A quem se dirige a açao de execução cheque

Como funcionam os cheques?

Os cheques são ordens de pagamentos emitidas contra um banco, que o autoriza a retirar da conta do indivíduo o valor escrito no documento e repassa-lo ao beneficiário. Porém, será que os cheques possuem prazos de validade? Bom, os cheques que estão em branco, ou seja, que ainda não foram preenchidos, não possuem validades determinadas.

Quanto Tempo Demora para o cheque ser apresentado?

Art . 33 O cheque deve ser apresentado para pagamento, a contar do dia da emissão, no prazo de 30 (trinta) dias, quando emitido no lugar onde houver de ser pago; e de 60 (sessenta) dias, quando emitido em outro lugar do País ou no exterior.

Qual é o prazo de apresentação dos cheques preenchidos?

Ainda, elas só podem ser utilizadas caso a conta a qual se refere esteja ativa e regular, assim como o banco. Agora, em relação aos cheques já preenchidos, estes devem ser apresentados ao banco em até trinta dias, caso estes cheques tenham sido lançados no mesmo lugar de pagamentos. Ou seja, na mesma praça.

Qual é o prazo de validade do cheque?

Porém, será que os cheques possuem prazos de validade? Bom, os cheques que estão em branco, ou seja, que ainda não foram preenchidos, não possuem validades determinadas. Este documento pode ser utilizado enquanto a conta relativa a ele estiver ativa e regular.


Quem pode ajuizar ação de execução?

São legitimados ativos para a execução fiscal: União, Estados, Distrito Federal, Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas de direito público.


Qual ação para cobrança de cheque?

Pelo ordenamento jurídico, a ação competente para cobrança do cheque em relação ao prazo prescricional, é a Ação de Execução de Título Extrajudicial com observância no disposto nos artigos 585 inciso I do código de Processo Civil e art. 47 da Lei 7.357/1985.


O que é ação de execução de cheque?

AÇÃO DE EXECUÇÃO São títulos executivos extrajudiciais: I – a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture e o cheque; Assim, segundo disposição da referida lei em seu artigo 47, pode ser promovida a AÇÃO DE EXECUÇÃO para buscar a compensação do cheque: Art .


Quem é o sacado de um cheque?

Nos pagamentos por cheque existem, nomeadamente, os seguintes intervenientes: Sacador – a pessoa que passa o cheque; Sacado – o banco que emite o cheque; Beneficiário – a pessoa que recebe o cheque e que beneficiará do valor inscrito no cheque.


Onde propor ação de cobrança de cheque?

A ação de cobrança de cheque deve ser proposta no foro em que a obrigação deva ser satisfeita (art. 4º, II, da lei 9.099/95). Na falta de indicação especial, tal corresponde à localidade do banco sacado, nos termos do art. 2º, I, primeira parte, da Lei do Cheque (Lei 7.357/85).


Como cobrar um cheque na Justiça?

Um cheque pode ser cobrado judicialmente assim que passado o prazo de apresentação. Entre a data de apresentação e o prazo de até 6 meses, o cheque pode ser cobrado por uma ação chamada: execução de título executivo extrajudicial.


Onde a ação de execução deve ser proposta?

a execução poderá ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato ou em que ocorreu o fato que deu origem ao título, mesmo que nele não mais resida o executado.


É necessário protestar o cheque para executá lo?

O protesto do cheque não é indispensável para o ajuizamento da execução, bastando, para tanto, a declaração do sacado no verso do cheque indicando a recusa no pagamento (art. 47, II, § 1º, da Lei nº 7.357 /85).


Qual o prazo de prescrição de cheque?

O cheque é ordem de pagamento à vista, sendo de 6 (seis) meses o lapso prescricional para a execução após o prazo de apresentação, que é de 30 (trinta) dias a contar da emissão, se da mesma praça, ou de 60 (sessenta) dias, também a contar da emissão, se consta no título como sacado em praça diversa, isto é, em …


Quem emite o cheque e o devedor?

– sacador: é o devedor principal do cheque, ou seja, quem o emite; – sacado: é o banco; – beneficiário: é o credor do cheque.


Quais são as três partes do cheque?

No cheque temos três partes envolvidas: a) o emitente, passador ou sacador que é o titular de conta-corrente junto a um banco (instituição financeira); b) o sacado que é o banco (instituição financeira) que dispõe dos recursos do sacador e que está obrigado a cumprir a ordem do emitente, dentro dos limites de seus …


O que é o que é CCF?

Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos (CCF)


Quais são os tipos de ação de cobrança?

Existem hoje três tipos de ações de Cobrança Judiciais:Ação de Execução de Título Extrajudicial.Ação Monitória.Ação de Cobrança Procedimento Comum.


Qual o procedimento da ação de cobrança?

A ação de cobrança trata-se de ação de conhecimento, ou seja, segue todo o rito do procedimento comum, com saneamento, audiências instrutórias e produção de demais provas, tal como pericial, documental e oral, observando o contraditório e ampla defesa para que o julgador forme sua convicção sobre o caso.


Como propor uma ação de cobrança?

Quais os documentos necessários para cobrar uma dívida judicialmente?nome e endereço completo do devedor;informações referente à dívida, como o número de parcelas e as datas de vencimentos, valor total do débito acrescido dos juros referente ao atraso;More items…•


Qual o artigo da ação de cobrança?

No Código Civil, a Ação de Cobrança é citada expressamente no art. 526, que prediz: Art. 526.


Com quanto tempo o cheque prescreve?

Segundo o artigo 47 da Lei do Cheque, o portador pode promover a execução do cheque, por falta de pagamento, contra o emitente e seu avalista e contra os endossantes e seus avalistas.


Flávio Fonseca

Flávio é estudante de Finanças, Investimentos e Banking na PUC RS e fundou este blog para compartilhar conhecimento sobre dinheiro e assunstos relacionados à produtos bancários, bem como planejamento financeiro e investimentos.

Leave a Comment