A quantidade de espuma determina a açao limpadora

image

Será que quanto mais espuma um sabão ou um detergente produz, maior é o seu poder de limpeza? A maioria das pessoas pensa que sim, porque, ao lavar vasilhas, por exemplo, temos a sensação de que se não está sendo produzida muita espuma, o produto não está retirando a gordura. Mas será que isso é realmente verdade?

Full
Answer

Por que a espuma é importante para a limpeza dos detergentes?

Isso é conseguido pelo fato de a estrutura do detergente ser uma parte apolar; e sua extremidade, polar. Essa estrutura química dos detergentes (e não o fato de se formar espuma) é que garante a limpeza. Visto que os fabricantes sabem que a grande maioria dos consumidores associa a presença de espuma com a eficiência da limpeza, …

Qual é o tempo de aplicação de espuma?

18.2.4 Quando o sistema de geração de espuma for fixo, devem ser previstos, pelo menos, 2 hidrantes duplos para aplicação de espuma por meio de linhas manuais ou canhão monitor. 18.2.4.1 A solução de espuma normalmente é obtida à razão de 3% para derivados de petróleo. 18.2.4.2 O tempo de aplicação de espuma deve ser de, no mínimo, 65 min.

Quando é obrigatório o sistema de espuma?

18.2.1 É obrigatório o sistema de espuma para proteção de todas as áreas onde seja possível o derrame ou vazamento de líquidos combustíveis ou inflamáveis ou onde esses líquidos já estejam normalmente expostos à atmosfera.

Qual a taxa mínima de aplicação de espuma?

6.3.8.4 A taxa mínima de aplicação deve ser de 6.5 L/min/m² da área da superfície do líquido, ou de acordo com a recomendação do fabricante. descarga do tipo subsuperficial e para as linhas de espuma suplementares conforme indicado em 6.3.9.

image


Por que a quantidade de espuma não determina a ação limpadora do sabão ou detergente?

Isso é conseguido pelo fato de a estrutura do detergente ser uma parte apolar; e sua extremidade, polar. Essa estrutura química dos detergentes (e não o fato de se formar espuma) é que garante a limpeza.


O que determina a ação limpadora do sabão?

Como ele limpa? Basicamente, o sabão consegue “quebrar” essa “película” da água, permitindo que ela penetre nos materiais e remova a sujeira. É por isso que o sabão muitas vezes é chamado de agente tensoativo ou surfactante, pois ele diminui a tensão superficial da água.


Quanto mais espuma mais limpa?

Será que quanto mais espuma um sabão ou um detergente produz, maior é o seu poder de limpeza? Esta é uma dúvida de limpeza comum, e facilmente solucionada! Não! Espuma não é garantia de limpeza.


É verdade que o sabão é bom quando faz muita espuma por quê?

“No Brasil existe o mito do que quanto mais espuma, mais limpa a roupa ou a louça ficam. No entanto, a espuma em si não limpa e seu excesso exige maior quantidade de água no enxágue, o está totalmente fora da realidade de uma atitude sustentável” afirma Tiago Santos, Diretor Comercial e de Marketing da empresa.


Como age o sabão?

O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), “aprisionando-as” dentro de uma micela, como mostra a imagem a seguir.


Como o sabão age no processo de eliminação da sujeira gordura )?

A parte apolar do sabão interage com a gordura (sujeira) ao mesmo tempo em que a parte polar reage com a água, neste momento são formadas partículas (micelas) de detergente que ficam espalhadas na água, agilizando o processo de limpeza.


Qual é a quantidade de espuma necessária?

Não existe uma densidade ideal, porém para trabalhos em que é necessário passar muito tempo sentado, a escolha deve ser entre 40 e 50 kg/m3. Já em outras modalidades, densidades acima de 50 kg/m3 podem ser usadas, desde que propicie uma maciez adequada.


Por que a água dura não faz espuma?

Dureza da Água. Água dura é chamada assim porque não forma bolhas de sabão, dificultando processos de limpeza. Comum em poços artesianos, a água dura ocorre quando alguns íons minerais da água reagem com os sabões formando precipitados e não se forma espuma.


Como fazer a espuma mágica?

2:5512:37Suggested clip · 57 secondsESPUMA MÁGICA CASEIRA/ LIMPEZA PESADA/ MULTI-USOYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O que é que faz o sabão espumar?

O que você ainda não sabe é que a espuma é a união de bolhas bem pequenininhas que se formam à medida que o ar vai se juntando a essa mistura de água e sabão. Quando alguma dessas bolhas de sabão emerge, ela flutua sobre a superfície da água, uma vez que o ar é bem mais leve do que qualquer outro líquido.


O que fazer para diminuir a espuma do sabão?

1:393:46Suggested clip · 59 secondsCOMO TIRAR ESPUMA DO SABÃO LÍQUIDO – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Por que é formada a espuma e a bolha de sabão?

Esse fenômeno é chamado de tensão superficial. As bolhas se formam graças à intensidade dessa tensão superficial. As moléculas de água que estão na superfície da bolha realizam ligações de hidrogênio somente com moléculas ao seu lado, aumentando ainda mais a força dessa ligação.


O que é espuma e seu objetivo?

Espuma é um monte de pequenas bolhas criadas por agentes de espuma. Mas você também precisa de água e ar para fazer espuma. O verdadeiro objetivo da espuma é fornecer tempo de contato em uma superfície suja para permitir que os agentes umectantes, detergentes e desengordurantes tenham tempo suficiente para realizar seus trabalhos.


Espuma e sua capacidade de limpeza

Se você assiste a anúncios de televisão, eles costumam comparar a quantidade de espuma em um produto de limpeza com outro para provar que é superior. Além disso, eles geralmente dizem ou sugerem que a quantidade de espuma reflete a capacidade de limpeza do produto.


A espuma está diretamente relacionada à limpeza?

A resposta é não. A quantidade de espuma quase não afeta a capacidade de limpeza do produto. Ter muita espuma não é vital para a limpeza, é principalmente para estética.


Quando a espuma é útil na limpeza?

A única vez que a espuma entra em jogo durante a limpeza é quando você tenta limpar uma superfície vertical ou se precisa ver onde os detergentes foram aplicados. Por exemplo, se você tentar limpar uma parede ou caminhão de 18 rodas com uma superfície vertical, precisará de espuma para limpar. A espuma é útil nos produtos de limpeza automotivos.


Efeitos negativos da espuma

Além de saber que a espuma não está diretamente relacionada à limpeza de um produto, você também deve conhecer outros efeitos negativos da espuma. A espuma pode ser seu inimigo! Aqui está o porquê:


Consultoria em limpeza comercial em São Paulo

A Biosan coloca à disposição de seus clientes um Corpo Técnico capacitado a orientar e treinar seus funcionários na utilização de seus produtos, bem como para auxiliá-los na confecção e implantação de Programas de Higiene Industrial.


Compromisso com a qualidade, tecnologia e com o consumidor brasileiro. Tenha a certeza que ao adquirir um colchão certificado você terá um produto diferenciado e que atende as mais rigorosas normas de produção

Compromisso com a qualidade, tecnologia e com o consumidor brasileiro. Tenha a certeza que ao adquirir um colchão certificado você terá um produto diferenciado e que atende as mais rigorosas normas de produção.


Normas do INER são mais rigorosas

Para os colchões de molas as normas do INER são mais rigorosas do que as que são exigidas pelas Normas Brasileiras.

image

Leave a Comment