A moreninha açao modificadora

Qual a diferença entre A Moreninha e Augusto?

Apesar da pouca diferença de idade em relação às suas primas, a Moreninha é caracterizada de forma muito diferente delas: como uma moça brincalhona, espontânea e doce. Tanto ela quanto Augusto são um pouco infantilizados na narrativa. Um dos fatos que guia a história é a lenda da gruta.

Como é a história da Moreninha?

Como resultado, todas as mulheres que estão presentes na reunião se afastam dele, com exceção de D. Carolina, mais conhecida como “a moreninha”. Depois desse incidente no jantar, Augusto se sente sozinho e procura D. Ana para conversar.

Qual foi a primeira novela da Moreninha?

Em relação ao elenco, Sônia Braga interpretou a moreninha, David Cardoso interpretou Augusto e Nilson Condé interpretou Filipe. Exibida como telenovela no horário das 18h pela Rede Globo, A Moreninha foi pela primeira vez ao ar em outubro de 1975.


Resumo

O romance A Moreninha conta a história de amor entre Augusto e D. Carolina (a moreninha). Tudo começa quando Augusto, Leopoldo e Fabrício são convidados por Filipe para passar o feriado de Sant’Ana na casa de sua avó. Os quatro amigos estudantes de medicina vão para a Ilha passar o feriado e lá encontram D.


Contexto

Sobre o autor
Joaquim Manoel de Macedo é um médico que nunca exerceu a profissão, pois dedicou sua vida à literatura. Tornou-se o autor mais lido no Brasil de sua época, sua obra representava a classe média carioca que habitava a corte em meados do século XIX.


Análise

O romance A Moreninha é um clássico da nossa literatura e representa a narrativa romântica com características nacionais. O Romantismo, como grande parte dos movimentos literários, tinha força na Europa. A obra de Joaquim Manuel de Macedo dá os primeiros passos para o Romantismo tipicamente brasileiro.


Análise da Obra

O romance romântico A Moreninha inaugurou o romantismo no Brasil. Foi primeiramente publicado nos folhetins, ou seja, semanalmente era lançado um capítulo ao público.


Filmes e Telenovelas

A obra A Moreninha foi adaptada para cinema em dois momentos: 1915 e 1970. Além disso, o romance inspirou a criação de duas telenovelas, uma que estreou em 1965 e outra, em 1975.


Joaquim Manuel de Macedo, o autor mais conhecido do Rio de Janeiro

Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí, no Rio de Janeiro, em 1820. Embora tenha se formado em medicina, ele nunca exerceu a profissão porque preferiu se dedicar à literatura.


Resumo do livro A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo

A história narrada no livro “A moreninha”, começa com três amigos estudantes de medicina, Augusto, Fabrício e Leopoldo, sendo convidados para passar o feriado tradicional de Sant’Ana na ilha de Paquetá, na casa da sua avó.


Personagens

As personagens são típicas da burguesia carioca do século XIX, com seus comportamentos, costumes, lazer e relacionamentos. A seguir, veja os papéis de cada uma na história:


Análise

Narrada em tempo cronológico e linear, a história retratada no romance ocorre em três semanas e meia. Um amor que nasce na pureza da infância e persiste ao longo dos anos é retomado em meados do romance e delineia um relacionamento difícil que acontece na primeira metade do século XIX. A seguir, compreenda melhor essa época.


Características da obra

Macedo escreveu a história de um amor impossível, repleto de obstáculos e dúvidas, além de uma pitada de suspense e de humor. Confira outros pontos de destaque na obra:


Vídeos sobre A Moreninha

Para sedimentar o que você aprendeu até aqui e, de quebra, ampliar o seu repertório de informações sobre o livro, assista esta seleção de vídeos que apresenta mais detalhes e curiosidades da obra:


Resumo do livro

O romance começa com a reunião de quatro amigos estudantes de Medicina, que pretendem passar o feriado de Sant’Ana na “ilha de …”, a convite de Filipe (o autor nunca escreve o nome da ilha, sempre se referindo a ela como “a ilha de …”).


Contexto histórico

Joaquim Manuel de Macedo produziu romances de costume passados no Rio de Janeiro durante o século XIX. Seus livros mesclavam realismo espontâneo e lances folhetinescos que capturavam a atenção do escasso público leitor de então.


A figura do amor no romantismo

Além de movimento literário, o romantismo era um ideal de vida e de amor para os jovens. Na metade do século XIX, o Rio de Janeiro era a capital do Império e a Corte era o lugar central dos relacionamentos, que contavam com a crescente burguesia carioca.


O primeiro romance romântico brasileiro

O livro de Joaquim Manuel de Macedo é considerado o primeiro romance romântico brasileiro. A fórmula novelesca do livro vai ser encontrada ao longo de sua extensa obra.


Cenário do romance (“a ilha de…”)

Boa parte do romance acontece em uma ilha que o autor não cita o nome, referindo-se a ela por meio de reticências. Porém, a descrição da ilha e alguns dados de sua biografia levam a crer que é a ilha de Paquetá.


Sobre o autor

O escritor Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882) entrou para a faculdade de Medicina e escreveu o romance A Moreninha durante os últimos anos do curso.


Estrutura Da Obra

  • A Moreninhaestá dividida em 23 capítulos titulados e o epílogo 1. Capítulo 1: Aposta Imprudente 2. Capítulo 2: Fabrício em Apuros 3. Capítulo 3: Manhã de Sábado 4. Capítulo 4: Falta de Condescendência 5. Capítulo 5: Jantar Conversado 6. Capítulo 6: Augusto com seus Amores 7. Capítulo 7: Os Dois Breves, Branco e Verde 8. Capítulo 8: Augusto Prosseguindo 9. Capítulo 9: A …

See more on todamateria.com.br


Personagens

  • Confira abaixo os principais personagens da obra: 1. Augusto: estudante de medicina que se apaixona por Carolina. 2. Leopoldo: estudante de medicina. 3. Fabrício: estudante de medicina. 4. Filipe: estudante de medicina e irmão de Carolina. 5. D. Carolina: irmã de Filipe. 6. D. Ana: avó de Filipe. 7. Joana: prima de Filipe. 8. Joaquina: Prima de Felipe.

See more on todamateria.com.br


Resumo Da Obra

  • O romance relata a vida de quatro estudantes de medicina durante um final de semana. No feriado de Sant’Ana um grupo de amigos estudantes de medicina vão para ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Augusto, Leopoldo, Fabrício e Filipe vão passar o feriado na casa da avó de Filipe. Augusto, um dos namoradores do grupo, foi desafiado por Filipe a conqui…

See more on todamateria.com.br


Análise Da Obra

  • O romance romântico A Moreninhainaugurou o romantismo no Brasil. Foi primeiramente publicado nos folhetins, ou seja, semanalmente era lançado um capítulo ao público. Com uma linguagem simples, e muitas vezes coloquial, o tema do amor idealizado e puro é central na trama. A obra retrata os costumes da alta sociedade do Rio de Janeiro em meados do século XI…

See more on todamateria.com.br


Trechos Da Obra

  • Para compreender melhor a linguagem utilizada por Joaquim Manuel de Macedo, confira abaixo alguns trechos da obra:

See more on todamateria.com.br


Filmes E Telenovelas

  • A obra A Moreninhafoi adaptada para cinema em dois momentos: 1915 e 1970. Além disso, o romance inspirou a criação de duas telenovelas, uma que estreou em 1965 e outra, em 1975. Leia também: 1. Joaquim Manuel de Macedo 2. Romantismo no Brasil 3. Prosa Romântica no Brasil 4. Romance Romântico 5. A Linguagem do Romantismo

See more on todamateria.com.br


Resumo Da Obra

  • Composto por 23 capítulos e epílogo, o romance foi publicado em 1844 e versa sobre o amor entre Dona Carolina (a Moreninha) e Augusto. Ele é um estudante de medicina da classe burguesa que vive em festas com os amigos. Certo dia, Filipe o convida com outros colegas para passar um feriado na casa de sua avó na ilha de “…” (isso mesmo, a ilha é refer…

See more on todoestudo.com.br


Personagens

  • As personagens são típicas da burguesia carioca do século XIX, com seus comportamentos, costumes, lazer e relacionamentos. A seguir, veja os papéis de cada uma na história: 1. Filipe:estudante de medicina que convida os colegas de curso para passarem o feriado na casa de sua avó; 2. Fabrício:um dos amigos de Filipe. Na ilha, ele tenta se livrar de Joaquina; 3. Leopo…

See more on todoestudo.com.br


Análise

  • Narrada em tempo cronológico e linear, a história retratada no romance ocorre em três semanas e meia. Um amor que nasce na pureza da infância e persiste ao longo dos anos é retomado em meados do romance e delineia um relacionamento difícil que acontece na primeira metade do século XIX. A seguir, compreenda melhor essa época.

See more on todoestudo.com.br


Características Da Obra

  • Macedo escreveu a história de um amor impossível, repleto de obstáculos e dúvidas, além de uma pitada de suspense e de humor. Confira outros pontos de destaque na obra: 1. O amor puro e idealizado é o tema central da narrativa com uma história que começa na infância e tem final feliz quando os personagens se reencontram; 2. O narrador é onisciente em terceira pessoa, de…

See more on todoestudo.com.br


Vídeos sobre A Moreninha

  • Para sedimentar o que você aprendeu até aqui e, de quebra, ampliar o seu repertório de informações sobre o livro, assista esta seleção de vídeos que apresenta mais detalhes e curiosidades da obra:

See more on todoestudo.com.br

Leave a Comment