Como acabar com a coceira na garganta

image

Common Causes

Um chá quente ajuda a acalmar a garganta e diminuir a coceira. O ideal é preparar chás com propriedades anti-inflamatórias como o gengibre ou o limão, por exemplo. Para melhorar ainda mais a garganta, você pode adoçar a bebida com um pouco de mel.

Related Conditions

A coceira na garganta pode surgir em várias situações como alergias, exposição a substâncias irritantes, infecções ou outras situações que normalmente são fáceis de tratar.

Como diminuir a coceira da garganta?

Gargareje por cerca de 10 a 15 segundos e cuspa e repita o procedimento até 3 vezes ao dia para melhores resultados. O gengibre é uma das maiores armas contra a coceira na garganta e a toss Junta ao limão seu efeito é rápido e eficaz. Adicione uma pequena quantidade de mel num recipiente e preencha-o com água quente.

O que causa coceira na garganta?

Algumas soluções caseiras para a garganta coçando são: Gargarejo com uma solução de água e sal O gargarejo com uma solução salina ajuda a diminuir a inflamação e, consequentemente, reduzir a coceira. Para isso, adicione 1 colher de chá de sal com ½ colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna.

Como tratar a coceira na garganta e a Toss?

Como tratar a garganta coçando?

image


Estou com a garganta coçando o que pode ser?

“A coceira na garganta alerta para as seguintes possibilidades: rinite, infecções respiratórias, alergia a algum alimento, irritação das vias respiratórias pela poluição e inalação de ar seco ou de substâncias tóxicas, como poeira, fumaça, tintas, solventes e odores fortes”, explica a médica.


O que fazer para garganta parar de coçar é tossir?

COMO AMENIZAR A TOSSE E A IRRITAÇÃO *Beba bastante água, pois ela deixa as vias aéreas hidratadas e diminui a irritação da garganta. *O consumo de bebida alcoólica deve ser moderado. * Não permaneça em ambientes com cheiro forte de produtos químicos. *Procure não gritar ou falar muito alto.


O que é bom para tosse seca e irritação na garganta?

Chás a base de alho, mel e/ou limão. Chá de alho pode não parecer uma boa ideia, mas esse ingrediente tem comprovada ação anti-inflamatória. Associar o alho ao limão e mel, ou então preparar um chá com apenas esses dois últimos, é uma boa forma de aliviar a garganta inflamada e evitar a tosse seca.


Qual o melhor antialérgico para garganta?

Remédios Antialérgicos Para GargantaÁgua Rabelo Fitorio 500ml.Água Rabelo 250ml .Endcoff EMS Menta 12 Pastilhas.Benatux Menta Grb 12 Pastilhas.Benatux Framboesa Grb 12 Pastilhas.Benatux Xarope Grb 120ml.Endcof Mel e Limão EMS 12 pastilhas.Benalet Framboesa 12 Pastilhas.More items…


Como acabar com a tosse seca em 2 minutos?

Remédios caseiros para acalmar a tosseXarope caseiro de mel com limão e própolis. O xarope caseiro de mel com limão e própolis é ótimo para hidratar e aliviar a irritação na garganta, o que ajuda a reduzir a tosse, para o preparar precisa de: … Chá morno de Equinácea com Gengibre e mel. … Chá de Eucalipto com Mel.


Porque a tosse seca piora à noite?

A tosse piora à noite, pois quando o indivíduo se deita, a drenagem das secreções das vias respiratórias fica mais difícil, favorecendo o seu acúmulo e estimulando a tosse.


Estou com a garganta arranhando?

A garganta arranhando é um sintoma muito comum que pode surgir devido a gripes ou resfriados, alergias, sinusite, COVID-19, uso excessivo da voz ou refluxo gastroesofágico, que podem provocar uma irritação ou inflamação da garganta, laringe ou amígdalas, e ser acompanhada de outros sintomas como tosse, dificuldade para …


O que fazer para aliviar a tosse durante a noite?

Como parar a tosse seca noturna: 4 dicas simplesHidratar a garganta. Tomar um gole de água em temperatura ambiente ou tomar um gole de chá morno quando a tosse aparecer, pode ser interessante para parar a tosse noturna. … Manter as vias aéreas limpas. … Evitar o ar seco dentro de casa. … Manter a casa limpa.


O que é bom para curar tosse alérgica?

Xarope natural para tosse alérgica O xarope de cenoura e mel ou o de orégano são boas opções para combater os sintomas da tosse alérgica, pois esses alimentos possuem propriedades que diminuem o reflexo da tosse.


O que é bom para a tosse alérgica?

Antialérgicos podem ser a melhor forma de controlar a tosse alérgica, assim como as infusões medicinais. A inalação deve ser considerada diante do clima seco e poluição do ar. Ela auxilia na umidificação das vias, facilitando o muco a eliminar os agentes irritantes.


Reação alérgica

As alergias são uma resposta do seu sistema imune a algum alérgeno. Nem sempre as substâncias que causam alergia são ruins para a saúde, mas elas irritam a garganta é podem causar sintomas alérgicos.


Desidratação

Pouco se fala disso, mas beber pouca água pode ser a causa da coceira na garganta. Isso acontece porque sem água suficiente, a boca fica seca e a garganta pode ficar desidratada.


Uso de medicamentos

Alguns remédios podem causar a coceira na garganta como um efeito colateral. É o caso dos inibidores da ECA que atuam no tratamento da pressão alta, por exemplo.


Sprays para garganta

Existem alguns sprays de venda livre que ajudam a aliviar a dor e a coceira na garganta. Para que a coceira realmente melhore, é importante verificar no rótulo a presença de algum dos ingredientes ativos abaixo:


Chás para coceira na garganta

Um chá quente ajuda a acalmar a garganta e diminuir a coceira. O ideal é preparar chás com propriedades anti-inflamatórias como o gengibre ou o limão, por exemplo. Para melhorar ainda mais a garganta, você pode adoçar a bebida com um pouco de mel.


1- Rinite alérgica

De modo geral, a rinite alérgica trata-se de uma inflamação na mucosa do nariz. Os sintomas mais comuns associados à essa alergia são: espirros, coriza, tosse seca e nariz e garganta coçando. Além disso, ela pode surgir quando uma pessoa entra em contato com substâncias como poeira, pólen ou pelo de animais.


2- Alergia alimentar

Outra possível causa para a coceira na garganta pode ser a alergia alimentar. Comumente, após a ingestão de algum tipo de alimento, pode haver reações na pele, nos olhos, garganta, bem como inchaços. Nesses casos, também é recomendado o uso de anti-histamínicos e da suspensão do alimento.


3- Desidratação

Nem sempre a coceira na garganta é resultado de doenças ou alergias. Isso porque, pode significar um quadro de desidratação. Esta pode ser causada ingestão insuficiente de líquidos, diarreia, vômitos, insolação ou excesso de suor.


4- Efeito colateral de medicamentos

Apesar de terem a função de melhorar a saúde, os remédios podem trazer efeitos colaterais. Um desses pode ser a coceira na garganta. Contudo, é preciso ter em mente que essa situação não trata-se de uma alergia a medicamento, situação que pode ter efeitos mais nocivos à saúde.


5- Refluxo gastroesofágico

De modo geral, o refluxo consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago em direção à boca. Nesses casos, a coceira na garganta é consequência da irritação após o contato com ácidos do estômago. Desse modo, é importante procurar um médico que pode indicar medicamentos como antiácidos, bem como suspender alguns alimentos da dieta.


6- Amigdalite

A coceira na garganta também pode ser indicativo de amigdalite No entanto, é preciso ter atenção aos sintomas, que podem incluir também inflamação, febre, dor de garganta, coriza, tosse, coceira no ouvido, arrepios e desconforto.


7- Resfriado comum

Um dos principais sintomas para a coceira na garganta é resfriado. Isso porque a irritação das vias respiratórias, a partir da inflamação, acaba gerando a sensação de desconforto.


Coceira na garganta, o que pode ser?

A coceira na garganta pode surgir por diferentes motivos: desde o contágio de vírus ou bactérias até irritações provocadas por fumo tóxico ou contrastes térmicos. Dependendo do fator que provoca o incômodo nesta zona, o tratamento a seguir será um ou outro.


Água com sal para garganta

Começamos com um dos remédios caseiros mais populares que existe para aliviar a coceira na garganta: o bochecho com sal. O sal faz com que o excesso de flema que provoca a coceira comece a diminuir, além de reduzir a inflamação e contribuir para desinfetar e limpar a zona em profundidade.


Mel para garganta

Outro dos melhores remédios caseiros para a coceira na garganta é o mel, já que este é um produto anti-inflamatório com propriedades curativas que consegue aliviar a irritação e o incômodo.


Gengibre para garganta

O gengibre é outro ingrediente perfeito para curar a coceira na garganta de um jeito natural e eficaz. É um dos melhores aliados para reduzir os sintomas de resfriado, já que está repleto de propriedades medicinais. Por um lado, é um poderoso antibacteriano e antiviral que protege o organismo dos ataques de vírus externos.


Tomilho para garganta

Outro remédio caseiro para a tosse e para a coceira na garganta é o tomilho. Esta planta medicinal faz parte da maioria dos medicamentos para a tosse que podemos encontrar na farmácia. Isso acontece porque o tomilho atua como antisséptico, além de ser mucolítico e expectorante e reduzir a mucosidade caso ela exista.


Cúrcuma com leite

A cúrcuma também é um dos melhores remédios caseiros que ajudam a eliminar a coceira na garganta naturalmente. Isto acontece porque este é um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias e curativas que ajudam a limpar a zona e a fazer com que você se sinta melhor.


Sálvia é bom para garganta?

Sim! A sálvia também é um bom aliado para tratar a coceira na garganta, uma vez que contém propriedades antissépticas que conseguem curar qualquer irritação ou ferida, tanto externa como interna. Por esse motivo, fazer bochechos com esta planta ajuda a tratar condições associadas à saúde bucofaríngea.


Gargarejo de água e sal

Eles são uma opção natural muito útil, fácil e simples de preparar e aplicar: gargarejo de água e sal. Enquanto, por um lado, a água morna ajuda a hidratar e acalmar a coceira, o sal é capaz de absorver água das células da membrana mucosa da garganta, reduzindo o inchaço.


Gargarejando água e bicarbonato de sódio

Além dos gargarejos de água morna e sal marinho, há também outro remédio natural simples que é muito útil para aliviar a coceira na garganta: gargarejo de água e bicarbonato de sódio. Nesta ocasião, o bicarbonato de sódio é tão útil quanto sal porque Ajuda a aliviar a dor e a coceira.


Suco de limão e mel

Estamos provavelmente enfrentando outro dos remédios mais populares e tradicionais que existem quando há desconforto ou dor na garganta. Mel ajuda a “lubrificar” e suavizar a garganta, enquanto que o suco de limão age como um anti-séptico e antibiótico.


Doces à base de plantas

O doces à base de plantas, como por exemplo é o caso dos populares doces de ervas suíças, eles também são excelente quando se trata de reduzir o desconforto causado pela coceira na garganta. Neste ponto, quando você perceber que a garganta está seca e começar a coçar, apenas chupe um doce suíço, nunca o mastigue.


Faringite

Esta condição é o termo médico para dor de garganta. É o resultado de uma faringe inflamada, também conhecida como garganta. Isso pode ser o resultado de um vírus ou bactéria que entra em seu corpo, como um resfriado ou um estreptococo do grupo A.


Laringite

Uma cócega na garganta pode ser um sinal de que você tem laringite. Um dos resultados mais comuns da laringite é perder a voz. Essa condição pode ocorrer se você esticou as cordas vocais gritando, aumentando a voz em um ambiente barulhento ou conversando por horas a fio.


Resfriado comum

Um resfriado comum pode ser a causa de cócega na sua garganta. Esta condição viral causa sintomas no trato respiratório superior, incluindo a garganta. Um sintoma de resfriado que pode levar a uma cócega na garganta é o gotejamento pós-nasal, que faz com que o muco escorra pelas costas do garganta.


Alergias

Sua garganta com cócegas pode ser afetada por uma série de alergias diferentes. Alergias ocorrem quando o corpo libera anticorpos para se defender de uma substância estranha. Você pode experimentar uma reação alérgica de uma ampla gama de elementos, incluindo pólen, pêlos de animais, picadas de insetos, mofo, alimentos, medicamentos e muito mais.


Refluxo ácido

Pode surpreendê-lo, mas o estômago ácido pode resultar em sua garganta fazendo cócegas. Se você tem refluxo ácido ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), o ácido no estômago pode voltar para o esôfago, causando uma sensação de cócegas. Isso ocorre quando a abertura entre o esôfago e o estômago não se fecha com força.


Câncer de garganta

Uma cócega na garganta pode ser um sinal de uma condição mais séria, como câncer de garganta. Você pode ser mais suscetível a esta condição se você beber álcool e fumar ou se você tiver papilomavírus humano. Essa condição pode incluir outros sintomas, como:

image

Leave a Comment