Como acabar com a compulsão alimentar noturna

image

Como tratar a compulsão alimentar?

O tratamento da compulsão alimentar é multidisciplinar e especializado, ou seja, a pessoa é acompanhada por vários profissionais. Em muitos casos, é necessário que a pessoa compulsiva seja acompanhada por um psiquiatra, nutricionista, nutrólogo, clínico geral, psicólogo, entre outros especialistas.

Quais são os sinais de aviso da compulsão alimentar?

No entanto, existem outros sinais de aviso e evidências que pessoas com esse transtorno podem apresentar, como: Continuar comendo mesmo quando não está fisicamente com fome ou quando já está saciado Comer sozinho ou em segredo por vergonha da quantidade de comida que está sendo ingerida

O que é transtorno de compulsão alimentar?

O transtorno de compulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa come grandes quantidades de alimentos. Como qualquer patologia, precisa de tratamento. Mas como controlar a compulsão alimentar de forma definitiva?

Quais são os fatores que causam a compulsão alimentar?

A compulsão alimentar ocorre devido a um conjunto de fatores, mas é mais frequente em pessoas que têm obsessão pela imagem do seu corpo, por aquelas que estão passando por um momento de estresse ou tiveram algum trauma emocional e apresentam baixa autoestima.

image


Como tratar a compulsão alimentar noturna?

O tratamento da Síndrome do Comer Noturno é feito com acompanhamento psicoterápico e uso de medicamentos de acordo com a prescrição médica, que pode incluir remédios como antidepressivos e suplementação de melatonina.


O que fazer para parar de comer à noite?

Truques para controlar a fome noturnaConsumir fibras durante o dia, investindo em alimentos básicos como arroz, feijão, legumes cozidos, frutas e cereais;Ter uma boa ingestão de água ao longo de todo o dia;Ingerir quantidades adequadas de proteínas dia, sempre incluindo uma fonte a cada refeição;More items…•


O que causa o transtorno alimentar noturno?

O problema está associado ao estresse e, apesar de apresentar um padrão desorganizado, diferencia-se do transtorno da compulsão alimentar (TCA) por ocorrer exclusivamente à noite, com episódios de urgência alimentar e o condicionamento do sono com o ato de comer.


O que fazer para se livrar da compulsão alimentar?

5 dicas para controlar a compulsão alimentarProcure o motivo que você come descontroladamente. Seja sincero com você mesmo do porquê você come demais. … Evite a regra de comer de 3 em 3 horas. … Aprenda a beber muita água. … Tire da sua alimentação alimentos industrializados. … Pratique atividade física.


Como acabar com a gula à noite?

10 mandamentos contra a gula noturna1 – Crie uma rotina alimentar. … 2 – Acorde cedo. … 3 – Tenha apenas alimentos saudáveis na geladeira. … 4 – Evite alimentos com alto índice glicêmico. … 5 – Evite a cafeína. … 6 – Beba água. … 7 – Escove os dentes. … 8 – Exercite-se.More items…•


O que é a síndrome de gourmet?

A Síndrome do Gourmet é característica em pessoas que possuem um cuidado excessivo com a escolha de ingredientes e preparo de pratos exóticos. Ela pode prejudicar o convívio social. E o Transtorno Alimentar Noturno, em que pessoas com esse distúrbio necessitam alimentar-se durante a noite.


O que é a vigorexia?

Vigorexia é o nome dado para o transtorno dismórfico muscular, um problema psicológico que faz com que os pacientes se enxerguem fracos e sem músculos, quando são fortes e musculosos.


Qual a melhor dieta para quem tem compulsão alimentar?

Conheça 8 alimentos que amenizam a compulsão alimentar Aveia. Castanha-do-Pará Foto: Divulgação. Oleaginosas (castanhas em geral) … Alimentos integrais como massas, pães e arroz. … Biomassa de banana. … Leite e derivados. … Frutas. … Batata-doce ou batata baroa. … Chia.


Qual o melhor chá para tirar a fome?

O chá verde é talvez o mais conhecido chá inibidor de apetite. Ele consegue causar uma sensação de saciedade que evita o consumo de alimentos calóricos, como lanches, doces e alimentos gordurosos.


Qual o médico que cuida de compulsão alimentar?

O tratamento para compulsão alimentar é realizado pelo médico psiquiatra. Um trabalho multidisciplinar com nutrólogo, nutricionista e endocrinologista pode ser indicado.


O que é compulsão alimentar e como tratar?

A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos. Essa ingestão ocorre mesmo sem a presença de fome ou necessidade física do alimento. Em geral, a pessoa compulsiva perde o controle sobre o que está ingerindo e em qual quantidade.


Como emagrecer se eu não consigo parar de comer?

16 dicas (infalíveis) para emagrecer e não engordar nunca mais!Pare de se concentrar no que você não deve fazer. … Anote suas refeições ou grave-as em um aplicativo. … Crie uma escala de fome antes e após comer. … Trate o café da manhã como a refeição mais importante do dia. … Faça do café da manhã a sua maior refeição do dia.More items…•


1. Evite dietas restritivas

Ficar muito tempo sem comer ou diminuir a quantidade de alimentos drasticamente não é a solução para controlar a compulsão alimentar. Muito pelo contrário, seguir dietas da moda e restritivas aumentam os episódios de compulsão.


2. Não pule refeições

Quem sofre com a compulsão alimentar precisa determinar um horário para se alimentar. Pular as refeições aumenta o risco de comer em excesso. Por isso, é importante realizar as três refeições principais – café da manhã, almoço e jantar e lanches intermediários.


3. Beba bastante água

É muito importante consumir bastante água para se manter hidratado. Para quem tem compulsão alimentar, essa é uma forma de identificar se o que a pessoa está sentindo é fome de verdade ou vontade de comer a todo instante. Beber bastante água também é uma estratégia para amenizar a sensação de vazio que o compulsivo pode sentir.


4. Coma mais fibras

Comer alimentos que sejam fontes de fibras é outra possibilidade para minimizar os sintomas de compulsão alimentar. Sabe-se que o aumento da ingestão de fibras amplia a saciedade, reduz os desejos, a fome e a quantidade de alimentos que são consumidos.


5. Evite armazenar junk foods

Para não cair em tentação, é importante evitar comprar alimentos com poucos nutrientes, carregados de calorias, gorduras, açúcar e sódio em excesso. A recomendação é manter alimentos saudáveis à mão para reduzir o risco de ter algum episódio de compulsão alimentar e encontrar essas opções nada saudáveis.


6. Pratique atividade física

Incluir uma rotina de exercícios físicos na rotina pode ajudar a controlar a compulsão alimentar e ainda na diminuição do peso. A atividade física regular fornece uma sensação de prazer e bem-estar, que pode ser buscada na alimentação pelos compulsivos.


7. Durma bem

Poucas horas de sono provocam diversas alterações hormonais no organismo que podem levar ao aumento da fome e diminuem a saciedade. O controle do sono pode melhorar a ansiedade noturna e acalmar os sintomas da compulsão alimentar.


O que são os comportamentos compulsivos

Muitas pessoas caem na mentira de que os comportamentos compulsivos ocorrem apenas por substâncias químicas. Assim, apenas dependentes químicos ou alcoólatras seriam realmente pessoas compulsivas. Contudo, já iniciamos esse texto avisando que isso não é verdade.


Compulsão, estímulo e recompensa

O nosso cérebro está condicionado para repetir situações que nos trazem prazer. Trata-se de um circuito de recompensa que perpassa todas as situações prazerosas que conseguirmos viver. Nesse contexto, quando abraçamos uma pessoa que amamos, se esse gesto nos traz prazer, vamos querer repeti-lo novamente.


10 tipos de compulsão mais comuns e fáceis de identificar

Agora que você já sabe que para ter compulsão não necessariamente é necessário ter contato com alguma substância química, hora de saber quais os principais tipos. Se você apresenta algum dos comportamentos abaixo, é importante procurar ajuda clínica.


Comentários finais sobre os principais tipos de compulsão

No texto de hoje, você aprendeu como funciona a compulsão. Além disso, aprendeu quais são os 10 tipos mais comuns de comportamentos compulsivos. É muito importante lembrar que a terapia pode ajudar a amenizar ou cessar o ato compulsivo. Para saber como, faça o nosso curso 100% EAD de Psicanálise Clínica.


Componentes calmantes para uma boa noite de sono

Segundo estudos, ingerir alimentos gordurosos e salgados à noite dificulta a digestão, enquanto alimentos picantes e ácidos podem causar azia. Por outro lado, “líquidos quentes te deixam sonolento por aumentarem a temperatura corporal”. Esse é caso do leite quente, que também contém cálcio e triptofano.


12 alimentos leves que você pode comer à noite

Quer conhecer alimentos leves que podem ser incluídos no seu cardápio da noite? A seguir, você confere 12 opções indicadas pela nutricionista Bárbara Benvenutti, combinadas em 4 pratos que vão garantir um lanche ou um jantar ideal. Acompanhe:


Quais alimentos devem ser evitados?

Bárbara explica que, na verdade, devemos diminuir a ingestão de alimentos no período noturno. Sendo assim, não existe comida proibida nesse horário, mas há alimentos que podem ser piores. Confira, a seguir, os itens apontados pela nutricionista como os mais prejudiciais:


O que é compulsão alimentar?

Muitas pessoas obesas dizem sofrer com compulsão alimentar, no entanto muitas delas não tem necessariamente a doença. Apesar de que a compulsão por comida tenha relação com a obesidade, nem todo obeso é um compulsivo alimentar. Por isso a necessidade de entender o que é a compulsão alimentar e suas causas.


Causas da compulsão alimentar

Quanto ao que causa a compulsão alimentar, podemos citar alguns fatores que contribuem em maior ou menor grau com a perda do controle em relação à comida.


Sintomas da compulsão alimentar

Então, quando uma pessoa passa a comer com maior frequência, muitas vezes mais do que o necessário ou em curtos intervalos entre as refeições, já é um indício de que algo não está certo. Sendo assim, vejamos a seguir os principais sintomas de uma pessoa compulsa alimentar:


Principais riscos da compulsão alimentar

Tendo em vista que a alimentação é parte fundamental da saúde e bem-estar do indivíduo, a compulsão alimentar pode aumentar o risco de a pessoa desenvolver algumas doenças graves, tais como:


Tratamento da compulsão alimentar

Se trata de uma doença delicada e bastante complexa, e que como qualquer patologia precisa de tratamento e acompanhamento profissional. Assim como outros distúrbios alimentares, o tratamento da compulsão alimentar deve ser feito de forma multidisciplinar.


O que é Compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é um transtorno alimentar em que a pessoa diagnosticada apresenta episódios recorrentes de ingestão de grandes quantidades de alimentos em pouco tempo, mesmo quando não sente fome.


Sintomas de Compulsão alimentar

Uma das principais características da compulsão alimentar é a ingestão de grandes quantidades de comida em curtos períodos de tempo. No entanto, existem outros sinais de aviso e evidências que pessoas com esse transtorno podem apresentar, como:


Buscando ajuda médica

Ao apresentar um ou mais sintomas, busque um médico o mais breve possível. Os profissionais mais indicados para realizar o diagnóstico e auxiliar com o tratamento de compulsão alimentar são:


Diagnóstico de Compulsão alimentar

Como acontece com quase todos os transtornos psiquiátricos, não há um teste que indique definitivamente que alguém tem compulsão alimentar. Portanto, o diagnóstico é feito com base nos relatos do paciente e informações sobre sua saúde mental e física.


Compulsão alimentar tem cura?

Pesquisas apontam que boa parte dos indivíduos apresentam melhora significativa no quadro de compulsão alimentar após um certo período seguindo o tratamento adequado.


Prevenção

Jônatas de Oliveira – Nutricionista formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com aprimoração em Transtornos Alimentares pelo Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM).

image

Leave a Comment