Como acabar com a coceira na pele

image

Full
Answer

O que fazer quando a pele fica com coceira?

Certos tecidos, como lã e seda, podem causar irritação e coceira. Você também deve [3] : Manter a pele seca de suor, pois muita umidade pode causar coceira.

Quais remédios e receitas caseiras podem aliviar a coceira na pele?

Um remédio natural excelente e muito eficaz para aliviar a coceira na pele. Esprema o suco de meio limão num copo de água morna. Molhe um chumaço de algodão na mistura e coloque sobre a área da coceira, pressionando por alguns segundos. Lave bem a pele para eliminar qualquer resíduo do limão antes de se expor ao sol, evitando queimaduras.

Como aliviar a coceira na pele provocada por alergias?

O que fazer: para aliviar a coceira na pele provocada por alergias é importante evitar entrar em contato com o produto que causa a reação na pele, assim como evitar comer alimentos picantes, pois também pode aumentar a coceira na pele.

Quais são as causas da coceira ou irritação na pele?

Existem diferentes razões para o surgimento da coceira ou irritação na pele: desde o roçar da roupa até a picada de um inseto, passando por dermatite, eczemas e fungos. Quando coçamos a pele podemos estar enchendo a região afetada de bactérias.

image


Camomila

É a erva mais eficaz para acalmar a coceira porque, além de hidratar a pele, ajuda a diminuir a inflamação e a regenerar a derme. Para utilizá-la, prepare uma infusão com uma colher de flores de camomila por xícara de água. Deixe esfriar, coe e mergulhe uma gaze no chá.


Limão

Um remédio natural excelente e muito eficaz para aliviar a coceira na pele. Esprema o suco de meio limão num copo de água morna. Molhe um chumaço de algodão na mistura e coloque sobre a área da coceira, pressionando por alguns segundos. Lave bem a pele para eliminar qualquer resíduo do limão antes de se expor ao sol, evitando queimaduras.


Aloe vera

Como sempre, o aloe vera não pode falar na lista de remédios caseiros para a pele. Você pode utilizar cremes à venda nas lojas de produtos naturais ou retirar o gel de uma folha de aloe vera (uma das plantas imprescindíveis em qualquer lar). É excelente para a pele quando está muito seca e logo após uma esfoliação profunda.


Manjericão, hortelã e tomilho

Essas três plantas são excelentes para a coceira. Prepare uma infusão com qualquer uma delas usando a proporção de uma colher de sopa por xícara de água. Deixe esfriar e use para lavar a zona afetada, sem enxaguar.


Argila verde

Aargila verde é ideal para os momentos em que você não aguenta mais a coceira e sente uma vontade imensa de se coçar. A argila tem a capacidade de cauterizar e reparar a pele em minutos, assim como de desinflamar a região. Aplique sobre a pele untando-a com suavidade.


Cebola

Amasse alguns pedaços de cebola e misture-os a algumas gotas de limão; quando estiver pronta, prepare uma pasta com a mistura. Aplique sobre a região da coceira e deixe agir por alguns minutos. Por fim, enxágue a área com água quente.


Bicarbonato de sódio

Prepare um banho de água quente e junte uma xícara de bicarbonato de sódio. Mexa bem a água e banhe-se por 20 minutos. Esse tratamento é muito útil quando a coceira afeta todo o corpo ou uma extensa área da pele.


1. Alergias

Algumas alergias podem levar ao aparecimento de coceira na pele e, geralmente, são provocadas por substâncias irritantes, que podem ser roupas de materiais sintéticos e produtos cosméticos, como maquiagem, cremes e sabonetes.


2. Dermatites

A coceira na pele pode indicar algum tipo de dermatite, como a dermatite atópica, que é uma doença inflamatória na pele que leva ao surgimento de eczema, que se caracteriza por placas vermelhas que descamam, e em alguns casos pode aparecer em forma de vesículas.


3. Pele ressecada

A pele ressecada, cientificamente conhecida como xerodermia, é mais comum em pessoas idosas, porém pode surgir em qualquer pessoa, principalmente, em períodos de clima seco e frio e como consequência do uso de produtos cosméticos à base de água e produtos químicos muito fortes.


4. Estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade em excesso faz com que sejam liberadas substâncias conhecidas como citocinas, responsáveis pela resposta inflamatória do corpo e por isso podem provocar reações na pele, levando ao surgimento de coceira e vermelhidão na pele.


5. Problemas no fígado e na vesícula

Alguns problemas no fígado e na vesícula biliar provocam a redução na produção e no fluxo da bile, que é um líquido produzido nestes órgãos responsável pela absorção de gorduras, e isto pode acontecer por obstrução nas vias biliares e nos canais do fígado.


6. Doenças autoimunes

O lúpus é um tipo de doença autoimune que se caracteriza pela produção de anti-corpos em excesso, podendo causar sintomas como irritação, vermelhidão e coceira na pele e nos casos mais graves, pode atingir outros órgãos como o pulmão e provocar dor no peito e falta de ar.


7. Infecções

A coceira na pele pode ser resultado de infecções provocadas principalmente por bactérias do tipo Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes e Candida albicans. A foliculite é um tipo de infecção na pele que causa o aparecimento de bolinhas vermelhas, com pus que coçam e ocorrem pela inflamação e presença de bactérias na raiz do pelo.


Coceira na pele: o que pode ser?

De acordo com os especialistas nas questões dermatológicas, a coceira (ou prurido) deve ser motivo de preocupação, sobretudo quando persiste por mais de 6 semanas ou vai e volta de tempos em tempos.


1. Ressecamento da pele ou xerose

A xerose ou ressecamento da pele pode atingir qualquer lugar no corpo. No entanto, os lugares mais comuns são as pernas, os braços e as mãos. Entre as principais causas desse problema estão:


2. Dermatite atópica

Dermatite atópica é um nome complicado para a boa e velha alergia de pele. Esse tipo de problema não é contagioso, é tanto genético quanto crônico. A alergia de pele a deixa ressecada e com coceira intensa. É comum em pessoas que possuem histórico familiar de asma rinite e eczema atópico.


3. Sarna ou escarbiose

A sarna é uma doença causada por um ácaro. Esse bichinho te nome e sobrenome: Sarcoptes Scabiei. A sarna acontece com a fecundação do ácaro na superfície da pele. Depois disso, o macho morre e a fêmea entra na pele, cria um túnel por 30 dias e deposita seus ovos.


4. Líquen plano

O líquen plano é uma doença inflamatória crônica. Atinge principalmente as mucosas, a pele, as unhas e o cabelo. Sendo que pode acometer apenas as mucosas ou apenas a pele, dependendo dos casos. Pode acontecer com homens, mas as mulheres são as principalmente afetadas. Se manifesta no período da meia idade e é muito raro em crianças.


5. Urticária

É uma irritação da pele que apresenta placas vermelhas e/ou vergões, parecidas com picadas de inseto que duram até 24 horas. Depois disso, as lesões desaparecem e voltam a aparecer em outra parte do corpo, deixando a sensação de que migram de um lugar para outro.


6. Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma reação alérgica inflamatória causada pela exposição a agentes capazes de causar irritação. Existem dois tipos de dermatite de contato:

image

Leave a Comment