Como acabar com a diarreia e dor de barriga

image

Full
Answer

O que é dor de barriga e diarreia?

Dor de barriga e diarreia: médico mostra as principais causas e quando é uma urgência médica. Quando a gente fala em dor de barriga parece que é só um problema de saúde simples, daqueles que se resolvem em casa. A saber, a dor de barriga causada pela diarreia, na verdade é uma “dor intestinal”.

Como Combater a dor de barriga?

Um excelente remédio caseiro para controlar a dor de barriga é o chá de erva doce, mas misturar erva-cidreira e camomila também é uma boa opção para combater a dor abdominal e o desconforto, trazendo alívio rapidamente para crianças e adultos.

Como tratar a diarreia depois de comer?

Aplicar compressas quentes: uma bolsa quente ou um manta eléctrica sobre o estômago podem diminuir os sintomas da diarreia depois de comer. Massageie seu estômago: deitado de costas, mova seus dedos sobre o abdômen até notar uma melhora nos sintomas e dores. Caso comece a piorar, você deve parar imediatamente a massagem.

Como parar de ir ao banheiro com diarreia?

A água de coco é famosa como remédio caseiro para diarreia e dor de barriga e muitas outras coisas, o que poucas sabem é o porquê. Ficou provado recentemente que a água de coco tem grandes propriedades isotônicas, inclusive quando comparadas a isotônicos de grandes marcas voltadas para essa função.

image


O que fazer para cortar a diarreia?

5 formas simples de parar a diarreia mais rápidoTer uma alimentação de fácil digestão. … Evitar alimentos ricos em gordura. … Ingerir probióticos. … Manter-se hidratado. … Remédios para a diarreia.


Como passar a diarreia é dor de barriga rápido?

Alguns bons chás para combater a dor de barriga causada por gases ou diarreia, são:Chá de erva-doce com camomila. … Chá de erva-cidreira e camomila. … Chá de boldo. … Xarope de cenoura com maçã … Chá preto com limão.


O que causa diarreia é dor de barriga?

SENTE DOR NA BARRIGA OU TEM DIARREIA FREQUENTE? DESCUBRA SE PODE SER UMA INFLAMAÇÃO NO INTESTINO. Alguns sinais e sintomas podem estar associados a uma doença inflamatória intestinal (DII). Dores na região abdominal podem ter vários motivos, como prisão de ventre, gases ou, até mesmo, virose.


Quanto tempo pode durar uma diarreia?

Os casos de diarreia apresentam, em geral, duração curta e são autolimitados. “Este período costuma variar entre cinco e sete dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.


O que não se deve comer quando se está com diarreia?

Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista. Se existem alimentos que ajudam a melhorar os episódios de diarreia, também existem os que devem ser evitados. Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces.


O que pode levar a diarreia?

Causas de diarréia incluem vírus, bactérias e infecções parasitárias; intolerância alimentar, reações a remédios, doenças intestinais e desordens intestinas funcionais. O tratamento envolve a reposição de líquido e eletrólitos.


O que pode ser diarreia líquida?

A diarreia líquida aguda (duração de menos de quatro dias) sem sinais de alerta geralmente é causada por uma infecção viral, sendo que pessoas que pareçam estar bem no demais não necessitam exames.


Quando a diarreia é preocupante?

“Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico”. Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.


2. Chá de erva-cidreira e camomila

Um bom chá para dor de barriga é o de erva-cidreira com camomila porque possui propriedades analgésicas, antiespasmódicas e calmantes que podem aliviar o desconforto


3. Chá de boldo

O boldo serve para tratar a má digestão, combate a cólica intestinal, desintoxica o fígado e ainda combate os gases intestinais, promovendo alívio dos sintomas de forma natural.


4. Xarope de cenoura com maçã

O xarope de cenoura com maçã é um ótimo remédio caseiro contra dor de barriga e diarréia. Ele é muito fácil de ser preparado e eficaz no combate a este mal.


5. Chá preto com limão

O chá preto com limão é indicado contra dor de barriga porque auxilia na digestão, sendo ótimo para combater o desconforto abdominal em caso de gases ou diarreia.


Quando ir ao pronto-socorro

A dor de barriga pode vir acompanhada de sintomas que indicam gravidade, que geralmente são causados devido a infecções por bactérias, amebas e doenças inflamatórias mais fortes. Os sintomas são:


Como tratar a dor de barriga

Geralmente, os casos leves de dor de barriga resolvem naturalmente em cerca de 5 dias, apenas com repouso e hidratação oral com água ou soro caseiro, feito em casa ou comprado pronto na farmácia. Os sintomas de dor e enjoo podem ser controlados com remédios como analgésicos, antiespasmódicos e antiemético, como dipirona, Buscopan e Plasil.


Dor de barriga na criança

Nestes casos, a dor de barriga geralmente é causada por intoxicação alimentar ou por infecções, e deve ser tratada pelo pediatra, com medicamentos para aliviar as cólicas, como dipirona e Buscopan, e hidratação com soro caseiro.


1 – Soro Caseiro

Como dito anteriormente, a diarreia é muito causada devido a desidratação do organismo. Assim sendo, o remédio caseiro para diarreia eficiente pode ser todo aquele que combate também essa desidratação, restaurando a saúde do corpo.


2 – Remédios caseiros para diarreia com água de coco

A água de coco é famosa como remédio caseiro para diarreia e dor de barriga e muitas outras coisas, o que poucas sabem é o porquê. Ficou provado recentemente que a água de coco tem grandes propriedades isotônicas, inclusive quando comparadas a isotônicos de grandes marcas voltadas para essa função.


4 – Gelatina

Essa é sem dúvida uma das opções de remédio caseiro para diarreia e vômito que são pouco conhecidos por todos, mas mantendo a nossa proposta de trazer oito remédios caseiros para diarreia efetivos e financeiramente acessíveis, podemos considerar também a gelatina.


5 – Limão

O limão é um bom remédio caseiro para diarreia e dor de barriga por dois grandes motivos, um é sua característica talvez mais conhecida, que é a de aumentar nossas defesas corporais.


6 – Maizena

A maizena é um produto polêmico, mas muito lembrado nesses casos, é importante sempre fazer o uso moderado desse produto. Uma receita que tende a ser muito familiar em todo o país é a mistura de maizena e suco de limão, ela tem a capacidade de agregar viscosidade as vezes, mudando a textura e impedindo a desidratação durante a evacuação.


7 – Chá de Camomila

O chá de camomila é aquele velho conhecido, muito recomendado para qualquer problema de ingestão e limpeza do organismo, além de um ótimo remédio caseiro para diarreia e vômito. Além de contribuir para a hidratação.


8 – Frutas

Como alternativa simples e barata, existem muitas frutas que se recomenda ingerir enquanto se está com diarreia. Mas atenção, cuidado com frutas com muita fibra, é preciso discernir quais realmente ajudam para que não se piore o estado intestinal. Médicos recomendam frutas como:


Síndrome do intestino irritável

Essa é uma das causas mais comuns que fazem as pessoas terem episódios de diarreia depois de comer. Um estudo realizado pelo Departamento de Gastroenterologia da FMUSP (1), o problema pode atingir até 20% da população. Trata-se de uma alteração da motilidade dos intestinos.


Doenças inflamatórias do intestino

Outra causa comum para diarreia depois de comer são as doenças inflamatórias. Dentre elas, podemos citar doença de Crohn e a colite ulcerativa. A saber, a diferença básica é que, enquanto a Crohn pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal, colite ulcerativa afeta apenas o cólon.


Doença celíaca

Os doentes celíacos também sofrem com urgência para defecar logo depois de comer. De acordo com um estudo publicado no Jornal de Pediatria (2), é uma doença autoimune a ingestão de alimentos com glúten. Ou seja, é uma intolerância permanente ao glúten.


Intolerância a lactose

A lactose é um tipo de açúcar encontrado naturalmente no leite da maioria dos mamíferos. De acordo com um comunicado da Unidade Integrada de Gastroenterologia (3), algumas pessoas simplesmente são incapazes de tolerar a lactose.


Virose

A infecção viral não podia faltar na lista. Afinal, é também uma das causas mais comuns de dor de barriga depois de comer. Infecções virais que acometem o trato intestinal, podem provocar também episódios de diarreia com urgência para defecar depois de comer. Felizmente, depois de um tempo, os sintomas desaparecem.


Diarreia após comer: síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável, também chamada de cólon irritável, é provavelmente a doença ou desordem física que está por trás da maioria dos casos de dor de barriga e diarreia após refeições. Esta condição, que é crônica, costuma aparecer como consequência do estresse e ansiedade.


Diarreia sempre após as refeições: doença celíaca

O glúten é uma proteína que é encontrada em diferentes cereais, como a cevada, o trigo, o centeio e a aveia. Existem pessoas, como no caso dos celíacos, cujo organismo não tem a capacidade de digerir esta proteína.


Diarreia constante: intolerância à lactose

A intolerância à lactose é um problema físico que surge de uma deficiência de lactose no intestino. Dado que a lactase é a enzima encarregada pela digestão da lactose, sua ausência faz com que a lactose não possa ser digerida corretamente causando muitos sintomas intestinais.


Acabo de comer e tenho diarreia: intoxicação alimentar

Obviamente, a intoxicação alimentar é outra das possíveis causas da diarreia após comer, especialmente se nunca tem. Estas contaminações costumam ser causadas devido a produtos infectados com vírus, bactérias ou toxinas que, uma vez em nosso organismo, nos causam diarreias e outros incômodos sintomas intestinais.


Tudo o que como dá diarreia: possível gastroenterite

A diarreia é um dos principais sintomas de uma gastroenterite, a doença também conhecida popularmente como gripe intestinal.


Diarreia depois de comer: ansiedade

Se você está passando por um período de ansiedade e nervosismo, é normal que esses problemas se desloquem para seu estômago e provoquem dificuldades para fazer a digestão corretamente. Os sintomas da ansiedade podem ser muito diferentes e mudar de pessoa para pessoa, desde as pequenas irritações estomacais, às náuseas ou a diarreia após comer.


Diarreia logo após comer: tratamento

Antes de mais nada, é imprescindível que você saiba o que é que está te causando a diarreia depois de comer. Dependendo da causa, o tratamento será diferente, razão pela qual deveria visitar um médico que faça os exames pertinentes.

image

Leave a Comment