
Common Causes
Esse tipo de dor na virilha costuma ser facilmente identificada, porque a pessoa normalmente lembra-se bem do momento da lesão. A dor na virilha nesses casos é bem localizada, situando-se na região da lesão muscular. A dor normalmente piora com o estiramento da musculatura lesionada, como ao abrir as pernas, por exemplo.
Related Conditions
A principal causa de dor na virilha são exercícios físicos como a corrida ou o excesso de atividades relacionadas às pernas. A dor na virilha pode se apresentar devido a uma lesão muscular, que acontece depois da realização dessas atividades.
Como saber se tenho dor na virilha?
A micose, infecções por fungos ou infecções bacterianas podem causar uma erupção cutânea na virilha que pode provocar dor e coceira na região da virilha. É possível tomar analgésicos para aliviar a dor, mas também a aplicação tópica de cremes medicinais pode ajudar a reduzir a coceira ou ardor na região da virilha.
Quais são as causas da dor na virilha?
Alguns processos infecciosos como pielonefrite, prostatites ou infecções ginecológicas como, a doença inflamatória pélvica também podem causar dor na virilha e na região pélvica. Se houver alguma infecção nos membros inferiores, genitais ou órgãos da bacia, pode ocorrer um aumento dos gânglios linfáticos da virilha.
Como aliviar a dor e a coceira na virilha?
Quais são as causas da dor na virilha e na região pélvica?

O que é bom para tirar dor da virilha?
Os medicamentos mais comuns no tratamento de dores na virilha são: dipirona, paracetamol e ibuprofeno.
O que pode ser a dor na virilha?
A principal causa de dor na virilha são exercícios físicos como a corrida ou o excesso de atividades relacionadas às pernas. A dor na virilha pode se apresentar devido a uma lesão muscular, que acontece depois da realização dessas atividades.
Qual o melhor remédio para distensão na virilha?
Tratamento da distensão na virilha Muletas podem ser indicadas de acordo com a intensidade da dor. O uso de anti-inflamatórios por não mais do que três a cinco dias também deve ser considerado. A fisioterapia deve ser iniciada assim que possível.
Quando a dor na virilha e preocupante?
Cientificamente chamada de pubalgia, a dor na virilha pode ser acompanhada por outros sintomas, como febre acima de 38ºC, vômitos constantes ou sangue na urina, o que costuma ser indicativo de alterações mais graves, como infecção, pedra nos rins ou apendicite, por exemplo.
Como colocar a virilha no lugar?
O tratamento para a distensão da musculatura da virilha deve incluir um repouso relativo, permitindo a realização de actividades da vida diária suportadas pelo paciente, aplicação de gelo, toma de anti-inflamatórios não esteróides (se necessário e o paciente não suportar a dor) e realização de sessões de Fisioterapia.
Pode colocar gelo na virilha?
O tratamento para dor na virilha deve ser feito de acordo com a causa da dor, sendo normalmente recomendado repouso, compressa de gelo no local da dor e uso de medicamentos caso a dor seja persistente ou atrapalhe atividades do dia-a-dia, devendo ser indicados pelo médico.
Como recuperar a virilha?
Quais os melhores tratamentos para lesões na virilha? O repouso é a melhor forma de evitar mais danos à musculatura da região, dando a ela tempo para se recuperar. Evite movimentos que provocam dor, mesmo as mais simples. Caso contrário, há o risco de a situação se agravar.
Como alongar o músculo da virilha?
Deitar sobre as costas, com os joelhos dobrados e os pés bem apoiados no solo. Suavemente, afastar os joelhos um do outro, tencionando os músculos da parte interna das coxas. Manter por 20 segundos e repetir 3 vezes.
Qual o médico que cuida de dor na virilha?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online O especialista ideal seria um Ortopedista com subespecialidade em Quadril. As dores na virilha podem ter diversas causas, como desgaste/artrose e não somente tendinites.
Onde fica a virilha feminina?
A virilha é uma região do corpo dos animais ou humanos que fica situado entre as coxas e o ventre.
O que e uma distensão na virilha?
Uma distensão na virilha é uma lesão nos músculos adutores chamada distensão muscular. Quando um músculo está tensionado, o músculo é esticado demais. Distensões menos graves puxam o músculo além de sua extensão normal.
O que pode ser uma queimação na virilha?
Sensação de queimação na virilha nem sempre é sinal de que você está fazendo muito esforço físico. Se esse sintoma persiste mesmo quando você está em repouso e apenas tosse ou faz movimento simples, como levantar e sentar, fique atento! Você pode estar com uma hérnia inguinal.
1. Gravidez
É comum que no início e no final da gestação a mulher sinta dor e desconforto na virilha e isso acontece porque as articulações do quadril ficam mais soltas para permitir o desenvolvimento do feto e o aumento da barriga.
2. Problemas no testículo
Algumas alterações na região genital masculina, como epididimite, orquite, pancadas ou torção testicular podem levar à dor na virilha, além da dor nos testículos, o que é bastante desconfortável para os homens e tem impacto direto na sua qualidade de vida. Conheça outras causas de dor nos testículos.
3. Lesão muscular
A dor na virilha também pode acontecer devido a lesão muscular que pode acontecer após uma corrida ou devido à atividade física excessiva, além de também poder acontecer quando a pessoa possui uma perna mais curta que a outra, mesmo que a diferença seja de apenas 1 cm, o que pode fazer com que a pessoa ande de mau jeito e causar dor e desconforto na virilha..
4. Hérnia
A dor na virilha também pode acontecer devido a uma hérnia inguinal ou hérnia abdominal, que acontece quando uma pequena parte do intestino atravessa os músculos da parede abdominal e resulta no aparecimento de uma protuberância na região da virilha, o que pode causar bastante desconforto e dor.
5. Dor ciática
A dor no nervo ciático, também chamada de dor ciática, também pode levar à dor na virilha, que na maioria das vezes irradia para perna e provoca queimação, podendo ser agravada quando a pessoa caminha ou se senta.
6. Infecções
Algumas infecções por vírus, fungos ou bactérias podem levar ao aparecimento de um pequeno caroço dolorido na virilha, sendo indicativo que o organismo está agindo contra um agente infeccioso.
7. Cisto no ovário
A presença de cistos nos ovários também pode causar dor e desconforto na virilha, principalmente nos 3 primeiros dias da menstruação. Além da dor na virilha, pode-se ainda sentir dor durante o contato íntimo, aumento do peso e dificuldade para emagrecer, por exemplo. Veja mais sobre os cistos nos ovários.
Qual o tratamento para dor na virilha?
Quando a dor na virilha é provocada por distensões musculares, artrose, bursite e gestação, muitas vezes o tratamento é baseado no uso de analgésicos e anti-inflamatórios, além de fisioterapia ou acupuntura.
Porque dor na virilha?
Uma possível causa para a dor na virilha nesses casos é a artrose da articulação do quadril. Trata-se de um desgaste da cartilagem articular, que afeta sobretudo pessoas idosas. Quando ocorre em indivíduos mais jovens, geralmente está associada ao excesso de atividade física.
Como é a dor da litíase renal?
A dor da litíase renal é em cólicas, ou seja, é uma dor que surge e vai aumentando de intensidade gradativamente, atinge um pico de dor e depois começa a passar gradualmente. É uma dor de moderada a forte intensidade.
