A melhor maneira de cultivar açai

image

Qual a melhor forma de cultivar a árvore?

Se plantar sementes, retire a casca e coloque-as a uma profundidade de 2,5 cm e a uma distância de 5 cm entre cada uma. Use o dedo para fazer buracos no solo. No cultivo por estaquia, enfie a parte cortada do galho na terra, afundando ⅓ do comprimento em um vaso com mais ou menos 60 litros.

Quais são as formas de cultivar as plantas?

Algumas formas de cultivar as plantas são: Direto na terra: ideal para quem tem quintal com espaço, nesse modelo tradicional as sementes ou mudas são plantadas direto na terra. Vasos: vasos são alternativas práticas tanto para quem mora em casa quanto em apartamento, com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.

Qual a melhor adubação para a cultura do açaí?

Caso seja detectada alguma deficiência nutricional, uma nova adubação deverá ser realizada. Se houver ausência de micronutrientes, faça adubação foliar. Para mais dicas de solos, sistemas de plantio e adubação para a cultura do açaí, acesse esses livros sobre a cultura do açaí e o seu sistema de produção . Tabela 1.

Qual a melhor forma de cultivar a árvore do quintal?

Se a sua região for quente e nunca chegar a temperaturas negativas, dá para cultivá-la diretamente na terra do quintal, em um solo com a mistura correta. Se plantar sementes, retire a casca e coloque-as a uma profundidade de 2,5 cm e a uma distância de 5 cm entre cada uma.

image


Como cuidar de um pé de açaí?

Quando ácidos e pobres em nutrientes, os solos necessitam de calagem e adubação. Aplique o calcário para elevar a saturação por bases a 60%, distribuindo-o uniformemente sobre a superfície do terreno e incorporado com gradagem cerca de 20 a 30 dias antes do plantio das mudas.


Como plantar e cuidar de açaí?

Para seu correto cultivo, o terreno deve ser levemente inclinado, para facilitar a marcação das linhas de plantio e favorecer a conservação do solo. A textura deve ser média, porém, solos de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, deve-se optar por áreas já utilizadas com plantios sucessivos.


Qual é o melhor adubo para pé de açaí?

– Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova) ou torta de mamona (1 litro por cova), em covas de 40 x 40 x 40 centímetros.


Qual é a melhor lua para plantar açaí?

Considera-se que é melhor semear plantas que dão frutos acima da terra durante a Lua Crescente, e as que dão frutos abaixo da terra, durante a Minguante.


Quanto tempo leva para produzir um pé de açaí?

período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare.


Qual o clima ideal para plantar açaí?

clima tropicalO clima ideal para o desenvolvimento pleno da cultura Sendo o Brasil, na sua maior parte, um país de clima tropical, o açaizeiro poderá ser cultivado em uma ampla faixa territorial, contanto que a temperatura média não seja inferior a 18ºC e o regime de chuvas seja de 1500 mm anuais.


Como fazer adubo de açaí?

1:264:56Suggested clip · 46 secondsCAROÇO DO AÇAÍ: ADUBO E FONTE DE RENDA – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Quando usar NPK nas plantas?

Por exemplo, durante os meses de outono e inverno, as plantas diminuem suas atividades e precisam de menos adubo; ou seja, os meses chuvosos são os ideais para o uso de fertilizante NPK — nos demais, recomenda-se a adubação natural.


Qual a distância de um pé de açaí para o outro?

Os espaçamentos indicados para o cultivo do açaizeiro solteiro visando à produção de frutos são baseados em observações de natureza prática, sendo os mais utilizados: 5 m x 5 m e 6 m x 4 m, com o manejo de 3 a 4 estipes por touceira (Tabela 1).


O que é bom para plantar na Lua Nova?

Veja o que é bom plantar na lua nova: espinafre; cebolinha; banana; plantas medicinais….Isso porque existem aqueles que crescem embaixo do solo, como os tubérculos e as raízes, por exemplo:cenoura;rabanete;batata;beterraba;inhame.


É bom plantar na Lua Nova?

Lua nova. Nessa fase, o sol, a Terra e a lua estão completamente alinhados, somando forças gravitacionais. Isso faz com que a seiva dos alimentos plantados seja “puxada” para cima, em direção ao caule. Esta fase é boa para o plantio de árvores com o intuito da produção de madeira.


O que se planta em cada fase da lua?

A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).


Relacionadas

Extrapolando as vantagens para a saúde, ter uma horta em casa traz também benefícios para o bolso: cultivando os vegetais, você evita gastar com compras em supermercados e feiras.


Onde plantar

Falta de quintal não é motivo para não ter horta! Casas com pouco espaço ou apartamentos também podem dispor de um cantinho para o plantio de uma horta – basta escolher um local que receba algumas horas de luz solar direta.


O que plantar

A variedade de verduras, vegetais, ervas e temperos possíveis de cultivar em casa é muito grande! Para chegar nas escolhas ideais para você, é preciso levar em conta o espaço disponível, suas preferências e os cuidados que cada espécie exige.


Controle de pragas

Até mesmo as pequenas hortas caseiras estão sujeitas a pragas. Felizmente, como as proporções são menores, também torna-se mais fácil controlar o problema e manter as plantas saudáveis sem grandes transtornos.


5 aspectos importantes para considerar

Além das indicações de cultivos e observações das necessidades de cada espécie de planta, algumas dicas gerais podem ajudar a melhorar ainda mais a qualidade e o desenvolvimento da sua horta caseira. Confira alguns pontos que devem ser levados em consideração:


As cores das hortaliças e a saúde

Montar um prato colorido é uma arma poderosa para quem busca uma alimentação saudável: as substâncias que dão cores às plantas podem ser também substâncias essenciais à saúde do nosso organismo. Pensar nisso pode dar uma boa ideia de que hortaliças selecionar para a sua horta.


Onde comprar sementes

Os vegetais da horta podem ser plantados em mudas ou sementes. Quem optar por trabalhar com sementes pode encontrar vários sites para fazer a compra sem sair de casa! Confira algumas opções:


5 de dezembro de 2018

O cultivo outdoor (ao ar livre) é pouco praticado no Brasil por motivos óbvios: a proibição da cannabis e o consequente risco de ser preso simplesmente por cultivar uma planta.


Escolha um local discreto para cultivar

Se você quer colher o seu cultivo após meses de cuidados diários é bom escolher um local discreto para não ter nenhum problema ao longo do crescimento das suas plantas.


Cuidado redobrado com pragas

Além de ficar exposto ao clima, o cultivo outdoor também exige cuidado redobrado com as pragas que podem vir a atingi-lo. Afinal, essas plantas ficarão dia e noite em um local aberto e por isso é bom sempre ficar atento ao surgimento de qualquer marca nas folhas da planta, no caule ou em qualquer outra parte.


Como iniciar o plantio de goiaba?

A minha primeira recomendação para você que está querendo plantar goiaba, é que busque o máximo possível de conhecimento na área, investindo assim em cursos e treinamentos a respeito do plantio, cultivo, controle de pragas e colheita da goiaba.


Como plantar goiaba?

Assim que você decidir que irá realmente plantar goiaba em suas terras, é necessário coletar uma amostra e levar para fazer uma analise em um laboratório. Assim, o agrônomo poderá lhe informar os tipos de adubos e a quantidade correta a ser colocada na terra para iniciar sua plantação de goiaba.


Cuidados com a plantação de goiaba

Para quem ainda não sabe como plantar goiaba, é importante entender que existem certos cuidados necessários para que as goiabeiras possam atingir um bom patamar e produzir goiabas de qualidade. Um desses cuidados é com a construção de queba-ventos, visando diminuir o vento direto na plantação, pois isso pode prejudicar o crescimento das goiabas.


Colheita e venda da goiaba produzida

O período de colheita tradicional é entre os meses de Janeiro e Abril. Este serviço deve ser feito com cuidado para não danificar as frutas, portanto tudo costuma ser feito de forma manual e sempre pela manhã que é o melhor horário para colher as goiabas no pé.


Vale a pena plantar goiaba hoje em dia?

Mesmo já havendo uma grande quantidade de pequenos produtores de goiaba espalhados por todo o Brasil, ainda sim essa é uma fruta com boa demanda por conta da sua grande utilização nos mais diversos tipos de produtos alimentícios, então costuma ter sempre uma boa vendagem.

image

Leave a Comment