Como acabar com o nervosismo em apresentações

image

Em um quesito mais prático, existem algumas pesquisas que comprovam que comer um pequeno pedaço de banana ou chocolate antes das apresentações, que não seja usando a voz, auxilia no controle do nervosismo. Opte também por comidas leves e saudáveis, que ajudam a manter o estômago calmo e estável.

Full
Answer

Como vencer o nervosismo?

E, se você conseguir modificar sua respiração, todo o resto do corpo irá acompanhar a nova ordem. Quando você respira profundamente, você envia para o seu cérebro a mensagem de que está bem. Assim, todos os sinais de alerta perceptíveis no corpo vão diminuindo. Para vencer o nervosismo, inspire o máximo de ar que puder.

Como lidar com o nervosismo na hora da apresentação?

Porém, na hora da apresentação, vai precisar de um reforço. A dica, então, é beber um copo d’água. A dose extra de hidratação beneficia seu corpo, ajudando a lidar com o nervosismo intenso. Beba bastante água durante o dia. Caso você não saiba, a desidratação acentua o mau humor.

Como lidar com nervosismo intenso?

Além de ter propriedades calmantes, a água pode ser usada para fazer um rápido exercício de meditação. Beba em pequenos goles. Respire profundamente nos intervalos entre um e outro.

Por que o nervosismo é comum?

Mesmo que contra a nossa vontade, é comum que o nervosismo apareça. E, já que o nervosismo é uma resposta a uma situação, ele — e todos os seus sintomas — deve sumir quando o obstáculo (ou perigo) for superado. Contanto que isso aconteça, não temos motivos para nos preocupar.

image


Como acabar com o nervosismo na hora de uma apresentação?

Veja estas dicas:Estude bem o assunto a ser apresentado.Apresente de acordo com suas características e não tente fazer algo que não tem a ver com vocêEnsaie previamente o que você vai apresentar.Utilize recursos para desviar o foco da atenção.Olhe para o público ao apresentar trabalhos acadêmicos.More items…•


O que tomar para ficar calmo em uma apresentação?

Beba água. A pior parte do nervosismo é quando a adrenalina deixa a boca seca e fica difícil até para falar. Por isso, exatamente cinco minutos antes de subir ao palco, tente beber um terço de uma garrafa d’água.


Como tirar o nervosismo para falar em público?

Como diminuir o nervosismo ao falar em público?Pratique no local onde você vai falar. … Comece com o seu corpo. … Conecte-se com o seu público antes da hora. … Domine seu conteúdo. … Mantenha o foco em resultados positivos e evite os “e se” … Faça uma aula de improviso.


Como controlar o nervosismo em qualquer situação?

Como manter a calma: 8 técnicas e maneiras de se acalmarRespire fundo e conte até 10. … Adote a respiração diafragmática. … Tome distância da situação para avaliá-la melhor. … Evite conversas e pessoas negativas. … Reserve um tempo para meditar. … Desenvolva a habilidade de ouvir mais e falar menos. … Não leve tudo para o lado pessoal.More items…•


Qual calmante tomar para apresentar trabalho?

O remédio propranolol é indicado para controle da pressão arterial. Os estudantes apelam para o medicamento para ficarem mais calmos na hora de apresentar trabalhos.


O que diminui a adrenalina?

Ingerir alimentos e lanches saudáveis não apenas melhora a saúde geral do corpo, mas também alivia a apreensão e o nervosismo, limitando a produção de adrenalina. O aspargo, por exemplo, tem nutrientes que melhoram o humor e minimizam o estresse. Alimentos ricos em vitamina B também diminuem estresse e ansiedade.


Porque eu travo na hora de falar?

Provavelmente está apresentando um quadro de DISFONIA. Deverá procurar um Fonoaudiólogo para uma avaliação e tratamento . Em geral obtemos um resultado muito satisfatório.


Como controlar a ansiedade antes de uma apresentação?

7 dicas de como manter a calma antes e durante uma apresentaçãoFaça exercícios simples de respiração. … Pratique a sua fala com antecedência. … Evite tomar calmantes ou remédios ansiolíticos. … Pratique algum tipo de atividade física. … Tenha cuidado com a sua alimentação. … Evite pensar no que poderia dar errado.More items…•


E possível morrer de ansiedade?

Muitos se perguntam se crise de ansiedade pode matar, mas levar à morte propriamente dita não, no entanto, pode agravar um problema já existente ou desencadear uma doença. Muitos pacientes ao longo do tratamento para alcoolismo podem apresentar um ataque de ansiedade, principalmente durante a abstinência.


Sou muito nervoso e explosivo?

O transtorno explosivo intermitente (TEI) é uma condição psicológica que consiste em constantes explosões de raiva e comportamentos agressivos. Indivíduos com essa condição não conseguem controlar os seus impulsos violentos e descontam a sua frustração em objetos ou em outras pessoas.


Qual remédio tomar antes de uma apresentação?

O uso de calmantes resolverá o seu medo de falar em público ou é apenas uma medida paliativa? É uma medida paliativa, Speaker. Portanto, não é uma solução real para superar o medo de falar em público e aprimorar essa habilidade.


O que tomar antes de uma palestra?

8-Beba água morna, ou com a temperatura do auditório, se possível com limão. Isso evita o ressecamento da boca e limpa a garganta. Evite comidas e bebidas frias, produtos de laticínios e bebidas gasosas – e tenha um copo ou garrafa d’água ao alcance de seu braço, durante a palestra.


O que tomar para se acalmar antes de uma prova?

Controlando a ansiedadeDivirta-se no dia antes da prova. Você pode ir ao cinema, à praia ou para qualquer outro local. … Vá para a cama mais cedo. … Coma comidas leves. … Converse com alguém que lhe tranquilize. … Deixe todo o seu material organizado na véspera da prova. … Descreva a situação atual.


Qual o melhor remédio calmante?

Quais são os remédios para dormir mais indicados pelos médicos?Diazepam. … Zolpidem. … Zopiclona. … Melatonina. … Trazodona. … Remalteona. … Bromazepam. … Alprazolam.More items…•


Faça exercícios com frequência

Uma excelente dica de como acalmar o nervosismo é recorrer à atividade física. Isso porque os exercícios liberam substâncias que podem nos acalmar e proporcionar prazer pouco após as atividades. Assim que se direcionar, comece suas atividades e descubra sozinho o que farão por você.


Recorra à meditação

Assim que alinhamos a mente com o corpo, proporcionamos paz e quietude à nossa essência. A ideia é que passe a focar em si, de modo a eliminar tudo o que compromete sua saúde. Isso inclui o nervosismo, já que não sobra tanto espaço para notar a presença dele.


Abstraia seus pensamentos negativos

Quando quiser saber como acalmar o nervosismo, evite a todo custo focar nos pensamentos ruins. Ainda que pareça uma forma de descarrego, isso acaba por aumentar toda a sensação negativa que acumulamos. Assim, procure:


Foque sua respiração

Respirando lentamente pelo nariz com a ajuda do diafragma, podemos deixar nosso corpo e mente numa posição mais confortável. Ainda que não possa solucionar de vez o problema, evita ao menos que nos entreguemos ao desespero do nervosismo. Sem contar que ainda evita que este tome proporções ainda maiores.


Evite pensar no futuro

Quando descobrir como acalmar o nervosismo, evite ceder à ansiedade e pensar excessivamente no futuro. Idealizar situações de perigo que não têm a menor possibilidade de acontecerem só fará com que se sinta mais mal. Com isso, pense no que pode fazer agora por você e pela situação em que vive.


Invista em chás

Pode parecer bobo, mas alguns chás possuem propriedades calmantes que podem nos relaxar quase que de imediato. Por exemplo, o de camomila, que além de ser um excelente clareador, nos ajuda a alimentar nossa calma. Tente bebê-lo poucos instantes antes de dormir para garantir uma boa noite de sono.


Foque em sua alimentação

Alimentos que possuem triptofano podem ajudar a nos dar um basta no nervosismo. Os maiores exemplos são a banana, independente do seu tipo, e o chocolate. Quanto ao último, tente consumir o meio amargo ou amargo, já que são mais saudáveis que o chocolate ao leite.


Conheça seu público

Em primeiro lugar, é mais fácil superar o nervosismo ao falar em público quando temos a certeza de que sabemos nos comunicar com diferentes tipos de pessoas.


Faça exercícios físicos

Se tiver tempo, vale a pena fazer uma corrida, pedalar, nadar, praticar musculação ou qualquer outro esporte do qual você goste. A prática de exercícios consegue aliviar a tensão e, assim, reduz a ansiedade.


Pratique quantas vezes for necessário

Lembre-se: a prática leva à perfeição! Portanto, pratique quantas vezes for necessário. Faça a sua apresentação na frente do espelho, e para amigos e familiares — aproveitando para checar se o tempo do seu discurso está de acordo com o previsto.


Olhe pelo outro lado da situação

Falar em público não é uma oportunidade concedida com frequência para todo mundo. Apesar de ser um momento intimidador para muitos, falar em público também te dá a chance de dividir sua mensagem com outras pessoas.


Não se deixe dominar pela ansiedade

A ansiedade é algo normal, e todo mundo passa por isso — especialmente em momentos de maior carga emocional, como falar diante de uma plateia. Ainda assim, não deixe que ela domine seu corpo e sua mente.


Foque no conteúdo do seu material

Quem domina o conteúdo que será transmitido? Você! Então, tente substituir o nervosismo da situação e os sentimentos ruins por um foco maior no material que está te acompanhando.


Não confie na sua memória

Em um mundo onde recebemos tanta informação de uma só vez e a nossa mente vive lotada de afazeres, é bom não confiar muito na sua memória em momentos como esses.


1. Entenda a origem do nervosismo

A primeira dica tem a ver com fazer uma autorreflexão e entender a origem do seu nervosismo para poder tratá-lo. Isso porque não basta amenizar os sintomas dele. É preciso ir além e enfrentar a raiz do problema — que, muitas vezes, é psicológica ou emocional. Assim, você vai ser capaz de superar e conseguir controlá-lo.


2. Respeite as suas limitações e saber pedir ajuda

Se você sente que está sobrecarregado e tendo um impacto muito negativo na sua vida por conta do nervosismo, não pense duas vezes: respeite os seus limites e procure ajuda. Principalmente, se ele estiver afetando não apenas o seu desempenho na faculdade, mas sua alimentação, seu sono, sua saúde física e a sua qualidade de vida.


3. Adote técnicas de respiração

Se você fica agitado e ansioso ao falar na frente da sala, passar por uma sabatina com os professores ou ser entrevistado para um projeto de extensão, por exemplo, saiba que há técnicas de respiração que podem ajudar a acalmar e perder o nervosismo.


4. Desenvolva uma rotina mais organizada

Uma quarta dica sobre como controlar o nervosismo é deixar a sua rotina mais planejada, já que a desorganização funciona como uma fonte constante de estresse, ansiedade e irritação.


5. Pratique atividades físicas

Fora o que já foi dito, comece a praticar atividades físicas. Mas calma! Isso não significa que você deve se tornar um maratonista ou algo assim, viu? O objetivo, aqui, é que você se exercite mais e com frequência regular na sua rotina, deixando o sedentarismo de lado.


6. Evite alimentos estimulantes

Por fim, evite consumir alimentos estimulantes naqueles dias importantes de prova, apresentação de seminário ou entrevista de estágio/emprego, por exemplo. “Mas o que seriam, exatamente, os alimentos estimulantes?”, você deve estar se perguntando.


Cérebro

O primeiro deles é o nosso cérebro. E quando falamos isso, não estamos falando apenas do seu, mas das pessoas de modo geral. Quando sentimos medo de algo, o cérebro automaticamente induz a produção de um hormônio, a adrenalina.


Receio de virar assunto entre as pessoas

Outro receio bastante comum é o fato de virar assunto entre as pessoas. Como estamos falando para um grande número de indivíduos, automaticamente começamos a pensar que esse público, naturalmente, vai nos julgar em relação a qualquer fala. Dessa forma, existem os riscos de virar alvo de piadinhas e de brincadeiras.


1. Conheça o seu público

Inicialmente, é essencial que você conheça o seu público no momento de fazer qualquer apresentação. Dessa forma, há a possibilidade de identificar o tom de voz mais adequado, de conhecer os assuntos que mais despertariam interesse, além de trazer um discurso que gere o engajamento das pessoas que o escutam.


2. Conheça a si mesmo

Mais do que conhecer o público, também é importante que você conheça a si mesmo. Quais são os pontos que mais te deixam nervoso no momento de falar para um grande número de pessoas? Por que isso acontece?


3. Tenha um roteiro

Para falar em público, é essencial contar com um roteiro bem definido. Do contrário, facilmente há a oportunidade de você se perder e não conseguir trazer a mensagem pretendida.


4. Ensaie

Com o roteiro pronto, é preciso ensaiar. Durante essa etapa, você consegue identificar algumas pontas soltas no discurso preparado, ajustar o que for necessário e conquistará as palavras certas para utilizar na apresentação, de acordo com o objetivo e com o público pretendido.


5. Utilize ferramentas de suporte

Hoje, existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas como suporte para a sua apresentação, o que minimiza o nervosismo ao falar em público. O ideal é que você evite levar papeizinhos e colas, pois isso não pega muito bem perante a plateia. Dá uma sensação de que não se preparou tanto e que não há domínio do conteúdo passado.

image

Leave a Comment