de Julho de 1865, o deputado Padre Bernardo Ivo de Nazaré Ferreira apresentou um projeto de lei à Assembleia Provincial e em 30 de junho de 1868 através da lei nº 175 passou a se chamar Fraguezia de Nossa Senhora das Graças de Cudajáz.


Quem foi o fundador de Codajás em que ano?

Nas imediações da localidade há numerosos lagos, entre eles o lago de Cudaiá (Miuá), onde em 1864 aportou o cidadão procedente de “Thuryassú”, no Maranhão, José Manoel da Rocha Thury, trazendo consigo várias famílias e lançando os fundamentos de Codajás, que muito contribuiu para o crescimento do lugar, implantando uma …


Como surgiu o município de Anajás?

A origem do município encontra-se no desenvolvimento da catequese que no período Brasil-Colônia, aonde os jesuítas sediados em Chaves estenderam suas missões para o interior da Ilha do Marajó. Coube ao padre Antônio Vieira penetrar a aldeia dos Anajás do topônimo indígena anajá- Inajá (palmeira).


Quantos anos tem Anajás?

AnajásMunicípio do BrasilFundação1886AdministraçãoPrefeito(a)Vivaldo Mendes da Conceição (PSDB, 2021 – 2024)27 more rows


Uma vez que havia necessidade de maior produção de borracha (Hévea brasiliensis), como matéria-prima para a fabricação de pneus de avião e em diferentes ramos da indústria bélica brasileira

Nos termos do Decreto-Lei nº5813 (14 de setembro de 1943), foram recrutados cerca de 15.000 homens por ordem do Presidente Getúlio Vargas, para produzirem borracha nos seringais da Amazônia.


Participação de codajaenses na Segunda Guerra Mundial

Durante o período em que o Brasil estava participando do conflito, o exército ia recrutando, gradativamente, os reservistas que já haviam prestado o serviço militar. Esses reservistas eram sorteados para inspeção em Manaus, em seguida, encaminhados para os treinamentos de guerra.


Segundo a lenda, o açaí surgiu para saciar a fome de uma tribo indígena que vivia na região onde atualmente se localiza a cidade de Belém (PA)

O açaí é o fruto extraído de uma palmeira típica da região Norte do Brasil. De forte cor roxa, o açaí é rico em vitaminas C e E, antioxidantes e fibras. Assim, o fruto ajuda a combater radicais livres e regular o intestino, previne problemas cardiovasculares e dá energia.


Lenda do açaí

Segundo a lenda, havia uma aldeia indígena bastante populosa na Amazônia, mais especificamente na região onde hoje está localizada a cidade de Belém (PA). Devido ao grande número de pessoas, a oferta de alimentos era escassa e a cada dia se tornava mais difícil obter comida para todos.

Leave a Comment