A utilizacao da fibra do açai na construção civil

Quais são os critérios para escolher as fibras estruturais?

Vechim ressalta que quando for feita a escolha das fibras deve ser especificado o tipo, a forma e a dosagem, bem como sua homologação e avaliação de desempenho por profissionais competentes e aliadas a tecnologia do concreto. Ela deve ter módulo superior ao módulo de deformação da matriz concreto;

Quais são os tipos de fibras?

“As fibras estruturais devem respeitar certos critérios de forma, módulos e desempenhos característicos que estão sendo discutidos e serão apresentados em 5 normas técnicas pelo comitê da ABNT”, comenta. As macro fibras possuem dimensões acima de 20mm, normalmente com 40 a 54mm.

Quais são as vantagens das fibras estruturais?

As fibras estruturais são utilizadas para reforçar as edificações, tendo como responsabilidade a melhora no desempenho dos revestimentos, obras e construções. Para falar sobre este assunto, convidamos o consultor Julio Cesar Vechim para explicar um pouco mais sobre a utilização, os tipos e as vantagens das fibras estruturais.

O que é fibra óptica e para que serve?

No cotidiano a fibra óptica é pouco utilizada, no entanto pode ser encontrada na confecção de alguns artigos de decoração e em certos tipos de brinquedos. Fibra Óptica. Publicado por: Marco Aurélio da Silva Santos. Compartilhe!


Escolha das fibras

Vechim ressalta que quando for feita a escolha das fibras deve ser especificado o tipo, a forma e a dosagem, bem como sua homologação e avaliação de desempenho por profissionais competentes e aliadas a tecnologia do concreto.


Vantagens das fibras estruturais

Vechim explica que as fibras podem e devem trabalhar em conjunto com as armaduras, sendo um material complementar e não substitutivo do aço, que podem representar, facilidade, agilidade, simplicidade, redução de custos e processos, além de possibilitarem maior flexibilidade em execução de projetos, de pisos, paredes, elementos pré-fabricados, dentre outros, possibilitando uma maior industrialização do concreto e um desenvolvimento de peças reforçadas com fibras como o UHPC (Ultra High Performance Concreto ou CUAD, concreto de ultra alto desempenho), possibilitando a realização de peças delgadas e reforçadas em concretos 100% reforçados com fibras, desde que satisfaçam as condições acima referidas com fator de tenacidade superior a 60%..

Leave a Comment