A teologia e entenndida como sapiciencia teologica da açao

Portanto, a Teologia deve ser entendida como a “ciência da revelação” ou a “ciência da Escritura”. De modo inverso, dentro do estudo científico da Teologia, o pesquisador está debaixo do “objeto” investigado, porque depende dele para obter as informações necessárias.

Full
Answer

Qual é a diferença entre teologia sistemática e Teologia Bíblica?

Tal tipo de teologia distingue-se a teologia sistemática, a qual sistematiza e traduz os ensinos da Bíblia através do uso de categorias e conceitos. A Teologia bíblica é bíblica por explicar a teologia da bíblia, limitando-se à língua, ás categorias e perspectivas dos escritores bíblicos.

Qual é o conceito de Teologia?

Para Hodge “teologia não é somente ‘a ciência de Deus’ nem mesmo ‘a ciência de Deus e do homem’, ela também dá conta das relações entre Deus e o universo”. Um bom conceito para a teologia deve considerá-la como o estudo das relações do Criador (Deus) com a criatura (homens).

Qual a relação entre a teologia e a espiritualidade?

Como em uma dialética, influenciada pelas decorrências étnico-culturais, a Teologia e Espiritualidade existem em linha, não só paralela, mas cruzada, onde seu ponto de encontro é exatamente a coexistência e concepção concreta da Fé cristã, mediante estudos teológicos.

Qual a importância da teologia prática?

Fazer teologia não é apenas uma atividade intelectual, mas é um exercício que exige o envolvimento de todo nosso ser. Todo cristão necessariamente é um teólogo, queira ele ou não. O simples ato de alguém ler uma passagem bíblica, já é, em algum nível, fazer teologia.


RESUMO

Contexto: Ao longo da história humana e bíblica, a religião influenciou os fatores sociais, políticos econômicos da comunidade, criando assim, uma reflexão educativa sobre a teologia e a comunidade.


INTRODUÇÃO

A reflexão teológica sobre a comunidade está dentro da teologia prática, em que existe uma abordagem educativa sobre o papel da teologia nos fatores da comunidade, tais como, sociais, políticos e econômicos.


1. O QUE É, E QUAL É A RELAÇÃO ENTRE TEOLOGIA E COMUNIDADE

A definição das noções etimológicas, das relações e do histórico sobre teologia e comunidades, é mais que um ponto de partida, é algo essencial para a sustentabilidade e verificação de qualquer estudo.


2. PANORAMA HISTÓRICO BÍBLICO SOBRE AS COMUNIDADES

Em todas as civilizações as religiões influenciam o desenvolvimento humano, seja ele, social, político, educacional ou cultural. Facilmente encontramos nos estudos antropológicos ou sociológicos, a presença das religiões como componente central para entender e compreender a humanidade.


2.1 NO ANTIGO TESTAMENTO

No Antigo Testamento o capítulo doze do livro de Gênesis, narra a história da comunidade de Israel e dos patriarcas Abraão, Isaac e Jacó e suas famílias. O livro de Êxodo conta a história do povo de Israel que por quarenta anos foram conduzidos por Moisés rumo a Canaã.


2.2 NO NOVO TESTAMENTO

No período do Novo Testamento encontramos algumas características das comunidades. O Templo religioso era o centro da comunidade, como um espaço educativo que se aprendia as Leis e também era um centro de câmbio, de articulações políticas e sociais (GASS, 2007).


2.3 A VIDA DE JESUS EM COMUNIDADE

Jesus foi uma pessoa que viveu dentro de um contexto humano, ou seja, pertencia a uma família, trabalhava, tinha opinião política, e uma condição econômica. Jesus era de uma aldeia simples chamada Nazaré. Seus moradores eram marginalizados e pobres, tratados como incapazes e ladrões (JOÃO 1: 46; 7: 52).


Teologia Ou Religião?

Image
É importante fazer uma distinção entre a teologia cristã e outros tipos de teologia. Isso porque a teologia da qual estamos falando não é o estudo de divindades que nasceram da imaginação dos homens e que são apresentadas ao mundo através de escritos supostamente sagrados (cf. Romanos 1:20-23). Então estudar teologi…

See more on estiloadoracao.com


as Disciplinas Teológicas

  • O estudo teológico realmente é um campo muito amplo. Por isso podemos falar em várias disciplinas teológicas que tratam acerca das diferentes áreas do saber teológico. Antes, porém, mais uma vez é importante ter mente que o texto bíblico é o fundamento da teologia cristã. Então todas as disciplinas teológicas partem desse ponto inicial para poderem apresentar adequada…

See more on estiloadoracao.com


A Importância Da Teologia

  • Algumas pessoas pensam que estudar teologia é algo completamente desnecessário e até prejudicial à vida espiritual do crente. Obviamente essas pessoas não podem estar mais enganadas. A ideia de que teologia e espiritualidade são coisas opostas, é uma visão completamente distorcida. Fazer teologia não é apenas uma atividade intelectual, mas é um ex…

See more on estiloadoracao.com


por Que Devemos Estudar Teologia?

  • Há realmente muitas razões que poderíamos citar sobre o porquê de nos empenharmos no estudo teológico. Mas aqui quero recorrer apenas a alguns versículos bíblicos que respondem definitivamente essa questão. Em primeiro lugar, devemos estar comprometidos em fazer teologia por que essa é a vontade de Deus para nós. A Palavra de Deus nos diz: “Mas o que se g…

See more on estiloadoracao.com


Resumo

  • Contexto: Ao longo da história humana e bíblica, a religião influenciou os fatores sociais, políticos econômicos da comunidade, criando assim, uma reflexão educativa sobre a teologia e a comunidade. Objetivos: refletir sobre a teologia e a comunidade em uma ótica educativa, apresentada aqui no entendimento etimológico dos termos de estudo, no panor…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Introdução

  • A reflexão teológica sobre a comunidade está dentro da teologia prática, em que existe uma abordagem educativa sobre o papel da teologia nos fatores da comunidade, tais como, sociais, políticos e econômicos. Em uma perspectiva educativa sobre o entendimento e conhecimento da comunidade, as questões religiosas aparecem como um componente central da humanidade, e…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


O Que É, E Qual É A Relação Entre Teologia E Comunidade

  • A definição das noções etimológicas, das relações e do histórico sobre teologia e comunidades, é mais que um ponto de partida, é algo essencial para a sustentabilidade e verificação de qualquer estudo. O termo teologia origina-se do grego theos = “divindade” + logos = “palavra”, ou, “estudo acerca da divindade, assim como, sua essência, existência e atributos. O termo “teologia” surge …

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Panorama Histórico Bíblico sobre as Comunidades

  • Em todas as civilizações as religiões influenciam o desenvolvimento humano, seja ele, social, político, educacional ou cultural. Facilmente encontramos nos estudos antropológicos ou sociológicos, a presença das religiões como componente central para entender e compreender a humanidade. A Bíblia Sagrada, como um livro educativo, tem sido um recurso para isto, pois, el…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


No Antigo Testamento

  • No Antigo Testamento o capítulo doze do livro de Gênesis, narra a história da comunidade de Israel e dos patriarcas Abraão, Isaac e Jacó e suas famílias. O livro de Êxodo conta a história do povo de Israel que por quarenta anos foram conduzidos por Moisés rumo a Canaã. Nesta empreitada Deus falava ao seu povo através de Moisés, do tabernáculo e dos Dez Mandamento…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


No Novo Testamento

  • No período do Novo Testamento encontramos algumas características das comunidades. O Templo religioso era o centro da comunidade, como um espaço educativo que se aprendia as Leis e também era um centro de câmbio, de articulações políticas e sociais (GASS, 2007). Dentro das características da comunidade e influência do templo religioso percebe-se que: a) Os Saduc…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


A Vida de Jesus em Comunidade

  • Jesus foi uma pessoa que viveu dentro de um contexto humano, ou seja, pertencia a uma família, trabalhava, tinha opinião política, e uma condição econômica. Jesus era de uma aldeia simples chamada Nazaré. Seus moradores eram marginalizados e pobres, tratados como incapazes e ladrões (JOÃO 1: 46; 7: 52). Todavia, Jesus trabalhava como carpinteiro e era um cidadão hone…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


A Vinda Do Espírito Santo, A Identidade Da Comunidade

  • Jesus antes de subir aos céus reintegra a relação entre seus seguidores com Deus por meio do Espírito Santo, “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (JOÃO 14:16) A vinda do Espirito Santo marca a identidade da primeira comunidade cristã e uma nova história para os seguidores de Cristo. Ele ensinou os primeiros c…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Na Idade Antiga E Média

  • O período da história antiga entre o ano 30 e o ano 692 foi dividido em duas etapas na história do povo de Israel: a primeira é do ano 33 ao ano 313, em que os Romanos perseguem os cristãos até o Édito de Milão (313 d.C.), depois disso, ocorreu o fim da perseguição e foi permitida a propagação do cristianismo. A segunda etapa inicia-se com a conversão do imperador Constan…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


A Influência Da Reforma Protestante Na Formação Da Modernidade

  • A Reforma Protestante educava que existia uma liberdade do homem perante Deus, sem necessidade de intermediários, instituições ou dogmas. Essa também era a visão do iluminismo, que buscava um avanço no conhecimento científico e lutava contra a ignorância intelectual causada pelo regime religioso (PERRY, 2002). Com a reforma protestante houve quebra no pod…

See more on nucleodoconhecimento.com.br

Leave a Comment