
Como tratar a ardência ao urinar?
Além de ardência ao urinar, a pessoa pode apresentar um corrimento purulento que pode ser notado na roupa. O tratamento não incide sobre a dor ou a ardência, mas sim sobre a infecção, que é tratada com antibióticos.
Como evitar uma infecção urinária?
A fim de evitar uma infecção urinária, as região genital e anal devem ser limpas antes e depois da atividade sexual. A mulher também deve urinar antes e depois das relações. Urinar após uma relação sexual esvazia a bexiga e elimina as bactérias.
Como aliviar o desconforto do trato urinário?
Use uma almofada térmica para minimizar o desconforto. A almofada não traz a cura, porém ajuda a aliviar os sintomas. Ela deve ser morna, mas não muito quente, e você deve aplicá-la no abdômen inferior para aliviar a pressão, a dor e outros desconfortos associados à infecção do trato urinário.
Quais as causas de dor ao urinar?
A candidíase surge quando existe um crescimento excessivo de fungos na região íntima e, normalmente, também é acompanhada da sensação de ardência ao urinar.

O que fazer para aliviar a ardência ao urinar?
3 formas de evitar ardência ao urinarBeba muito líquido: O consumo de água, chás e sucos (sem adoçar) colaboram para a limpeza do seu organismo, uma vez que ajudam a eliminar bactérias. … Não segure a urina: … Consuma alimentos ricos em vitamina C:
Qual remédio é bom para ardência ao urinar?
Um dos medicamentos mais receitados para aliviar a dor é a fenazopiridina (comercializada com o nome de Pyridium e Urovit). A substância também é indicada para amenizar o desconforto depois de cirurgia, exame ou trauma que irrite a mucosa do trato urinário baixo (que inclui uretra e bexiga).
O que é bom para aliviar a dor da infecção urinária?
Use o calor como remédio para dor Um remédio para dor em casos de infecção urinária são as compressas com bolsa de água quente. Isso porque o calor local age como anti-inflamatório. “Portanto, diminui os sintomas irritativos e dolorosos causados pela infecção”, diz o urologista Cardoso Pinto.
Porque infecção urinária arde?
A infecção urinária é a causa mais frequente e mais comum da ardência ao urinar. Este tipo de infecção acontece com maior frequência nas mulheres, devido a alguns fatores, como a proximidade da uretra com o ânus (o que favorece a entrada de bactérias no canal da urina).
Qual é o remédio caseiro que é bom para infecção urinária?
Suco de cranberry é grande aliado contra infecção urinária.
Quanto tempo leva para curar uma infecção urinária?
Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.
Quando a pessoa está com infecção urinária pode ter relação?
Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.
Quando a infecção urinária é grave?
Se não tratada, a infecção urinária pode causar outras complicações como a infecção dos rins, chamada de pielonefrite, ou até mesmo, evoluir para casos de septicemia, a infecção generalizada.
1. Cistite
A cistite é uma infecção urinária que afeta a bexiga e que causa outros sintomas como vontade frequente para urinar, sensação de ardor, presença de sangue na urina, febre, mal-estar geral e urina turva ou escura. Saiba reconhecer os sintomas de cistite.
2. Pielonefrite
A pielonefrite é uma infecção dos rins, que normalmente causada por bactérias que sobrem da bexiga, causando inflamação e infecção, podendo haver febre, dor no fundo das costas e urina com mau cheiro.
4. Cervicite ou vulvovaginite
A cervicite e a vulvovaginite são inflamações do útero ou da vulva, o que acontece na maioria das vezes como consequência de infecções por fungos, vírus ou bactérias, sendo acompanhada de outros sintomas como corrimento amarelado, febre acima de 38ºC e sangramento vaginal.
5. Pedra nos rins
A pedra nos rins, também chamada de cálculo renal, é uma massa semelhante a pedras que podem-se formar em qualquer local do sistema urinário, criando dificuldade e dor para urinar. Além disso é comum que exista dor na região lombar e presença de sangue na urina.
6. Pedra na bexiga
A presença de pedras na bexiga também podem causar dor ao urinar, principalmente quando são grandes e dificultam a passagem da urina. Além disso, é comum também que exista dor na parte de baixo do abdômen, urina turva e com sangue e, no caso dos homens, dor no pênis.
7. Infecções sexualmente transmissíveis
Infecções sexualmente transmissíveis, ou ISTs, como gonorreia ou clamídia podem ocorrer tanto em homens como em mulheres e gera sintomas como corrimento esverdeado/ amarelado, queimação na uretra e febre, além de dor ao urinar.
8. Hipertrofia benigna da próstata
A hipertrofia benigna da próstata caracteriza-se pelo aumento da próstata do homem que, além da dor, pode causar dificuldade para urinar e vontade frequente de ir no banheiro. Segundo alguns estudos, não existe uma relação clara entre o tamanho da próstata e a frequência e gravidade dos sintomas.
Infecção urinária
A infecção urinária é a principal causa de dor e ardência ao urinar nas mulheres. A infecção pode ocorrer na uretra (uretrite), na bexiga (cistite) ou nos rins (pielonefrite). Os sinais e sintomas da infecção urinária podem incluir ainda dor na porção inferior do abdômen, febre e presença de sangue na urina.
Doenças e alterações na próstata
A infecção (prostatite), o aumento de tamanho (hiperplasia benigna da próstata) e o câncer de próstata estão entre as principais causas de ardência para urinar no homem. Os tratamentos podem incluir uso de antibióticos e outros medicamentos, ou ainda cirurgia, quimioterapia e radioterapia nos casos de tumores malignos.
Uretrite
A uretrite é uma inflamação da uretra, o canal que a urina percorre desde a bexiga até ser eliminada. Trata-se de um tipo de infecção urinária provocada quase sempre por bactérias. Além de ardência ao urinar, a pessoa pode apresentar um corrimento purulento que pode ser notado na roupa.
Epididimite
A epididimite é uma inflamação ou infecção do epidídimo, um órgão localizado junto aos testículos. Além de ardência na hora de urinar, pode deixar a região do saco escrotal dolorida e inchada. O tratamento é realizado com medicamentos antibióticos.
Vulvovaginite
As vulvovaginites estão entre as principais causas de ardência ao urinar nas mulheres. São infecções da vagina causadas por bactérias, fungos ou protozoários. Podem causar dor ou ardência ao urinar, além de coceira intensa e corrimento vaginal. A vulvovaginite pode ser tratada com pomadas vaginas ou medicamentos orais, de acordo com a causa.
Cálculos renais (pedra nos rins)
O cálculo renal pode provocar dor e queimação intensa ao urinar devido aos ferimentos que pode causar na uretra ao passar pelo canal. As pedras podem ser removidas por meio de cirurgia ou expelidas pela urina depois de serem pulverizadas, conforme o tamanho e o número de cálculos.
Gonorreia
Se a ardência vier acompanhada de dor ao urinar e secreção, pode ser um sinal de gonorreia, uma doença sexualmente transmissível causada por bactérias. Sem tratamento e prevenção (uso de preservativo), a gonorreia pode ser transmitida para outras pessoas.
Infecção urinária (uretrite)
A uretrite é um tipo de infecção urinária que afeta homens e mulheres. Trata-se de uma inflamação da uretra (canal da urina) causada na maioria das vezes por bactérias. Os principais sinais e sintomas são a ardência ao urinar e a presença de corrimento amarelado. O tratamento é feito com antibióticos.
Prostatite
A prostatite é uma inflamação ou infecção da próstata, um órgão que produz líquidos que compõem o sêmen. A doença pode ser aguda ou crônica e os sinais e sintomas podem incluir dor ou ardência ao urinar, febre, calafrios, urina escura, dor nos músculos e no órgão genital, além de alterações urinárias.
Epididimite
A epididimite é uma inflamação no epidídimo, um órgão que liga os testículos ao canal que transporta o esperma. Pode afetar homens de qualquer idade e é causada na maioria das vezes por bactérias, muitas vezes transmitidas pela via sexual.
Irritações na uretra
O contato da uretra com alguns produtos químicos, como amaciantes de roupa, perfumes, sabonetes ou ainda medicamentos, podem causar irritação no local e, consequentemente, ardência ao urinar.
