A natureza e a açao do homem 4 ano

Qual a relação do homem com a natureza?

Para obter boas colheitas, criar animais ou outros recursos naturais o homem precisa contar com a regularidade de determinados ciclos naturais que nem sempre acontecem de forma previsível. Durante a Antigüidade, essa relação de dependência do homem com a natureza fundou muitas das crenças religiosas desse período.

Qual a relação entre a natureza e o homem durante a antigüidade?

Durante a Antigüidade, essa relação de dependência do homem com a natureza fundou muitas das crenças religiosas desse período. Por isso, o professor pode estabelecer a idéia de que boa parte dos povos dessa época adotava diversos elementos da natureza como deuses ou representantes de alguma divindade.

Qual a relação entre natureza e ação humana?

A relação entre natureza e ação humana Os seres humanos, desde tempos pré-históricos, atuam no sentido de transformar o meio natural em que vivem. Inicialmente, todos os povos do mundo eram nômades, ou seja, deslocavam-se de um local para outro, buscando por alimentos e por locais de moradia e sustento.

Como estimular a ação humana sobre a natureza?

Após apresentar imagens naturais e estimular algumas conclusões entre os alunos, apresente novas imagens, dessa vez com figuras referentes a paisagens transformadas por construções humanas, tais como hidroelétricas, cidades, etc. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 Usina hidroelétrica, exemplo da ação humana sobre a natureza


TEMA: RELAÇÕES ENTRE O HOMEM E O TRABALHO

Você sabia que através do trabalho, podemos conseguir os recursos necessários para a nossa sobrevivência e melhorar a nossa condição de vida? Desde a pré-história o homem conseguiu, através do trabalho, construir sua casa, modificar seu espaço onde vive, como também, produzir os alimentos necessários para sobreviver.


AS PROFISSÕES

As profissões estão relacionadas às pessoas que atuam conforme o nível de conhecimento adquirido através de treinamentos, cursos ou ainda por meio da vivência com os mais velhos. Todas as profissões são importantes, pois a sociedade precisa das mais diversas atividades para o bem-estar de sua população.


O AUMENTO DAS PROFISSÕES

Com a divisão das tarefas e a existência do comércio, o homem passou a obter lucros com os produtos que vendia. Logo, quanto mais produzisse, mais lucrava. Com a Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII, as indústrias se mecanizaram e o trabalho, que antes era artesanal, foi substituído.


O TRABALHO ASSALARIADO

O trabalho assalariado se resume na venda da força do serviço do trabalhador em troca de uma remuneração para a obtenção do seu sustento, geralmente o trabalhador é pago após 30 dias. E essas relações de trabalho fazem com que os profissionais se organizem em grupos sociais para que seus direitos sejam respeitados.


CONCLUSÃO

Portanto, existem várias profissões e todas elas são necessárias para uma sociedade, mas também, existem leis que protegem os trabalhadores contra abusos, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), surgida em 1943. Infelizmente, ainda existem trabalhos considerados escravos, isso acontece quando os direitos não são cumpridos.


O comandante Português

O objetivo principal desta atividades de história para o 4 ano é desenvolver a pesquisa; o conhecimento dos hábitos alimentares dos portugueses; procurar semelhanças com os nossos hábitos; considerar que existe uma divisão hierárquica que passa pela alimentação (marujos não comem o que seus comandantes comem).


De quantos povos você é feito?

Cuidado com a aplicação desta atividade, pois nem sempre os alunos tiveram a oportunidade de desvendar suas origens. Portanto, valorize a pesquisa e posteriormente exponha cada um dos mapas feitos pelos alunos.


Comunidades Indígenas

Pesquise histórias e lendas desta comunidade. Conte com suas próprias palavras a história ou lenda que você mais achou interessante, depois ilustre-a com um desenho.

Leave a Comment