Como acabar com a cama compartilhada

image


Como é quando tirar a cama compartilhada?

De acordo com a profissional, não existe uma idade definida como a ideal para que este processo inicie, mas geralmente ocorre por volta dos 3 anos. E foi exatamente nessa idade que a filha da professora Monize Bezerra, de 33 anos, passou a dormir na própria cama.


Como fazer para tirar o filho da cama dos pais?

7 dicas essenciais para fazer seu filho dormir sozinho no quartoElimine as distrações horas antes de dormir. … Estabeleça uma rotina para ir para cama. … Incentive atividades físicas durante o dia. … Luz amena no quarto. … Saia de cena para fazer seu filho dormir sozinho no quarto. … Estabeleça um senso de segurança.More items…


Quando é hora de tirar o bebê do quarto dos pais?

A Unicef recomenda que o bebê durma no mesmo quarto que os pais, em seu berço, pelo menos até os 6 primeiros meses de vida, por segurança. Porém, por uma questão de comodidade para a mãe, devido à amamentação, essa data pode ser alargada até os 9 ou 10 meses.


Como ensinar meu filho de 2 anos a dormir sozinho?

A melhor coisa que pode fazer é ensiná-lo a acalmar-se e a adormecer sozinho. Estabeleça uma rotina que ambos podem seguir todas as noites, assim estará a ajudá-lo a antecipar o que vai acontecer e o que tem de fazer quando anoitece. Sempre à mesma hora e nunca a uma hora tardia.


Faz mal dormir com os filhos?

Nathália Sarkis, médica pediatra e membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria, não vê problema em o filho recém-nascido dormir no quarto dos pais. “Até recomendamos que isso ocorra nos primeiros meses para que os pais observem se durante a noite está tudo bem, para evitar alguma intercorrência.


E verdade que não pode montar o berço antes do bebê nascer?

Dizem as avós que o bercinho do bebê deve ficar desmontado até que ele nasça e esteja em casa, são e salvo. Caso a mãe opte por montar o berço antes, algo sério pode acontecer como internação ou até morte. Por isso, muitas mães (mesmo não acreditando nessa história) preferem deixar essa tarefa pra depois.


Quantas semanas devo lavar as roupas do bebê?

Por isso, é importante lavar todas as peças antes do uso. Para deixar tudo pronto até a chegada do bebê, o ideal é lavar as peças a partir do 8º mês de gestação, geralmente da 30ª à 32ª semana de gestação. Higienize todas as peças à mão ou na máquina de lavar.


Quanto tempo antes do bebê nascer devemos deixar o berço pronto?

36 semanas até o nascimento Arrumar o berço e deixar tudo lindo para tirar fotos!


Como tirar o bebê no quarto dos pais?

“Com o passar dos dias, comece a se afastar do berço e diminuir o toque, até que o bebê esteja pronto e condicionado a ir para o berço ainda acordado e sem esta dependência da presença ou contato físico”, concorda Reibscheid. Por fim, providencie um objeto de transição, como fralda, paninho ou bicho de pelúcia.


Quando montar os móveis do bebê?

Mês 6. No sexto mês, quando o corpo começa a sentir o peso da gravidez, o quarto já estará praticamente pronto e você pode começar a montar o enxoval do bebê. Também é a hora de dar os toques finais na decoração.


Ela é segura para o bebê? Causa dependência emocional? Quais são os benefícios? Veja o que deve ser levado em consideração antes de tomar essa decisão

Não tem jeito: o sono das crianças é um dos assuntos que mais gera questionamentos nos pais. E as perguntas aparecem logo após o nascimento do filhote, quando chega o momento de levá-lo para casa, junto com a seguinte dúvida: ‘onde colocá-lo para dormir?’.


Lado psicológico

Os pais que fazem essa escolha levam em consideração, principalmente, os princípios da criação com apego. Estando perto do filho em todos os momentos, eles acreditam que podem fortalecer a relação familiar, proporcionando um ambiente seguro afetivamente para que ele cresça e se desenvolva bem.


Consequências

E a cama compartilhada pode fazer com que o pequeno tenha mais dificuldade para dormir sozinho na hora em que for para o seu próprio dormitório? Alguns cuidadores afirmam que na prática isso não acontece, mas os profissionais acreditam que esse é mais um ponto negativo do método.


Contrariando o alerta para o risco de morte súbita, um antropólogo americano com 38 anos de experiência em pesquisa sobre a infância defende a prática a favor da amamentação, divulgando um novo conceito chamado breastsleeping. Entenda a perspectiva dele e confira o posicionamento de especialistas

“Do ponto de vista neurológico, os bebês humanos nascem como os mais imaturos dos mamíferos, com apenas 25% do volume cerebral de um adulto. Seu desenvolvimento também é o mais lento e dependente de estímulos sensoriais maternos.


PRECAUÇÕES NA CAMA COMPARTILHADA

Se, depois de ler esses argumentos, você decidiu colocar o bebê para dormir na sua cama, conheça as providências necessárias para minimizar os riscos:


QUANDO A CAMA COMPARTILHADA ESTÁ FORA DE COGITAÇÃO..

Veja as situações que inviabilizam a cama compartilhada, por representarem alto risco ao bebê:
– Tabagismo paterno ou materno, fumo durante a gestação ou exposição do bebê à fumaça de cigarro – fatores de risco para morte súbita, por si sós.
– Uso de medicamentos como sedativos, indutores de sono ou outros que influenciem na percepção dos pais.


A prática mina a vida íntima do casal

Mito. Deborah explica que, nos primeiros meses, já vai ser difícil para os pais continuarem com a vida íntima. À mulher, é recomendado que ela fique, pelo menos, 40 dias sem sexo logo após o parto. Além disso, as demandas do bebê ocupam quase todo o tempo dos pais quando eles não estão dormindo –e eles já dormem muito pouco.


Deixar o bebê dormir com os pais facilita na hora dos cuidados

Verdade. “O parto é um processo dolorido. Muitas mães tiveram parto cesárea, estão com dores da sutura, então, ter o bebê por perto, e não precisar se deslocar, ajuda nos cuidados”, diz Deborah. O cansaço e os poucos momentos de sono também são motivos para que os pais deixem o bebê no meio deles.


Dividir a cama com bebês pode deixá-los mal-acostumados

Depende. Lorentz afirma que já atendeu muitos casos de crianças que não largavam o hábito de dormir na cama dos pais. Já Deborah alega que o quadro não é uma regra. “Tem vezes que a criança sente a necessidade de ficar em um ambiente só dela.


Dividir a cama fortalece os laços entre mães e filhos

Mito. Assim como não dá para afirmar que os filhos ficam mal-acostumados ao dormir com os pais, também não é lei que o hábito fortaleça os laços entre mães e filhos.


Cama compartilhada traz riscos letais

Verdade. Nos Estados Unidos, o número de bebês que morreu por sufocamento acidental e estrangulamento na cama compartilhada disparou para 184% de 1999 a 2015, de acordo com estatísticas divulgadas em 2018 pela Academia Americana de Pediatria. Cerca de 3.500 recém-nascidos morrem por esse motivo todos os anos no país.


Existem formas seguras de dormir junto com bebês

Verdade. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que bebês durmam durante a noite no quarto dos pais até os 6 meses de idade, mas em um berço. Depois disso, eles podem dormir no próprio quarto.


Convencer a criança a sair da cama dos pais pode ser um processo lento

Verdade. “Esses pais que compartilham o quarto acabam fazendo parte do ‘kit-sono’ das crianças”, argumenta Deborah. “Mas eles não conseguem convencê-la facilmente a sair de lá. O ‘desmame’ tem que ser gradual, fazendo-os dormir aos poucos fora da cama dos pais.


Por que fazer cama compartilhada?

O principal motivo para a escolha da cama compartilhada é a praticidade . Nas primeiras semanas da vida do bebê, ele demanda muita atenção dos pais.


Quais são as alternativas à cama compartilhada?

Além da opção de deixar que o bebê durma em seu próprio quarto, há outras opções à cama compartilhada que funcionam como um meio termo, garantindo um espaço exclusivo para o sono do bebê, mesmo que ele esteja próximo dos pais:


Como é a segurança da criança na cama compartilhada?

Segundo a Attachment Parenting International, existem várias medidas de segurança para o sono do bebê, com ou sem sono compartilhado.


Existem contra-indicações para a cama compartilhada?

Sim, existem alguns casos em que o sono compartilhado não é indicado, pois a segurança e a saúde do bebê ficam prejudicadas. Confira:


A intimidade do casal fica comprometida?

Muitos pais possuem essa dúvida. Nada mais justo, afinal, se é na cama que ocorrem os momentos mais íntimos entre eles.


Como tirar o filho da cama dos pais?

Essa é outra grande insegurança dos pais em relação à cama compartilhada: e se meu filho não se acostumar a dormir na sua cama?


Mas e o risco da mãe acabar dormindo sobre o bebê?

Essa é uma das principais dúvidas dos pais e um dos pontos mais polêmicos dessa prática.


Quais são as vantagens e desvantagens da cama compartilhada?

Considerando tudo que foi mencionado até aqui, as principais vantagens é:


Os filhos podem dormir com os pais?

Há uma discussão enorme sobre esse assunto. De um lado, especialistas falam sobre os benefícios para os bebês em dividir a cama com os pais. De outro, organizações alertam para os riscos que essa prática pode oferecer. Sendo assim, é importante deixar claro algumas considerações sobre esse tema.

image

Leave a Comment