Como acabar com a corrupção do dia a dia

image

Quais são as práticas de corrupção comuns no dia a dia do cidadão?

10 práticas de corrupção comuns no dia a dia do cidadão 1- Querer levar vantagem em tudo. A prática do “jeitinho” infelizmente está inserida nos usos e costumes de muitas… 2- Desrespeitar o direito alheio. Poucas pessoas param para pensar que a corrupção tem um sentido muito amplo e… 3- Enganar …

Quais são as formas de corrupção mais comuns no nosso país?

O nepotismo é uma forma de corrupção bastante comum em instituições públicas e privadas no nosso país. Quando você dá um cargo a um parente simplesmente pelo seu grau de parentesco e não pelas suas habilidades e competências, se dá uma forma de corrupção altamente condenável. Esse é um tipo comum de corrupção na sociedade.

O que aconteceu com a corrupção no Brasil?

Malefício que vem de longe – a história da vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808 já mostrava isso com as gastanças exageradas e privilégios aos apaniguados da Corte –, a corrupção só ganhou força, chegando hoje a níveis intolerantes, tamanha a desfaçatez com que agem os adeptos da Lei de Gerson.

Por que a corrupção do cotidiano acaba sendo alimentada pela corrupção política?

Os especialistas concordam que a corrupção do cotidiano acaba sendo alimentada pela corrupção política. Se há impunidade no alto escalão, cria-se, segundo Lizete, um clima para que isso se replique no cotidiano do cidadão comum, com consequências graves. Isso porque a corrupção prejudica vários níveis da sociedade e cria um ciclo vicioso, …

image


1- Querer levar vantagem em tudo

A prática do “jeitinho” infelizmente está inserida nos usos e costumes de muitas pessoas. O pior é que “levar vantagem” já se tornou sinônimo de esperteza e até de inteligência.


2- Desrespeitar o direito alheio

Poucas pessoas param para pensar que a corrupção tem um sentido muito amplo e corresponde a qualquer ato que prejudique outra pessoa, mesmo que a intenção seja apenas se beneficiar. Sendo assim, furar fila, não dar lugar para idosos e deficientes ou usar vagas e assentos destinados a eles são atos que demonstram caráter fraco e corruptível.


3- Enganar ou prejudicar

Tendo ou não intenção, sempre que prejudicamos alguém com o objetivo de nos beneficiarmos estamos sendo corruptos. Enganar os outros visando apenas os próprios interesses deveria ser tido, em qualquer situação, como um ato abominável, pois nada justifica essa prática.


4- Burlar leis do trânsito

Não obedecer a placas ou leis de trânsito além de pôr em risco a própria vida e a dos outros é indigno e representa grande prejuízo social. Se não houvesse normas a sociedade se transformaria em uma grande anarquia, obedecê-las e preservá-las é do interesse de todos.


5- Subornar

Induzir qualquer pessoa, em qualquer situação, ao descumprimento de seu dever mediante vantagem é sempre corrupção. A propina é um ato muito antigo, estando inclusive presente na Bíblia, quem não sabe as consequências da atitude de Judas ao deixar-se corromper e trair Jesus em troca de algumas moedas?


8- Falsificar

Alterar ou fraudar é sempre um ato desprezível, criminoso e desonesto. Não existe falsificação inofensiva ou pequena falsificação. Não se pode tentar ofuscar a realidade através de desculpas descabidas.


9- Dar ou aceitar troco errado

Infelizmente muitos fazem gracejos quando recebem troco maior do que lhe é direito ou, ainda pior, quando dão troco a menos. Honestidade é agir corretamente mesmo nas pequenas questões.


Furar fila

Sabe no supermercado ou no banco, quando encontramos um conhecido e acabamos furando a fila junto com ele? Essa vantagem indevida é uma das formas de corrupção na sociedade mais comuns. Para você ver onde começa: a corrupção na escola quando se fura a fila da merenda. Estamos acostumados com isso desde cedo…


Cargos para familiares

O nepotismo é uma forma de corrupção bastante comum em instituições públicas e privadas no nosso país. Quando você dá um cargo a um parente simplesmente pelo seu grau de parentesco e não pelas suas habilidades e competências, se dá uma forma de corrupção altamente condenável. Esse é um tipo comum de corrupção na sociedade.


Falsificar documentos

Já tentou descolar aquela meia entrada indevida? Já passou aquela carteirinha de estudante indevida ou usou a de um colega? Se você não sabe, isso é vantagem indevida e também é corrupção perante empresas privadas. Essa desonestidade é comum na sociedade brasileira e deve ser combatida.


Sonegar impostos

A sonegação de impostos é uma das formas mais comuns de corrupção empresarial no nosso país. Infelizmente, diversas empresas têm o costume de não declarar os seus ganhos em dinheiro vivo e acabam descontando isso na hora de pagaram o seu dever à sociedade.


Mentir quando desnecessário

Sabe quando você fala que vai a um lugar mas na verdade vai a outro? Ou simplesmente não tem coragem de dizer a verdade? Apesar de ser pequena, a mentira é o primeiro passo da corrupção e de uma relação não saudável com outra pessoa.


Comprar CNH

É difícil tirar a Carteira Nacional de Habilitação no Brasil e os preços são realmente muito elevados. Mas os testes e as taxas estão ali por um motivo não somente burocrático, mas para dar mais segurança no trânsito para as pessoas. Será realmente que comprar a carta é o jeito mais simples? É importante sempre revermos o que estamos fazendo.


Parar na vaga de deficiente

O motorista brasileiro adora parar na vaga de deficiente quando não encontra uma vaga normal, ou pior, mesmo quando encontra uma vaga normal. É incrível como esse tipo de corrupção perdura no Brasil e as pessoas não têm noção do quanto é errado.


A influência do pecado

Todos nós precisamos lutar contra tendências pecaminosas, que nos levam a agir de forma egoísta. ( Romanos 7:21-23) Ainda assim, existem pessoas boas que desejam fazer o que é certo. Elas têm fé no valor resgatador do sangue derramado de Jesus e podem obter o perdão de seus pecados.


A influência do mundo perverso em que vivemos

Infelizmente, muitos hoje prejudicam as pessoas de propósito. Eles se aproveitam dos humildes e dos pobres, e influenciam outros a também agir de maneira corrupta.


A influência de Satanás, o Diabo

O mais obstinado dos pecadores é Satanás, o Diabo. Podemos ser muito gratos de que Jeová em breve vai prender Satanás, impedindo que ele influencie os humanos. Por fim, Deus destruirá Satanás. Nunca mais esse monstro sem escrúpulos poderá influenciar as pessoas a agir de forma corrupta.


Tópicos relacionados

“Muitas pessoas não enxergam o desvio privado como corrupção, só levam em conta a corrupção no ambiente público”, diz o promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira.


Otimismo

Mas a sondagem também mostra dados positivos, como o fato de 84% dos ouvidos afirmar que, em qualquer situação, existe sempre a chance de a pessoa ser honesta.


Final de Una cita para el verano

A pesar de su timidez, un conductor de limusinas de Manhattan se lanza a hacer cosas tan estrafalarias como dar lecciones de cocina, natación o mantener una relación inverosímil con una persona adorable pero que es también un perdedor nato. La película, presentada en Sundance en 2010, supuso el debut de Philip Seymour Hoffman como director.


Final de La duda

En 1964, en la parroquia de San Nicolás, en el Bronx, un apasionado y carismático sacerdote, el padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) está tratando de cambiar las rígidas normas del colegio, que durante años han sido celosamente salvaguardadas por la hermana Aloysius Beauvier (Meryl Streep), una estricta directora que cree firmemente en el poder de la disciplina.


Final de I Feel Good: La historia de James Brown

Basada en la extraordinaria trayectoria del padrino del soul, la película se adentra sin temor en la música, la vida y los estados de ánimo de James Brown, guiando al público en un viaje desde la dura infancia del cantante hasta que se convierte en una de las figuras más influyentes del siglo XX.


Final de Ángel de venganza

Lila y Eve, dos madres destrozadas por el asesinato de sus hijos, unen fuerzas para vengarse de los traficantes de droga responsables de la muerte del hijo de la primera. Pero a medida que la violencia crece, Lila empieza a descubrir la inquietante verdad sobre la verdadera identidad de Eve.


Final de 12 valientes

Un equipo de fuerzas especiales de la CIA es enviado a Afganistán tras los atentados del 11-S para desmantelar a los talibanes. Tras conseguir introducirse en secreto en el país, deben perseguir cabalgando a sus enemigos por el montañoso terreno e intentar capturar a Mazar-i-Sharif.


Final de Se busca

El sargento James Dunn es un héroe de la Guerra del Golfo que ha sido condenado a muerte por asesinar a otro oficial.

image

Leave a Comment