A mãe que amamenta pode tomar açaí

image

Quais são os alimentos que as mães devem consumir durante a amamentação?

A maioria dos médicos sugere que durante a amamentação as mães devem limitar o consumo de cafeína (incluindo café, chás, refrigerantes, bebidas energéticas, chocolate, etc.) para não mais do que 300 mg por dia (cerca de 3 xícaras de café por dia).

Quando é necessário interromper a amamentação?

No caso de ser necessário realizar o tratamento com algum desses remédios, o uso deve ser feito somente com indicação e orientação médica, sendo necessário interromper a amamentação.

Por que os chás não devem ser tomados durante a amamentação?

Alguns chás que podem diminuir a produção de leite materno são: Outros chás como o chá de pêssego, sabugueiro-do-Brasil e o abacateiro também devem ser evitados durante a amamentação, pois podem diminuir a produção do leite materno.

O que comer durante a amamentação?

As vitaminas também são excretadas no leite, por isso indica-se um aumento no consumo das mesmas durante o período de amamentação. Mais uma vez, uma dieta variada, rica em frutas, verduras, legumes e carnes é suficiente para repor essas necessidades.

image


Existem muitas dúvidas sobre amamentação, tantas que por mais que se escreva, sempre teremos novas

Diariamente mães enviam suas dúvidas sobre amamentação e tento respondê-las sempre utilizando os critérios mais atualizados sobre o tema, bem como livros de apoio sobre aleitamento, tanto brasileiros quanto internacionais e, claro, respaldando meu conhecimento em pesquisas científicas.


Dúvidas sobre amamentação e Mitos sobre amamentação andam de mão dadas

Esta lista de mitos sobre amamentação poderia ser enorme. Além das dúvidas sobre amamentação acima e como resolvê-las, resolvi listar 5 mitos sobre amamentação que toda mãe deveria saber para começar.


Chás que podem passar para o leite

Os chás que podem passar para o leite materno podem não só alterar o sabor e dificultar a amamentação, mas também prejudicar a saúde do bebê e, por isso, não devem ser consumidos durante a amamentação.


Chás seguros durante a amamentação

Antes de escolher o tipo de chá, é importante realizar uma consulta com um médico ou profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais, para evitar prejuízos à saúde no bebê.


Amamentar é tornar tangível este amor de forma líquida, quente, aconchegante e doce

E é com esta referência de primeiro amor que seu bebê seguirá a vida a partir dali. Se tornará também uma pessoa capaz de transmitir este amor para outras pessoas e de outras formas, mas a forma não importa, a mensagem vale mais.


2 anos, 3 anos ou mais, não importa

Você é mais do que datas e tempos pré-determinados. Para amamentar não precisamos definir prazos e nem ao menos nos apressar, só precisamos seguir e nada mais.


Introdução

As mulheres lactantes têm uma incrível capacidade de produzir leite materno em quantidade e qualidade suficientes para o bebê, mesmo que não estejam se alimentando adequadamente.


Peso materno durante o aleitamento

As alterações de peso nas mulheres lactantes são muito variáveis. Habitualmente, uma gradual perda de peso ocorre durante os primeiros seis meses de amamentação.


Ingestão de líquidos

As lactantes produzem em média 750 a 800 ml de leite materno por dia. Muitas mulheres têm dúvidas sobre qual o volume de água que elas devem beber durante o período de aleitamento materno, de forma a não prejudicar a produção de leite. Não é preciso quantificar o volume de líquidos que você bebe ao longo do dia.


Nutrientes recomendados

Na maioria dos casos, a dieta habitual da mãe é mais do que suficiente para manter um bom estado nutricional do bebê e dela mesma. O aumento da fome é um excelente mecanismo para que inconscientemente o consumo de calorias, proteínas e outros nutrientes se eleve, atingindo valores desejáveis.


Bebês que não toleram certos alimentos

A maioria das mães pode comer uma grande variedade de alimentos, incluindo os picantes, sem que isso cause qualquer reação ao seu bebê.

image

Leave a Comment