
Quais são as causas da ferrugem das Roseiras?
A ferrugem das roseiras é uma doença de rara constatação, pois atualmente a maioria das variedades cultivadas é resistente. O fungo ocorre nas folhas e outras partes verdes debilitando a planta e comprometendo seu valor ornamental.
Como combater o fungo da ferrugem?
Regue sempre na base, umedecendo apenas o solo, para manter a planta seca e evitar a distribuição do fungo. Evite, também, regar demasiado pois o fungo se desenvolve mais rapidamente com a presença de umidade. Para combater o fungo da ferrugem, procure produtos derivados do enxofre.
Quais são os remédios caseiros para roseiras?
Basta adicionar uma 5 g de bicarbonato de sódio e 5 ml de detergente em cerca de quatro xícaras de água morna. Misture bem a solução e coloque-a em uma garrafa de spray.
Como controlar os insetos que ameaçam as roseiras?
Um grande fungicida recomendado pelo site “Montreal Botanical Gardens” é feito com bicarbonato de sódio e detergente. Basta adicionar uma 5 g de bicarbonato de sódio e 5 ml de detergente em cerca de quatro xícaras de água morna.

Como acabar com ferrugem nas folhas da roseira?
Essas folhas com ferrugem devem ser removidas e eliminadas para não passar para as demais roseiras. Na fase de crescimento da planta, é importante realizar a aplicação de enxofre, ou outro fungicida de origem orgânica, como medida preventiva.
O que causa ferrugem nas folhas da roseira?
Jô, esse tipo de mancha nas folhas é uma doença causada por fungos chamada justamente… ferrugem! Quando o tempo fica muito quente e abafado, a umidade no ambiente é grande ou a planta está recebendo água demais, os fungos fazem a festa e as plantas logo mostram os sinais.
O que fazer quando a planta está com ferrugem?
Para combater o fungo da ferrugem, procure produtos derivados do enxofre. Extracto de cavalinha ou uma solução de alho podem ser pulverizados na planta para sensibilizar o fungo no começo da manhã. Para fazer o remédio de alho, bata duas ou três cabeças com um litro de água no liquidificador e coe a mistura.
Como usar vinagre nas roseiras?
O vinagre controla o crescimento bacteriano e fúngico na água da solução das flores e folhagens, fazendo com que elas durem por mais tempo. Faça uma solução nutritiva com um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.
Como cuidar de roseiras doentes?
Limpe o canteiro em volta da roseira, tirando as flores e folhas mortas.Não coloque folhas de plantas doentes na composteira, pois assim o mal pode afetar outras plantas se o adubo for usado no solo.É mais provável que haja flores e folhas mortas no chão durante o outono.
Como usar enxofre nas roseiras?
1:392:39Suggested clip · 60 secondsRoseiras – Como tratar fungos em suas plantas – Calda Bordalesa e …YouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip
O que causa ferrugem nas plantas?
O fungo Puccinia spp. é o agente causal da ferrugem em várias espécies vegetais, como plantas olerícolas e gramíneas de importância econômica. Quando a doença ocorre em áreas que apresentam condições climáticas favoráveis, causa severas perdas por atacar todas as partes verdes da planta.
O que provoca a ferrugem?
Resultado do processo de oxidação, a ferrugem é fruto da reação química gerada pelo contato do ferro com o oxigênio presente na água e no ar.
Como fazer um fungicida?
0:474:26Suggested clip · 50 secondsFungicidas caseiros – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip
O que é bom para colocar na roseira?
Um saquinho de canela em pó é o suficiente para um potinho de vaselina, basta misturar bem e deixar em local escuro e seco, longe do calor. Esse cicatrizante é uma mão na roda para qualquer tipo de planta.
Quais plantas são sensíveis ao vinagre?
O vinagre estimula o crescimento das plantas Existem também plantas que amam o ambiente ácido e o vinagre as estimula a crescer. Estes incluem rododendros, azaléias e gardênias. Misture 200 mililitros de vinagre em 5 litros de água e borrife a planta.
Pode usar vinagre nas rosas do deserto?
Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.
O que fazer quando as folhas da roseira estão amarelando?
-> Se a roseira estiver com flores murchas e folhas amareladas, acrescente mais adubo ao substrato; -> Se preferir, compre um substrato novo, que contenha novos nutrientes (prefira o poroso ao compacto). Com esses cuidados, sua roseira irá se recuperar de 10 dias a 2 semanas.
Porque as folhas da roseira estão ficando amareladas?
Essa insuficiência pode ser causada pelos altos níveis de pH no solo, baixo teor de ferro ou pouco oxigênio devido ao excesso de água. Se o solo de sua roseira estiver muito úmido ou muito seco, a irrigação é o problema.
Como proteger as roseiras das pragas?
2:384:02Suggested clip · 60 secondsAcabe com as pragas das roseiras e plantas – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip
Por que as folhas da roseira ficam vermelhos?
A antocianina São conhecidas mais de 300 versões, e ela produz as cores roxa e vermelha nas folhas, pétalas e na base da rosa. As antocianinas são particularmente proeminentes em novas folhas na primavera, fazendo com que assumam uma coloração vermelho escuro ou bronze.
Remédios caseiros para doenças fúngicas
Você não tem que gastar uma tonelada de dinheiro quando se trata de cuidar de suas roseiras e ainda pode curá-las de doenças com os ingredientes que tem em sua casa. Um grande fungicida recomendado pelo site “Montreal Botanical Gardens” é feito com bicarbonato de sódio e detergente.
Pesticidas caseiros orgânicos
As soluções de detergente são igualmente eficazes como pesticidas, mas existem outras opções também para controlar os insetos que ameaçam suas belas roseiras. Se as soluções de detergente não estiverem funcionando, por exemplo, você pode adicionar alguns dentes de alho esmagados ou pimenta a ela.
Dicas para manter suas rosas livres de manchas
Ao molhar suas roseiras, não deixe de apontar a mangueira para as raízes, e não para as folhas. Isso ajudará a evitar que as folhas desenvolvam mofo, bolor ou pragas. Antes de tratar toda a sua planta, teste suas soluções em algumas folhas. Se as folhas mostrarem sinais de danos (descoloração, coloração, morte), então a solução deve ser diluída.
Precauções
Use sempre luvas e óculos de proteção, possivelmente para evitar o contato dessas soluções na pele ou nos olhos. Mesmo que elas sejam naturais e caseiras, podem prejudicá-lo.
Recursos adicionais
Se você não consegue encontrar informações suficientes na biblioteca da sua cidade, deve entrar em contato com floristas, viveiros ou sua sociedade botânica local para determinar a melhor maneira de manter suas roseiras livres de doenças e insetos.
Práticas preventivas
Plante as rosas onde irão obter um mínimo de seis horas de sol direto. Não deixe que outras plantas ou outras rosas aglomerem, uma boa circulação de ar é vital na prevenção de doenças de fungos. Plante-as em solo que foi alterado com adubo rico e molhe-as profundamente uma vez por semana, aplicando água na base da planta.
Mancha negra
Pontos negros arredondados nas folhas e talos são um sintoma da doença por fungo. As manchas geralmente têm um círculo amarelo ao redor delas. As folhas morrem e caem. O fungo é espalhado pela água, para evitar sobrecarga regue e limpe qualquer folhagem caída, assim os esporos não respingam para o resto da planta.
Pó de mofo e ferrungem
O bolor é cinza ou branco e felpudo. Ele cresce na superfície da folha e faz com que as folhas jovens se enrolem, fiquem roxas e caiam. Ele também afeta brotos, que não abrem. O bolor se espalha com o vento e se desenvolve rapidamente durante o frio e em tempo úmido.
Botrytis (Podridão Cinzenta)
Caules e botões afetados por botrytis ficam marrom escuro ou preto, murcham, inclinam e apodrecem. Botões fechados, assim como as flores abertas, podem, rapidamente, ficarem cobertos com uma penugem fúngica cinza.
Oídio
É das doenças mais comuns e graves nas roseiras. Na página superior das folhas, observam-se manchas brancas de aspeto feltroso, compostas por esporos do fungo Sphaerotheca pannosa.
Mancha negra das folhas
Em locais frescos e com humidade permanente, nas diversas variedades de roseiras, este fungo ( Marssonina rosae) expressa-se com vigor na primavera e no outono.
