Como acabar com as caspas de vez

image

Medication

Conhecido por ajudar a controlar a oleosidade do cabelo, o aipo também ganhou destaque em tratamentos para acabar com a caspa. Pegue um talo de aipo cortado em pedaços e deixe fervendo em um litro de água por 10 minutos.

Self-care

Isotretinoína Ligia explica que, em casos de caspa crônica, pode ser necessário o uso de Isotretinoína (Roacutuan) via oral, que regula de maneira definitiva a glândula sebácea. Vale ressaltar que a melhor maneira de tratar a dermatite seborreica só poderá ser indicada por um dermatologista, levando em conta as particularidades de cada caso.

Como acabar com a caspa?

A caspa tem cura? Acredita-se que a dermatite seborreica possa acompanhar a pessoa ao longo de sua vida com períodos de melhora e piora. Porém, atualmente existem bons opções de tratamento e, com um adequado – indicado por um dermatologista – é possível reduzir muito os sintomas, como as descamações e as coceiras.

Quais são os melhores tratamentos para caspas?

Ligia Kogos destaca que uma alimentação rica em gorduras, açúcares, frituras e/ou em carboidratos refinados (como arroz, macarrão e pães brancos) pode estimular ou agravar um quadro da caspa.

Por que a caspa tem cura?

Como Combater a caspa no dia a dia?

image


O que e bom para caspa remédio caseiro?

A seguir indicamos alguns remédios caseiros que podem ser usados contra a caspa:Vinagre de maçã … Gel de babosa. … Óleo de tea tree. … Suco de limão. … Chá de sálvia e alecrim. … Chá de tomilho. … Chá de sabugueiro.


Como se livrar da caspa de uma vez por todas?

Para a caspa leve, recomenda-se primeiro uma limpeza diária com um shampoo neutro para reduzir o acúmulo de óleo e de células mortas da pele no couro cabeludo. Nos casos em que não ocorre melhora com shampoos neutros ou em casos de caspa média ou intensa, pode-se usar um shampoo anti-caspa medicamentoso.


O que causa a caspa?

Boné, secador de cabelo e tratamentos químicos são alguns dos fatores que contribuem para intensificar a caspa. Por motivos que vão de estresse a banhos com água muito quente, as glândulas sebáceas, localizadas na base do folículo capilar, incham e passam a produzir secreção oleosa em excesso.


Como eliminar a caspa do couro cabeludo?

Ritual #1: Use um Shampoo esfoliante: 1- Com os cabelos úmidos, aplique um pouco de shampoo esfoliante no couro cabeludo; 2- Massageie a região suavemente com as pontas dos dedos e com movimentos circulares; 3- Deixe agir por alguns minutos; 4- Enxágue até remover todo o produto da região e finalize como de costume.


Porque a caspa não tem cura?

Fatores como uso de secadores e chapinhas, banhos quentes demorados, excesso de produtos químicos no cabelo, exposição ao sol, consumo de álcool e má alimentação podem fragilizar essa região, fazendo com que a produção de sebo aumente, e o micro-organismo se prolifere além do normal.


Qual é o melhor shampoo para caspa?

Os 8 melhores shampoos anticaspa do mercadoShampoo Hidratação Intensa Anticaspa Clear. … Shampoo Anticaspa e Anticoceira Head & Shoulder. … Shampoo Anticaspa Kerium DS La Roche-Posay. … Shampoo Anticaspa Hydra Detox L’Óreal. … Shampoo Anticaspa Dercos Vichy. … Shampoo Anticaspa Clássico Palmolive. … Shampoo Anticaspa Dandrene.More items…•


Qual o mal da caspa?

“A caspa em si não prejudica o cabelo, pois trata-se de um problema no couro cabeludo. Porém, a coceira local, a inflamação da pele e a manipulação das crostas – também marcantes no quadro de dermatite seborreica – podem levar à queda de cabelo”, explica a dermatologista Vanessa Kodani.


Quem tem caspa deve lavar os cabelos todos os dias?

Lavar o cabelo todo dia provoca a caspa. Mito. Não há nada que indique essa possibilidade. E higiene é sempre recomendável, embora não seja necessário lavar a cabeça diariamente. Mas quem tem esse hábito não precisa interrompê-lo por medo da caspa.


Quantos dias leva para um xampu anticaspa fazer efeito?

Esse tipo de shampoo leva uma média de 1 mês para começar a fazer efeito, e é o tempo que grande parte dos especialistas aguardam até mudar o tipo de tratamento aplicado caso o shampoo não seja eficiente.


Como usar o vinagre para acabar com a caspa?

Com meia caneca de vinagre branco e duas de água, você pode aliviar os sintomas e a própria caspa. O vinagre branco também possui ação antifúngica e diminui a descamação. Massageie essa mistura no couro cabeludo, deixe agir por cinco minutos e enxágue. Lave com shampoo para finalizar.


Como usar o limão para acabar com a caspa?

Na hora da aplicação, o procedimento é bem simples: você só precisa pegar o que restar do limão e passar no couro cabeludo, massageando durante três minutos, em média. Em seguida, jogue metade do copo de água (com limão) de forma suave e aos poucos no couro cabeludo.


Quais são os tipos de caspa?

“Popularmente, existem dois tipos de caspa: a caspa seca e a caspa oleosa. Essa é uma definição popular porque, tecnicamente, na área da Dermatologia, nós dividimos as descamações de outra forma. As duas caspas tendem a ser colonizadas por fungos.


Como usar o vinagre para acabar com a caspa?

Com meia caneca de vinagre branco e duas de água, você pode aliviar os sintomas e a própria caspa. O vinagre branco também possui ação antifúngica e diminui a descamação. Massageie essa mistura no couro cabeludo, deixe agir por cinco minutos e enxágue. Lave com shampoo para finalizar.


Como usar o limão para eliminar a caspa?

Basta aquecer o óleo de coco até ele ficar líquido. Depois, é preciso colocar uma touca e enrolá-la na toalha quente. Deixe agir por uma hora e, após isso, aplique o suco de limão puro, deixando agir por 15 minutos. O óleo ajuda a amaciar a caspa, enquanto o suco de limão ajuda a removê-la.


1. Vinagre de maçã

Embora não existam estudos científicos feitos com o vinagre de maçã para eliminar a caspa, a verdade é que o vinagre tem excelente propriedades que ajudam a eliminar o excesso de fungos e bactérias, que podem estar na origem do problema.


2. Gel de babosa

O gel que pode ser retirado da folha da babosa contém excelentes propriedades medicinais para a pele, sendo capaz de aliviar a irritação e hidratar. Dessa forma, passar este gel no couro cabeludo é uma ótima forma natural para diminuir a descamação e reduzir a sensação ode coceira e queimação.


3. Óleo de tea tree

O óleo essencial de tea tree ou melaleuca, como é conhecido popularmente, é um excelente antisséptico natural que ajuda a eliminar fungos e bactérias, sendo, por isso, usado para tratar vários tipos de infecções na pele.


4. Suco de limão

A vitamina C e as propriedades anti-fúngicas do limão combatem a caspa e evitam o crescimento exagerado de fungos. Além disso, devido à sua acidez, diminui a coceira, equilibra o pH do cabeludo e reduz a oleosidade do cabelo, promovendo também sua hidratação.


Confira como acabar com a caspa definitivamente com dicas práticas e eficazes

Já sentiu aquela coceira típica na cabeça, capaz de desconcentrar qualquer um? Sim, a caspa é algo muito chato a ser lidado, não apenas pela questão estética, mas principalmente pelo desconforto trazido por ela.


Dicas para acabar com a caspa definitivamente

E como acabar com a caspa, esse problema tão chato? Para acabar com a caspa definitivamente, existem algumas dicas que podem ajudar, deixando o seu cabelo livre, sem coceiras.


Que médico consultar para acabar com a caspa

Embora a caspa ainda não possua cura, é importante que haja o acompanhamento de algum especialista em casos mais graves, para que ele avalie seu caso específico e identifique a melhor solução para você.


1. Evite banhos muito quentes

Lavar o cabelo com a água quente traz uma sensação de relaxamento e bem-estar, não é mesmo? No entanto, assim como ocorre quando se usa chapinha ou secador, as altas temperaturas estimulam a produção de sebo pelo couro cabeludo, que favorece o surgimento das caspas.


2. Seque o cabelo corretamente

Ao ficar com o cabelo molhado por um longo período, o couro cabeludo se torna mais propício à proliferação de micro-organismos que podem aumentar a descamação, além de dificultar o tratamento. Para isso, após a lavagem, retire o excesso de umidade dos fios com uma toalha de algodão.


3. Melhore a alimentação

Embutidos, frituras e alimentos ricos em gorduras estimulam a produção de sebo e, portanto, precisam ser evitados por quem quer se manter livre das caspas. Outra dica é investir em ingredientes anti-inflamatórios, que auxiliam na redução da inflamação da área e, por consequência, trata as caspas.


4. Use produtos específicos

Usar produtos específicos contra a caspa é fundamental para um tratamento mais certeiro. Os shampoos, por exemplo, são ótimos aliados, já que contêm adição de antifúngicos, óleos essenciais ou enxofre em suas composições, tratando a inflamação da região.


Quais produtos usar para evitar e tratar a caspa?

Confira abaixo alguns xampus anticaspas que são facilmente encontrados à venda:


Como prevenir a caspa?

Como já foi destacado, a caspa nada mais é do que o resultado de uma descamação do couro cabeludo causada por predisposição genética. Porém, como essa descamação se manifesta por influência de outros fatores (clima, estresse, alimentação irregular), algumas medidas podem ser tomadas – por pessoas que têm tendência a esse problema – no sentindo de evitar a piora do quadro.


A caspa acomete tanto as mulheres como os homens?

A resposta é sim. Porém, vale ressaltar, que o problema é mais recorrente nos homens.


A caspa tem cura?

Infelizmente, não há cura definitiva, uma vez que trata-se de uma doença crônica. Apesar disso, é possível diminuí-la com a ajuda de dermocosméticos e receitas caseiras. Em alguns casos raros, é possível evitá-las.


Como acabar com a caspa?

Primeiramente, pare de lavar os cabelos em água quente, pois isso estimula a oleosidade. Além disso, duas dicas de suma importância é beber muita água e evitar alimentos gordurosos.


Causas

Especialista na saúde do couro cabeludo pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o médico esclareceu ser o aparecimento da caspa uma junção de diversos fatores que devem ser bem analisados.


Diagnóstico

A caspa pode ser confundida facilmente com outra doença, a dermatite seborreica, que atinge outras regiões do corpo, como sobrancelhas, barba, nariz, orelhas e seios. Ou seja, caso a descamação não ocorra apenas na cabeça, com certeza não se tratará de caspa.

image

Leave a Comment