A pessoa portadora de esclerose mulpipla pode tomar açai

Como viver com alguém com esclerose múltipla?

Viver com alguém com esclerose múltipla (EM) requer empatia, força e determinação, para estar ao lado da pessoa e lhe apoiar diante do que for necessário ao longo do curso da doença. Mesmo sem sequelas, a doença pode gerar medo a incertezas, que podem ser minimizadas com seu apoio.

É possível recorrer à aposentadoria por esclerose múltipla?

Por exemplo, se a Esclerose Múltipla gerou na pessoa algum tipo de problema físico, aí sim ela poderá recorrer à aposentadoria. 2 Cada caso deve ser analisado especificamente, por isso, o ideal é consultar um advogado de confiança para uma análise do caso e das condições existentes.2

O que desencadeia a esclerose múltipla?

Mas, acima de tudo, a Esclerose Múltipla deve ser considerada como doença provocada por uma reação imunológica contra a mielina do sistema nervoso central e as células que a produzem (COSTA et al., 2005; MELARAGNO FILHO, 1992). Brust (2000) destaca que não se sabe o que desencadeia a Esclerose Múltipla.

Qual a importância da alimentação na esclerose múltipla?

Sendo assim, a suplementação de vitamina D pode contribuir para reduzir o progresso e prevenir o desenvolvimento da doença. Segundo diversos estudos científicos, a alimentação pode contribuir para piora ou melhora da doença, e sua maior progressão ou não.


O que não pode comer quem tem esclerose múltipla?

Os alimentos industrializados, que são ricos em gordura trans, como salgadinhos, biscoitos e margarina, e os alimentos ricos em gordura saturada, como manteiga, carnes, queijos amarelos e leite, também devem ser evitados.


O que piora a esclerose múltipla?

Estudo associa maior consumo de itens como refrigerantes, néctares e chás adoçados com sintomas mais severos da doença.


Qual a melhor alimentação para quem tem esclerose múltipla?

Açafrão. Esta especiaria laranja-amarelo brilhante é comum na culinária indiana, mas você pode usá-la em muitos pratos. … Alimentos ricos em vitamina D. … Frutas e vegetais. … Gengibre. … Alimentos com fibra. … Chá verde. … Alternativa aos laticínios. … Peixe gordo.More items…


Quem tem esclerose múltipla pode tomar refrigerante?

Os pacientes com esclerose múltipla (EM) que consomem o equivalente a cerca de duas latas de refrigerantes com adição de açúcar por dia, poderão sofrer sintomas mais graves da doença e maior incapacidade, revelou um novo estudo.


Como fica a pessoa que tem esclerose múltipla?

Na maioria das pessoas com esclerose múltipla, os períodos de saúde relativamente boa se alternam com episódios de piora dos sintomas, mas, com o passar do tempo, a esclerose múltipla piora gradualmente. As pessoas podem ter problemas de visão e sensações anormais e os movimentos podem ser fracos e desajeitados.


Como evitar o surto de esclerose múltipla?

Certos hábitos ou acontecimentos podem favorecer uma recaída. Cada pessoa reage de forma diferente, mas pesquisadores já comprovaram que alguns hábitos podem ajudar na prevenção de novos surtos: Tome seus remédios. As drogas que o seu médico prescreveu retardam a evolução da doença e, por isso, previnem surtos.


Quais os alimentos que contêm vitamina D?

10 alimentos com alto teor de vitamina D1 – Óleo de fígado de bacalhau. … 2 – Bife de fígado. … 3 – Gema de ovo. … 4 – Atum. … 5 – Sardinha. … 6 – Salmão selvagem. … 7 – Queijo fortificado. … 8 – Cogumelos.More items…•


Quem tem esclerodermia pode tomar café?

Os pacientes com queixas esofágicas devem evitar estar acima do peso, eliminar o hábito de fumar, beber café ou alguns chás em excesso, bem como diminuir a ingestão de chocolates ou alimentos ácidos como suco de laranja ou tomate.


Quem tem esclerose múltipla pode comer chocolate?

Não houve diferença na escala de avaliação para cognição, apenas uma pessoa mostrou melhora. Ainda são necessários estudos de fase III para comprovar estes resultados iniciais, mas sem dúvida eles já são um bom sinal para poder estimular o uso de chocolate com alta concentração de cacau e flavonoides.


Qual chá é bom para esclerose múltipla?

Já o Ginkgo ( Ginkgo biloba) e a Erva de São João (Hypericum perforatum L.) são plantas que precisam de prescrição médica e que possuem o efeito de reverter o comprometimento cognitivo e de reduzir a fadiga em pacientes com EM.


Quem tem esclerose pode beber cerveja?

Pessoas com Esclerose Múltipla devem consultar seu médico para saber se há alguma restrição ao consumo de bebida alcoólica, em relação à medicação utilizada em seu tratamento, pois a mistura de ambos pode prejudicar o fígado, além de desencadear outros problemas.


Como é um surto de esclerose múltipla?

Quando você tem um surto de esclerose múltipla é porque novos danos no cérebro ou medula espinhal rompem sinais nervosos. É por isso que você pode notar novos sintomas ou o retorno de antigos sintomas. Uma verdadeira recaída dura mais de 24 horas e acontece pelo menos 30 dias após qualquer surto anterior.


Quais são os Sintomas da Esclerose Múltipla?

Os sinais e sintomas da esclerose múltipla podem diferir muito de pessoa para pessoa e ao longo do curso da doença, dependendo da localização das fibras nervosas afetadas. Eles podem incluir:


Quais são as Causas da Esclerose Múltipla?

A causa da esclerose múltipla é desconhecida. É considerada uma doença auto-imune em que o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios tecidos. No caso da EM, esse mau funcionamento do sistema imunológico destrói a mielina (substância gordurosa que reveste e protege as fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal).


Como o Diagnóstico da Esclerose Múltipla é Obtido?

Não há testes específicos para MS. Em vez disso, o diagnóstico de esclerose múltipla muitas vezes depende da exclusão de outras condições que podem produzir sinais e sintomas semelhantes, conhecidos como diagnóstico diferencial.


Existe Tratamento Para Esclerose Múltipla?

Não há cura para a esclerose múltipla. O tratamento geralmente se concentra em acelerar a recuperação de ataques, retardar a progressão da doença e controlar os sintomas da esclerose múltipla. Algumas pessoas têm sintomas tão leves que nenhum tratamento é necessário.


O que é esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença crônica degenerativa de caráter inflamatório que agride a bainha de mielina. Esta bainha é uma capa composta por tecido adiposo que protege as células nervosas que fazem parte do sistema nervoso central, responsável pelo transporte de mensagens do cérebro para o restante do corpo.


Sintomas da esclerose múltipla

Os sintomas da doença comprometem a qualidade de vida conforme a doença avança, e são caracterizados por: paralisia, tremor, dor, ansiedade, estresse, depressão, déficit de atenção, problemas de aprendizagem, fadiga, vertigens e distúrbios visuais, chegando até a alteração no controle da urina e das fezes.


O que causa esclerose múltipla

Existem vários fatores envolvidos no desenvolvimento da doença, como: desordens genéticas, dieta, cigarro, exposição a toxinas, infecção pelo vírus Herpesvírus humano 4, entre outros.


Esclerose múltipla e alimentação

Vários estudos estão trazendo evidências de que a alimentação pode contribuir para o desenvolvimento da doença. O consumo de leite, alimentos com glúten e gordura saturada, além da presença de disbiose intestinal e deficiência de vitamina D, estão ligados à uma alimentação que precisa de cuidados.


Conclusão

Então, para esclerose múltipla pode-se 1) substituir os lácteos por leites vegetais, 2) retirar ou reduzir o glúten e substitui-la por farinhas que não contenham, 2) consumir variedades de frutas e legumes para aumentar o aporte necessário de vitaminas e minerais importantes, 3) manter a vitamina D em dia, através de suplementação ou tomando 15 minutos de sol ao dia, em horários recomendados, 4) acompanhar os demais nutrientes.


domingo, 14 de novembro de 2010

A terapia imunossupressora utiliza agentes de tratamento que abrandam a resposta imunológica natural do organismo, destinada a protegê-lo contra substâncias estranhas. Na Esclerose Múltipla, acredita-se que o sistema imunológico ataca erroneamente a mielina da propria pessoa, como se fosse um agente estranho.


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Faço visita regularmente ao meu médico neurologista ( Dr. Anderson Kuntz Grzesiuk), com ou sem nenhum problema sério, apenas para controlar as ações evolutivas da doença, como o nome já diz: é multipla pode afetar vários orgãos, é imprevisível, ataca sem causa aparente.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Apesar de não ter havido complicações durante a cirurgia no joelho, mesmo sendo realizada a fisioterapia específica para recuperação pós cirurgia, não obtive o resultado desejado, às vezes percebo que está inchado, ao menor esforço sinto dor, não posso dobrar ou até mesmo curvar a perna, não consigo esticar a perna direita da mesma forma que a esquerda..


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sempre que participo de reunião da ASPEM/MT, procuro saber dos associados da ASPEM-MT, que como eu, são portadores da mesma patologia. Mesmo sabendo que somos todos portadores de EM, tem aqueles que ficam se esquivando, evitam falar sobre tal assunto, quando informo que pretendo fazer anotações, mesmo dizendo que não escrevo nomes.


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Inconformada e muito triste, revoltada com a vida erroneamente interroguei ao Senhor “ Deus ! Porquê eu? Que foi que fiz para merecer tanto? – Perguntas e lamentações continuaram dia após dia e nada.


terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sou de familha muito simples, nunca tivemos posses, meus pais possuiam terras, mas não tinha dinheiro para trabalha-la, istó é, fazer produzir muito, como fazem os grandes agricultores e/ou pecuaristas.


terça-feira, 8 de junho de 2010

Estou muito triste, já está fazendo alguns meses que procuro solucionar um problema no joelho direito, começou com algumas manchas, como se tivesse estourado veia em certos pontos do corpo, em pouco tempo começou a inchar e …….

Leave a Comment