
Qual mecanismo de ação da succinilcolina?
A Succinilcolina bloqueia a transmissão do impulso nervoso na placa mioneural, produzindo paralisia dos músculos esqueléticos. Não tem efeito sobre a consciência e nem sobre o limiar da dor.
Para que serve succinilcolina?
É indicado como adjuvante da anestesia geral, para facilitar a intubação traqueal e proporcionar relaxamento do músculo esquelético durante a cirurgia ou ventilação mecânica.
Qual o mecanismo de ação dos bloqueadores neuromusculares?
Os bloqueadores neuromusculares atuam em receptores nicotínicos da junção neuromuscular, prejudicando a transmissão do impulso nervoso e resultando no relaxamento da musculatura. Por outro lado, eles não promovem o alívio da dor, assim como não possuem função amnésica.
Qual é o mecanismo de ação dos bloqueadores neuromusculares Despolarizantes?
Bloqueadores neuromusculares despolarizantes Atuam em receptores nicotínicos da acetilcolina nos gânglios e junções neuromusculares, promovendo a despolarização da membrana da placa motora. O cloreto de suxametônio pode ser administrado por via intravenosa ou intramuscular, tendo rápido início de ação.
O que é fentanil e para que serve?
Fentanil® está indicado: – para analgesia de curta duração durante o período anestésico (pré-medicação, indução e manutenção) ou quando necessário no período pós-operatório imediato (sala de recuperação). – para uso como componente analgésico da anestesia geral e suplemento da anestesia regional.
Qual é a função da atropina?
Atropina produz dilatação da pupila e paralisação da acomodação visual, sendo indicada em oftalmologia, para exames de fundo de olho, exames de refração e para prevenir aderências em determinadas inflamações oculares.
Como a succinilcolina induz o relaxamento muscular?
A succinilcolina se liga às duas subunidades alfa do receptor, mimetizando a ACh, e resulta em despolarização da membrana. A despolarização resulta rapidamente em contração muscular, observada clinicamente na forma de fasciculações.
Como o curare age?
A ação do curare no organismo é seletiva. Age sôbre todos os músculos esqueléticos, atingindo primeiro os pequenos músculos dos olhos e da face, depois os da cabeça e região cervical, daí passando a agir nas extremidades, chegando finalmente aos músculos intercostais e diafragma.
O que é bloqueador?
Bloqueador neuromuscular é uma droga que interrompe ou simula a transmissão dos impulsos nervosos na junção neuromuscular esquelética, causando paralisia dos músculos esqueléticos afetados.
Quais os usos de bloqueadores neuromusculares na veterinária?
Por esses motivos o uso de BNM na veterinária é um pouco menos frequente, sendo utilizados basicamente para ventilação mecânica, em cirurgias oftálmicas e para promover relaxamento total em cirurgias de osteossíntese.
O que é bloqueador neuromuscular Covid?
Os bloqueadores neuromusculares são medicamentos imprescindíveis no tratamento de pacientes com Sars-Cov-2 grave. Necessários na intubação orotraqueal e na manutenção da posição prona em pacientes com SDRA (síndrome do desconforto respiratório do adulto).
Quais as principais funções do rocurônio?
Rocuron® (brometo de rocurônio) é indicado para ser usado juntamente com a anestesia geral para facilitar a intubação traqueal em procedimentos de rotina e indução de sequência rápida de anestesia, bem como para relaxar a musculatura esquelética durante as intervenções cirúrgicas.
O QUE É
A Succinilcolina é um relaxante muscular [acetilcolina (derivado); bloqueador neuromuscular despolarizante; colinérgico; cloreto de Succinilcolina; suxametônio (outro nome genérico)].
COMO AGE
A Succinilcolina bloqueia a transmissão do impulso nervoso na placa mioneural, produzindo paralisia dos músculos esqueléticos. Não tem efeito sobre a consciência e nem sobre o limiar da dor.
USO INJETÁVEL – DOSES
Para induzir o relaxamento dos músculos esqueléticos; facilitar a intubação, a ventilação ou as manipulações ortopédicas; para diminuir as contrações musculares nas convulsões induzidas.
CUIDADOS ESPECIAIS
Classe C: Não há estudos adequados em mulheres (em experimentos animais ocorreram alguns efeitos adversos para o feto). O benefício potencial da Succinilcolina pode justificar o risco potencial durante a gravidez.
Acción farmacológica
Es un agente bloqueante neuromuscular despolarizante de acción ultracorta. Se usa en anestesia como relajante del músculo esquelético para facilitar la intubación traqueal y la ventilación mecánica en una amplia gama de intervenciones quirúrgicas
RAM mas comunes
Las acciones adversas de la succinilcolina consisten generalmente en una indeseada prolongación obtención de su acción farmacológica se han observado casos depresión respiratoria , apnea ,bradicardia, hipersensibilidad ,paro cardíaco, arritmias taquicardia ,aumento de presión intraocular, fasciculación muscular, rigidez mandibular ,dolores musculares post operatorio ,mioglobina , mioglobinuria ,aumento de salivación, hipo e hipertensión hipercalemia .hipertermia maligna y prurito.
Interacción con medicamentos de mas uso
Los efecto de bloqueo neuromuscular de succinilcolina pueden ser incrementados por otro medicamento que reducen el nivel de actividad de la colinesterasa del plasma Como por ejemplo anticonceptivos corticoides o inhibidores del monoaminooxidasa otro medicamento que pueden también aumentar los efectos de la succinilcolina oxitocina o proteína indina lodo lidocaína procainamida.
Advertencias y precauciones del uso de la Succinilcolina
La Succinilcolina no deberá ser empleada con pacientes que sean alérgicos a cualquiera de sus componentes, por ello antes de su aplicación mediante vía intravenosa, el profesional de la salud debe verificar esta condición, para evitar reacciones alérgicas por parte del paciente.
Contraindicaciones
La Succinilcolina no puede ser administrada a pacientes que presentan hipersensibilidad al suxametonio, debido a que corren el riesgo de sufrir una reacción alérgica de graves consecuencias para su organismo.
Efectos secundarios
Los pacientes luego de un procedimiento médico o quirúrgico donde hayan sometidos a la aplicación de la Succinilcolina, es posible que experimenten una serie de efectos secundarios como parte de una reacción de su organismo a la composición de este fármaco.
Beneficios del uso de la Succinilcolina
Como se ha comentado durante el desarrollo de este tema, la Succinilcolina es un fármaco que suele ser empleado como coadyuvante de la anestesia, cuando es necesario inducir una relajación muscular en el paciente de manera breve, pero a la vez profunda.
Farmacocinetica
La breve durata d’azione della succinilcolina (dai 5 ai 10 minuti) è associata alla natura intrinseca della sostanza: la presenza a livello strutturale di due gruppi esterei la rende particolarmente sensibile al processi di idrolisi, chimica ed enzimatica, che rendono l’ emivita plasmatica della molecola estremamente breve.
Farmacodinamica
L’effetto farmacodinamico della succinilcolina si espleta attraverso l’agonismo dei recettori ionotropici nicotinici a livello della giunzione neuro-muscolare della muscolatura scheletrica .
Utilizzo clinico
Nonostante i suoi effetti collaterali, comprese le mortali ipertermia maligna, iperkaliemia, e anafilassi, è assai popolare in medicina d’emergenza poiché verosimilmente possiede la più breve latenza e durata d’azione fra tutti i farmaci miorilassanti; qualità, quest’ultima, che ne fa uno dei farmaci più utilizzati in caso di previste difficoltà nell’ intubazione oro-tracheale, nelle prime fasi dell’ anestesia generale ..
Effetti indesiderati e controindicazioni
Durante il trattamento con succinilcolina, specie in soggetti con ridotta attività delle colinesterasi plasmatiche, possono insorgere bradicardia e scialorrea che si possono controllare con somministrazione di atropina .
Succinil Colin, para o que é indicado e para o que serve?
Succinil Colin apresenta como componente ativo o cloreto de suxametônio, o qual atua como relaxante muscular de ação ultrarrápida para administração endovenosa. É indicado como adjuvante da anestesia geral, para facilitar a intubação traqueal e proporcionar relaxamento do músculo esquelético durante a cirurgia ou ventilação mecânica.
Como o Succinil Colin funciona?
Succinil Colin produz paralisia do músculo esquelético pelo bloqueio da transmissão em determinados neurônios (células que compõem o sistema nervoso).
Quais as contraindicações do Succinil Colin?
Este medicamento é contraindicado para pacientes com história pessoal ou familiar de hipertermia maligna (doença muscular hereditária latente, potencialmente grave, caracterizada por resposta hipermetabólica após exposição a este medicamento), miopatias (doenças musculares) da musculatura esquelética e conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Quais cuidados devo ter ao usar o Succinil Colin?
O suxametônio pode ser usado somente nos casos indicados no controle da respiração artificial e somente quando houver capacidade para instituir respiração por intubação traqueal e para garantir adequada ventilação no paciente, incluindo a administração de oxigênio sobre pressão positiva e eliminação do dióxido de carbono.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Succinil Colin?
As reações adversas do suxametônio consistem inicialmente no prolongamento de efeitos farmacológicos. O suxametônio causa relaxamento muscular profundo, resultando em depressão respiratória profunda a ponto de apneia; este efeito pode ser prolongado. As reações de hipersensibilidade, incluindo anafilaxia (reação alérgica), raramente ocorrem.
População Especial do Succinil Colin
Existem raros relatos de disritmia ventricular (perturbação do ritmo do coração) e parada cardíaca secundárias à rabdomiólise (quebra rápida do músculo esquelético) com hipercalemia em crianças aparentemente saudáveis que receberam suxametônio.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Succinil Colin maior do que a recomendada?
A superdose de bloqueadores neuromusculares pode produzir depressão respiratória prolongada ou apneia e colapso cardiovascular. Para apneia ou paralisia prolongada, deve-se manter a via aérea adequada e administrar ventilação manual ou mecânica. Deve-se manter a respiração artificial até que se comprove a recuperação total da respiração normal.
Estrutura química
A imagem superior ilustra a estrutura da succinilcolina. As cargas positivas estão localizadas nos dois átomos de nitrogênio e, portanto, são circundadas por íons Cl. – através de interações eletrostáticas.
Mecanismo de ação (suxametônio)
A acetilcolina causa uma despolarização na placa terminal que é capaz de se mover para as células musculares vizinhas, permitindo que elas entrem no Na + e que o potencial limiar da membrana é atingido.

Estrutura Quimica
Mecanismo de Ação
-
A acetilcolina causa uma despolarização na placa final capaz de se mover para as células musculares vizinhas, permitindo a entrada de Na +e atingindo o potencial limiar da membrana. Isso leva à produção de potenciais de ação nas células musculares esqueléticas que iniciam sua contração. A interação da acetilcolina com seus receptores é de curta duração, porque é rapida…
para Que Serve?
-
– Atua como adjuvante dos anestésicos em inúmeras operações cirúrgicas. Talvez o uso mais difundido da succinilcolina seja na intubação endotraqueal, permitindo assim uma ventilação adequada do paciente durante um processo cirúrgico. – Os bloqueadores neuromusculares atuam como auxiliares da anestesia cirúrgica, causando relaxamento do músculo esqu…
See more on maestrovirtuale.com
Efeitos secundários
-
– Dores pós-operatórias ocorrem regularmente nos músculos do pescoço, ombros, lados e costas. – O uso de succinilcolina deve ser evitado em pacientes com queimaduras graves. Isto é porque o aumento da saída de K + através de canais de Na + e K + , o que ocorre após ligação da droga a receptores de acetilcolina, aumenta a concentração de plasma de K +. Como conseqüê…
Referências
- Wikipedia (2018). Cloreto de suxametônio. Recuperado em 29 de abril de 2018, de: en.wikipedia.org
- Pubchem (2018). Succinilcolina Recuperado em 29 de abril de 2018, de: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov
- Jeevendra Martyn, Marcel E. Durieux; Succinilcolina (2006). Novas perspectivas sobre os me…
- Wikipedia (2018). Cloreto de suxametônio. Recuperado em 29 de abril de 2018, de: en.wikipedia.org
- Pubchem (2018). Succinilcolina Recuperado em 29 de abril de 2018, de: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov
- Jeevendra Martyn, Marcel E. Durieux; Succinilcolina (2006). Novas perspectivas sobre os mecanismos de ação de uma droga antiga. Anestesiologia; 104 (4): 633-634.
- Succinilcolina (suxametônio). Retirado em 29 de abril de 2018, de: librosdeanestesia.com
Acción farmacológica
-
Es un agente bloqueante neuromuscular despolarizante de acción ultracorta. Se usa en anestesia como relajante del músculo esquelético para facilitar la intubación traqueal y la ventilación mecánica en una amplia gama de intervenciones quirúrgicas
Mecanismo de Acción
-
: el cloruro de succinilcolina es un bloqueador neuromuscular despolarizante , por lo que compite con la acetilcolina para ocupar los receptores colinérgicos de la placa motora, ya que la acetilcolina se combinan con estos receptores para producir la despolarización. sin embargo, debido a su elevada afinidad por los receptores colinérgicos y su res…
See more on farmacologiaactual.com
Indicaciones
-
: Está indicado como ayudante de la anestesia general para facilitar la intubación traqueal y produce relajación del músculo esquelético durante la cirugía o ventilación mecánica
Dilución
-
IM 150 mg (dosis máxima) IV Directa 1 mg / kg (Vía principal de utilización IV Intermitente IV Continua 1-2 mg / ml
Tipo de Infusión
-
: administración en Bolo e intravenosa, su administración requiere de intubación y ventilación mecánica
Ram Mas Comunes
-
Las acciones adversas de la succinilcolina consisten generalmente en una indeseada prolongación obtención de su acción farmacológica se han observado casos depresión respiratoria , apnea ,bradicardia, hipersensibilidad ,paro cardíaco, arritmias taquicardia ,aumento de presión intraocular, fasciculación muscular, rigidez mandibular ,dolores musculares post ope…
Interacción Con Medicamentos de Mas Uso
-
Los efecto de bloqueo neuromuscular de succinilcolina pueden ser incrementados por otro medicamento que reducen el nivel de actividad de la colinesterasa del plasma Como por ejemplo anticonceptivos corticoides o inhibidores del monoaminooxidasa otro medicamento que pueden también aumentar los efectos de la succinilcolina oxitocina o proteína indina lodo lidocaína pro…
¿Qué Es La Succinilcolina?
¿Para Qué Sirve?
-
La Succinilcolina es un medicamento exclusivamente utilizado por el personal médico preparado para su manejo y autorizado en la administración de anestesia a los pacientes. El mismo se encuentra destinado a ser empleado durante los procesos que requieren la inducción de parálisis neuromuscular, cuando es requerido este tipo de procedimiento para ac…
See more on farmaciainformativa.com
Advertencias Y Precauciones Del Uso de La Succinilcolina
-
La Succinilcolina no deberá ser empleada con pacientes que sean alérgicos a cualquiera de sus componentes, por ello antes de su aplicación mediante vía intravenosa, el profesional de la salud debe verificar esta condición, para evitar reacciones alérgicas por parte del paciente. En el caso de los adultos mayores, las dosis empleadas de este medicamento deben ser ajustadas en rela…
Contraindicaciones
-
La Succinilcolina no puede ser administrada a pacientes que presentan hipersensibilidad al suxametonio, debido a que corren el riesgo de sufrir una reacción alérgica de graves consecuencias para su organismo. Se debe evitar su administración en pacientes que no se encuentren previamente anestesiados, debido a que les podría ocasionar alteraciones nerviosas…
Efectos Secundarios
-
Los pacientes luego de un procedimiento médico o quirúrgico donde hayan sometidos a la aplicación de la Succinilcolina, es posible que experimenten una serie de efectos secundarios como parte de una reacción de su organismo a la composición de este fármaco. Lo anterior es debido a que, como se ha comentado, es un fármaco administrado por un profesional de la salu…
Beneficios Del Uso de La Succinilcolina
-
Como se ha comentado durante el desarrollo de este tema, la Succinilcolina es un fármaco que suele ser empleado como coadyuvante de la anestesia, cuando es necesario inducir una relajación muscular en el paciente de manera breve, pero a la vez profunda. Por lo tanto, se considera un medicamento especialmente beneficioso para ser utilizado en aquellos casos de i…
Farmacocinetica
Farmacodinamica
-
L’effetto farmacodinamico della succinilcolina si espleta attraverso l’agonismo dei recettori ionotropici nicotinici a livello della giunzione neuro-muscolare della muscolatura scheletrica. L’agonismo a livello endogeno avviene per contemporanea interazione di due molecole di acetilcolina nei due rispettivi siti di binding del canale nicotinico separati da una distanza appros…
Utilizzo Clinico
-
Nonostante i suoi effetti collaterali, comprese le mortali ipertermia maligna, iperkaliemia, e anafilassi, è assai popolare in medicina d’emergenza poiché verosimilmente possiede la più breve latenza e durata d’azione fra tutti i farmaci miorilassanti; qualità, quest’ultima, che ne fa uno dei farmaci più utilizzati in caso di previste difficoltà nell’intubazione oro-tracheale, nelle prime fasi …
Effetti Indesiderati E Controindicazioni
-
Durante il trattamento con succinilcolina, specie in soggetti con ridotta attività delle colinesterasi plasmatiche, possono insorgere bradicardia e scialorrea che si possono controllare con somministrazione di atropina.