A palavra acordava semantica de açao

image

Qual é o objeto da semântica?

O objeto da semântica é a própria significação de palavras, textos e imagens. Trata-se de conteúdo muito importante para quem está se preparando para os vestibulares e Enem. Por um lado, é necessário conhecê-lo para responder bem às perguntas que envolvem o assunto nas provas de Língua Portuguesa e Literatura.

Quais são as relações semânticas entre as palavras?

Relações semânticas entre as palavras. O uso das palavras em um contexto comunicativo pode criar diferentes relações de sentido entre elas. São os casos de sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia. A Semântica é a área da Linguística que estuda o significado das palavras, das frases, das expressões, etc., em um contexto específico.

O que é a semântica e qual a sua importância?

O que é semântica? A semântica é uma área da linguística voltada ao estudo do significado em diversos níveis, analisando inclusive o conteúdo e o contexto. Dessa forma, estuda-se a relação do significado com o significante, que tem a ver com a forma das palavras, seja essa forma a sua grafia, seja o seu som.

Quais são os conceitos de sinonímia e antonímia?

Os próprios conceitos de sinonímia e antonímia são antônimos um do outro, por exemplo. Outros exemplos são: simpático e antipático. Quando falamos em homonímia, estamos nos referindo a um fenômeno muito comum na Língua Portuguesa, que pode confundir os navegantes desavisados.

image


O que significa acordava?

1. Resolver de comum acordo; recordar; pôr de acordo; harmonizar. 2.


Qual é a palavra ao?

Significado de Ao contração Junção da preposição a e do artigo o: assistir ao filme; entregar o dinheiro ao funcionário. Junção da preposição a e do pronome demonstrativo o: ao que pedir, darei. Etimologia (origem da palavra ao). A + o.


Qual é a classe gramatical de acordei?

Acordei vem do verbo acordar. O mesmo que: ajustei, combinei, contratei, convencionei, despertei, estipulei, pactuei.


Qual é o sinônimo de acorda?

Despertar do sono, inconsciência ou apatia: 1 desadormecer, despertar, espertar. Dar ânimo: 2 animar, avivar, excitar.


Qual é a sílaba tônica das palavras terminadas em ao?

O ditongo ão marca, quase sempre, a sílaba tônica da palavra, formando palavras oxítonas.


Como classificar morfologicamente a palavra ao?

Na frase «Espero que ao receberem esta carta estejam bem», gostaria de saber qual a classe gramatical da palavra «ao» e o tempo e o modo da forma verbal «receberem». Trata-se de uma contracção da preposição a com o artigo definido o, que se usa por via da substantivação do verbo receber.


Qual é o verbo de acordar?

acordar (verbo) –


Para que serve os 4 tipos de porquês?

= Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas. O porquê = Usado como um substantivo.


Como é que se escreve acordei agora?

Tradução de “Acordei agora” em inglêsAcabei adormecendo e só acordei agora. … eu só acordei agora e percebi que havia se tornado… um cachorro??? … Mãe, acordei agora. … Acordei agora da sesta e tenho frio. … Acordei agora e já estão 32 graus aqui. … Acordei agora pouco, aí pelas 18:00… … Acordei agora há pouco, 5:10 da manhã.More items…


Como substituir a palavra despertar?

Sinônimo de despertarTirar do sono ou do torpor: 1 espertar, acordar, amanhecer, desadormecer.Estimular: 2 avivar, estimular, aguçar, animar, ativar, excitar, reavivar.Dar origem a: 3 provocar, originar, causar, começar, incitar, iniciar, motivar.Surgir: 4 aparecer, manifestar-se, revelar-se, surgir.


Quem acorda cedo sinônimo?

MadrugadorSignificado de Madrugador adjetivo Característica do que ou de quem madruga (acorda cedo): filho madrugador; galo madrugador.


Qual é o contrário de acordou?

1. dormir, adormecer, desmaiar, nanar, chonar, apagar, repousar, sornar, ninar, adormentar.


Sinonímia e antonímia

Como os próprios nomes já sugerem, eles se referem aos sinônimos e antônimos e suas propriedades. Os sinônimos são palavras que carregam um sentido similar, que podem ser substituídas uma pela outra sem que a expressão perca seu significado original.


Homonímia

Quando falamos em homonímia, estamos nos referindo a um fenômeno muito comum na Língua Portuguesa, que pode confundir os navegantes desavisados. Ela diz de quando duas ou mais palavras têm uma forma de serem escritas ou pronunciadas, mas que na verdade carregam valores semânticos diferentes.


Paronímia

Ela ocorre quando temos palavras que têm uma grafia diferente mas com uma pronúncia muito parecida, mas que na verdade tem sentidos diferentes. Como exemplos de paronímia podemos citar:


Polissemia

Já a polissemia vai a uma direção diferente. Também ocorre com muita frequência, exigindo que os leitores e ouvintes tenham de fazer uma leitura do contexto da palavra para extrair seu verdadeiro significado.


Denotação e conotação

Outro ponto interessante sobre semântica diz respeito à diferença entre sentido denotativo e conotativo. Denotação é quando as palavras utilizadas em uma mensagem carregam um sentido objetivo, significam literalmente o que está escrito, assim como o significado do dicionário.

image


Metáfora

Image
Comparação implícita: 1. Até pouco tempo, o arquiteto Tebas era uma dor invisível. (o arquiteto Tebas = uma dor invisível) 2. O prisioneiro, depois de vinte anos, experimentou, novamente, o voo do pássaro.(liberdade = o voo do pássaro) 3. A vacina é uma mãe protetora. (vacina = mãe protetora) Para saber mais detalhes s…

See more on portugues.com.br


Metonímia

  • Substituição de um termo por outro, caso exista relação entre eles. Assim, pode haver a substituição: 1. do autor pela obra: Li Kafka e nunca mais fui a mesma. (Ou seja: li um livrode Kafka.) 1. do possuidor pelo possuído: Fui à dentista depois de uma semana de intensa dor. (Ou seja: fui ao consultórioda dentista.) 1. do lugar pelo produto: Augusta comprou um champanhe …

See more on portugues.com.br


Comparação

  • Analogia entre dois ou mais termos evidenciada pela presença de conjunçãoou locução conjuntiva comparativa: 1. Até pouco tempo, o arquiteto Tebas era comouma dor invisível. 2. A vacina é tal qualuma mãe protetora.

See more on portugues.com.br


Catacrese

  • Emprego inadequado de um termo que perdeu o seu sentido original: 1. Você é tão inteligente que merece o troféu ferradura de ouro. (ferradura = objeto de ferro) 2. Agora, a sua mesada será quinzenal. (mesada = quantia paga mensalmente) Leia mais informações e exemplos dessa figura semântica em: catacrese.

See more on portugues.com.br


Sinestesia

  • Associação de dois ou mais sentidos — tato, visão, olfato, paladar e audição. 1. O brilho das estrelas era frio e distante. (sentidos: visão e tato) 2. Era amargo o som do violino. (sentidos: paladar e audição) Leia também: Hipérbole – recurso estilístico que remete ao exagero

See more on portugues.com.br


Antonomásia Ou Perífrase

  • Substituição de um termo por outro que o qualifique. No entanto, a perífrase refere-se a coisas ou animais, enquanto a antonomásia refere-se a pessoas: 1. A cidade maravilhosa amanheceu de luto. (perífrase para Rio de Janeiro) 2. A Dama de Ferro recebeu muitas críticas. (antonomásia para Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica nos anos 1980) Leia também: Eufemismo – …

See more on portugues.com.br


Exercícios Resolvidos

  • Questão 1 (UERJ) Os poemas Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em …

See more on portugues.com.br

Leave a Comment