A lenda do açai para desenhar


Como é a lenda do açaí?

A lenda do açaí é uma lenda indígena que tem origem na Região Norte do Brasil. Diz a lenda que, nessa região, havia uma tribo cujo número de habitantes era bastante elevado. Por esse motivo, cada dia estava se tornando mais difícil conseguir uma quantidade de mantimentos suficiente para alimentar a todos.


Qual a origem do açaí?

Açaí é o fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea). Originária da região amazônica, além da fruta produzir um saboroso palmito, ele é muito rico em ferro energizante e, em seu estado puro, uma excelente maneira de se evitar o envelhecimento precoce.


Que descobriu o açaí?

O cacique Itaki então, mandou que apanhassem os frutos em alguidar de madeira, o qual amassaram e obtiveram um vinho avermelhado que foi batizado de açaí, em homenagem a Iaçã (invertido é igual a açai). Com o açaí, o cacique alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu sua ordem de sacrificar as crianças.


Qual é a lenda do milho?

Sobre a origem do milho há varias lendas indígenaS no Brasil e América espanhola. A lenda guarani conta a luta mortal entre dois guerreiros. Por uma determinação do grande espírito para que a tribo conseguisse comida, o vencido foi enterrado e de sua cova nasceu um vegetal, o milho.


Qual é a terra do açaí?

O açaí é uma fruta originária da mata nativa da Amazônia. Atualmente, 95% da sua produção se concentra no Pará. Enquanto na região Norte o açaí é servido como acompanhamento de pratos salgados, no restante do Brasil ele é mais conhecido pela polpa congelada que é usada como base para aquele creme roxo e delicioso.


Quando surgiu o açaí no Brasil?

O açaí é um alimento muito importante na dieta do nortista brasileiro, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia, é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, tendo sido introduzido no resto do mercado nacional durante os anos 1980 e 1990.


Por que o açaí é tão caro?

O litro pode ser encontrado por até R$ 25. De acordo com o doutor João Freitas, especialista em sistemas agroflorestais e no cultivo do açaí, um dos motivos do alto preço do produto é a falta do apanhador, o homem que faz a coleta do fruto no açaizeiro. “Outro ponto importante é o período de chuva.


Qual é o nome científico do açaí?

Euterpe oleraceaAçaí palm / Nome científico


Tem açaí fora do Brasil?

Além dos Estados Unidos e Japão, o açaí também conseguiu encantar os australianos e europeus. De acordo com a reportagem de 2019, do portal G1, a Austrália, seguida da Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Portugal, compõem a lista dos 10 países que mais recebem as exportações do nosso açaí no mundo.


Por que o milho é sagrado?

O milho é um dos alimentos sagrados Guarani Mbya! Sua plantação é fértil nas regiões em que os Guarani costumam viver, e portanto o milho é um alimento muito antigo na tradição Guarani. Os Guarani Mbya se consideram os guardiões do milho, buscando defender as condições territoriais para plantarem este alimento sagrado.


Como surgiu a rainha do milho?

O Concurso “Rainha do Milho” Seguindo tradições de outros festejos, a empresária Lia Brochado incentivou a realização de um concurso de beleza, no qual três representantes da sociedade patense concorreriam ao título de “Rainha do Milho”.


Qual é a origem do milho?

O milho como conhecemos hoje não surgiu de repente. Ele teria se desenvolvido a partir de outra planta: o teosinto. Os dois fazem parte da mesma família, a das gramíneas. Bem perto da capital mexicana, no município de Texcoco, fica o Cimmyt, Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo.


Curiosidades sobre o açaí

O açaí é um fruto comestível de cor roxo-escura, que consiste em uma pequena baga de formato arredondado e que cresce em uma palmeira de até 30 metros de altura.


Quiz do folclore

Não pare por aqui! O Toda Matéria selecionou uma série de textos riquíssimos sobre as lendas brasileiras e o folclore para ajudar você a ampliar os seus conhecimentos.


A Sereia Iara

A Lenda da Iara, também conhecida em varias regiões do Brasil como a Lenda da Mãe d’água, faz parte do folclore brasileiro e de origem indigna, mas precisamente na região norte do Brasil (Amazônia).


Desenhos da Iara colorido para imprimir

Os índios da Região Amazônica contam que a Iara era uma índia guerreira, de uma beleza exuberante. Todos os seus irmãos tinham inveja dela, já que o pai, o cacique da tribo, a elogiava muito. Um dia, os irmãos resolveram matar Iara, mas ela ouviu o plano e revidou, matando todos os irmãos em sua própria defesa.


Desenhos variados da Sereia Iara para colorir e imprimir

Iara, Sereia Iara, ou ainda Mãe-d’água, segundo o folclore brasileiro, é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é parda, possui cabelos longos e verdes, e olhos castanhos.

Leave a Comment