Como acabar com a dormência na mão

image

Como tratar a dormência nas mãos?

O tratamento da dormência nas mãos depende naturalmente da patologia subjacente. Em alguns casos, o tratamento conservador pode resolver a situação ou pelo menos aliviar a dor e sensação de adormecimento da mão, enquanto que noutros casos teremos que recorrer à cirurgia (ou operação) para tratar a patologia que está a provocar as parestesias.

Quais são as causas mais comuns de dormência dos dedos?

As causas mais comuns que podem estar na origem da dormência dos dedos são: 1. Síndrome do túnel do carpo A Síndrome do túnel do carpo é uma das causas mais comuns de dormência nos dedos das mãos.

Por que as mãos ficam dormente?

A dormência nas mãos pode ser sinal de alguns desequilíbrios no corpo, como pressão nos nervos, inflamações e problemas de circulação, ou até doenças mais graves, como AVC e infarto. Em qualquer dos casos, é importante procurar o médico e tratar o mais rápido possível. Coceira na mão pode não ser dinheiro.

Quais são os sintomas de acordar com as mãos dormentes?

E normalmente tem outros sintomas como falta de ar aos esforços, angina aos esforços. Se você acorda várias noites em seguida com as mãos dormentes, durante meses, dificilmente essa vai ser a causa. Mas é sempre bom ficar atento.

image


O que é bom para acabar com dormência nas mãos?

Na fase aguda, a administração de medicamentos (ou remédios) como analgésicos e antinflamatórios podem contribuir para o alívio dos sintomas. O uso de ortóteses imobilizadoras e a fisioterapia adequada também podem ser úteis no tratamento das parestesias de uma forma natural, não invasiva.


O que pode causar dormência na mão?

A dormência das mãos ou parestesia, pode ser causada por lesão, irritação ou compressão de um dos nervos ou de um raminho de um dos nervos do seu braço ou do seu punho. Se você tem alguma doença que possa afetar os nervos periféricos, como diabetes, essas dormências, queimação ou dores ocorrem primeiro nos pés.


Como aliviar dor no nervo da mão?

O primeiro passo para conter a inflamação é deixar de realizar a atividade que causa a dor. Compressas de gelo também costumam ajudar no alívio dos sintomas. E se ainda assim a dor não cessar, é necessário a orientação médica para tratamento com medicação.


É normal acordar com a mão dormente?

Não é normal acordar com formigamentos na mão pelo simples fato que não é normal acordar durante a noite (seja para ir diversas vezes ao banheiro, por insônia ou qualquer outro motivo). Mas o que é a dormência ou o formigamento? São sintomas que correspondem a uma disfunção na condução do nervo.


Como é o formigamento de infarto?

Se você está pensando em infarto logo de cara, os sintomas ligados ao formigamento são: dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e algumas outras situações como dores nas costas, ficar suando frio e apenas em casos extremos, o desmaio, podem ser sintomas de infarto.


O que pode ser dormência nas pontas dos dedos das mãos?

A dormência nos dedos é um sintoma que pode surgir por realizar movimentos repetitivos com as mãos, como no caso da síndrome do túnel do carpo, mas também pode surgir devido a deficiências nutricionais, doenças autoimunes, compressão ou danos nos nervos, por exemplo, podendo ser acompanhada de outros sintomas como …


O que pode ser dor no nervo da mão?

A dor na mão pode acontecer devido a doenças auto-imunes, como artrite reumatoide e lúpus, ou devido a movimentos repetitivos, como no caso da tendinite e da tenossinovite.


O que tomar para dor na mão?

paracetamol) e antinflamatórios (ex. ibuprofeno) podem permitir aliviar a dor. O uso de ortóteses imobilizadoras apropriadas para a mão e a fisioterapia adequada também podem ser bastante úteis no tratamento, de uma forma natural e não invasiva.


O que causa dormência nas mãos e nos dedos?

A dormência nos dedos é um sintoma que pode surgir por realizar movimentos repetitivos com as mãos, como no caso da síndrome do túnel do carpo, mas também pode surgir devido a deficiências nutricionais, doenças autoimunes, compressão ou danos nos nervos, por exemplo, podendo ser acompanhada de outros sintomas como …


Quando o formigamento é preocupante?

Para indicar uma doença mais grave, o formigamento deve estar associado a outros sintomas. As possíveis doenças são: diabetes, infarto, AVC, doenças renais, hérnia de disco, deficiência de vitaminas, crise de ansiedade e estresse, esclerose múltipla e Guillain-Barré.


Qual o médico que trata de dormência nas mãos?

Ortopedista O ortopedista é o principal especialista indicado para diagnosticar e tratar a dormência nas mãos, pois é o médico que trata dos problemas da coluna, que são a principal causa de dormência nas mãos.


O que causa dormência nas mãos e nos braços?

Algumas das causas mais comuns para o surgimento de formigamento nos braços e/ou mãos são a pressão nos nervos, dificuldades na circulação sanguínea, inflamações ou o abuso de bebidas alcoólicas.


1. Síndrome do túnel do carpo

A Síndrome do túnel do carpo é uma das causas mais comuns de dormência nos dedos das mãos. Esta doença surge devido a uma compressão do nervo mediano que passa pelo punho e inerva a palma da mão, causando sintomas como dormência e sensação de agulhas no polegar, indicador ou dedo médio, que geralmente se agravam durante a noite.


2. Polineuropatia periférica

Esta doença surge devido a danos nos nervos periféricos, responsáveis por conduzir a informação do cérebro e da medula espinhal até ao resto do corpo, levando ao surgimento de sintomas, como fraqueza, dor e dormência nos membros, mais acentuadamente nos pés e nas mãos.


3. Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que não tem cura e ainda não se sabe ao certo a sua origem. Ela caracteriza-se por uma dor intensa por todo o corpo, dificuldade para dormir, cansaço frequente, dor de cabeça e tonturas, rigidez muscular e dormência das mãos e dos pés.


4. Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença auto-imune que leva à degradação da mielina que reveste os neurônios, comprometendo o funcionamento do sistema nervoso e levando ao surgimento de sintomas como falta de força nos membros, dificuldade para caminhar e coordenar os movimentos e dormências nos membros.


5. Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença auto-imune que não tem cura e que provoca sintomas como dor, vermelhidão e inchaço nas articulações afetadas, rigidez, dificuldade para movimentar as articulações e dormência nos dedos. Saiba mais sobre esta doença e como identificá-la.


6. Medicamentos

Alguns remédios usados no tratamento de câncer podem causar dormência nos dedos, como efeito colateral. Se este sintoma se tornar muito incômodo para a pessoa, deve-se falar com o médico, para saber se é possível substituir a medicação.


O que são parestesias da mão?

Parestesias na mão significa dormência ou formigueiro nas mãos. Esta situação pode ocorrer se os nervos responsáveis, por transmitir mensagens do e para o nosso cérebro, se tornarem comprimidos, lesados ou irritados.


Diagnóstico da dormência nas mãos

Na presença de sintomas de dormência ou parestesias dos dedos e/ou mãos deve procurar um médico ortopedista especialista em mão, de modo a efetuar o diagnóstico correto e atempado da patologia em causa e, desta forma, ser orientado para fazer o tratamento mais adequado para cada situação.


Tratamento da dormência nas mãos

O tratamento da dormência nas mãos depende naturalmente da patologia subjacente. Em alguns casos, o tratamento conservador pode resolver a situação ou pelo menos aliviar a dor e sensação de adormecimento da mão, enquanto que noutros casos teremos que recorrer à cirurgia (ou operação) para tratar a patologia que está a provocar as parestesias.


Dormência: definição

A dormência é “uma alteração da sensibilidade que causa uma sensação de adormecimento de um segmento ou zona do corpo”, explica Tiago Esteves de Carvalho, coordenador da Unidade de Medicina Física e de Reabilitação da Clínica Lusíadas Oriente.


Sensação de mãos dormentes: o que fazer

Há muitas causas possíveis para a sensação de mãos dormentes, sendo que em algumas situações a explicação pode ser simples, enquadra Tiago Esteves de Carvalho. “Uma dormência passageira pode não significar nada de especial, tal como acontece quando uma pessoa adormece em cima de um braço, por exemplo”, explica.


1. Síndrome do túnel do carpo

Essa é a causa mais comum de dormência nas mãos, e ocorre frequentemente em mulheres grávidas – por isso, não deixe de informar o médico durante o pré-natal.


2. Problemas na circulação

Várias alterações circulatórias podem ter o formigamento como um dos sintomas. Observe se há outros sinais, como dores no corpo e inchaço, e procure um cirurgião vascular, que poderá identificar o problema específico e os tratamentos necessários.


3. Pressão nos nervos

Os nervos que chegam até as mãos e dedos vêm dos braços, que por sua vez saem da medula. Por isso, até mesmo uma pressão na coluna pode causar formigamento na sua mão, já que tudo está interligado.


4. Diabetes

Um dos sinais de que o nível de açúcar no sangue está desequilibrado é quando os nervos de algumas partes do corpo sofrem pequenas lesões, causando o formigamento. Para que o problema não evolua, é importante monitorar a glicose e fazer o tratamento com insulina corretamente. Confira aqui quais são os outros sintomas de diabetes.


6. Hipotireoidismo

Tratar o hipotireoidismo não é só uma questão de controlar o excesso de peso. Esse desequilíbrio na tireoide também pode causar outros problemas, como lesões nos nervos, o que gera o sintoma de dormência. Por isso, se houver suspeitas, não deixe de procurar o endocrinologista.


7. Enxaqueca

As pessoas que sofrem com enxaqueca muito forte podem manifestar outros sintomas além da dor de cabeça, como formigamento nos membros, fraqueza e enjoos.


8. Esclerose múltipla

O formigamento é um dos sintomas dessa doença autoimune que danifica as células nervosas, mas há vários outros sinais associados, como fraqueza, perda de memória e cansaço excessivo. Se houver suspeita, o diagnóstico deve ser feito pelo neurologista, que irá receitar os medicamentos adequados para retardar o desenvolvimento do problema.

image

Leave a Comment