Como acabar com a descamação no couro cabeludo

image

O que é a descamação do couro cabeludo?

Muitas mulheres não abrem mão de cabelos bem lisos e chapados, sendo a progressiva uma das maneiras mais escolhidas por elas para manter esse visual. Entretanto, uma reclamação recorrente de quem opta por esse processo químico são as descamações do couro cabeludo, que dão um aspecto indesejado aos fios.

Como tratar a descamação dos cabelos?

O excesso de produtos capilares poderá danificar os fios, além de aumentar a oleosidade do couro cabeludo, causando a descamação. Por este motivo, o mais recomendado é lavar os cabelos a partir da raiz, aplicando apenas com shampoo nessa região, e deixar o produto escorrer pela extensão até as pontas dos fios.

Como acabar com as casquinhas brancas no couro cabeludo após a Escova Progressiva?

1- Aplique um pouco de creme de limpeza capilar em toda a extensão do couro cabeludo. 2- Massageie bastante com movimentos circulares – neste momento o produto não vai produzir nenhuma espuma, o que é normal. 3- Depois, o creme vai escorrer para o comprimento do cabelo e você pode massagear os fios.

Como cuidar do couro cabeludo?

Enxague bem o cabelo. Seque o cabelo com cuidado. Se utilizar um secador, certifique-se de que não deita ar demasiado quente para não irritar o couro cabeludo. Tente não arranhar o couro cabeludo para não piorar a sua condição. Geralmente, um champô medicamentoso adequado acalma o couro cabeludo.

image


O que e bom para tirar descamação do couro cabeludo?

Lave o cabelo e o couro cabeludo 2 a 3 vezes por semana com um champô suave que contenha: Substâncias ativas antifúngicas para combater a proliferação da Malassezia furfur, Substâncias ativas que eliminem a caspa e regulem a proliferação celular, e. Componentes que acalmem o prurido.


O que causa descamação no couro cabeludo?

A caspa ou dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo, orelhas e tórax.


E normal o couro cabeludo descascar?

O que pode fazer o couro cabeludo descascar? Durante o verão, a causa mais comum do couro cabeludo descascando é o sol. Se expor aos raios solares sem a proteção adequada pode causar queimaduras na cabeça e, assim como o resto do corpo, ela também pode descascar.


Qual o melhor shampoo para quem tem dermatite seborreica?

Os principais shampoos anticaspa para dermatite seborréica são:Sulfeto de selênio (Shampoo Anti Caspa Sulfeto de Selênio MultiNature);Piritionato de zinco (Head & Shoulders ZPT);Alcatrão de hulha (Zetar ou Polytar);Cetoconazol (Lozan, Medicasp ou genérico);More items…


O que piora a dermatite seborreica?

A dermatite seborreica apresenta um caráter crônico, com períodos de melhora e piora que persistem por décadas. A doença costuma agravar-se em tempo frio e seco, em situações de fadiga ou estresse emocional, após ingestão de alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas, em pessoas que fumam ou após banhos quentes.


Como limpar o couro cabeludo da seborreia?

Para limpar o couro cabeludo com seborreia ou dermatite seborreica, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro de tudo, use um shampoo anticaspa. Aplique o produto no couro cabeludo e massageie suavemente, usando as pontas dos dedos. Além disso, deixe o shampoo agir por pelo menos 3 minutos antes de enxaguar.


Qual o melhor shampoo para acabar com a caspa?

Os 8 melhores shampoos anticaspa do mercadoShampoo Hidratação Intensa Anticaspa Clear. … Shampoo Anticaspa e Anticoceira Head & Shoulder. … Shampoo Anticaspa Kerium DS La Roche-Posay. … Shampoo Anticaspa Hydra Detox L’Óreal. … Shampoo Anticaspa Dercos Vichy. … Shampoo Anticaspa Clássico Palmolive. … Shampoo Anticaspa Dandrene.More items…•


O que e bom para acabar com a dermatite seborreica?

COMO SE LIVRAR DA DERMATITE SEBORREICA Para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo, passe primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para a limpeza, use um shampoo superleve especialmente formulado para couros cabeludos sensíveis.


Como acabar com a dermatite seborreica naturalmente?

Como usar: misturar ½ copo de de vinagre de maçã com ½ copo de água. Mergulhar um pedaço de algodão na mistura e passar por todo o couro cabeludo. Depois, massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos por 2 a 3 minutos e deixar repousar por mais 20 minutos. No fim, lavar o cabelo com água fria, enxaguando bem.


Qual e a diferença entre caspa e seborreia?

A caspa, como é mais conhecida, é um dos resultados da dermatite seborreica ou seborreia. É uma inflamação crônica que pode ser seca ou oleosa. A caspa oleosa é a denominada seborreia, é a que provoca placas aderidas ao couro cabeludo.


A descamação no couro cabeludo pode ocorrer por motivos naturais

A caspa ocorre pela descamação em excesso do couro cabeludo, sendo causado pelo aumento anormal da oleosidade na região. A raiz pode ficar com mais sebo por causa de mudanças climáticas, alteração hormonal ou até mesmo o uso de produtos inadequados a seu tipo de madeixa.


Processos de alisamento, como a escova progressiva, também são causadores da caspa

Muitas mulheres não abrem mão de cabelos bem lisos e chapados, sendo a progressiva uma das maneiras mais escolhidas por elas para manter esse visual. Entretanto, uma reclamação recorrente de quem opta por esse processo químico são as descamações do couro cabeludo, que dão um aspecto indesejado aos fios.


Cuidados diários também ajudam a tratar a descamação do couro cabeludo

Outros hábitos podem ajudar a retirar a caspa obtida depois do alisamento dos cabelos. Nos primeiros dias, lave-os com mais frequência para evitar a oleosidade em excesso que a textura lisa pode trazer, retirando a descamação aos poucos. Mas lembre-se: os produtos corretos devem ser usados para isso.


1 – Use cosméticos ideais para o seu tipo capilar

Pode até parecer um ato inofensivo, mas usar inadequadamente shampoos, condicionadores e cremes hidratantes, entre outros produtos capilares, pode ajudar a causar ou agravar o problema da caspa. Por isso, pedir orientações ao seu cabeleireiro de confiança e optar por utilizar sempre cosméticos indicados ao seu tipo de fio é essencial.


2 – Não lave o cabelo excessivamente

A higienização do cabelo é de extrema importância para prevenir ou tratar a descamação do couro cabeludo, seja para quem tem fios oleosos ou secos. Afinal, é ela que auxilia na limpeza de resíduos e na redução da oleosidade excessiva.


3 – Aposte em massagens capilares

Massagear o couro cabeludo durante a lavagem pode ser essencial para acalmar a raiz irritada, já que estimula a circulação sanguínea e aumenta o nível de oxigenação, ajudando, desta forma, até mesmo no transporte de nutrientes presentes nos produtos capilares nesta área.


4 – Evite o excesso de produtos

O excesso de produtos capilares poderá danificar os fios, além de aumentar a oleosidade do couro cabeludo, causando a descamação. Por este motivo, o mais recomendado é lavar os cabelos a partir da raiz, aplicando apenas com shampoo nessa região, e deixar o produto escorrer pela extensão até as pontas dos fios.


5 – Não esfregue a raiz capilar

Seja gentil com o seu couro cabeludo! No momento da lavagem, não esfregue rispidamente a raiz capilar, isso porque ela fica mais propensa a danos enquanto está molhada. Portanto, ser delicada na higienização também é uma forma de prevenção e tratamento da descamação.


6 – Faça esfoliações capilares

Investir em esfoliações no couro cabeludo em um intervalo de 15 dias pode ajudar a eliminar as células mortas e auxiliar no combate à oleosidade, outro ponto positivo para prevenir ou acabar de vez com a descamação na região.


Como ocorre a descamação do couro cabeludo?

Segundo recentes pesquisas, a caspa é um mal que afeta aproximadamente 50% da população mundial e costuma se agravar ainda mais em épocas de inverno, quando os banhos quentes e o intervalo maior entre as lavagens deixam o couro cabeludo mais oleoso.


O que fazer?

Um dos primeiros passos para evitar que a caspa se torne um problema para seus cabelos é combater a oleosidade excessiva e procurar cuidar melhor da região oleosa.


Cris Mendanha

Tricologista e empresária da área de beleza há 7 anos. Em 2010 fundou a clínica de estética e micropigmentação Duohaus e em 2014 inaugurou a primeira unidade da clínica de Terapia Capilar Sweet Therapy.


Psoríase

A principal característica desta doença é que lesões vermelhas com escamas prateadas ou esbranquiçadas aparecem na pele do couro cabeludo e também em outras áreas do corpo, como joelhos, região lombar e cotovelos.


Cogumelos

Algumas infecções como micose do couro cabeludo – mais comuns em crianças do que em outras – podem se manifestar como descamação da pele ao redor da cabeça. Nas áreas em que esse microrganismo está presente, geralmente aparecem manchas alopécicas, onde não há cabelos.


Como acabar a descamação do couro cabeludo?

Qualquer que seja porque a descamação do couro cabeludo tenha acelerado, existem vários xampus e loções com ingredientes ativos que podem restaurar a normalidade da pele.


Dicas para evitar descamação do couro cabeludo!

Cuidar da pele do couro cabeludo é tão importante quanto fazê-lo, por exemplo, com o das pernas ou do rosto, e se for feito corretamente e se forem realizadas boas diretrizes de higiene, será possível evitar.


O que fazer para tratar a caspa

A caspa é um fungo que existe na pele e não pode ser eliminado, mas tem como diminuir o problema e até acabar com ele, mas é preciso ter orientação médica, pois usar produtos anticaspa sem ter uma orientação de um especialista pode até piorar o problema. O tipo de produto depende de alguns fatores como:


Receitas Caseiras

Caspa é o nome popular da dermatite seborreica. A caspa pode ser definida como um processo de descamação da pele do couro cabeludo devido ao excesso de trabalho das glândulas sebáceas. Estresse, desequilíbrio hormonal ou alimentação rica em carboidratos e/ou gorduras são fatores responsáveis pelo surgimento da caspa.


É caspa? Descubra o que são essas descamações no couro cabeludo

A aparência dessas descamações brancas é similar àquela causada pela dermatite seborreica. Apesar de ter a mesma denominação (caspa) pode existir um outro motivo que leva essas famosas casquinhas após a progressiva.


Como se livrar das casquinhas brancas depois da progressiva?

Existem várias formas de acabar com a descamação pós-progressiva. O mais importante é evitar arrancar as casquinhas do couro cabeludo, pois essa atitude pode acabar ferindo a região.

image

Leave a Comment