Como acabar com a cãibra na coxa

image

Como tratar a dor na coxa?

Normalmente esta dor na coxa desaparece sem tratamento, somente com o repouso, mas quando a região fica com hematoma, havendo uma região arroxeada ou quando fica muito dura pode ser preciso fazer fisioterapia para solucionar o problema e conseguir realizar o alongamento da coxa, os exercícios e as atividades da vida diária.

Como alongar o músculo da coxa que está com cãibras?

Atividades físicas leves podem ajudar no alongamento de um músculo da coxa que está com cãibras. Os movimentos normais ajudam a soltar a tensão dos músculos de forma natural, além de relaxar o paciente, mas leve em consideração outros tipos de exercícios, como ioga.

Quais são os sintomas do toque na lateral da coxa?

Diminuição da sensibilidade ao toque na lateral da coxa. Os sintomas geralmente pioram quando a pessoa fica em pé por muito tempo ou anda muito e aliviam quando a pessoa se senta, deita ou massageia a coxa. Apesar dos sintomas, não há alteração da força muscular ou relacionadas ao movimento.

Por que tenho dor na coxa depois do treino?

A dor na coxa depois do treino é mais comum quando se troca o treino, ou seja, quando novos exercícios são feitos, havendo o estímulo muscular de uma forma diferente da que estava acontecendo. Além disso, é mais fácil de ser sentida quando a pessoa não treina há algum tempo ou quando está iniciando a prática de atividade física.

image


A prevenção

O melhor a fazer é preparar o corpo antes de atividades físicas mais exigentes para manter o equilíbrio dos sais minerais. Apesar da fama da banana, cheia de potássio, ela sozinha não previne a repuxada, já que a perda de sódio é maior com a suadeira.


O diagnóstico

Como o espasmo desaparece sozinho, na maioria das vezes não é preciso nem procurar o médico. Mas, se o incômodo for constante, o especialista investigará possíveis causas por trás do problema.


O tratamento

A cãibra é, felizmente, um mal passageiro: dura de alguns segundos a minutos. Na hora do aperto, não alongue o músculo com força, como fazem os jogadores de futebol, pois há risco de provocar lesões mais graves.


Exercícios para fortalecer as coxas

Os melhores exercícios para fortalecer os músculos da parte interna e posterior das coxas incluem a corrida, cadeira adutora, abdutora e o legg press, que podem ser realizados numa aula de musculação. Mas para complementar esse fortalecimento muscular em casa, os exercícios mais indicados são:


Cirurgia para flacidez na coxa

Em último caso, se a pessoa desejar ainda pode fazer uma cirurgia plástica para retirar o excesso de pele das coxas, deixando as pernas mais torneadas e firmes. Para isso uma boa opção é o lifting nas coxas, um procedimento que consiste em remover somente o excesso de pele ou a lipoaspiração que irá remover também a gordura localizada.


1. Treino intenso

O treino intenso de perna é uma das principais causas de dor na coxa e a dor costuma surgir até 2 dias depois do treino, podendo acontecer na parte da frente, lateral ou parte posterior da coxa, dependendo do tipo de treino.


2. Lesão muscular

Contratura, distensão e estiramento são lesões musculares que também podem fazer com que exista dor na coxa e podem acontecer devido à prática de atividade física de forma exagerada, movimentos bruscos, fadiga muscular, uso de equipamento de treino inadequado ou esforço prolongado.


3. Pancada na coxa

A pancada na coxa durante a prática de algum esporte de contato ou devido a acidentes pode também causar dor na coxa no local da pancada, além de ser comum que nesses casos também exista a formação de hematoma e inchaço do local, em alguns casos.


4. Meralgia parestésica

A meralgia parestésica é uma situação em que há compressão do nervo que passa na lateral da coxa, causando dor no local, sensação de queimação e diminuição da sensibilidade da região. Além disso, a dor na coxa piora quando a pessoa fica muito tempo em pé ou anda muito.


5. Dor ciática

A dor ciática é também uma situação que pode causar dor na coxa, principalmente na parte posterior, já que o nervo ciático tem início no final da coluna e vai até os pés, passando pela parte posterior da coxa e glúteos.


Sintomas da meralgia parestésica

A meralgia parestésica é relativamente comum e é caracterizada principalmente pela sensação de formigamento ou dormência na parte lateral da coxa, além de dor e sensação de queimação desde o quadril até o joelho.


Principais causas

A meralgia parestésica pode acontecer devido a qualquer situação que possa fazer compressão no nervo da coxa. Assim, as principais causas dessa condição são:


Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da meralgia parestésica é principalmente clínico, em que o médico avalia os sintomas descritos pela pessoa.


Como é o tratamento

O tratamento da meralgia parestésica é feito com o objetivo de aliviar os sintomas, podendo ser feito com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, por exemplo.

image

Leave a Comment