Como a açao humana transformou o relevo de nossa cidade

Ouça em voz altaPausarO homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades. É bom lembrar que existem os fatores naturais de transformação, mas o homem provoca de forma artificial tais mudanças.

Full
Answer


Como os seres humanos transformam o relevo de um lugar?

O homem ao longo da história vem modificando a natureza, então o relevo, que é parte integrante, sofre efeitos diretos da apropriação. O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades.


Como o relevo de uma cidade interfere na vida das pessoas?

Um dos principais problemas quanto ao desequilíbrio entre relevo e sociedade é a ocorrência das erosões, sobretudo em meios urbanizados. Elas manifestam-se em função da remoção da vegetação próxima a rios e também em áreas de acentuada declividade, como áreas montanhosas ou de serras e morros.


Como o relevo pode influenciar as atividades humanas de exemplo?

De fato a organização humana depende, sim, da forma de relevo, isto é, o relevo influência na distribuição e organização humana. Podemos citar como exemplo, construções. Algumas construções não podem ser desenvolvidas em relevos acentuados, pois, de fato, não funcionariam, temos como exemplo a construção de usinas.


Por que podemos afirmar que o ser humano é o principal agente de modificação do relevo atualmente?

No entanto, atualmente o homem é o principal responsável pelas modificações no relevo. A expansão das áreas urbanas, a construção de rodovias, escavação para a exploração de minerais, entre tantas outras atividades antrópicas atuam de forma significativa na formação e modelagem do relevo.


Como o relevo pode influenciar no desenvolvimento de nossa sociedade?

Importância do relevo É uma fonte de lazer, pois se não fosse ele não existiria praias para se passar o verão e nem haveria montanhas para se esquiar ou para, de lá, saltar. Sua importância também é vista na economia de muitas regiões agrícolas, já que alguns produtos só podem ser cultivados em certos lugares.


Quais são as ações humanas que alteram o relevo?

As mudanças são decorrentes de ações como corte das árvores, utilização do solo para agricultura e criação de animais. Em espaços urbanos, destaque especial para construção de edifícios e vias asfaltadas.


Porque e importante conhecer o relevo do lugar onde você mora?

lugar que possa garantir a sua sobrevivência. Estudar e conhecer o lugar onde mora significa compreender as relações que ali acontecem e sua relação entre escalas global, regional e local.


Quem e o principal agente modificador do relevo?

A água é considerada o agente modelador externo mais importante, já que ela pode ter diferentes origens. Ela pode ter diferentes origens – fluvial, glacial ou pluvial . Por ser um elemento erosivo, a ação da água causa mudanças significativas no solo e no relevo.


O que são os agentes do relevo?

Os agentes do relevo determinam e moldam as formas ou os tipos de superfície que existem no planeta. O relevo é formado pela ação das forças da natureza denominadas de forças endógenas (internas), formadoras do relevo; e das forças exógenas (externas), modeladoras do relevo.


Porque os agentes externos atuam no relevo?

Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.


RESUMO

Atualmente é muito comum observar na mídia diversas matérias sobre impactos ambientais ocorridos na área urbana e uma das explicações para isso acontece devido à forma como o relevo é ocupado, pois afetam a qualidade de vida da população.


INTRODUÇÃO

Nos últimos anos os problemas ambientais têm ganhado destaque na mídia e está preocupando a sociedade em geral, pois afetam direta e indiretamente a qualidade de vida da população. Com isso, as discussões que fundamentam o repensar do uso dos recursos naturais de forma consciente e sustentável vêm ganhando destaque.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para alcançar os objetivos propostos foram adotados os seguintes procedimentos: a) Inicialmente foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica a respeito do assunto estudado; b) Investigação em acervos digitais e internet imagens que contemplem a área de estudo para observar a transformação da paisagem ao longo da história de ocupação da área, para comparar como a paisagem se encontrava antes e depois da ocupação; C) realização de trabalhos de campo para obtenção de informações da área estuda, além de identificar os principais impactos decorrentes do processo de terraplanagem no relevo e coleta de solo para execução de análise granulométrica de diversos pontos do bairro para verificar qual foi o impacto sobre o solo original, com amostras coletadas com o trado, e análise granulométrica utilizando método da EMBRAPA..


RESULTADOS E DISCUSSÕES

A investigação consistiu em uma análise da transformação da paisagem a partir da ocupação do relevo e os impactos oriundos, onde buscou compreender os efeitos que o processo de terraplanagem nos loteamentos Nova Ituiutaba I, II, III e IV na cidade de Ituiutaba/MG.


PONTO 3

O ponto 3 está localizado na parte central do bairro, onde a declividade é maior em comparação aos outros pontos bem como é mostrado na discrição geral na tabela 03


CONCLUSÃO

O tema da presente pesquisa, se refere a análise da intensidade da transformação antrópica da paisagem natural e o conjunto de problemas que este uso pode acarretar a área.


Percepção dos fenômenos

Algumas dessas transformações são percebidas por nós. É o caso da destruição de praias pelos mares, de fendas abertas por terremotos e erupções vulcânicas, de formação de dunas, desmoronamento de barreiras, fendilhamentos de rochas compactas, etc. Outras, porém, se processam através dos tempos, além do breve período de nossa existência.


Ação do ar no relevo terrestre

O ar age nas modificações do relevo terrestre, seja diretamente, seja indiretamente. A ação direta do ar é mais Importante do que a indireta, esta consistindo na ação de elementos químicos que interferem na sua composição. Três fenômenos caracterizam a ação dos ventos no relevo terrestre:


Transporte

Os fragmentos resultantes da desagregação das rochas são transportados pelos ventos, por vezes a grandes distâncias. Tal transporte se faz tanto mais facilmente quanto o vento sopre numa mesma direção e velozmente.


Construção

Um obstáculo qualquer é suficiente para que os fragmentos rochosos se acumulem, formando dunas. São, geralmente, montículos de areia. No litoral, as dunas se chamam marítimas.


Ação das águas no relevo terrestre

A ação das águas nas modificações do relevo terrestre também se faz sentir como a do ar (e muito mais intensamente) em três fases: destruição, transporte, construção. De fato, por efeito da erosão, as águas destroem as rochas, mormente as rochas sedimentares.


A influência das ondas no relevo terrestre

Os mares, batendo constantemente sobre as costas, produzem escavações que acabam por provocar o desmoronamento das partes superiores das rochas litorâneas. Os fragmentos dessas rochas se tornam joguetes do mar, concorrendo para que se operem novas destruições.


Ação do calor solar no relevo terrestre

Pela ação do calor solar também podem as rochas desagregar-se. Aquecidas durante algum tempo pelo Sol, as rochas se dilatam. Se sobrevêm aguaceiros, estão sujeitas a se fender, pela brusca contração dos seus elementos componentes.

Leave a Comment