A pratica da caridade como açao desobsessiva

A prática da caridade como medida preventiva da obsessão O espírita, onde, quando e como se encontre, deve filiar-se a uma atividade que lhe exercite a prática da caridade, buscando aquela com a qual guarde maior afinidade.

Full
Answer

Qual é o verdadeiro sentido da Caridade?

O verdadeiro sentido da caridade como entendia Jesus, de acordo com “O Livro dos Espíritos”, na pergunta 886, é benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas.

Como colocar em prática a caridade?

8 maneiras de colocar em prática a Caridade 1- Ser guiado por Deus. Esse é o primeiro e importantíssimo passo. Isso porque é necessário deixar Deus nos guiar para… 4- Ajudar nas pequenas coisas. Procure ajudar as pessoas da sua casa, sua família. Lave louça, arrume seu quarto,… 6- Ter tempo para …

Qual a importância da Caridade no lar?

A caridade bem praticada é como um perfume no ar, sentimos o aroma, apesar de não sabermos de onde vem. Porém é no lar que encontra-se o maior de todos os desafios, quando se trata de caridade. Na família consanguínea, no lar estão os seres com os quais todos temos compromissos, do presente ou do passado.

Quais são os maiores exemplos de obras de caridade no Brasil e no mundo?

Um dos maiores exemplos de obras de caridade no Brasil e no mundo é a Mansão do Caminho, localizada em Salvador-BA, a instituição atende, gratuitamente, cerca de 3.200 crianças e adolescentes por dia, além de adultos e idosos carentes (totalizando aproximadamente 5.000 pessoas), com serviços como: educação, alimentação, saúde, entre outros.


O que é praticar a caridade?

A prática da Caridade implica em transformação do indivíduo para melhor.


Qual a importância de fazer caridade?

Então fazer a caridade é algo de grande importância, podemos afirmar que é um exercício de transformação moral, em razão de que quando compreendemos que podemos, e devemos, fazer a caridade, faz-se necessário que saiamos do conforto da indiferença, dos cuidados e ocupações com o bem estar próprio, o meu bem viver e dos que me são próximos apenas, e requer um empenho para, momentaneamente esquecer-me de mim mesmo e fazer este movimento na direção do outro, que nem sempre demonstra ou pede..


A caridade e o Espiritismo

A caridade tem relação direta com o Espiritismo, uma vez que a Doutrina Espírita adota a diretriz de que “Fora da Caridade, não há salvação” em razão de que, como Doutrina que esclarece e consola, o Espiritismo em sua essência, através do conteúdo de suas obras basilares, busca a transformação moral do ser para melhor, em um processo que se dá de dentro para fora, ou seja, o ser humano, na medida que vai despertando para a sua realidade espiritual, percebe a necessidade de atuar em si próprio, dá-se conta que o maior desafio da criatura humana, é vencer-se a si mesmo, então dedica-se a esta transformação gradual, que principia pelo conhecimento, de si próprio, da vida, de Deus, das criaturas e a Caridade se faz o caminho mais eficaz para esta transformação, em razão de que combate frontalmente o Egoísmo e o Orgulho, que são as duas maiores chagas da humanidade..


Como podemos fazer caridade?

Poderemos praticar a caridade em seus níveis mais variados, principiando na doação de recursos monetários, sem o envolvimento mais direto com os que necessitam, passando por fazermos parte integrante das ações caritativas, indo ao encontro dos necessitados entregando-lhes os alimentos, o vestuário e o que necessitam, prosseguindo ao nível da caridade moral, onde o sujeito, apesar de ter uma vida abastada, confortável, estagia a dor moral e padece essencialmente as dores e sofrimentos da alma, cabendo aos que desejam auxiliar, em muitos casos, saber descobrir estas dores e terem a sutileza de não demonstrarem o auxílio concedido, a fim de não causar ainda mais dores àquele que já sofre as dores dos infortúnios, causando-lhes a exposição dos seus pesares.


Como ajudar a Mansão do Caminho?

Poderemos exercitar a caridade auxiliando esta monumental obra de educação e assistência social, a Mansão do Caminho, em Salvador/BA que atende a milhares de crianças e jovens das comunidades carentes de Salvador diariamente, proporcionando-lhes o pão para o corpo e para o espírito.


Afinal, qual o verdadeiro sentido da caridade?

O verdadeiro sentido da caridade como entendia Jesus, de acordo com “O Livro dos Espíritos”, na pergunta 886, é benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas.


Conclusão

Concluindo, podemos afirmar que, por mais que transcorram os milênios, os ditos de nosso modelo e guia, Jesus, são sempre atuais, pois os valores que enobrecem o ser, não mudam nunca e os desafios permanecem os mesmos ao longo dos milênios.


O que é caridade?

A caridade é uma forma de expressão fraternal e espiritual. A base dela é a compaixão com nossos irmãos. Somos contagiados a viver uma vida de troca e amor com o próximo.


O objetivo da caridade é fazer o bem para o próximo?

Não apenas. A caridade é uma troca. Mais do que tornar o mundo um lugar, somos contagiados pelo bem. Ou seja, também evoluímos como pessoas quando a caridade está nas raízes da nossa história. A nossa vida passa a ser mais iluminada e plena quando praticamos a caridade.


Caridade é doação?

A caridade pode ser entendida sim como uma doação, mas não necessariamente material. Mais do que uma ação pontual, ela representa um modo de viver a vida, no qual a nossa inspiração é Jesus Cristo.


Você já pensou na sua missão?

A caridade também nos faz pensar em algo maior: nosso papel no mundo. Então, para encerrar, te convidamos a ler o texto seguinte. Ele traz provocações, respostas e caminhos sobre projeto de vida e vocação.

Leave a Comment