
Como Combater a obesidade?
A obesidade é um problema cada vez mais comum. A melhor solução é a prevenção. A atividade física e a nutrição adequada são essenciais para combatê-la. Como combater a obesidade, um problema social presente em todo o mundo?
Por que o Brasil precisa conter a obesidade?
A cada cinco brasileiros, um está obeso. Mais da metade da população está acima do peso. O país que até pouco tempo lutava para combater a fome e a desnutrição, agora precisa conter a obesidade. Por que a balança virou?
Como evitar o sobrepeso e a obesidade?
Criar hábitos alimentares saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente, educar e estimular as crianças para que optem por alimentos saudáveis, menos processados e pobres em gorduras e açúcares é uma forma de evitar o sobrepeso e a obesidade.
Como reduzir a obesidade na população adulta?
A primeira delas é deter o crescimento da obesidade na população adulta até 2019, por meio de políticas intersetoriais de saúde e segurança alimentar e nutricional. A segunda pretende reduzir o consumo regular de refrigerante e suco artificial em pelo menos 30% na população adulta, até 2019.

O que está sendo feito para diminuir a obesidade no Brasil?
São elas: deter o crescimento do número de obesos (estimado em 30 milhões hoje em dia), reduzir o consumo regular de refrigerantes e sucos artificiais em pelo menos 30% e aumentar o de frutas e hortaliças em ao menos 17%.
O que pode ser feito para diminuir a obesidade?
Medidas para prevenir e combater a obesidadeSiga as proporções recomendadas pela Roda dos Alimentos. … Aprenda a conhecer os alimentos e os nutrientes. … Coma cada 3 a 4 horas. … Mantenha uma atividade física regular. … Emagrecer e manter um peso saudável.
Como lidar com o aumento da obesidade no Brasil?
Procurar um educador físico também é de extrema valia para os casos de obesidade. O profissional será responsável por coordenar os exercícios físicos necessários para que a pessoa faça a transição para uma vida mais saudável.
Como intervir a obesidade?
A alimentação e as modalidade de exercício físico a ser prescrita também diferem segundo o sexo, o nível de renda, a cultura, a idade e o local de moradia. Todos esses parâmetros devem ser considerados no momento de intervir no controle da obesidade (BRASIL, 2006).
E possível prevenir a obesidade?
Criar hábitos alimentares saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente, educar e estimular as crianças para que optem por alimentos saudáveis, menos processados e pobres em gorduras e açúcares é uma forma de evitar o sobrepeso e a obesidade.
Porque o Brasil se tornou um país obeso?
Especialistas ouvidos pela BBC Brasil atribuem o aumento de peso dos brasileiros a fatores econômicos e culturais, mas também genéticos e hormonais.
Porque a população está acima do peso?
Causas. A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura.
QUEM SOMOS
Obesidade Brasil, uma instituição totalmente sem fins lucrativos, nasceu para conscientizar as pessoas de que a obesidade é uma doença com muitas causas e não uma falha de caráter, falta de força de vontade ou algo perfeitamente controlável.
OBESIDADE EM NÚMEROS
A obesidade é uma doença crônica como pressão alta, diabetes, câncer, entre outras e, por isso, pessoas com obesidade merecem ser tratadas e ajudadas para controlar sua doença. Segundo as últimas pesquisas publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 22 % dos homens e 29,5% das mulheres adultas tem obesidade no Brasil.
Grupo com maior incidência mulhers de 40 a 59 anos
No ano de 2021 fomos aceitos como membros da World Obesity Federation, uma associação internacional cuja missão é trabalhar com e por meio dos membros e parceiros, para atingir metas globais relacionadas à obesidade, incluindo reduzir o seu aumento e moldar a narrativa global.
Quem sofre com a obesidade
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública atualmente, e estima que, em 2025, mais de 700 milhões de pessoas sofrerão com obesidade e 2,3 bilhões de adultos terão sobrepeso.
Principais doenças associadas à obesidade
A obesidade e o sobrepeso podem desencadear ou agravar muitas doenças, como apneia, infertilidade, problemas de coagulação, além de outras mais graves, que podem levar à morte.
Causas da obesidade
A obesidade surge, na maioria dos casos, da interação entre fatores genéticos, ambientais, emocionais e hábitos de vida. Entre os fatores mais comuns, estão:
Prevenção
Conhecer os fatores que desencadeiam e estar atento aos primeiros sinais de distúrbios alimentares é importante para prevenir a obesidade. É fundamental cuidar de pessoas próximas e buscar ajuda especializada, já que quem sofre de distúrbios alimentares costuma negar ou esconder o problema.
Tratamentos
Em um primeiro momento, recomenda-se tratamento clínico, com uma equipe de multiprofissional. É muito importante que a atuação seja conjunta e integrada por médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores esportivos.
Novos padrões alimentares
Para o diretor do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Cláudio Mottin, a tendência de aumento da obesidade já vinha sendo verificada antes da pesquisa Vigitel, realizada anualmente desde 2006.
Aumento do trabalho e da renda
O aumento da obesidade coincide com um período de crescimento do poder de compra dos brasileiros, incentivado por políticas econômicas e programas de distribuição de renda.
Genética ‘gorda’
A questão genética também cumpre um papel relevante para o aumento da população obesa, segundo o médico Cláudio Mottin. Segundo ele, o organismo de nossos antepassados não estava adaptado para a fartura e passaram para nós a genética de retenção de calorias.
Noites mal dormidas
A endocrinologista Marcela Ferrão também atribui a baixa qualidade do sono como um dos fatores para o aumento da obesidade. Segundo ela, a sociedade acelerada e conectada faz com que as pessoas não tenham horário para dormir.
Dieta variada
Um último ponto destacado pelos especialistas para o aumento da obesidade no Brasil é a falta de acesso a uma dieta diversificada, o que depende menos de poder aquisitivo do que de educação alimentar.
Riscos à saúde
O crescimento da obesidade é um dos fatores que podem ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão, doenças crônicas não transmissíveis que pioram a condição de vida do brasileiro e podem até levar à morte.
