A retirada da cobertura vegetal amplia a açao de processos

Quais as consequências da retirada da cobertura vegetal nativa?

A retirada da cobertura vegetal nativa de qualquer tipo de bioma acarreta uma série de mudanças de ordem física, química e biológica no solo de tal local. Conforme o exemplo fornecido, a alternativa correta é a letra D, pois a retirada da cobertura vegetal natural, deixa o solo mais exposto ao vento e às tempestades

Quais são as consequências da retirada da cobertura vegetal do solo?

A retirada da cobertura vegetal do solo, agravada por atividades como agronegócio e mineração, contribui para reduzir ainda mais a disponibilidade de água nas torneiras.

Quais obrigações devem ser observadas na supressão de vegetação?

Se a árvore estiver localizada em área de proteção, como por exemplo, APP, então a supressão de vegetação é considerada uma intervenção e, por isso, deverá ter autorização para tal atividade. A Lei 12.651/12 prevê, em seu artigo 8°, que a intervenção em APPsomente será permitida nas seguintes hipóteses: Utilidade pública; Interesse social;


O que acontece com a retirada da cobertura vegetal?

A retirada da cobertura vegetal nativa ainda altera a qualidade dos solos pela exposição direta à erosão pluvial e reduz a qualidade de vida da população ali residente. Portanto, a permanência da vegetação nativa é importante para a manutenção do ciclo hidrológico e, por conseguinte, para a existência da bacia.


Como a cobertura vegetal influencia na ocorrência de processos erosivos?

A cobertura vegetal tem sido reconhecida como um fator chave na proteção contra a erosão, aumentando a infiltração e a rugosidade superficial do solo, além de reduzir o impacto das gotas de chuva (MORGAN, 1995).


Qual a importância da cobertura vegetal *?

A cobertura vegetal exerce papel fundamental na proteção das unidades geoambientais contra os processos morfogenéticos (erosão do solo), com isso, para cada tipo cobertura vegetal foram atribuídos valores de vulnerabilidade de acordo com a capacidade de proteção dessa cobertura aos processos de erosão do solo.


Qual é a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água?

A cobertura vegetal regula fluxo de água em uma bacia hidrográfica, uma vez que aumenta o armazenamento, reduz a erosão e sedimentação dos cursos d’água, diminui o risco de inundações e melhora a qualidade da água. A principal forma de abastecimento das bacias hidrográficas é por meio da precipitação.


Quais fatores que influenciam a formação de processos erosivos?

A maior ou menor atuação dos processos erosivos em um determinado local depende de uma série de fatores condicionantes, dentre eles inclui-se: o clima, relacionado principalmente à distribuição, quantidade e intensidade das chuvas; a cobertura vegetal, que tem como função proteger o solo dos agentes externos; as …


Quais são os fatores que contribuem para a ocorrência de erosão?

Confira abaixo os principais fatores que Influenciam a erosão:Chuva. A chuva acaba sendo o principal fator climático relacionado à erosão. … Solo. … Relevo. … Vegetação. … Manejo. … Ação antrópica.


O que é a cobertura vegetal?

Cobertura vegetal são tipos ou formas de vegetação de origem natural ou plantada que recobrem uma determinada área ou terreno.


Porque a cobertura vegetal é importante para a manutenção da umidade dos solos e da qualidade do ar?

A exposição direta aos raios solares, ao impacto das gotas de chuva acaba por promover a desestruturação e desagregação do solo, resultando em erosão, daí a importância da cobertura vegetal mantendo a umidade do solo ajudando na decomposição da parte aérea e sistema radicular, por conseqüência, as partículas agregam-se …


Qual é a capacidade da cobertura vegetal?

Além disso, a cobertura vegetal tem a capacidade de ajudar o equilíbrio da temperatura. No entanto, não se deve cometer o erro de confundir com área verde. Isso porque essas áreas verdes são entendidas como espaços com plantas, como parques e as praças.


Qual a importância da vegetação para a água?

Contribui, por exemplo, para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os extremos de temperatura e mantendo a oxigenação do meio aquático. Promove, ainda, a absorção de nutrientes pelas árvores, arbustos e plantas herbáceas evitando a lixiviação excessiva dos sais minerais do solo para o rio.


Qual é a importância da vegetação para o ciclo da água Brainly?

Resposta: A vegetação é importante para a penetração da água que vem das chuvas. Isso acontece porque as plantas fixam as suas raízes no solo e permitem que o solo fique mais aerado (descompactado), de modo que a água possa descer normalmente.


O que é a manutenção da cobertura vegetal?

É importante lembrar que, para a manutenção da cobertura, deve-se evitar revolver o solo e o trânsito de máquinas, equipamentos e animais, além de introduzir plantas com elevado potencial de produção de matéria seca como o milheto e a braquiária. O solo contém reservas de água e nutrientes necessários para as plantas.

Leave a Comment