A moda agora é beber leite com granola e açai

image

Qual é a melhor granola para o seu dia a dia?

Granola com iogurte, uma combinação clássica e irresistível. Como o iogurte é cremoso, com pouca água em sua composição, ele garante a crocância dos grãos e dessa forma, você se sente satisfeito, isso porque ao mastigar com firmeza os alimentos, nosso cérebro capta os sinais de que estamos nos alimentando e, assim, a sensação de saciedade aparece.

Quais são os alimentos que podem conter granola?

Pode conter centeio, castanha de caju e castanha-do-pará. Contém glúten A granola é um alimento saudável e rico em fibras, como você verificou neste artigo, entretanto, combinar os saborosos grãos com outros alimentos garante ainda mais nutrição, além de fornecer uma refeição completa para o seu organismo.

Qual a importância da granola para o emagrecimento?

Aliada no emagrecimento: a granola atua no metabolismo dos carboidratos (absorção é mais lenta) e aumenta a sensação da saciedade, podendo, assim, contribuir para o processo de emagrecimento quando consumida dentro de uma dieta equilibrada.

Qual a quantidade ideal de fibra alimentar para granola?

A quantidade ideal de fibra alimentar para uma granola deve ser ≥ 3g por porção. Quanto mais fibra alimentar, maiores serão os benefícios da granola para o organismo. Mas, vale lembrar que quanto mais fibra, mais calorias. Então, é necessário comer com moderação e na quantidade certa”, acrescenta.

image


Benefícios da granola

A granola, além de fornecer calorias, é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais como ferro, cálcio, potássio, zinco e magnésio. O valor nutricional da granola depende dos ingredientes usados na sua preparação.


Granola engorda?

A granola normalmente é preparada com açúcar mascavo ou com mel, além de conter ingredientes que, apesar de serem saudáveis, possuem grande quantidade de calorias, e, por isso, o seu consumo em grandes quantidades pode favorecer o aumento de peso.


O que é feito a granola?

A granola é basicamente um mix de cereais (aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, floco de arroz e floco de milho), de frutas secas (banana passa e uva) e oleaginosas (amêndoas, castanhas e nozes).


É saudável comer granola?

Como a granola é composta principalmente por carboidratos provenientes de cereais integrais, sementes e grãos, ela apresenta menor índice glicêmico, desde que não seja adoçada com quantidades grandes de açúcar ou mel.


Granola ajuda a emagrecer?

Pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento, desde que você esteja fazendo uma alimentação voltada para esse objetivo. Isso porque é um alimento fonte de fibras, tem uma boa quantidade de gorduras boas e proteína também, o que vai contribuir com a saciedade e um intestino mais saudável.


Toda granola é saudável?

Não necessariamente. Por isso, é importante verificar a embalagem do produto e conferir os componentes nutricionais. Se houver muito acréscimo de sal e açúcar, ela pode ser prejudicial ao funcionamento do organismo. Granola saudável é aquela rica em fibras e com pouca quantidade de açúcar.


Quanto posso consumir por dia?

Depende! Dependerá principalmente do seu objetivo e do dia alimentar. Mas a indicação é consultar com um nutricionista primeiro antes de incluir esse e outros alimentos na sua dieta. E bom, não faz mal comer granola todos os dias, basta dosar a quantidade diária nas refeições.


Granola salgada x granola doce

Existe a granola doce e a salgada. A doce é a mais conhecida. É composta, como já citado anteriormente, por um mix de frutas secas, cereais e oleaginosas. Mas é possível obter a versão salgada.


Granola pode engordar?

Nenhum alimento sozinho será capaz de te engordar ou te fazer emagrecer! Porém, se ela for consumida em excesso e/ou dentro de um padrão alimentar não saudável, ela poderá sim contribuir com o seu ganho de peso. Portanto, como qualquer alimento, deve haver um equilíbrio no seu consumo.


2. Granola funciona como ótimo topping de açaí

Nos dias mais quentes de verão nada melhor que um bom açaí para refrescar, né? Você pode bater a fruta congelada com banana e mel, por exemplo (em vez de usar xarope de guaraná) e depois adicionar a granola como topping.


3. Misture frutas picadas com granola para o lanche

Uma boa dica para o lanche da tarde é fazer um mix de frutas – mamão, manga, morango, banana e maçã picados, por exemplo – e, depois, acrescentar a granola por cima. Essa é uma alternativa de lanche bem nutritiva e rápida de fazer, além de ser uma das combinações com granola mais harmônicas que tem.


4. Já pensou em incrementar saladas com a granola?

Engana-se quem pensa que a granola serve apenas para o café da manhã ou lanche. Ela também pode ser usada no almoço junto com as saladas! Prepare um prato com vegetais folhosos (alface, rúcula, agrião e espinafre), tomate, cebola, legumes, adicione um molho light (pode ser azeite mesmo) e, por fim, incremente com a granola.


5. Adicione granola aos mousses de frutas

Tem gente que ama comer mousses de sobremesa, né? As opções de maracujá, limão e chocolate, por exemplo, fazem bastante sucesso e até podem ser incrementadas com a granola. Coloque a mousse em um pote, polvilhe a granola por cima e prontinho! Os cereais dão uma textura diferenciada à sobremesa e concedem mais sabor.


6. Você também pode usar a granola em sanduíches

Muita gente não sabe, mas a granola também harmoniza superbem com sanduíches. Na hora de montar esse lanche, você pode rechear o pão com uma pasta light (de ricota com espinafre, por exemplo), alface, tomate, um molhinho e a granola para dar o toque final.


Mediana

Chamamos de mediana o elemento que está no centro do rol, ou seja, o elemento que o divide ao meio. Caso o rol tenha um número par de elementos, a mediana ocorrerá pela média aritmética dos dois elementos centrais.


Exercícios

Questão 1 – O dono de uma creche realizou um levantamento das idades de seus alunos, encontrando os seguintes anos: (2, 2, 2, 3, 3, 5, 5, 6, 7, 8). Determine a média, moda e mediana dessa sequência.


De olho na composição da Granola

A granola feita com aveia e outros cereais, tem alta concentração de fibras e ferro, enquanto as castanhas e sementes contem proteínas e gorduras insaturadas que são benéficas ao coração.


Dicas para aproveitar os benefícios da granola

Quando feita com ingredientes balanceados, a granola oferece muitos benefícios para a saúde, mas é preciso estar atento à sua composição. Isso porque dependendo do tipo de gordura e da quantidade de açúcar, ela pode tornar-se um inimigo à saúde e à dieta.


Benefícios da granola, p ara que serve e propriedades

Seu consumo pode auxiliar na regulação da digestão e na melhora da saúde. Confira a seguir 8 benefícios que o consumo da granola pode te proporcionar.


Receitas de granola

Você pode conferir aqui todas as receitas de granola disponíveis. Veja abaixo uma receita legal que é rápida e deliciosa para quem gosta de canela e coco.


Informação nutricional da granola

Veja abaixo a informação nutricional de uma granola caseira simples composta por aveia em flocos, flocos de milho, semente linhaça, castanha de caju e castanha do Brasil, damasco seco, uva passa e canela.


Granola simples

1. Granola com amêndoas: quem é fã de amêndoas vai amar essa versão de granola. Atenção para os ingredientes: amêndoas inteiras com pele, lascas de coco, açúcar mascavado claro, óleo de girassol, água mineral, essência de baunilha, canela, flocos de aveia finos, farinha de aveia e sementes de girassol.


Granola com ingredientes extras

12. Granola com banana: tem bananas maduras aí na sua casa e você quer fazer algo diferente com elas? Então prepare essa deliciosa granola e garanta um café da manhã saboroso e muito saudável! Os ingredientes são: aveia em flocos, castanha-do-pará, açúcar mascavo, sal marinho, óleo de coco, mel, essência de baunilha e banana madura.


Granola especial

22. Granola sem açúcar: e se você quer deixar a sua granola ainda mais saudável aposte nessa versão sem açúcar. Confira os ingredientes: flocos de arroz, coco ralado, canela, castanhas do pará picadas, óleo de coco, melado, uvas passas e chia. Dica para quem é diabético: pode substituir o melado por açúcar de coco!

image

Leave a Comment