A primeira açao do ator stanislavski

Qual é o principal legado de Stanislavski?

As ações físicas talvez sejam o principal legado de Stanislavski, muito discutidas até os dias de hoje. Jerzy Grotowski em seu artigo Sobre o método das ações físicas afirma que “para Stanislavski a emoção é independente da vontade”. Grotowski explica “Quero amar uma pessoa mas não posso amá-la”.

Qual foi a importância de Stanislavski para a arte?

Embora Stanislavski não tenha sido o primeiro em sistematizar a forma de atuação (a Era Vitoriana foi profícua em livros para actores), foi sem dúvida o primeiro a relacionar à arte sua significação psicológica – na verdade começou a fazê-lo antes mesmo de a psicologia ser melhor compreendida e formalizada como ciência.

Qual é o método de atuação de Stanislavski?

Stanislavski e seu sistema são freqüentemente confundidos com o método de atuação proposto pelo Actors Studio de Nova York e com outras técnicas desenvolvidas a partir do sistema por atores nos Estados Unidos. O método, como é conhecido, foi desenvolvido nos palcos norte-americanos, principalmente em Nova York nas décadas de 1930 e 1940.

Qual foi a influência de Stanislavski na formação da representação?

Konstantin Stanislavski foi, desta feita, um dos principais nomes na formação da representação, tanto no teatro, como na própria ópera e no cinema, onde muita da sua influência se faria sentir.


Histórico

O sistema surgiu como resultado das dúvidas que o jovem Stanislavski tinha em relação ao trabalho apresentado por grandes atores do seu tempo, e a quem admirava, como Maria Yermolova e Tommaso Salvini.


O sistema versus o Método

Stanislavski e seu sistema são freqüentemente confundidos com o método de atuação proposto pelo Actors Studio de Nova York e com outras técnicas desenvolvidas a partir do sistema por atores nos Estados Unidos. O método, como é conhecido, foi desenvolvido nos palcos norte-americanos, principalmente em Nova York nas décadas de 1930 e 1940.


Antes da atuação

Constantin Stanislavski chegou à conclusão de que o actor deve parecer o mais possível com a vida real. Quando papel e actor estão conectados, o papel ganha vida – e o que se faz necessário é constituir uma técnica capaz de possibilitar que isto sempre ocorra.


Progressão do Sistema Stanislavski

O Sistema Stanislavski, muitas vezes, confunde-se com o Método de Atuação, em parte por conta de alguns discípulos, como Stella Adler que, depois de uma curta estadia com Stanislavski na Europa, levou esta experiência para Nova Iorque .


O Sistema das Ações Físicas de Stanislavski, segundo Grotowski

As ações físicas talvez sejam o principal legado de Stanislavski, muito discutidas até os dias de hoje. Jerzy Grotowski em seu artigo Sobre o método das ações físicas afirma que “para Stanislavski a emoção é independente da vontade”. Grotowski explica “Quero amar uma pessoa mas não posso amá-la”.


Outros sistemas

Vários outros sistemas existem sobre a arte de representar. Todos os modernos sistemas, entretanto, guardam influência na “atuação realística” e no Método da Ação Física do Sistema Stanislavski.


O Sistema Stanislavski

Quando Stanislavski observou os grandes atores e atrizes de seus dias, ele reparou como eram fluidos e naturais seus movimentos, parecidos com os da vida cotidiana. Eles pareciam estar num estado de completa liberdade e relaxamento, o que fazia com que o comportamento do personagem fluísse sem esforço.


Histórico

  • O sistema surgiu como resultado das dúvidas que o jovem Stanislavski tinha em relação ao trabalho apresentado por grandes atores do seu tempo, e a quem admirava, como Maria Yermolova e Tommaso Salvini. Esses atores pareciam operar num padrão distinto de todos os demais e, ainda assim, pareciam estar subordinados a momentos de inspiração, quando atu…

See more on pt.wikipedia.org


O Sistema Versus O Método

  • Stanislavski e seu sistema são freqüentemente confundidos com o método de atuação proposto pelo Actors Studio de Nova York e com outras técnicas desenvolvidas a partir do sistema por atores nos Estados Unidos. O método, como é conhecido, foi desenvolvido nos palcos norte-americanos, principalmente em Nova York nas décadas de 1930 e 1940. Os atores de teatro Eli…

See more on pt.wikipedia.org


Antes Da Atuação

  • Constantin Stanislavski chegou à conclusão de que o actor deve parecer o mais possível com a vida real. Quando papel e actor estão conectados, o papel ganha vida – e o que se faz necessário é constituir uma técnica capaz de possibilitar que isto sempre ocorra. Para tanto, ensinava que: Esqueça de tudo, deixe fluir, mas lembrem-se: isto pode acontecer algumas vezes em sua carrei…

See more on pt.wikipedia.org


Progressão Do Sistema Stanislavski

  • O Sistema Stanislavski, muitas vezes, confunde-se com o Método de Atuação, em parte por conta de alguns discípulos, como Stella Adler que, depois de uma curta estadia com Stanislavski na Europa, levou esta experiência para Nova Iorque. O fato é que Stanislavski defendia uma constante progressão de seus métodos, chegando mesmo a constar, no folclore que cerca sua …

See more on pt.wikipedia.org


O Sistema Das Ações Físicas de Stanislavski, Segundo Grotowski

  • As ações físicas talvez sejam o principal legado de Stanislavski, muito discutidas até os dias de hoje.Jerzy Grotowski em seu artigo Sobre o método das ações físicasafirma que “para Stanislavski a emoção é independente da vontade”. Grotowski explica “Quero amar uma pessoa mas não posso amá-la”. Assim o que depende de nossa vontade para Grotowski “são apenas a…

See more on pt.wikipedia.org


Outros Sistemas

  • Vários outros sistemas existem sobre a arte de representar. Todos os modernos sistemas, entretanto, guardam influência na “atuação realística” e no Método da Ação Física do Sistema Stanislavski. Existe a Técnica de Meisner ou, ainda, o método associado Sanford-Meisner e o Neighborhood Playhouse novaiorquino. O Atlantic Theater Company, igualmente de Nova Iorque…

See more on pt.wikipedia.org


O Sistema Stanislavski

  • Relaxamento
    Quando Stanislavski observou os grandes atores e atrizes de seus dias, ele reparou como eram fluidos e naturais seus movimentos, parecidos com os da vida cotidiana. Eles pareciam estar num estado de completa liberdade e relaxamento, o que fazia com que o comportamento do pe…
  • Concentração e observação
    Stanislavski descobriu ainda que aqueles grandes artistas pareciam estar concentrados completamente num só objeto, pessoa ou evento enquanto estavam em cena, no palco. Ele definiu esta extensão ou área de concentração como círculo de atenção. Este círculo de atençã…

See more on pt.wikipedia.org


Referências

  1. My Life in Art. Moscou. Foreign Languages Publishing. House, 1963 (publicado na URSS).
  2. Sobranie sotshinenii (Obras Completas)1951-1964. 8 vols.
  3. Sobranie sotshinenii (Obras Completas)segunda edição 1988-1999. 9 vols.
  4. Wilson, Edwin. Goldfarb, Alvin. Theater: The Lively Art. Publisher: McGraw-Hill; 4 edition (June 21, 2001). ISBN 0-07-246281-7

See more on pt.wikipedia.org


Bibliografia

  1. A Preparação do Ator. Tradução: Pontes de Paula Lima (da tradução norte-americana). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1964.
  2. A Construção da Personagem. Tradução: Pontes de Paula Lima (da tradução norte-americana). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1970
  3. A Criação de um Papel. Tradução: Pontes de Paula Lima (da tradução norte-americana). Rio …
  1. A Preparação do Ator. Tradução: Pontes de Paula Lima (da tradução norte-americana). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1964.
  2. A Construção da Personagem. Tradução: Pontes de Paula Lima (da tradução norte-americana). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1970
  3. A Criação de um Papel. Tradução: Pontes de Paula Lima (da tradução norte-americana). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1972
  4. Minha Vida na Arte. Tradução de Paulo Bezerra (do original russo). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1989.


Artigos E Teses sobre Stanislavski

  1. Takeda, Cristiane Layher. Minha vida na arte de Konstantin Stanislavski: os caminhos de uma poética teatral.ECA/USP
  2. Costa, Iná Camargo. Stanislavski na Cena AmericanaEstud. av. vol.16 no.46 São Paulo Sept./Dec. 2002
  3. Mauch, M., Dellari Jr., A., Camargo, R. Tabela Stanislavski Um estudo das traduções de Stani…
  1. Takeda, Cristiane Layher. Minha vida na arte de Konstantin Stanislavski: os caminhos de uma poética teatral.ECA/USP
  2. Costa, Iná Camargo. Stanislavski na Cena AmericanaEstud. av. vol.16 no.46 São Paulo Sept./Dec. 2002
  3. Mauch, M., Dellari Jr., A., Camargo, R. Tabela Stanislavski Um estudo das traduções de Stanislavski no ocidente
  4. Camargo, R. Teatro e Fragmentos: Construindo Emoções, Pensamentos e Razoesin Editora UCG, 2008.

Leave a Comment