Como é o fruto do açai

image

O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.

Full
Answer

Quais são as alternativas para o aproveitamento integral do fruto do açaí?

Várias alternativas surgiram para o aproveitamento integral dessa palmeira nas indústrias alimentícias, de corantes naturais, cosméticos, fármacos, celulose e papel, entre outras. Com a expansão do consumo do fruto do açaí, houve redução do corte para as indústrias processadoras.

Quais são os alimentos produzidos com fruto?

Do fruto são fabricados sorvetes, licores, doces, néctares e geléias, podendo ser aproveitado, também, para a extração de corantes e antocianina.

Quando começa a produção de frutos?

A produção de frutos tem início a partir do 3o ano, sendo possível obter, nas duas primeiras safras, produtividades de aproximadamente 3 toneladas por hectare/ano.

Qual é a origem do fruto proibido?

Na mitologia bíblica, Adão e Eva são expulsos do paraíso logo após comer um fruto proibido. A fruta é historicamente conhecida como uma maçã e faz sua aparição dessa forma tanto em relatos modernos como em peças de arte de séculos atrás. Entretanto, o texto original não confirma que o fruto era uma maçã.

image


Qual é o fruto do açaí?

Açaí, típico da região Amazônica, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae) é muito utilizado pelos habitantes no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes.


Como é a árvore do açaí?

Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa.


Qual árvore da açaí?

Euterpe oleraceaeAçaí é o nome de duas espécies de palmeira, Euterpe precatoria (açaí-solteiro, Açaí-da-mata,) e Euterpe oleraceae (Açaí-de-touceira, açaí-verdadeiro) pertencentes a família Arecaceae cujo fruto produz uma polpa chamada “vinho” de açaí, de cor violeta e sabor forte.


Qual é a palmeira do açaí?

O açaí, fruto da palmeira Juçara (Euterpe edulis Martius), vem sendo explorado por agricultores familiares catarinenses, que tiram dele o sustento sem comprometer a biodiversidade da floresta.


Como é a raiz do pé de açaí?

Raízes do açaizeiro. As raízes são fasciculadas, densas e superficiais, providas de lenticelas e aerênquimas, que apresentam 1 cm de diâmetro e coloração avermelhada, sendo encontradas nos primeiros 30 cm a 40 cm do solo, formando um agregado na base do estipe.


Quanto tempo leva Pará produzir um pé de açaí?

período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare. no caso do açaí-de-touceira, manejo de perfilhos/touceira: para produção de frutos = 4 ou 5; para palmito = 8 estipes.


Qual é o nome do pé de açaí?

Ciclo de Vida: Perene O açaí ou açaizeiro é uma palmeira nativa da região amazônica, cujos deliciosos frutinhos, são amplamente consumidos pela população local e vem conquistando o Brasil e o resto do mundo nas últimas décadas.


Qual a diferença entre palmeira juçara e açaí?

“O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito.


Qual é a região do açaí?

Região Norte do BrasilO açaizeiro é uma palmeira brasileira típica do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins, na Região Norte do Brasil. Nesses estados, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca, ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão.


Para que serve a palmeira do açaí?

A palmeira pode ser utilizada para a extração do palmito, além da produção de frutos utilizados na fabricação do “vinho do açaí”, que é um dos principais alimentos das populações ribeirinhas.


Qual a árvore do palmito?

Euterpe edulisO palmito-juçara tem o nome científico de Euterpe edulis e pertence à família das Palmae. Sua maior incidência ocorre do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul em toda a Mata Atlântica. Seu maior interesse está na exploração do palmito. Sua madeira, muito dura e resistente, pode ser utilizada, desde que em ambiente seco.


Quais são os tipos de palmeiras que existe?

Conheça agora os principais tipos de palmeiras utilizadas em jardins e escolha a idealPalmeira Areca. A palmeira areca é um tipo muito comum sendo vista em projetos paisagísticos internos e externos. … Palmeira Fênix. … Palmeira Garrafa. … Palmeira Imperial. … Palmeira Leque. … Palmeira Real. … Palmeira Rabo de Raposa. … Palmeira Ráfia.More items…•


1. Previne o envelhecimento precoce

Devido às suas propriedades antioxidantes e vitamina E, o açaí puro é capaz de proteger as células do corpo do dano causado pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a manter a saúde do cabelo e da pele, prevenindo a formação de rugas.


2. Fortalece o sistema imune

Por ser rico em vitamina C, vitamina E, ômega-9 e anticitocinas, o açaí consegue melhorar o sistema imunológico, aumentando as células de defesa do corpo e melhorando o processo de cicatrização.


3. Melhora a saúde do coração

Por causa do efeito antioxidante e anti-inflamatório, e por ser rico em gorduras monoinsaturadas como o ômega-9, o açaí ajuda a equilibrar os níveis de colesterol circulantes, prevenindo a aterosclerose, por exemplo, além de evitar a formação de coágulos e promover o relaxamento dos vasos, melhorando a circulação e a pressão arterial.


4. Melhora o funcionamento do intestino

O açaí é um fruto rico em fibras e, por isso, é capaz de promover o aumento do volume das fezes e estimula o intestino, sendo excelente para pessoas que sofrem prisão de ventre.


5. Protege contra alguns tipos de câncer

O açaí é rico em polifenois, que são compostos que protegem as células do corpo e evitam o estresse oxidativo, evitando a proliferação de células tumorais no caso da leucemia, adenocarcionoma de cólon e câncer de estômago. No entanto, mais estudos são necessários para confirmar esse efeito do açaí.


6. Fornece energia para o corpo

O açaí é um fruto rico em gorduras, carboidratos e proteínas, dos quais são fontes de energia para o corpo e tornam este fruto um alimento calórico que ajuda a combater a fadiga e a exaustão muscular.


7. Reduz a inflamação e melhora o fígado gordo

Um estudo feito em animais sugeriu que o consumo de açaí poderia amenizar o desenvolvimento da esteatose hepática, pois é rico em antocianinas, que ajudam a regular o metabolismo de gorduras, porém são necessários mais estudos em pessoas que comprovem esse efeito.


Açaí pelo mundo

Mais de um milhão de toneladas de açaí é produzido anualmente, sendo 95% no Pará. O restante da produção se concentra no Amapá e no Amazonas. A título de comparação, no início de 2000, antes do hábito de consumir açaí se espalhar, a produção era de 120 toneladas.


Formas de consumo do açaí

No Norte do país, o açaí ocupa papel principal em refeições como almoço ou jantar, no lugar do arroz e feijão. Comumente, é consumido gelado, misturado com farinha de mandioca ou tapioca. Por integrar uma das principais refeições do dia, também é consumido como acompanhamento de pratos típicos da região como peixes e camarões, ou em forma de suco.


Lenda do açaí

Mas você sabe como surgiu o açaí? Segundo a lenda, em uma tribo indígena que vivia onde hoje é a cidade de Belém a população crescia muito rápido e a oferta de comida começou a ser insuficiente. Para evitar a fome em seu povo, o cacique ordenou que todos os bebês fossem mortos logo após o nascimento.


Fruto proibido original

Apesar de ser apresentada como maçã, essa fruta nem mesmo existia como conhecemos no período em que a Bíblia foi escrita. Ou seja, mesmo que Adão e Eva realmente tenham vivido no Jardim do Éden, seria impossível que conhecessem o fruto proibido como compreendemos atualmente.


Origem da maçã

A fim de compreender as origens desse fruto proibido, o diretor do Laboratório de Paleoetnobotânica do instituto alemão, o pesquisador Robert Spengler, realizou um estudo arqueológico com sementes preservadas.


Outras simbologias

Uma teoria diferente defende que o fruto proibido da Bíblia tornou-se uma maçã por causa de uma confusão. Nessa vertente, o latim malus – que significa mal – teria sido confundido com malum, maçã.

image


Fruto

  • Os frutos são do tipo baga com 1 a 1,5 cm de diâmetro de cor violácea tornando-se quase negros depois de maduros. As áreas de cultivo e de manejo, que apresentam níveis satisfatórios de produtividade, alcançam cerca de 8 toneladas por hectare de frutos por ano. O açaí possui excelentes propriedades nutricionais e valor calórico. É rico em proteínas, fibras, lipídeos, vitamina E e minerais, além de apresentar elevado teor de pigmentos antoci…

See more on portalsaofrancisco.com.br


Planta

  • O açaí é uma palmeira do norte do País, conhecida pelos indígenas como “içá-çai” ou a fruta que chora. É freqüente em solos alagados e várzeas. Pode atingir altura de até 25 m, possui caule de 15 a 25 cm de diâmetro e ocorre geralmente formando touceiras. Devido à sua diversidade, o açaizeiro apresenta grande variação de tipos para os mais diversos caracteres de interesse, como precocidade, produtividade de frutos, rendimento de polpa …

See more on portalsaofrancisco.com.br


Cultivo

  • Adaptado às condições elevadas de temperatura, precipitação pluviométrica e umidade relativa do ar, o açaizeiro encontra condições satisfatórias de cultivo nas faixas climáticas com regular distribuição de chuvas e em áreas que, mesmo com período seco definido, disponham de umidade satisfatória no solo, como em áreas de terra firme, principalmente quando localizadas próximas às várzeas e igapós. A produção de frutos deixou de ser qua…

See more on portalsaofrancisco.com.br


Usos

  • A principal utilização do açaizeiro é a extração do açaí, embora nos últimos anos tenham surgido alternativas para o aproveitamento integral dessa palmeira pelas indústrias alimentícias, de corantes naturais, cosméticos, fármacos, celulose e papel, entre outras. Com a expansão do consumo do açaí houve redução da extração e venda de palmito para as indústrias processadoras. A valorização do fruto teve efeito econômico e ecológico p…

See more on portalsaofrancisco.com.br


Características Da Planta

  • Palmeira de estipe delgado e elegante, podendo atingir até 25 m de altura. Folhas grandes, finamente recortadas em tiras, de coloração verde-escura atingindo frequentemente 2 m de comprimento. Flores pequenas, agrupadas em grandes cachos pendentes, de coloração amarelada, surgem predominantemente de setembro a janeiro, podendo aparecer quase o ano todo. Espécie muito semelhante ao palmito-doce (Euterpe ed ulis Mart.) da Mat…

See more on portalsaofrancisco.com.br


A Fruta

  • O açaí é originária de uma palmeira que cresce nas várzeas do Rio Amazonas, o açaí é uma frutinha arredondada e muito roxa, quase preta, lembrando uma jabuticaba pequena. Tem uma caroço proporcionalmente grande e pouca polpa Normalmente o açaí; ao natural é servido em uma tigela, ou batido no liquidificador, com aparência de sorvete, com xarope de …

See more on portalsaofrancisco.com.br


A Árvore

  • O açaizeiro apresenta farta perfilhação e alcança, no estado nativo, a 20 palmeiras por “touceira” (das quais pelo menos três em produção). Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, representando de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira (em duas safras) e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano. A polpa do fruto representa 17% do seu peso. É um alimento altamente energético e quando comparada com os outros dez princ…

See more on portalsaofrancisco.com.br

Leave a Comment