Como acabar com estomatite

image

Quais são os remédios caseiros para estomatite?

5 remédios caseiros para estomatite. É possível tratar a estomatite com remédios naturais, sendo opções a solução de mel com sal bórax, o chá de cravo-da-índia e o suco de cenoura com beterraba, além do chá feito com camomila, calêndula e flor de laranjeira, que também ajuda a aliviar os sintomas e desconforto da estomatite.

Como Prevenir a estomatite?

Para prevenir a estomatite, é preciso lavar sempre bem as mãos, assim como é indicado para evitar as demais infecções provocadas por vírus e bactérias. Já quem está com a inflamação deve ficar em casa, inclusive as crianças, em repouso, para não transmitir aos outros. 9

Quais são os sintomas de estomatite?

A estomatite diz respeito a inflamações provocadas por um vírus que, no geral, acometem mais crianças e são caracterizadas pelo surgimento de lesões na boca, febre e dor. Normalmente, o vírus responsável pela estomatite é o da herpes simples (HSV-1). Menos comumente, os vírus da família Coxsackie também podem causar o problema.

Como tratar a estomatite durante as crises?

O tratamento para a estomatite durante as crises, onde a ferida está aberta, é feito com a higiene do local afetado a cada três horas, além de fazer bochecho com enxaguantes bucais sem álcool. Fazer uma dieta branda, que não inclua alimentos salgados ou ácidos, reduz os sintomas e ajuda na redução das lesões.

image


Principais sintomas

O principal sintoma da estomatite são as lesões que lembram uma afta ou úlcera, e que acontecem com frequência, no entanto, podem surgir outras sintomas como:


Como é feito o tratamento

O tratamento para a estomatite durante as crises, onde a ferida está aberta, é feito com a higiene do local afetado a cada três horas, além de fazer bochecho com enxaguantes bucais sem álcool. Fazer uma dieta branda, que não inclua alimentos salgados ou ácidos, reduz os sintomas e ajuda na redução das lesões.


Estomatite tem cura?

Uma vez que seja diagnostica e tratada devidamente, sim estomatite tem cura. Abaixo você vai poder entender como é feito o diagnóstico e como tratar estomatite.


Quais são os tipos mais comuns de estomatite?

A estomatite protética é um processo inflamatório que se desenvolve geralmente em pessoas que fazem o uso de próteses totais removíveis, ou seja, dentadura. Podem também apresentar áreas avermelhadas no palato duro, popularmente conhecido como céu da boca.


Estomatite é contagiosa?

O contágio ou não de estomatite, varia de acordo com o tipos de doença. A estomatite viral é contagiosa por exemplo, é facilmente transmita através de gotículas de saliva (beber água no mesmo copo) ou contato direto (como um beijo na boca), em especial quando estamos diante do vírus da Herpes.


Quais são as causas?

Ambos entram em ação em momentos de baixa imunidade, como uma gripe, por exemplo. Outras infecções virais, bacterianas e fúngicas também podem ser a causa da estomatite.


O que é Estomatite?

Embora remeta a estômago, a palavra vem do grego stoma, que significa boca. Portanto, a doença consiste em uma infecção viral que acomete a cavidade bucal, provocando lesões muito dolorosas, popularmente conhecidas como “aftas”.


Causas

Normalmente, o vírus responsável pela estomatite é o da herpes simples (HSV-1). Menos comumente, os vírus da família Coxsackie também podem causar o problema. Ambos se aproveitam de momentos de baixa imunidade, provocados por uma gripe, por exemplo, para entrar em ação.


Fatores de risco

A estomatite é mais comum em crianças do que em adultos, além de ocorrer com mais facilidade durante as estações frias do ano (outono e inverno). Isso acontece porque é durante o frio em que ocorre a maioria dos casos de gripes e resfriados, que tornam o sistema imunológico mais vulnerável.


Buscando ajuda médica

Se você tiver sofrido alguma lesão ou trauma na boca e, em seguida, notar o surgimento de erupções e úlceras em sua boca, além de dor, febre e dificuldade para comer, marque uma consulta com um médico – principalmente se os sintomas não passarem espontaneamente.


Diagnóstico de Estomatite

Durante a consulta, o médico irá começar por uma avaliação física, no qual será examinada a boca e os principais sintomas. Também é solicitado o histórico clínico.


Tratamento de Estomatite

O tratamento para estomatite depende muito da causa. Em caso de infecções virais, o tratamento pode concentrar-se na prescrição de medicamentos antivirais, na adoção de uma dieta baseada em líquidos (para reduzir a irritação dentro da boca) e analgésicos tópicos que podem ser aplicados na boca e que ajudam a amenizar a dor.


Prevenção

Lavar as mãos corretamente ajuda a evitar a entrada de muitos vírus e bactérias. Procure manter as mãos de seu filho sempre bem lavadas, pois é comum crianças, principalmente de meses de vida, levarem a mão à boca.


2. Cravo da índia

O remédio natural para estomatite com cravo-da-índia contém substâncias com ação cicatrizante, anti-sépticas. Além disso, anti-inflamatórias e cicatrizante, que além de combaterem na boca e garganta, ajudam as aftas a cicatrizar mais rapidamente.


3. Cenoura

O remédio natural para estomatite com cenoura possui excelente poder calmante que ajuda a reduzir a dor e o desconforto de qualquer tipo. Além disso, promovendo o bem-estar.


2 – Cenoura

Sim, a cenoura tem propriedades que vão te ajudar a atravessar este momento de desconforto com a estomatite. Você vai precisar de 1 cenoura crua, 1 beterraba e 1 copo com água.


3 – Carqueja

A carqueja é uma planta medicinal muito conhecida por seus benefícios para a digestão e estômago. Além de ser excelente no combate aos gases, pode ser utilizada contra a estomatite.


Estomatite Infantil

As crianças também são alvos da estomatite. A boca e língua tendem a ficar com aparência esbranquiçada graças às inúmeras aftas comumente causadas pelo vírus da herpes simples.

image

Leave a Comment