A principal açao do presidente fernando henrique cardoso

image


Qual a principal ação na história do Brasil feita por Fernando Henrique Cardoso?

As principais marcas positivas do governo FHC foram a continuidade do Plano Real, iniciado por Itamar Franco que tinha o próprio Cardoso como Ministro da Fazenda; o fim da hiperinflação, e a criação de programas sociais pioneiros, como o bolsa-escola, o vale-gás e o bolsa-alimentação.


Qual a ideia que Fernando Henrique defendia?

Fernando Henrique defendeu a instauração da Comissão Nacional da Verdade e em 15 de maio de 2012 defendeu que ela deveria apurar apenas os crimes cometidos pelo Estado durante o período militar e não eventuais crimes cometidos por opositores do regime, como defendem militares da reserva.


Quem foi o autor do Plano Real?

Itamar FrancoO real foi criado no governo Itamar Franco, em 1994, para resolver uma das maiores crises inflacionárias do mundo. Na época das maquininhas de remarcar, os preços chegavam a subir três mil por cento ao ano no Brasil. O Plano conseguiu reduzir a inflação a níveis aceitáveis.


Qual a razão do sucesso de Fernando Henrique Cardoso?

Fernando Henrique Cardoso, popularmente conhecido como FHC, foi um cientista político e sociólogo brasileiro que ganhou notoriedade por ter sido um dos criadores do Plano Real, o plano que estabilizou a economia do Brasil. Isso permitiu que ele fosse eleito presidente do Brasil na eleição de 1994.


Quais as principais medidas do Plano Real?

Estabilizou a economia brasileira e colocou a inflação sob controle; Pareou a moeda nacional com o dólar; Manteve o poder de compra do trabalhador baixo; Aumentou o desemprego.


Quem foi FHC e seu papel na sociologia?

FHC graduou-se em Sociologia pela Universidade de São Paulo e mais tarde tornou-se professor emérito daquela universidade. Foi perseguido depois do golpe militar de 1964, exilando-se no Chile e na França, voltando ao Brasil em 1968.


Em que governo foi criado o Plano Real?

Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas, iniciado em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da medida provisória número 434, implantado no governo Itamar Franco.


Qual era o valor do real em 1994?

Fazendo a conta ao contrário, aqueles R$ 1 de julho de 1994 equivaleriam a cerca de R$ 0,15. Sim, parece muita desvalorização. Mas lembre-se que quando o real nasceu, a inflação passava de 2.000% em um único ano.


Qual foi o ano que começou o real?

A entrada em circulação do real em 1º de julho de 1994 mudou o cenário de uma inflação que, no acumulado em doze meses, chegou a 4.922% em junho de 1994, às vésperas do lançamento da nova moeda.


O que marcou o governo de Lula?

O Governo Lula caracterizou-se pela baixa inflação, que ficou controlada, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial. Na gestão do presidente Lula observou-se o recorde na produção da indústria automobilística em 2005, o maior crescimento real do salário mínimo e redução do índice de Gini.


Qual foi o único presidente eleito pelo PSDB?

Fernando Henrique Cardoso ao lado de Nelson Mandela em maio de 1998.


Quem foi o primeiro presidente da história do Brasil?

Cerimônia de posse do Presidente Deodoro da Fonseca como primeiro Presidente da República, em 26 de Fevereiro de 1891.


Biografia do FHC

Fernando Henrique Cardoso nasceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de junho de 1931. Como o pai era militar, em 1934, mudou-se com a família para São Paulo. Em 1952 formou-se em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP).


Após a Presidência

Após o término do mandato, Fernando Henrique Cardoso não concorreu a nenhum cargo político, mas continua ativo dando entrevistas, publicando livros e participando de debates sobre a situação política brasileira. Tornou-se uma das vozes dissonantes do governo Lula criticando algumas decisões do seu governo.


Biografia de Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso (1931) é um sociólogo, professor universitário, escritor e político brasileiro. Foi Presidente do Brasil por dois mandatos, de 1995 a 2002. Foi o primeiro presidente brasileiro a se reeleger para um segundo mandato.


Formação

Em 1940, Fernando Henrique mudou-se com a família para São Paulo, onde continuou seus estudos em escolas particulares. Em 1949 ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) no curso de Ciências Sociais, bacharelando-se em 1952. No ano seguinte, especializou-se em Sociologia.


Exílio

Indiciado em inquérito policial-militar após o golpe de 1964, Fernando Henrique exilou-se na Argentina e depois no Chile, onde foi nomeado diretor-adjunto do Instituto Lalino-Americano de Planificação Econômica e Social.


Carreira Política

Em 1978, Fernando Henrique candidatou-se ao Senado, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) como suplente de Franco Montoro. Em 1980, com o fim do bipartidarismo, foi um dos fundadores do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).


Plano Real

Como Ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco, Fernando Henrique reuniu um seleto grupo de economistas para elaborar um plano gradual de estabilização. Foi criada a Unidade Real de Valor (URV), um indexador que passaria a corrigir diariamente preços, salários e serviços, como se fosse uma espécie de moeda.


Presidente da República (1995-2002)

Candidato à presidência da República pela coligação PSDB/PFL/PTB, Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente do Brasil, no primeiro turno em 3 de outubro de 1994, tendo obtido 54,3% dos votos válidos.


Vida pessoal

Fernando Henrique Cardoso foi casado com a antropóloga Ruth Cardoso entre 1953 e 2008, ano do falecimento de Ruth. Juntos tiveram três filhos: Paulo Henrique Cardoso, Beatriz Cardoso e Luciana Cardoso. Desde 2014, ele mantem um relacionamento com Patrícia Kundrát, assessora do Instituto FHC.


Ditadura Militar

Após seu doutorado, FHC continuou trabalhando como professor universitário, mas o Golpe Civil-Militar, realizado entre 31 de março e 2 de abril de 1964, mudou radicalmente a sua vida. Nesse golpe, o então presidente João Goulart foi deposto pelos militares e então Humberto Castello Branco foi escolhido de maneira indireta como presidente do Brasil.


Entrada na política

Na década de 1970, FHC aproximou-se de nomes importantes da política brasileira e acabou recebendo um convite: entrar no meio e tornar-se político. Apesar da objeção de sua esposa, Ruth Cardoso, FHC entrou no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e candidatou-se a senador na eleição de 1978.


Aposentadoria

Em 1º de janeiro de 2003, Fernando Henrique passou a faixa presidencial para Luís Inácio Lula da Silva, eleito presidente ao derrotar José Serra – o candidato apoiado por FHC. Depois disso, FHC tornou-se conferencista e passou a dar palestras em eventos nacionais e internacionais.


Artigos Relacionados

Clique aqui e acesse o texto sobre a Constituição de 1988, a Constituição Cidadã. Veja como aconteceu sua elaboração. Conheça o contexto histórico e saiba como foi o processo de luta por uma nova Constituição no Brasil. Veja ainda algumas das conquistas obtidas com esse texto constitucional.


Período Presidencial

Fernando Henrique Cardoso foi sucessor de Itamar Franco e iniciou o seu governo no dia 1º de janeiro de 1995. Sua candidatura se prolongou por mais quatro anos após a sua reeleição em 1999. Um dos seus principais desafios foi trazer crescimento econômico para o país e também estabilizar a moeda.


Primeiro Mandato

Em seu primeiro mandato, para que o país se adaptasse à nova realidade da economia mundial, submeteu à aprovação do Congresso Nacional, uma série de medidas para modificar a Constituição de 1988, temas como desregulamentação de mercados, reforma administrativa e previdenciária, flexibilização das regras de contratação de mão-de-obra e fim do monopólio estatal (na siderurgia, telecomunicações e energia elétrica) passaram a ser discutidos no dia a dia da política do país..


Segundo Mandato

Apoiado no controle da inflação e estabilização da economia, FHC se reelegeu, disputando o cargo e vencendo no primeiro turno das eleições. Um dos pontos marcantes do seu governo nesse mandato foi a reforma dentro da educação, em que ele implantou as Leis de Diretrizes e Bases da Educação, criada em 1996.


Fim do Mandato

Fernando Henrique não conseguiu fazer um sucessor. Aliás, seu partido lançou o candidato José Serra, mas quem ganhou as eleições foi Luís Inácio Lula da Silva do PT. Seu mandato terminou no dia 01 de janeiro de 2003.


Ditadura Militar

Entre 31 de março e 2 de abril de 1964, ocorreram os eventos relativos ao Golpe Civil-Militar de 1964. Esse foi o golpe responsável por derrubar ilegalmente o presidente João Goulart e colocou os militares no poder, dando início a um período de exceção que se estendeu por 21 anos em nosso país.


Plano Real

Em maio de 1993, FHC foi convocado por Itamar Franco a assumir o comando do Ministério da Fazenda. O desafio era grande: estabilizar a economia brasileira após anos de inflação elevada. FHC formou seu ministério com uma equipe de economistas que implantou o Plano Real em diferentes etapas entre 1993 e 1994.


Governo FHC

Sendo favorecido pelo sucesso do Plano Real, FHC lançou-se como candidato à presidência do Brasil e foi eleito no primeiro turno com mais de 34 milhões de votos, correspondendo a um total de aproximadamente 55% dos votos válidos. O segundo colocado foi Lula, que recebeu menos da metade dos votos totais recebidos por FHC.


Vida de Fernando Henrique Cardoso após a presidência

FHC transferiu a presidência do Brasil para Lula aos 70 anos de idade. Aposentado da política, FHC seguiu se sustentando com palestras em eventos nacionais e internacionais. Em 2004, atuou na fundação do Instituto Fernando Henrique Cardoso, voltado com o objetivo de preservar toda a produção acadêmica realizada pelo ex-presidente.


Vida particular de Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso está atualmente no seu segundo casamento. Seu primeiro casamento foi com Ruth Cardoso, permanecendo casados entre 1953 e 2008. O casamento de FHC com Ruth foi interrompido pelo falecimento de Ruth. Desse casamento, FHC e Ruth tiveram três filhos: Paulo Henrique, Luciana e Beatriz.

image


Formação


Exílio


Carreira Política

  • Após o término do mandato, Fernando Henrique Cardoso não concorreu a nenhum cargo político, mas continua ativo dando entrevistas, publicando livros e participando de debates sobre a situação política brasileira. Tornou-se uma das vozes dissonantes do governo Lula criticando algumas decisões do seu governo. A fim de preservar o legado do seu governo…

See more on todamateria.com.br


Plano Real


Presidente Da República


Vida Pessoal

  • Indiciado em inquérito policial-militar após o golpe de 1964, Fernando Henrique exilou-se na Argentina e depois no Chile, onde foi nomeado diretor-adjunto do Instituto Lalino-Americano de Planificação Econômica e Social. Em 1967, mudou-se para a França. Lecionou na Universidade de Nanterre até 1968, quando voltou ao Brasil. Nesse mesmo ano, por concurso, assumiu a cátedr…

See more on ebiografia.com


Origens

  • Em 1978, Fernando Henrique candidatou-se ao Senado, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) como suplente de Franco Montoro. Em 1980, com o fim do bipartidarismo, foi um dos fundadores do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em 1983, assumiu a cadeira no senado no lugar de Franco Montoro, quando esse foi eleito governador de São Paulo…

See more on ebiografia.com


Ditadura Militar

  • Como Ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco, Fernando Henrique reuniu um seleto grupo de economistas para elaborar um plano gradual de estabilização. Foi criada a Unidade Real de Valor (URV), um indexador que passaria a corrigir diariamente preços, salários e serviços, como se fosse uma espécie de moeda. Em julho de 1994, foi introduzida a nova moeda, o real, l…

See more on ebiografia.com


Entrada Na Política

  • Candidato à presidência da República pela coligação PSDB/PFL/PTB, Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente do Brasil, no primeiro turno em 3 de outubro de 1994, tendo obtido 54,3% dos votos válidos. Fernando Henrique assumiu a presidência em janeiro de 1995. No governo, procurou manter a estabilidade monetária e restaurar a confiança dos inv…

See more on ebiografia.com


Plano Real E Presidência

  • Fernando Henrique Cardoso foi casado com a antropóloga Ruth Cardoso entre 1953 e 2008, ano do falecimento de Ruth. Juntos tiveram três filhos: Paulo Henrique Cardoso, Beatriz Cardoso e Luciana Cardoso. Desde 2014, ele mantém um relacionamento com Patrícia Kundrát, assessora do Instituto FHC. No dia 11 de março de 2022, estando com 90 anos, Fernando Henrique sofreu …

See more on ebiografia.com


Aposentadoria

Leave a Comment