A lendas do açaí é do amazonas

O sol e a lua são os protagonistas da lenda sobre a origem do rio Amazonas A sofrida Lua não conseguia misturar suas lágrimas às águas bravas do mar. Foi quando algo estranho aconteceu.

Full
Answer


Qual é A lenda do Pirarucu?

O Pirarucu era um índio guerreiro da nação dos Nalas. Este jovem índio era muito valente, orgulhoso, vaidoso, injusto e gostava de praticar a maldade. Foi então que o Deus Tupã resolveu castigá-lo por todas as suas maldades e pediu à Deusa Luruauaçu que fizesse cair uma grande tempestade, e assim aconteceu.


Qual a lenda do açaí?

A lenda do açaí é uma lenda indígena que tem origem na Região Norte do Brasil. Diz a lenda que, nessa região, havia uma tribo cujo número de habitantes era bastante elevado. Por esse motivo, cada dia estava se tornando mais difícil conseguir uma quantidade de mantimentos suficiente para alimentar a todos.


Qual a lenda das Amazonas?

Segundo A Lenda das Amazonas, ele teria avistado, no pretenso reino das Pedras Verdes, mulheres semelhantes às acima descritas, conhecidas pelos indígenas como Icamiabas, expressão que tinha o sentido de ‘mulheres sem marido’. Contam os índios que estas guerreiras teriam atacado a esquadra hispânica.


Quais são as lendas do rio Amazonas?

8 lendas amazônicas para você conhecerLenda da Cobra Grande. Também conhecida como Boiúna, a lenda conta a história de uma cobra gigantesca que habita os grandes rios da Amazônia. … Lenda do Uirapuru. … Lenda da Mandioca. … Lenda do Açaí … Lendas do Lobo-Guará … Lenda da Vitória-Régia. … Lenda do Rio Amazonas. … Lenda do Curupira.


Quando surgiu a lenda do açaí?

Conta a Lenda que há muito tempo atrás, quando ainda não existia a cidade de Belém, vivia neste local uma tribo indígena muito grande. Como os alimentos eram insuficientes, tornava-se muito difícil conseguir comida para todos os índios da tribo. Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel.


Qual é a origem do açaí?

Açaí, típico da região Amazônica, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae) é muito utilizado pelos habitantes no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes.


Quem é a rainha das Amazonas?

As amazonas da mitologia grega repudiavam o casamento Na mitologia grega, a rainha das amazonas era Hipólita. Ela recebeu do pai, Ares, um cinturão mágico. O nono dos 12 trabalhos de Hércules foi obter justamente esse cinturão. Hércules lutou com Hipólita e matou-a para pegar o cinturão.


O que é ser uma amazona?

Significado de Amazona substantivo masculino plural Índias guerreiras que teriam sido encontradas pelos colonizadores da América do Sul. [Geografia] Estado brasileiro situado no norte do Brasil, tem como capital Manaus e abriga a maior parte da Floresta Amazônica: nasceu no Amazonas.


Qual é a origem do nome Amazônia?

Significado de Amazônia Etimologia (origem da palavra Amazônia). Por influência de amazonas; do latim amazon,inis; pelo grego amazon, mulher guerreira, que segundo lendas antigas queimava o seio direito para facilitar o uso do arco.


Qual a importância das lendas amazônicas?

Os mitos amazônicos estão na sua maioria relacionados com a preservação da natureza e da capacidade de uma convivência pacífica do homem com o meio ambiente.


O que diz a lenda do Curupira?

Diz a lenda que Curupira é um anão forte e ágil, de cabelos ruivos, pés virados para trás e muito travesso. A principal característica desse personagem do folclore brasileiro são suas pegadas invertidas, usadas para confundir os caçadores que tentam capturá-lo.


Qual a lenda do lobo guará?

Por ser um animal arisco e ladino, muitos acreditam que o lobo-guará tem poderes mágicos. Ele aparece e, num piscar de olhos, desaparece. É difícil vê-lo ou capturá-lo. Esse padrão misterioso nas ações o coloca, para os crentes, lado a lado com os espíritos do cerrado.


O que significa açaí na língua indígena?

AÇAÍ – Do tupi ia-cai, fruta que chora. 1. Fruto do açaizeiro, palmeira típica do Pará e Amazonas, que se disseminou por toda a região, alcançando o Maranhão e as Guianas.


Qual é a lenda do milho?

Sobre a origem do milho há varias lendas indígenaS no Brasil e América espanhola. A lenda guarani conta a luta mortal entre dois guerreiros. Por uma determinação do grande espírito para que a tribo conseguisse comida, o vencido foi enterrado e de sua cova nasceu um vegetal, o milho.


Qual é o nome da árvore do açaí?

Euterpe oleraceaeaçaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.


Qual é a lenda do guaraná?

A lenda do Guaraná tem origem na região norte do Brasil e é uma das mais populares do nosso folclore. O guaraná é um fruto originário da Amazônia. Segundo a lenda folclórica da região, ele é originalmente os olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente quando estava apanhando frutos na floresta.


O que são as lendas?

Todos nós sabemos o que são lendas, por termos tido contato com elas. Mas, para dar uma explicação mais técnica, lendas são histórias fantasiosas em geral transmitidas oralmente de geração para geração.


Lendas e mitos da Amazônia

A Amazônia é origem de muito mistério para todos nós. Afinal, a ideia de uma floresta sem fim, com inúmeros seres, animais, plantas e comunidades sobre as quais não temos muitas informações, faz com que tenhamos sempre essa relação de interesse.


A importância das lendas para a nossa cultura

Tem gente que acha que as lendas são só histórias contadas, que passam de geração para geração. Mas, além da função de entreter, as lendas são fundamentais para a educação dos povos.


Lendas do Folclore da Amazônia

As lendas fazem parte daquilo que podemos considerar conhecimento e cultura popular. E isso tem um nome: folclore, uma palavra que tem origem inglesa e faz parte do nosso vocabulário há muito tempo.


8 lendas amazônicas para você conhecer

Se você não conhece ou precisa de um empurrãozinho para lembrar, aqui vão oito lendas muito importantes que os povos da Amazônia criaram e disseminaram para demonstrar a compreensão que eles têm do mundo, da natureza e daquilo que os cercam.


Que lendas da Amazônia existem até hoje?

Muitas das lendas que contamos aqui ainda fazem parte do dia a dia de inúmeras comunidades na Amazônia. Mas ainda há mais: a lenda do Boto, por exemplo, faz parte do imaginário e das conversas à beira do rio em diversos lugares.


Matinta Pereira

Se você ouvir um assobio assustador que não te deixa dormir, você precisa dizer “Matinta, pode passar amanhã aqui para pegar seu tabaco”. E, efetivamente, oferecer fumo ou tabaco para essa senhora.


Boiúna

Boiúna, ou Cobra Grande, é realmente uma cobra gigante e ameaçadora que ao rastejar deixa no solo os seus sulcos que se transformam em igarapés. E ao invés de ficar nas florestas, em dado momento ela passa a viver nas profundezas dos rios, sendo capaz de se transformar em embarcações ou diferentes seres.


A lenda de Piripirioca

Essa lenda conta a história de um homem muito cheiroso que encantou as índias de uma tribo. Elas queriam conquistá-lo, mas ele ainda não estava preparado para o amor. Dessa forma, elas esperaram que ele retornasse, mas apenas o seu cheiro permaneceu no vento.


A lenda de Uirapuru

Uma donzela apaixonada atingiu uma flecha em um lindo pássaro de pluma vermelha e canto encantador. Então, ele se transformou em um belo e forte guerreiro. Contudo um feiticeiro morto de ciúmes lançou um feitiço e fez com que o jovem desaparecesse, deixando apenas o seu lindo canto na mata.


Lenda do açaí

Uma tribo muito numerosa estava com poucos alimentos. Assim, o cacique decidiu sacrificar todas as crianças que nascessem para controlar a população. Uma índia chamada Iaçã teve a sua filha sacrificada e ficou extremamente triste.


Lenda do Mapinguari

O Mapinguari é um gigante cheio de pelos, com um olho na testa e a boca no umbigo. Ele costuma deixar um rastro de destruição por onde passa e, inclusive, imita o mesmo som feito pelos caçadores.


Muiraquitã

O muiraquitã é um artesanato, normalmente, em forma de animal, que no passado as índias sem marido ofereciam aos seus amados. Após terem uma noite de amor com os guerreiros, elas pegavam um barro verde do fundo do rio e faziam o muiraquitã na forma de tartaruga, sapo ou outros animais.


Guaraná

Um casal de índios pertencente a tribo Maués, vivia junto por muitos anos sem ter filhos. Um dia eles pediram a Tupã para dar a eles uma criança para completar suas vidas. Tupã, sabendo que o casal era cheio de bondade, lhes atendeu o desejo dando a eles um lindo menino.


Curupira

Guardião das florestas e dos animais, o Curupira é um pequeno ser com traços de índios, cabelo de fogo e os pés virados para trás que possui o dom de ficar invisível. Dizem que é o protetor daqueles que sabem se relacionar com a natureza, utilizando-a apenas para a sua sobrevivência.


Lenda da origem da lua

Manduka namorava sua irmã. Todas as noites ia deitar com ela, mas não mostrava o rosto e nem falava, para não ser identificado. A irmã, tentando descobrir quem era, passou tinta de jenipapo no rosto de Manduka. Manduka lavou o rosto, porém a marca da tinta não saiu. Então ela descobriu quem era. Ficou com vergonha, muito brava e chorou bastante.


Nascimento do rio Amazonas

Há muitos anos, existia na selva amazônica dois noivos apaixonados que sonhavam ser um casal. Ela vestia-se de prata e seu nome era Lua. Ele vestia-se de ouro e o seu nome era Sol. Lua era a dona da noite e Sol era dono do dia.Havia porém, um obstáculo para aquele namoro: se eles se casassem o mundo se acabaria.


A lenda do Muiraquitã

A Lenda conta que as amazonas ou Icamiabas, as nossas índias guerreiras, encontravam-se uma vez por ano com seus parceiros no lago Jaciunará, conhecido até hoje como Espelho da Lua, para um banho nupcial.


Lenda do boto rosa

A lenda do boto é mais uma crença que o povo costumava lembrar ou dizer como piada quando uma moça encontrava um novo namorado nas festas de junho.
É tradição junina do povo da Amazônia festejar o nascimento de Santo Antonio, São João e São Pedro.

Leave a Comment