Como a açao humana esta ajudando floresta amazonica

image

Qual a relação entre a Floresta Amazônica e o aquecimento mundial?

O que liga a floresta Amazônica, o aquecimento mundial e você? Há muito tempo a floresta Amazônica é reconhecida como um repositório de serviços ecológicos, não só para os povos indígenas e as comunidades locais, mas também para o restante do mundo. Além disso, de todas as florestas tropicais do mundo, a Amazônia é a única que ainda está …

Por que os seres humanos utilizaram insetos e plantas na floresta amazônica?

Durante milênios, os seres humanos utilizaram insetos, plantas e outros organismos da região para várias finalidades, entre elas a agricultura, vestimentas e, claro, a cura para doenças. Povos indígenas e outros grupos que vivem na floresta amazônica aperfeiçoaram o uso de compostos químicos encontrados em plantas e animais.

Qual a importância da floresta amazônica para os povos indígenas?

Há muito tempo a floresta Amazônica é reconhecida como um repositório de serviços ecológicos, não só para os povos indígenas e as comunidades locais, mas também para o restante do mundo. Além disso, de todas as florestas tropicais do mundo, a Amazônia é a única que ainda está conservada, em termos de tamanho e diversidade.

Quais as características da Floresta Amazônica?

Vista aérea da Floresta Amazônica. Foto: Reprodução O Geógrafo Aziz Ab’Saber classificou os domínios morfoclimáticos brasileiros com base em características morfológicas, climáticas e fitogeográficas comuns. Dentre eles, está o Domínio Amazônico, representado por terras baixas e florestas equatoriais (LUCCI, 2010).

image


Qual a importância da floresta amazônica para a vida humana?

A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.


O que podemos fazer para ajudar a Floresta Amazônica?

Conheça quatro ações que podem ajudar a salvar a Amazônia.Consumo consciente. A Amazônia pode ser explorada economicamente de forma sustentável. ( … Fortaleça as redes de apoio. … Aprenda com os povos da floresta. … Incentive o reflorestamento. … 4 fontes de energia mais limpas do que a energia nuclear.


Como é a relação do ser humano é a Amazônia?

Milhões de brasileiros dependem direta ou indiretamente da floresta amazônica para sobreviver: agricultores comercializam sua produção dentro e fora do país; o setor florestal brasileiro representa aproximadamente 8% de toda riqueza anual do Brasil; e a grande bacia amazônica abriga milhões de indígenas que dependem da …


Como a ação do homem tem modificado os biomas?

O desenvolvimento de grandes obras de infraestrutura provocam sérios impactos ambientais nos diferentes biomas brasileiros. A construção de hidrelétricas, bem como de barragens, usinas de grande porte e abertura de rodovias, afetam os principais rios brasileiros e degradam a vegetação nativa dos biomas.


O que podemos fazer para ajudar as florestas?

Dia da Proteção às Florestas: Qual a importância?Reduza o consumo de carne bovina. … Plante árvores nativas. … Opte por produtos de madeira certificada. … Recicle: não deixe seus resíduos poluir nossas florestas. … Priorize alimentos orgânicos e agroflorestais. … Compre do pequeno produtor. … Apoie organizações que cuidam das florestas.More items…•


O que podemos fazer para diminuir o desmatamento na Amazônia?

Como zerar o desmatamento na AmazôniaImplementação de políticas públicas ambientais efetivas e perenes;Apoio a usos sustentáveis da floresta e melhores práticas agropecuárias;Restrição drástica do mercado para produtos associados a novos desmatamentos;More items…


Quando começou a presença humana no ambiente amazônico?

1540 – Os portugueses descobrem a Amazônia, desbravadores lusitanos chegam à região para impedir a invasão de ingleses, franceses e holandeses, que cobiçavam a floresta. 1637 – Portugal encomenda a primeira grande expedição à região, com cerca de 2 mil pessoas.


Por que a floresta amazônica é considerada o pulmão do mundo?

A Amazônia armazena 100 bilhões a 120 bilhões de toneladas de carbono na sua biomassa, em cima da floresta, nos solos. Se isso for para a atmosfera praticamente aniquila qualquer possibilidade de nós atingirmos os objetivos do Acordo de Paris, de não deixarmos o planeta aquecer mais do que dois graus”.


O que causa desolação na paisagem amazônica?

Resposta: Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.


Como os seres humanos podem modificar o relevo?

As mudanças são decorrentes de ações como corte das árvores, utilização do solo para agricultura e criação de animais. Em espaços urbanos, destaque especial para construção de edifícios e vias asfaltadas.


Quais ações do homem pode modificar o relevo?

O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades. É bom lembrar que existem os fatores naturais de transformação, mas o homem provoca de forma artificial tais mudanças.


Como a ação do homem pode afetar a biodiversidade?

As causas são as mais variadas, porém, na maioria das vezes, o homem apresenta grande influência no processo. Dentre os principais motivos da perda de biodiversidade, podemos destacar a destruição de habitat, o uso excessivo dos recursos naturais, a introdução de espécies invasoras e a poluição.


O que liga a floresta Amazônica, o aquecimento mundial e você?

Há muito tempo a floresta Amazônica é reconhecida como um repositório de serviços ecológicos, não só para os povos indígenas e as comunidades locais, mas também para o restante do mundo. Além disso, de todas as florestas tropicais do mundo, a Amazônia é a única que ainda está conservada, em termos de tamanho e diversidade.


A floresta amazônica pode curar você

Há uma ligação entre os remédios guardados nos armários de sua casa e a vida silvestre da Amazônia: plantas e animais servem como base para a fabricação de medicamentos.


O aumento das queimadas na Floresta Amazônica pode por em risco a sobrevivência humana. Entenda melhor!

Abrangendo mais de 40% do território nacional, a Floresta Amazônica é um tesouro inestimável para a humanidade. Por isso, um dia dedicado somente à flora e à fauna desse bioma foi determinado: o Dia da Amazônia.


Amazônia em detalhes

A Floresta Amazônica está presente em 9 estados brasileiros: Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Além dos países: Peru, Venezuela, Suriname, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Bolívia.


Preservação da Floresta Amazônica

Normalmente, nos meses mais secos do ano, entre junho e setembro, o número de focos de incêndio na floresta aumenta. Entretanto, as queimadas ocorrem também pela ação humana.


1. Características

Flora: A floresta Amazônica é composta por tipos variados de plantas, além de uma ampla variedade de espécies na fauna. A floresta está sempre verde, pois as folhas são acostumadas com o clima úmido, e as árvores não perdem suas folhas no inverno (perenifólia).


2. Sugestões complementares

Filme “Amazônia em chamas” (The burning season). Direção de John Frankenheimer. EUA, 1994. O filme conta a história de Chico Mendes contra o desmatamento na Amazônia.


Bolívia

Os incêndios na Bolívia, que começaram em maio de 2019, destruíram quase 2 milhões de hectares de Floresta Amazônica (o equivalente a 17 vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro), segundo a ONG de monitoramento Fundación Amigos de la Naturaleza.


Brasil

O Brasil, que abriga a maior parte da Floresta Amazônica, ganhou elogios internacionais por causa da queda drástica no desmatamento entre 2004 e 2012. Em quase 10 anos, a redução acumulada chegou a 80%.


Colômbia

Em 2017, o desmatamento na Amazônia colombiana foi um dos maiores entre os países amazônicos e o mais alto na história do país, com perda de 144 mil hectares de floresta — o dobro do ano anterior.


Guiana

O bioma amazônico corresponde a cerca de 95% da Guiana, o que faz com que o país tente encontrar maneiras de explorar economicamente a floresta e, ao mesmo tempo, vender-se como um “Estado verde”, que a preserva.


Peru

A agricultura em pequena escala tem sido, tradicionalmente, a principal causa do desmatamento no Peru, que até hoje perdeu cerca de 8% de sua floresta original — cerca de um terço desta área foi desmatada desde 2001. Mas, nos últimos anos, os cultivo de dendê, de cacau e de coca estão ganhando terreno.


Venezuela

Não há dados oficiais disponíveis sobre o desmatamento atual na Venezuela, mas o monitoramento de organizações científicas locais e internacionais aponta que seu ritmo aumentou nos últimos anos, especialmente após a criação do Arco Mineiro do Orinoco, que fez explodir o garimpo nos Estados amazônicos.


Créditos

Agradecimentos: Carlos Nobre, Antonio Nobre, Rede Amazônia Sustentável, Rede Amazônia de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg), Júlia Jacomini, Gustavo Faleiros, Infoamazônia, Thiago Medaglia, Erika Berenguer, Rodrigo Botero, Mikaela Weisse, Global Forest Watch.

image

Leave a Comment