Como reduzir o inchaço do pé?
O pé inchado tende a melhorar mesmo sem tratamento médico. Ainda assim, é sempre bom adotar hábitos mais saudáveis que reduzem o inchaço e que também contribuem para uma vida mais saudável de uma forma geral. Para que o inchaço reduza e afim de evitar novos episódios, é válido:
Como tratar os pés inchados?
Por ser um diurético natural, ele reduz a quantidade de água no corpo e ajuda a tratar os pés inchados. Isso é porque ele diminui o nível de sódio no corpo, que é uma causa comum de inchaço. Massageie os pés inchados com óleo de gengibre algumas vezes por dia.
Como aliviar o inchaço nos pés?
– Coloque os pés diretamente na água fria por cerca de 1 minuto. – Continue alternando durante 15 ou 20 minutos. – Faça algumas vezes por dia até aliviar o inchaço. Se o seu corpo está com falta de magnésio, pode causar inchaço nos pés devido a um edema.
Como Tirar o inchaço das olheiras?
Aplique uma compressa gelada. O frio ajuda a reduzir os vasos sanguíneos que contribuem para a cor e o inchaço das olheiras. Molhe um paninho com água gelada ou use as costas de uma colher congelada. Deite-se e aplique o item gelado nos olhos fechados por 15 minutos.
Gravidez
Na gravidez, o inchaço nos pés é comum devido à retenção de líquidos que ocorre nesse período. Contudo, se o inchaço for excessivo e vier acompanhado de pressão alta, após a 20ª semana de gestação, pode ser sinal de pré-eclâmpsia e precisa de um acompanhamento cuidadoso durante o pré-natal.
Problemas renais
Pés inchados acompanhados de diminuição do volume de urina pode ser sinal de problemas renais. Nesse caso, o edema também pode afetar a face e a pessoa também pode apresentar fraqueza, náuseas e perda de peso.
Insuficiência cardíaca
Quando o inchaço nos pés tem como causa insuficiência cardíaca, pode haver falta de ar e palpitações. O edema normalmente começa nos tornozelos e pés e surge no final da tarde, progredindo para pernas e coxas, podendo chegar até à região genital.
Insuficiência venosa
Na insuficiência venosa crônica, o inchaço normalmente acomete de forma assimétrica os pés ou pernas, aumenta durante o dia e melhora com a elevação das pernas. Normalmente há presença de varizes e a pele das pernas pode ficar mais escura.
Trombose venosa profunda
Uma causa grave de pés inchados é a trombose venosa profunda, devido ao risco de embolismo pulmonar que podo levar à morte. Costuma atingir apenas um membro inferior e provocar calor e vermelhidão local, além de inchaço. As panturrilhas também podem ficar endurecidas.
Elevar as pernas
Uma forma de aliviar o edema nos pés é elevar as pernas, pois ajuda o sangue a voltar para o coração. Para isso, a pessoa deve deitar-se de barriga para cima e deixar as pernas apoiadas sobre uma almofada grande, ou em qualquer outro apoio, de maneira que os pés fiquem acima do nível do coração.
Movimentar pernas e pés
Durante uma viagem prolongada ou no trabalho, é importante levantar-se pelo menos a cada uma hora e movimentar as pernas e os pés. Esses cuidados ajudam a aliviar os pés inchados e previnem também a formação de coágulos.
Inchaço nos pés
Embora seja uma condição normalmente temporária, o inchaço nos pés pode causar muito incômodo. E mesmo que você consiga conviver com ele, é importante saber interpretar os sinais que nosso corpo dá de que algo não está indo tão bem.
Como prevenir o inchaço nos pés
O pé inchado tende a melhorar mesmo sem tratamento médico. Ainda assim, é sempre bom adotar hábitos mais saudáveis que reduzem o inchaço e que também contribuem para uma vida mais saudável de uma forma geral.
Carpete
O carpete tem muitas vantagens para quem quer diminuir o barulho em apartamentos. Ele age como um isolador entre seu apartamento e os dos andares de baixo, além de funcionar como peça decorativa. O carpete e muito útil para diminuir o barulho de passos, mas torna difícil mover cadeiras com rodinhas ou qualquer item que possuir rodas.
Tapetes
Os tapetes têm as vantagens do carpete e ainda podem ser movidos para onde for necessário. Eles são também peças decorativas e podem ser usados para dar contraste com o piso.
Revestimentos plásticos de piso
Para reduzir ruídos em pequenas áreas, use revestimentos plásticos de piso. Por exemplo, se você tem uma cadeira de rodinhas no seu escritório que faz muito barulho quando é movida, um revestimento plástico sob ela irá ajudar a reduzir o som das rodas no chão.
Tapete de borracha
Os tapetes de borracha são eficazes para diminuir barulhos causados por pulos, corridas ou atividades físicas. Esses tapetes variam na espessura, mas os mais grossos são mais úteis para fazer exercícios porque também protegem suas articulações durante um treino.
Dicas
As principais culpadas pelas olheiras são a genética e a idade. Caso já tenha experimentado diferentes métodos para eliminar as olheiras sem resultado, é possível que você não tenha como se livrar delas. O que você pode fazer é procurar maneiras de minimizar as manchas e o inchaço.
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi coescrito por Camille Sanghera. Camille Sanghera é Proprietária da Lash Envy Cosmetics e da Esvee Beauty na Colúmbia Britânica. É treinada e certificada em microblading, micropigmentação capilar, extensão de cílios, cabelo e maquiagem e lifting de cílios. Você pode encontrá-la no Microblading Map Canada.
1. Má circulação nas pernas e pés
Esta é a causa mais comum de inchaço nas pernas, pés e tornozelos e, geralmente, surge no final do dia em adultos, idosos ou grávidas. Esta má circulação, embora não provoque dor, pode causar um ligeiro desconforto, semelhante a ter os pés mais pesados ou cheios de líquido.
2. Torção e outras lesões
Qualquer tipo de lesões ou pancada no tornozelo pode provocar um inchaço que é acompanhado por dor e dificuldade em movimentar o pé, e roxidão na lateral do pé. Uma das lesões mais comuns é a entorse, que acontece quando se coloca mal o pé no chão ou se sofre uma pancada no pé.
3. Pré-eclâmpsia na gravidez
Embora o inchaço dos tornozelos seja um sintoma muito comum na gestação e que não está relacionado com problemas graves, existem casos em que esse inchaço é acompanhado de outros sintomas como dor abdominal, diminuição da urina, dor de cabeça ou náuseas, por exemplo.
4. Insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca é mais comum em idosos e acontece devido ao envelhecimento do músculo do coração, que passa a ter menos força para empurrar o sangue e, por isso, vai-se acumulando nas pernas, tornozelos e pés, por ação da gravidade.
5. Trombose
A trombose acontece quando um coágulo consegue entupir uma das veias da perna e, por isso, o sangue não consegue regressar adequadamente ao coração, acumulando-se nas pernas, pés e tornozelos.
6. Problemas no fígado ou rins
Além dos problemas no coração, alterações no funcionamento dos rins ou do fígado também podem causar inchaços no corpo, especialmente nas pernas, pés e tornozelos.
7. Infecção
A infecção associada ao inchaço do pé ou tornozelo, normalmente só acontece quando existe uma ferida na região do pé ou da perna que não está sendo tratada adequadamente e, por isso, acaba infeccionando.
1 – Hidroterapia de Contraste
2 – Magnésio
-
Se o seu corpo está com falta de magnésio, pode causar inchaço nos pés devido a um edema. Certifique-se de comer alimentos com alto teor de magnésio para ajudar a combater este problema. Alguns alimentos que contém magnésio são as folhas verdes escuras, nozes, sementes, peixes, soja, abacate, banana e chocolate escuro. Você pode tomar suplementos de …
3 – Gengibre
-
Os benefícios do gengibresão muito conhecidos. Por ser um diurético natural, ele reduz a quantidade de água no corpo e ajuda a tratar os pés inchados. Isso é porque ele diminui o nível de sódio no corpo, que é uma causa comum de inchaço. Massageie os pés inchados com óleo de gengibre algumas vezes por dia. Você também pode mastigar fatias de gengibre cru ou beber 2 …
4 – Massagem Nos Pés
-
Uma das melhores maneiras para se livrar dos inchaços nos pés é aplicar uma massagem. Isso ajuda os músculos doloridos e a circulação sanguínea. Ela também contribui na drenagem para acelerar o fluido extra e reduzir o inchaço. – Aplique óleo de mostarda ou azeite quente na área inchada. – Faça uma massagem suave na área afetada por até cinco minut…