Como acabar com o mau halito ao acordar

image

Como tratar o mau hálito?

O simples acúmulo de resíduos de alimentos que foram ingeridos é suficiente para causar um péssimo hálito, especialmente se eles tiverem um cheiro forte (como alho, cebola, pimenta e bebidas alcoólicas). O ideal é ficar atento à alimentação e reforçar a higienização quando for necessário, para evitar que os restos fiquem acumulados.

O que fazer para melhorar o hálito?

Em qualquer um desses casos, para que haja uma melhoria do hálito, o tratamento deve ser feito no consultório odontológico, até porque somente uma boa escovação não vai sanar o problema. É bom lembrar, ainda, que visitas regulares para fazer limpeza nos dentes são fundamentais para a prevenção.

Qual a motivação do mau hálito?

O que causa mau hálito? Muita gente está acostumada a associar o mau hálito a hábitos de higiene bucal precários, como falta de escovação dos dentes e uso incorreto do fio dental. Mas vale dizer que talvez essa não seja a grande causa, já que pessoas que cuidam bem da higienização bucal também podem sofrer com a halitose.

Quais são as causas do mau hálito persistente?

Se estiver tudo bem com a sua saúde bucal como um todo, pode ser recomendado investigar outras possíveis causas para o mau hálito persistente. Entre elas, podemos citar o refluxo e a gastrite, que são causas comuns.

image


É normal acordar com mau hálito?

Apesar de ser uma situação comum, em alguns casos esse mau hálito ao acordar pode também ser provocado por muitas horas de jejum ou também pelo estresse. Com uma escovação adequada dos dentes antes de dormir e ao acordar, a intensidade desse cheiro pode ser reduzida, indica o profissional.


O que causa mau hálito ao acordar?

Enquanto dormimos acontece, inevitavelmente, uma descamação da mucosa bucal do excesso de células, em especial quando o paciente respira pela boca ou ronca. “Essas células se depositam na língua e entram em decomposição, liberando mau odor nesse processo”, explica o dentista.


Como acordar com um bom hálito?

“Recomendamos escovar os dentes por pelo menos dois minutos”, diz a dentista. “A limpeza da língua pelo menos uma vez ao dia também ajuda a remover a saburra lingual, uma camada branca e espessa que cobre a língua”, completa. Além disso, consultas com o dentista e limpezas a cada 6 meses ajudam.


O que é mau hálito matinal?

O mau hálito matutino pode ainda ser causado por má higiene bucal, lesões de cárie, problemas estomacais e amígdalas inflamadas, além de problemas relacionados ao sistema respiratório, o que faz com que as pessoas não respirem pelo nariz, deixando a boca mais seca.


O que causa mau hálito mesmo escovando os dentes?

Ou seja, pode ter diversas causas. Em 85% dos casos, são de origem bucal: cáries, gengivite, dentes e/ou restaurações quebradas, próteses mal higienizadas, acúmulo de tártaro, etc.


Como saber se você está com mau hálito?

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.


O que causa mau hálito com cheiro de fezes?

A obstrução intestinal ocorre quando o intestino delgado ou grosso está bloqueado e não consegue mais movimentar os alimentos digeridos pelo corpo. Quando isso acontece, as fezes recuam, o que pode provocar o mau hálito (que costuma ter cheiro de fezes).


Como limpar a língua com limpador de língua?

É bem simples: coloque a língua para fora da boca e posicione o limpador no final dela. Depois, puxe-o com cuidado no sentido de trás para a frente, retirando a saburra lingual. Esse processo deve ser repetido entre 2 a 3 vezes, sendo que o limpador precisa ser lavado com água a cada vez que for puxada a saburra.


Quais são as doenças que causam mau hálito?

Conheça as principais causas do mau hálitoSaburra (placa bacteriana depositada sobre a língua);Cárie;Periodontite;Gengivite;Cáseos (placas bacterianas depositadas nas amígdalas);Xerostomia (boca seca);


Quais são as doenças que causam mau hálito?

Conheça as principais causas do mau hálitoSaburra (placa bacteriana depositada sobre a língua);Cárie;Periodontite;Gengivite;Cáseos (placas bacterianas depositadas nas amígdalas);Xerostomia (boca seca);


O que causa mau hálito com cheiro de fezes?

A obstrução intestinal ocorre quando o intestino delgado ou grosso está bloqueado e não consegue mais movimentar os alimentos digeridos pelo corpo. Quando isso acontece, as fezes recuam, o que pode provocar o mau hálito (que costuma ter cheiro de fezes).


1. Sujeira na língua

Na maior parte das vezes o mau hálito é causado pelo acumulo de bactérias na língua que deixa sua superfície com uma cor esbranquiçada, amarelada, de cor marrom ou cinza. Mais de 70% das pessoas com mau hálito, ao limparem a língua adequadamente, conseguem um hálito puro.


2. Cáries ou outros problemas dentais

As cáries, placa bacteriana, gengivite e outras doenças da boca como a periodontite também são causas comuns do mau hálito porque neste caso a proliferação de bactérias dentro da boca é muito grande e há liberação de cheiro característico que leva ao desenvolvimento do mau hálito.


3. Ficar muitas horas sem comer

Ao passar mais de 5 horas sem comer nada é normal ficar com mau hálito e, é por isso, que ao acordar pela manhã este odor está sempre presente. Isso acontece porque as glândulas salivares produzem menos saliva, que serve para ajudar a digerir os alimentos e a manter a boca limpa.


4. Usar dentadura

Pessoas que usam algum tipo de dentadura têm maiores chances de ter mau hálito porque é mais difícil manter a boca sempre limpa e a própria placa pode acumular sujeira e restos de comida, principalmente se não estiver do tamanho ideal, com um encaixe perfeito dentro da boca.


5. Comer alimentos que pioram o hálito

Certos alimentos podem provocar mau hálito, como é o caso do brócolis, da couve galega e da couve-flor. Estes vegetais favorecem a formação de enxofre dentro do corpo e este gás pode ser eliminado pelo ânus ou pela boca.


6. Infecções na garganta ou sinusite

Quando se está com a garganta inflamada e se tem pus na garganta, ou quando se está com sinusite, é normal ter mau hálito porque nesse caso existem muitas bactérias a região da boca e da cavidade nasal que acabam liberando este mau cheiro.


7. Problemas no estômago

Em caso de má digestão ou gastrite é comum o surgimento da eructação que são os arrotos, estes gases ao passar pelo esôfago e chegar a boca também podem provocar mau hálito, especialmente se forem muito frequentes.


Mau hálito ao acordar? Eis as possíveis causas

O mau hálito é uma das condições de saúde que mais embaraços causa e das que mais pode afetar a autoestima. Muitas pessoas ficam alarmadas aos primeiros sinais de mau cheiro, já outras são incapazes de sentir o próprio odor, o que agrava ainda mais a situação.


Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.


1. Evite ficar muitas horas sem comer

Ficar muitas horas sem comer pode ser a causa do mau hálito. O ideal é se alimentar a cada 3 horas com alimentos de fácil digestão que passam rapidamente pelo estômago.


2. Beba bastante água ao longo do dia

Manter-se hidratado também é fundamental para evitar o problema. Como já pontuamos, a falta de saliva contribui para o mau cheiro, por isso, beba bastante água para manter as mucosas úmidas e o hálito agradável.


3. Escove os dentes e use fio dental regularmente

É preciso criar uma rotina de higiene bucal regrada. Os dentes devem ser escovados sempre após as refeições e antes de dormir. Afinal, é durante a noite que as bactérias agirão por mais tempo.


4. Escove a língua

Sabe aquela massa branca que fica sobre a língua? Ela é conhecida como saburra lingual. Composta por bactérias, células descamadas, muco e restos de alimentos, a saburra é a principal fonte do mau cheiro.


Doenças bucais

O cheiro ruim da boca pode ser proveniente da proliferação de bactérias. Isso pode ocorrer tanto nos dentes, com a formação do tártaro ou placa bacteriana, quanto na gengiva, se houver algum tipo de inflamação — o que é conhecido como gengivite.


Problemas no aparelho digestivo

Se estiver tudo bem com a sua saúde bucal como um todo, pode ser recomendado investigar outras possíveis causas para o mau hálito persistente. Entre elas, podemos citar o refluxo e a gastrite, que são causas comuns. Isso ocorre porque o estômago demora mais tempo para fazer a digestão, acumulando bactérias que provocam o mau cheiro.


Doenças respiratórias

Já deu para perceber que as bactérias são as grandes vilãs do seu hálito, não é mesmo? Nesse caso, estamos falando daquelas que podem estar interferindo na sua saúde respiratória e que, consequentemente, também são capazes de causar odores ruins que saem pela boca.


Diabetes

As pessoas com diabetes também têm maior propensão a apresentar mau hálito. O motivo é que as alterações no índice glicêmico acabam facilitando a presença de bactérias — que, já sabemos, podem acarretar o mau cheiro. A falta de insulina é mais uma das condições que tendem a causar esse problema.


Doenças do fígado

Como uma das suas funções é sintetizar substâncias no organismo, se o fígado tiver alguma falha nesse processo, poderá causar a halitose. A cirrose, por exemplo, pode ser uma das causas, pois impede a excreção dessas substâncias.


Problemas nos rins

Até mesmo os rins podem ser os causadores do mau hálito nas pessoas, caso haja o acúmulo de ureia no organismo. Por ser uma causa menos conhecida, somente um profissional capacitado (no caso, um médico) pode fazer o diagnóstico correto para atuar junto do dentista nos cuidados com a saúde bucal.


Alimentos acumulados

Às vezes, o fator crítico realmente está na boca e não é uma doença bucal. O simples acúmulo de resíduos de alimentos que foram ingeridos é suficiente para causar um péssimo hálito, especialmente se eles tiverem um cheiro forte (como alho, cebola, pimenta e bebidas alcoólicas).

image

Leave a Comment