Como acabar com gengivite de forma natural

image

Como curar a gengivite?

O mais comum para curar a gengivite é a realização de uma limpeza profissional das gengivas (limpeza ou profilaxia dental) realizada pelo dentista, que se realiza para eliminar todas aquelas bactérias que se acumularam até chegar a formar o tártaro.

Quais são as consequências da gengivite?

O acumulo de placa em nossos dentes, produto de uma higiene bucal deficiente, costuma trazer como consequência a gengivite, uma inflamação das gengivas que produz sangramento e desconforto.

Qual é o melhor suco para tratar a gengivite?

Depois, temos o óleo de tomilho, cujas propriedades antimicrobianas podem ser usadas para combater micro-organismos que inflamam as gengivas, conforme sugerido por um estudo publicado no European Journal of Dentistry. ½ copo de água morna (100 ml).

Como tratar a gengivite e periodontite?

Esta é uma medida fundamental na prevenção de doenças que afetam a boa saúde das gengivas, como a gengivite e a periodontite. O uso de um enxague oral de forma regular e pelo menos duas vezes por dia, será fundamental para tratar a gengivite e conseguir que as gengivas se recuperem mais facilmente.

image


Como acabar com a gengivite rápido?

A gengivite pode ser revertida ao se eliminar o tártaro e a placa bacteriana que causam a inflamação gengival. Seu dentista pode remover o tártaro ou cálculo dental que está irritando a gengiva ao realizar uma limpeza em seus dentes.


O que e bom para gengivite caseiro?

Solução de água morna e sal A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.


O que posso fazer para desinflamar a gengiva?

Como tratar gengiva inchada?Lavagem bucal com água morna misturada com vinagre e sal;Escovar os dentes antes de dormir e depois das refeições e usar o fio dental;Ingestão de alimentos ricos em vitamina C, já que a mesma fortalece a gengiva;More items…


Quanto tempo leva para sarar a gengivite?

Quando existe uma inflamação gengival, a conhecida gengivite, geralmente melhora em uma semana, com o uso de um colutório específico a base de clorexidina. Já as raspagens mais profundas demoram mais tempo, depende do grau de complexidade da doença periodontal do paciente.


Como acabar com a gengivite em 3 dias?

Como fazer o tratamento caseiro para gengivite com água e sal:Adicione 1/2 a 3/4 colher de chá de sal a um copo de água morna e misture bem;Faça um bochecho com a solução na boca por até 30 segundos;Cuspa a solução;Repita duas a três vezes por dia.


Como usar bicarbonato para gengivite?

Para usar o bicarbonato de sódio, basta fazer uma pasta diluindo o pó em água. Em seguida aplique nas gengivas utilizando os dedos e, na sequência, lave cuidadosamente a boca e os dentes.


Qual o melhor antibiótico para gengivite?

O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).


Quais são os tipos de gengivite?

(2018), a gengivite se classifica em três níveis: Incipiente, Moderada e Severa.


O que e que causa gengivite?

A causa mais comum da gengivite é a falta de higiene bucal adequada, que permite o acúmulo da placa bacteriana nos dentes e na gengiva.


Como fica a gengiva com gengivite?

Gengivite é o termo médico para inflamação da gengiva. É uma forma branda de doença da gengiva e tende a resultar em vermelhidão, inchaço e sangramento do tecido gengival, principalmente ao escovar os dentes, usar o fio dental ou dar uma dentada em algo duro como uma maçã.


Como uma pessoa com gengivite deve escovar os dentes?

Em primeiro lugar, certifique-se de escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e de passar o fio dental pelo menos uma. Use uma escova dental com cerdas macias. Quando for escovar, posicione a escova dental a 45 graus da linha da gengiva e massageie as gengivas num movimento para trás e para frente.


Quem tem gengivite pode beijar na boca?

Não, a gengivite é uma inflamação na gengiva causada por acúmulo de placa bacteriana na margem gengival em contato com os dentes logo está diretamente associada a higiene e não pode ser passada pelo beijo.


O que e bom para puxar inflamação?

Chá de agrião. Muito utilizado em saladas, o agrião é um poderoso diurético e anti-inflamatório, que pode ser usado para tratar gengivites, aftas, eczemas, acnes, tosse e melhorar a digestão.


Quando a gengiva incha o que pode ser?

Quando incha a gengiva? O inchaço da gengiva costuma ser causado por uma inflamação, infecção ou presença de corpo estranho. Normalmente, a doença é ocasionada por alguma falha na higiene bucal. Pode ser o uso incorreto do fio dental ou a escovação inadequada.


O que e bom para desinflamar a boca?

Escovar os dentes com frequência e suavemente com uma escova macia e bochechos com água salgada pode ajudar a evitar que as feridas fiquem infectadas. A dor pode ser aliviada evitando alimentos ácidos ou altamente salgados e quaisquer outras substâncias que são irritantes.


O que causa inchaço na gengiva?

A causa mais comum de gengiva inchada (também denominada gengiva inflamada) é a placa bacteriana que constantemente se forma na parte superior, ao redor e entre os dentes. Ela tende a se desenvolver quando partículas de comida contendo carboidratos (açúcares e amido) não são retirados da boca.


1. Solução de água morna e sal

A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.


2. Chá de alcaçuz

O chá alcaçuz possui licoricidina e licorisoflavana A na sua composição, que são substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias, que agem inibindo o crescimento de bactérias que causam a gengivite e reduzem a inflamação das gengivas, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para gengivite.


3. Chá de potentilla

O chá de potentilla possui taninos, catequinas e proantocianidinas na sua composição com propriedades antissépticas, anti-inflamatória e antibacteriana, que ajudam a eliminar as bactérias que causam a gengivite e a aliviar a dor e a inflamação. Além disso, o chá de potentilla também ajuda a prevenir cáries.


4. Chá de cravo da índia

O chá de cravo da índia ajuda a diminuir a dor e a inflamação da gengiva por possuir eugenol na sua composição com ação analgésica e anti-inflamatória, sendo uma boa opção de remédio caseiro para gengivite.


5. Solução de água oxigenada

A solução de água oxigenada tem ação anti-inflamatória e antisséptica, ajudando a eliminar as bactérias que causam a gengivite, reduzindo a dor, vermelhidão e o inchaço e a diminuir o sangramento da gengiva, sendo outra boa opção de remédio caseiro para gengivite.


6. Chá de mirtilo

O chá de mirtilo tem ação tônica e anti-inflamatória ajudando a combater a inflamação, o inchaço e o sangramento da gengiva, sendo uma boa opção de remédio caseiro para gengivite.


7. Infusão de sálvia

A infusão de sálvia ajudam a diminuir os sintomas da gengivite como inchaço, dor e sangramento da gengiva pois contém na sua composição cineol e cânfora com ação anti-inflamatória e antibacteriana, ajudando a remover a placa bacteriana e a prevenir sua deposição na gengiva.


1. Limão para tratar a gengivite

O primeiro da lista é o suco de limão. Embora não haja evidências relacionadas à prevenção ou tratamento da gengivite, acredita-se que seja benéfico graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas . Além disso, na cultura popular, tem sido usado contra o mau hálito.


2. Óleo de tomilho

Depois, temos o óleo de tomilho, cujas propriedades antimicrobianas podem ser usadas para combater micro-organismos que inflamam as gengivas, conforme sugerido por um estudo publicado no European Journal of Dentistry.


3. Bicarbonato de sódio e água oxigenada

Um enxaguante bucal caseiro de bicarbonato de sódio e água oxigenada pode efetivamente reduzir os sintomas desconfortáveis ​​causados ​​pela gengivite. No entanto, seu uso não é recomendado, pois pode corroer o esmalte e queimar a cavidade oral.


4. Aloe vera para a gengivite

Como os outros ingredientes da nossa lista, o gel de aloe vera é um produto antibacteriano e anti-inflamatório que combate o inchaço das gengivas, ao mesmo tempo que diminui o crescimento de micróbios.


5. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã contém uma substância chamada ácido acético à qual foi atribuída propriedades antimicrobianas. Portanto, é frequentemente usado para combater o crescimento bacteriano que causa a gengivite. No entanto, as evidências a esse respeito são limitadas e mais pesquisas são necessárias.


6. Óleo de coco para a gengivite

Por fim, o óleo de coco é igualmente importante. Esse produto possui propriedades antibacterianas que podem reduzir efetivamente a placa que se forma nos dentes e ao redor das gengivas.


Sobrecarga de toxinas

As gengivas inchadas, sensíveis ou sangrentas são causadas quando a drenagem linfática na área bucal não funciona corretamente devido à sobrecarga de toxinas no intestino; bem como ao excesso de acidez no sangue.


Intestino saudável

Anteriormente comentávamos, o intestino contribui para as inflamações no corpo. Dessa forma, também devemos cuidá-lo e evitar qualquer disfunção. Caso sofra com a prisão de ventre, é necessário comer diariamente alguns destes alimentos:


Vitamina C

A vitamina C pode ajudar muito a melhorar a gengivite. É possível consumi-la diariamente como suplemento ou consumir alimentos que a contenham, como por exemplo:


Higiene bucal

É fundamental limpar bem os restos de comida que podem ficar nas cavidades da boca. Para retirá-los pode-se usar diariamente o fio dental, mas com muito cuidado para não provocar o sangramento das gengivas.


Bochechos com plantas medicinais

Recomendamos evitar os enxaguantes que contenham álcool, bem como outras substâncias muito agressivas para o pH da boca. Como alternativa, pode-se fazer bochechos com infusões mornas de tanchagem e sálvia duas ou três vezes ao dia. Logo depois de ter escovado os dentes.

image

Leave a Comment